O Diogo vai permitir um encaixe de 40M€ ou superior, independentemente de um par de erros no mundial, e não sei até que ponto já não será uma venda apalavrada. Isso podes escrever. Quanto ao resto, é uma tecla na qual estou farto de bater, que é a erosão do plantel do FC Porto no que diz respeito a grandes ativos de mercado, muito também pela aposta continuada e falha do timing de renovação (aqui no sentido de renovação do plantel, não de renovação de contratos), em elementos com idade próxima ou acima do limiar do "bom mercado".Infelizmente, não sei se conseguiremos vender o Diogo Costa por grandes valores. Desde 2018 que o mercado dos guarda redes sofreu uma estagnação (Alisson e Kepa) e todas as transferências foram a baixo dos 30M, tendo sido a mais alta de Ramsdale a 28M.
E mesmo assim , na história, apenas Kepa, Alisson e Buffon passaram os 40M do Ederson, sendo que o Buffon já foi há mais de 20 anos.
Para juntar a isso, o Diogo desvalorizou no Mundial, não há forma de fugir a isso. As imagens contra o Gana tornaram-se virais (com Ronaldo a meter as mãos à cabeça) e o lance que deu o golo com Marrocos ainda pior.
A não ser que contra o Inter na Champions, faça enormes exibições, duvido que alguém passe a barreira dos 40M, o que já seria um bom valor.
O problema maior é quem pode valer alguns bons milhões ao Porto? Vendo no plantel, custa a encontrar potenciais vendas a mais de 25/30M:
- Otávio vai fazer 28 anos e só temos 67,5% do passe
- Pêpê tem alguma qualidade mas falta-lhe números, sendo que agora até é suplente. 26 anos que vai fazer...já não cometem loucuras por jogadores com esta idade que nem à seleção vão e com alguma intermitência;
- Evanilson temos 80% do passe, tem apenas 8 golos e está lesionado, quando o ano passado fez mais de 20 golos;
- Galeno está a crescer mas ainda não darão muito por ele penso eu;
- João Mário estagnou;
- Taremi já na casa dos 30 e temos 85% do passe;
- Uribe vai fazer 32 e vai sair;
- Pepe e Marcano valem zero no mercado;
- David Carmo não joga;
- Veron ainda nao tem valor de mercado nem pretendentes;
- Fábio Cardoso vai fazer 29 anos e não tem valor de mercado;
- Wendell vai fazer 30 anos.
Só mesmo o Diogo Costa nos permite um encaixe de mais de 25M na minha opinião. Pêpê talvez algo um pouco acima disso apesar de duvidar, Otávio não porque só temos 67,5% do passe e vai fazer 28.
Pepe, Taremi, Cardoso, Marcano, Uribe e Wendell deveriam ser exceções, não a regra. Mas a realidade é que são 6 elementos do nosso onze acima dos 29 anos no final da temporada, com os quais o FC Porto terá zero retorno.
Quanto mais se adiar a renovação do plantel, mais frequentemente vamos ver Diogos Costa, Díaz, Vitinhas e Fábios vendidos à primeira oportunidade. Não temos capacidade para os segurar se o nosso plantel carece de ativos vendáveis, e o dinheiro tem de entrar de alguma maneira.
Quanto ao Pepê, é difícil ter números espetaculares quando joga maioritariamente adaptado de lateral direito, e quando não joga de lateral, anda num carrossel posicional de jogo para jogo, de médio interior, a médio ofensivo, a extremo esquerdo a extremo direito. É difícil assegurar uma produção constante nestas condições. Mas não me preocupa porque é um elemento com muita qualidade.
A mim preocupam-me os que não a têm, que para além de serem demasiados, crescem de época para época.