Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

0.00 Performance da Época

gnh

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2016
7,592
1,820
Conquistas
7
  • José Maria Pedroto
  • Deco
  • Jorge Costa
  • Hulk
Marulanda disse:
lol o pessoal pode nao gostar do treinador. Eu tambem nao aprecio alguns comportamentos seus para ser sincero.

Agora parem de ser mentirosos pelo menos.

Mentir para tentar defender o seu ponto é feio e reles.

O bom Porto que vimos do SC foi graças ao trabalho que foi feito antes mas curiosamente eu nao me lembro de ver Marega e Aboubakar com NES.
Nao me lembro da avalanche ofensiva com NES.
Nao me lembro da pressao alta e asfixiante com NES.

Do NES o SC pode ter aproveitado a apatia deixada que lhe "facilitou" o motivar das tropas...
Realmente é a tirada mais absurda que já ouvi.
Enquanto NES cá esteve, tudo dizia mal. Agora já dizem que SC ganhou um campeonato porque ele trabalhou bem a equipa.

Já nem se trata de defender X ou Y, é simplesmente inacreditável.
SC pegou no que havia, ainda foi buscar dispensados e pôs-nos a jogar futebol.
Se era motivação, se era discurso, se era o diabo a 4... Nessa época o mérito é do homem e não faz sentido estar a atirar postas para o ar.

Hoje em dia, infelizmente, já não se pode dizer o mesmo...

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Em momentos como este, de maior instabilidade, seria fundamental que o Sérgio Conceição se concentrasse mais em melhorar a equipa do que em mandar mensagens cá para fora, para os críticos das redes sociais ou para os adeptos que gostavam que a equipa jogasse melhor futebol. Não me recordo de ver no FC Porto um treinador tão obcecado com a sua imagem ou com as críticas nas redes sociais, além disso, o Sérgio é dos treinadores que mais apoio teve da massa associativa. O Vítor Pereira foi bicampeão, perdeu apenas um jogo (um roubo de Bruno Paixão) em 60 e era constantemente insultado no Dragão e nas redes sociais, até vídeos faziam a insultar o homem que se tornavam virais.

Caro Sérgio, és treinador de um grande clube como o FC Porto só tens é que saber lidar com a crítica, como qualquer treinador em qualquer parte do mundo e isso nem deveria ser abordado em conferências de imprensa.

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,079
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
John Wick disse:
Se analisarmos tacticamente o FC Porto nestes 3 últimos anos, vemos uma equipa que desde a metade da primeira época tem caído progressivamente de qualidade, fundamentalmente, e de rendimento, embora o rendimento num campeonato tão fraco como o português seja sempre um factor que muitas vezes pode ser ilusório.
Todo o comentário foi TOP, mas destaco este parágrafo...

É a tal lenga lenga dos pontos sem qualquer tipo de análise critica nem de nenhuma contextualização

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,079
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
simao977 disse:
Em termos de controlo da posse, o do VP foi o melhor; em termos de beleza e de entusiasmo, não foi. E acredita que eu adoro posse de bola, mas aquilo era fastidioso demais, talvez por culpa dos jogadores.
O trabalho do Nuno, em termos de organização defensiva, é relativamente simples: defesa baixa e marcação ao homem. Não havia compensações, nada. Em termos defensivos, o SC trouxe um upgrade enorme.
Para aquele futebol, é preciso trabalho, não é só algo motivacional. Mas cometeu um erro: abandonou o pilar desse futebol, Óliver Torres, após a primeira contrariedade. E repetiu durante a estadia do Óliver cá. Um grande erro, a meu ver.
Coincidência ou não, o melhor futebol desse ano foi sobretudo com Oliver/Danilo ... estávamos demolidores

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,111
16,062
Conquistas
12
27
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
PO disse:
O Vítor Pereira explica na entrevista ao Porto Canal que pôs o Porto a jogar dessa forma porque não tinha nenhum jogador no plantel capaz de dar profundidade, mas que eram muito bons com a bola no pé.
Tinha o Hulk na primeira época.

