Eu critiquei muitas vezes Sérgio Conceição por n situações ao longo destes 4 anos e quase meio. Mas nunca, nunca, pedi a sua substituição, porque sempre achei que era difícil fazer melhor, e que no mínimo tinha 100% de mérito do comprometimento dos jogadores.
Ainda me recordo da intifada que eu e o Ruben1893 fizemos contra o Lord Marega e ver o Evanilson no banco.
Por exemplo, para mim, e contra a maioria , Marche ainda é muito melhor que Diogo Costa. Ao Diogo vai-se perdoar-lhe os erros, enfatizar algumas boas defesas , mas jamais vai ter consistemente as defesas que dão títulos que Marche garante.
Mas indo ao que queria opinar, na minha opinião, vivemos o melhor período da era Sérgio Conceição.
Acho que temos o plantel mais equilibrado dos últimos anos, faltando um jogador explosivo (em velocidade) lá à frente para certos jogos , e não tinha que ser um Marega 2. Lembro-me de um Artur, de um Costa , até de um Lizandro. Claro que o Beto ficou caríssimo, mas um Cassierra poderia ter sido opção.
Ao Sérgio Conceição, falta dar minutos ao Grujic, Fábio Vieira e especialmente ao Pepê. Isto porque na defesa por força das lesões têm jogado todos à excepção do Nanu e Vitinha já é bum titular de 13 ou 14 jogadores.
Acho que Pepê ou Fábio Vieira poderiam jogar muito mais , quando os resultados estão garantidos, no lugar de Taremi , ou saindo Evanilson, subindo Taremi , isto aos 70 min por explo.
Mas eu sinto em cada jogo, que mesmo quando não marcamos cedo, que mais cedo ou mais tarde chegamos ao golo , porque criamos oportunidades suficientes para ganhar. Acho que o ter feito descair o Taremi , e o Evanilson e o Luís Diaz cada vez mais sólidos e explosivos , é a principal razão do actual sucesso.
Onde tenho de apontar algum desapontamento, é de ter tirado algum brilhantismo ao filho ( não falem do pênalti que lhe deu a marcar), mas acho o Francisco com muito mais receio de arriscar , o que é uma pena, porque poderia ser mesmo uma opção se fosse trabalhado sem medo de errar.
Outro ponto positivo, foi o de ter encostado o Corona , e este a pouco e pouco (gostei pela 1a vez este ano , nos 11 minutos que jogou ) o que me dá esperança que possa ser um suplente de luxo para o que falta este ano.