O EMPOBRECIMENTO PORTISTA
Ontem, Morato seria titular no Porto.
Ontem, João Victor seria titular no Porto.
Ontem, arrisco dizer, Tomás Araújo seria titular no Porto.
Ontem, meus amigos, vou ainda mais longe, Lucas Veríssimo seria titular no Porto.
Ou seja, os suplentes e dispensados do Benfica seriam titulares no Porto.
O lance é discutível, sem dúvida, o que não é discutível, de maneira alguma, é a noção que se fosse Pepe naquela posição, haveria derrube, certo, mas depois de tocar na bola com o pé direito e mandar a mesma para a bancada.
Porque Fábio Cardoso não é um jogador brilhante.
Porque Carmo não é um jogador brilhante.
Porque Zé Pedro não teria lugar em qualquer plantel dos outros grandes.
E estamos a falar do clube que melhores centrais teve nas suas fileiras nas últimas largas décadas, só assim de memória: Fernando Couto, Aloísio, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Pepe, Bruno Alves, etc...
Arrisco dizer, que Ricardo Silva, um tipo que foi quase sempre suplente na sua era, e que acabou por sair do Porto ainda jovem, seria ele e mais 10 neste atual Porto.
O que significa isto? Que o Porto empobreceu.
E porque é que empobreceu? Porque fez péssimas decisões.
Conceição tem conseguido fazer autênticos milagres com aquilo que tem nas mãos, mas também ele tem a sua responsabilidade neste empobrecimento.
A começar, quando contrata jogadores como Uribe e Marchesin, está a hipotecar o futuro. Atenção, foram dois excelentes jogadores, mas dois jogadores que chegaram ao Porto já a beirar os 30 anos, ou mesmo a ultrapassar.
Ou seja, a estratégia portista sempre foi comprar, usar, valorizar, vender, e com esse dinheiro da venda, comprar, usar, valorizar, vender, e com esse dinheiro da venda... vocês percebem o ciclo.
Como é que se faz isso com jogadores de 30 anos?
Depois, o modelo de jogo de Conceição é competente, 3 títulos, várias excelentes prestações na Champions, e mesmo quando não ganha, é competitivo, mas não é um modelo que potencie o talento mais caro e jovem.
Primeiro, porque Conceição demora a apostar nos jovens, como foram os casos de Vitinha e Fábio Vieira. Ou seja, quando queres vender, tens que apostar cedo para os olhos dos compradores ficarem em bico.
Segundo, porque Conceição obriga o talento a muitas restrições táticas, pelo que, é difícil alguém definir bem quando está cansado. Por exemplo, eu tenho muitas dúvidas se Félix iria brilhar como brilhou no Benfica com Conceição.
Terceiro, um pouco na sequência dos pontos anteriores, o jogador-tipo de Conceição é Galeno e Marega, ou seja, jogadores rápidos, fortes e que não se cansam, mas também não atraem os milhões que os cansados atraem.
Por isto, Conceição é salvador, sem dúvida, sem ele não sei como estaria o Porto, mas também é réu no empobrecimento portista, apesar dos milhões da Champions, que, está provado, não chegam para tudo.
Depois, claro, entra o maior réu, Pinto da Costa.
Se o homem aparece sempre como único responsável a elogiar nas vitórias, no engrandecimento portista, e com razão, também tem que ser o homem responsável a criticar neste empobrecimento.
O facto de perder Jorge Mendes para o Benfica foi o pior ato de gestão que tenho memória. E tudo para fazer negócios com outros agentes tão éticos como Mendes, mas sem a competência dele.
Contratar Lopetegui e mantê-lo, dando tudo a um estagiário, foi outro ato falhado.
Contratar Oliver por 20M€, contratar Carmo por 20M€, contratar tudo o que mexe, logo que não seja para pagar a pronto, aí está o resultado, pobreza futura agora chegada.
Ou, como no ano passado, contratar 30M€ de jogadores, Veron e Carmo, quando eles não valiam metade do que foi dado, e quando a equipa precisava muito mais de um 8 que de um extremo rápido, destro e que definia tão mal quanto os que cá estavam, que eram já 3, Galeno, Pepê e Borges, sabendo que Conceição só joga com um extremo declarado.
Tudo isto contribuiu para o Porto empobrecer.
Muita gente discute se o Benfica recebeu mesmo 100M€ por Félix, Enzo ou Darwin, mas isso é uma conversa da treta, acham que as vendas por 10/20M€ também não têm comissões, percentagens e outros afins desta era? A diferença é que numa venda de 20M€, eu acabo com 12 no bolso, numa venda de 120M€, eu acabo com 80M€ no bolso.
A verdade é que essas vendas possibilitaram ao Benfica dar um plantel recheado a Schmidt.
Hoje, e isto nem o portista mais fanático consegue desmentir, se o Benfica decidir que quer um jogador, mesmo que o Porto esteja quase a assinar com ele, o Benfica consegue o jogador sem qualquer dificuldade. Muitas vezes, sem precisar de dar aquilo que o Porto deu, basta usar a liquidez que há na Luz e que falta no Dragão.
Ora, isso explica a razão por que o Porto entrou ontem em campo com uma defesa com David Carmo, Fábio Cardoso e Wendell, ou seja, 60% da defesa, considerando também o guarda-redes, não teria lugar num plantel portista de há 10 anos.
E isto é aquilo que deve fazer os portistas pensar bem no futuro, porque Conceição conseguirá ser competitivo, sem dúvida, talvez até possa vencer este campeonato, mas chegará o dia em que este empobrecimento do clube acabará com a competitividade das equipas portistas.
In Futebol da treta
Enviado do meu SM-G996B através do Tapatalk