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,111
16,062
Conquistas
12
27
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
John Wick disse:
Discordo em relação a NES, não faz marcação HH. Dependendo dos jogos e da dimensão dos adversários, sim, adopta defesas mais baixas, defender com mais homens não significa defender bem, mas as equipas do Nuno defendem sempre bem. Ocupação dos espaços, coberturas muito bem feitas e muito bem trabalhadas, equipa sempre muito equilibrada, zonas de pressão para direccionar o jogo do adversário para onde quer, etc. Para mim, ao nível da organização defensiva o NES é muito superior a Sérgio Conceição, noutros aspectos do jogo já é muito mais discutível.

Não é por acaso que de ano para ano o FC Porto de Sérgio Conceição piora em organização defensiva, até em coisas triviais como a ocupação do espaço em função de referências individuais ou organização das linhas defensivas, constante desequilibrio, etc.
Estava a falar do NES, na sua época aqui. Quando as equipas entravam no nosso meio-campo, era ao ao homem, sem coberturas. Lembro-me bem.

https://www.lateralesquerdo.com/2016/11/02/fc-porto-de-nuno-espirito-santo-na-vespera-do-classico/

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,111
16,062
Conquistas
12
27
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Drago93 disse:
Coincidência ou não, o melhor futebol desse ano foi sobretudo com Oliver/Danilo ... estávamos demolidores
Para mim, não existe qualquer coincidência. Era chocolate.

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
simao977 disse:
E lembro-me de vários golos do Hulk em que lhe puserem a bola em profundidade (Besiktas, Leiria...) mas não podiam fazer um estilo de jogo por cause de apenas um jogador.

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,111
16,062
Conquistas
12
27
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
PO disse:
E lembro-me de vários golos do Hulk em que lhe puserem a bola em profundidade (Besiktas, Leiria...) mas não podiam fazer um estilo de jogo por cause de apenas um jogador.
Isso é no ano do Villas Boas, julgo. O do VP tinha, demasiada vezes, uma posse de bola demasiado inconsequente.

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,079
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
simao977 disse:
Agora que falas no Hulk, tenho a ideia que o tal futebol de posse do VP foi muito mais agressivo e desenvolvido na 2ª época... Na 1ª continuava a ser um misto de posse com transições ( como no ano do AVB)

Com a saída do Hulk, o futebol tornou-se muito mais controlado, mais pausado e com muito mais posse

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
simao977 disse:
Estava a falar do NES, na sua época aqui. Quando as equipas entravam no nosso meio-campo, era ao ao homem, sem coberturas. Lembro-me bem.

https://www.lateralesquerdo.com/2016/11/02/fc-porto-de-nuno-espirito-santo-na-vespera-do-classico/
Isso não é verdade, ninguém marca ao homem, o NES não marcava ao homem. Estamos a falar do momento de organização defensiva. As coberturas existem sempre, em qualquer equipa, é um princípio defensivo básico, podem ser bem feitas ou mal feitas.

Podemos criticar o facto do modelo do NES não permitir que a equipa atacasse com muita gente, havia uma procura excessiva sempre pelo equilibrio defensivo. De resto, o rendimento de Marcano sobe abruptamente com NES, Felipe aparece a jogar no FC Porto como se cá estivesse há 10 anos, todos os jogadores sabiam o que fazer no momento de organização defensiva, os espaços estavam sempre bem ocupados, a linha defensiva muito bem trabalhada, as referências individuais sempre muito bem estudadas.

É inegável a qualidade do trabalho do NES ao nível do momento da organização defensiva e o Sérgio Conceição beneficiou de forma natural e também inteligente desse trabalho. Não se pode refutar isto, como não se pode refutar que naqueles primeiros tempos, as dinâmicas ofensivas que o Sérgio Conceição trouxe, ao atacarmos com mais gente e com maior intensidade elevaram a equipa para um patamar que NES nunca conseguiu levar.

