Tem sido terrível e nada a ver com o jogo de ontem que a partir da expulsão tornou-se um caso particular. Mas tudo o que veio antes de ontem foi terrível, com exceção para o Shakhtar mas mais por demérito dos ucranianos, que coitados são uma equipa cacos de um país em cacos.
Não se justifica com os jogadores que tem que SC ao fim de mês e meio (estou a dar de barato porque não teve os reforços logo na primeira semana de trabalho) ainda não haja um fio de jogo concreto, uma ideia visível que se veja, o Porto por muito que lhe custe ouvir isto ainda é uma amálgama tática de tudo e de nada e ele tem muita responsabilidade nisso. Até já com três centrais já se jogou. Posto isto, há tempo para melhorar e ainda nada está comprometido mas vejo SC estranhamente apático e resignado este ano, como se estivesse mais preocupado em fazer controlo de danos da imagem que tem cá dentro (talvez a preparar uma saída a médio prazo lá para fora).
Depois há coisas estruturais que não podemos ignorar. Vejo algumas pessoas aludirem ao facto de termos ontem jogado um clássico com o 3° e 4° centrais, ou seja a última dupla da hierarquia, o que é verdade. Mas em boa verdade, que esperavam de um clube que tem como principal dupla dois jogadores com 40 anos? Disponibilidade física ilimitada? Só um idiota podia achar que isto nunca iria acontecer. O FC Porto também cavou estes azares, estas circunstâncias físicas em que se meteu.
Tudo corre mal. É a equipa que joga mal, é o plantel que tem cada vez menos jogadores de qualidade mundial, é o upperhand moral que tínhamos sobre os porcos que parece ter desaparecido, é a arbitragem que já percebeu que nos pode esfolar, é a inacção da direção, é os laivos de ditadura em que o clube parece ter mergulhado. Não estou otimista e acho que vai ser um ano desportivamente muito duro para nós mas também está nas mãos dos sócios por fim a muitos dos problemas que o clube vive. Que seja o ano -1, ou zero, ou seja lá o que for mas temos de perceber que a mudança no clube já não é opcional, é imperativa.