Duraes disse:
Mas o SC aceita falhas e tem paciência ilimitada com certos e determinados jogadores. Não acredito (mas espero obviamente estar equivocado) que tenha dê as oportunidades devidas aos nossos jovens, afinal não sao Maregas nem Herreras...
Ele estava a apelar à paciência e à calma também dos próprios jogadores e dos adeptos! A meu ver bem!
Sou critico do SC em muitas coisas, a começar pelo estilo de jogo, mas ontem em relação ao jovens acho que esteve bem. É preciso travar a euforia e fazer os miudo colocar os pés no chão e perceber que são ainda jovens e têm que trabalhar e aprender muito para se manter na equipa principal depois de ter oportunidade.
Acho um discurso ajustado e pedagógico.
Nós temos no nosso clube o caso do Rui Pedro por exemplo. Um grande talento, muita qualidade mas pouca cabeça. Se tivesse percebido que tinha de trabalhar, ser humilde e paciente para ganhar o seu espaço e mostrar que podiam contar com ele se calhar não estava no Varzim!
Depois em relação aos adeptos e a forma como os miúdos reagem aos adeptos também é preciso ter muita calma. Os adeptos são, no geral, de uma emotividade quase bipolar e se hoje estás no topo porque ganhaste a champions de sub19 amanhã está a ser insultado porque falhaste um golo de baliza aberta. Os miúdos precisam de saber lidar com isso e perceber que não vai ser sempre tudo um mar de rosas. Acho, uma vez mais, que o SC fez muito bem em alertar para esse aspecto.
Eu lembro-me perfeitamente de estar no estádio quando o Tozé se estreou pela equipaA. Ele era o grande talento da nossa equipaB, o capitão da formação que subiu os escalões e mostrava grande qualidade. Toda a gente pedia o Tozé na equipa principal e toda a gente reclamava por uma oportunidade ao jogador. Essa oportunidade chega e o Tozé, em pleno Dragão (com o estádio bastante bem composto), faz a sua estreia. O jogo não estava a correr bem à equipa e os adeptos estavam nervosos. O Tozé, a quem todos reclamavam oportunidades e todos chamavam de craque, pouco depois de entrar em jogo tem uma tentativa de remate de longe que saiu totalmente falhada. Resultado: nesse momento o miúdo maravilha da formação, o craque que todos queriam ver na equipa principal, acabou a ser assobiado pela quase totalidade do estádio do Dragão na primeira asneira que fez (possivelmente fruto do nervosismo do momento e da estreia)! Onde esteve a calma e a paciência dos adeptos nesse momento? Não esteve porque na maior parte das vezes pura e simplesmente não existe. A emoção leva geralmente a melhor e os jogadores também precisam de estar preparados para isso!
Mais uma vez, na minha opinião, esteve bem o SC a alertar para esse factor.