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,111
16,062
Conquistas
12
27
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Drago93 disse:
Agora que falas no Hulk, tenho a ideia que o tal futebol de posse do VP foi muito mais agressivo e desenvolvido na 2ª época... Na 1ª continuava a ser um misto de posse com transições ( como no ano do AVB)

Com a saída do Hulk, o futebol tornou-se muito mais controlado, mais pausado e com muito mais posse
Eu, pessoalmente, achava o futebol do VP enfadonho, apesar de gostar de posse de bola e de controlo.
Mas sim, no primeiro ano dele, ainda se aproveitava a velocidade supersónica do Hulk para atacar a profundidade e as transições.
Mas, aliás, o melhor jogo que me lembro de ver a nossa equipa fazer, com o VP ao leme, é contra o Málaga, para a UCL, em casa. Um banho de bola e um chorrilho de oportunidades perdidas. Curiosamente, foi na segunda época.

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,111
16,062
Conquistas
12
27
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
John Wick disse:
Isso não é verdade, ninguém marca ao homem, o NES não marcava ao homem. Estamos a falar do momento de organização defensiva. As coberturas existem sempre, em qualquer equipa, é um princípio defensivo básico, podem ser bem feitas ou mal feitas.

Podemos criticar o facto do modelo do NES não permitir que a equipa atacasse com muita gente, havia uma procura excessiva sempre pelo equilibrio defensivo. De resto, o rendimento de Marcano sobe abruptamente com NES, Felipe aparece a jogar no FC Porto como se cá estivesse há 10 anos, todos os jogadores sabiam o que fazer no momento de organização defensiva, os espaços estavam sempre bem ocupados, a linha defensiva muito bem trabalhada, as referências individuais sempre muito bem estudadas.

É inegável a qualidade do trabalho do NES ao nível do momento da organização defensiva e o Sérgio Conceição beneficiou de forma natural e também inteligente desse trabalho. Não se pode refutar isto, como não se pode refutar que naqueles primeiros tempos, as dinâmicas ofensivas que o Sérgio Conceição trouxe, ao atacarmos com mais gente e com maior intensidade elevaram a equipa para um patamar que NES nunca conseguiu levar.
As equipas do NES defendiam sempre baixo, daí ser mais fácil para os centrais não falharem. Não creio que isto seja refutável, era uma evidência. E o link que te mandei é exemplificativo disso, da nem sempre boa ocupação dos espaços.
Mas então pensa: o SC, mesmo com um futebol muito mais empolgante, mais ofensivo, com a linha defensiva muito mais alta, com muito mais homens subidos, conseguia sofrer pouquíssimos golos. Algum mérito deve ter neste processo, não?

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,079
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
simao977 disse:
Eu, pessoalmente, achava o futebol do VP enfadonho, apesar de gostar de posse de bola e de controlo.
Mas sim, no primeiro ano dele, ainda se aproveitava a velocidade supersónica do Hulk para atacar a profundidade e as transições.
Mas, aliás, o melhor jogo que me lembro de ver a nossa equipa fazer, com o VP ao leme, é contra o Málaga, para a UCL, em casa. Um banho de bola e um chorrilho de oportunidades perdidas. Curiosamente, foi na segunda época.
A 2ª época foi muito mais consistente e penso que se tivéssemos um desequilibrador como o Hulk ou um James mais saudável, tínhamos tido um futebol muito mais acutilante e com mais golos... pois aí juntava o controlo que tínhamos no jogo à vertigem ofensiva que faltava ( aí mais por falta de qualidade individual nos extremos)

Lembro-me que na 2ª jornada esmagámos o Vitória em casa com Hulk e Atsu ( Hulk viria a sair, Atsu não quis renovar e foi afastado)

Nessa época fizemos 22 jogos em casa para todas as competições... ganhamos 21 ( apenas empatamos com Olhanense com Jackson a falhar um penalty) e apenas sofremos 7 golos

Além do grande Málaga, até o PSG do Ancelotti e Zlatan foi esmagado por nós...

As bases estavam todas montadas, finalmente o VP tinha encontrado estabilidade, começava a ter os adeptos do seu lado, bastava construir a partir daí em vez de deixar ruir tudo

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,158
21,205
Vila Nova de Gaia, 1975
simao977 disse:
Estás totalmente enganado em relação ao jogo com o Málaga. O banho de bola foi quase sem oportunidades e, salvo erro, o próprio golo é em (ligeiro) fora de jogo.

Esse jogo é simultaneamente a cara e o maior mito da era VP.

Aconselho-te a procurar um resumo...

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,111
16,062
Conquistas
12
27
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
hawkeyes disse:
Estás totalmente enganado em relação ao jogo com o Málaga. O banho de bola foi quase sem oportunidades e, salvo erro, o próprio golo é em (ligeiro) fora de jogo.

Esse jogo é simultaneamente a cara e o maior mito da era VP.

Aconselho-te a procurar um resumo...
Tenho a ideia que houveram algumas oportunidades, porém não concretizadas. Mas não te posso dar a certeza.

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
simao977 disse:
As equipas do NES defendiam sempre baixo, daí ser mais fácil para os centrais não falharem. Não creio que isto seja refutável, era uma evidência. E o link que te mandei é exemplificativo disso, da nem sempre boa ocupação dos espaços.
Mas então pensa: o SC, mesmo com um futebol muito mais empolgante, mais ofensivo, com a linha defensiva muito mais alta, com muito mais homens subidos, conseguia sofrer pouquíssimos golos. Algum mérito deve ter neste processo, não?
Acho que estás a fazer confusão com alguns conceitos, com todo o respeito. A linha defensiva jogar mais alta ou mais baixa varia com os jogos, com a dimensão do adversário, etc. Num clube como o FC Porto, independentemente dos treinadores e dos modelos, na maioria dos jogos a linha defensiva no momento ofensivo será sempre alta, isso é algo praticamente transversal. O momento da organização defensiva começa logo após o momento de transição defensiva, em que tentas recuperar a bola, não consegues e tens que passar ao momento de organização, recuar a linha, ocupar os espaços, condicionar o adversário e tentar recuperar a bola.

O FC Porto de Sérgio Conceição era mais forte que o Porto de NES no momento de transição defensiva, a equipa pressionava melhor, era acutilante nesse momento e recuperava mais cedo a bola, no momento de organização, o Porto de NES era bastante superior. Para mim, não é na comparação com a primeira época, é na comparação com a segunda época de Sérgio Conceição e não tem a ver com os golos sofridos, tem a ver a qualidade do processo, o FC Porto mesmo com Militão, Felipe, Pepe e Alex Telles, mais Danilo e Herrera, era uma equipa que permitia sempre várias oportunidades aos adversários, o controlo da profundidade era feito praticamente por Militão em esforço, não era algo trabalhado, a equipa controlava com dificuldade os espaços, etc.

A nível defensivo na primeira época, o FC Porto viveu muito da organização defensiva da época anterior e da capacidade pressão que o Sérgio trouxe para o momento de transição defensiva. Na 2ª época, saiu Ricardo e saiu Marcano, entrou Militão e depois Pepe (com o Maxi e o Corona a laterais na primeira metade) e aí vimos claras dificuldades do FC Porto em organização defensiva, agora saiu Militão e Felipe, a linha defensiva teve que ser novamente refeita e piorou ainda mais o momento de organização defensiva do FC Porto.

O FC Porto de Sérgio Conceição também em muitos momentos baixa linhas, como fez contra o Rio Ave, por exemplo, fê-lo com qualidade? Não. Aquilo foi um ai Jesus, foi mais um aglomerado de jogadores do que algo bem trabalhado, basta ver as imagens do jogo e vemos sempre uma deficiente ocupação dos espaços e dificuldades na orientação da linha defensiva.