Sérgio Conceição - Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

5.09

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.09 Performance da Época

LeaveYD

Tribuna Presidencial
18 Setembro 2016
6,709
2,673
Feraz disse:
Qualquer pessoa racional saberá o óbvio. Não há treinadores perfeitos. O Sérgio tem qualidades e defeitos como todos os treinadores. Já tivemos melhores. Se olharmos aos últimos 20 anos, Mourinho e Vilas Boas. Já tivemos semelhantes, Jesualdo e Vítor Pereira. E já tivemos piores.
O problema no seu argumento é a quantidade de falácias para poder validar um argumento e ao mesmo tempo a mistura de casos não comparáveis.
Vamos por partes.
Fernando Andrade - a SAD dá a possibilidade de gastar 1,5 milhões de € num jogador. Com esse valor o treinador não tem obviamente uma base de recrutamento extensa. O que se fez e é o normal foi procurar um jogador que conhecesse o nosso campeonato e tivesse características que encaixassem no nosso modelo. Agora é fácil dizer que não tem qualidade, mas aquando da sua contratação houve uma quase unanimidade na escolha e até o Carnide tentou contrata lo. Face ao investimento vejo ainda uma boa possibilidade de o negociarmos por um valor acima do que foi gasto na sua compra.
Waris e Loum. Se no caso Waris temos obviamente um equívoco por parte do Sérgio na sua avaliação, no caso do Loum é no mínimo abusivo já estar a dar a sua contratação como falhada. O jogador faz parte do plantel e poderá ainda justificar a sua contratação.
Mbemba - a sério que estamos a falar de um jogador que mal chega se lesionou gravemente como uma má escolha do treinador? Mais. O Mbemba não é uma escolha do Sérgio. Era um jogador já referenciado pela SAD e nós já o tínhamos tentado contratar antes da sua ida para o Newcastle.
Manutenção de Herrera, Marega e Brahimi. Sem estes três seria impossível ter um Porto tão competitivo nos últimos 2 anos. E o argumento que com esse valor outros jogadores poderiam ter sido contratados não colhe. Onde está o 8 para substituir o Herrera?
Finalmente a questão Oliver. Quem decide a venda do Oliver é a SAD. Ou acham que se a SAD tivesse dito ao Sérgio que Oliver sairia, mas o seu substituto a 29 de Julho ainda não estaria no plantel o Sérgio teria permitido a sua saída?
Finalmente e sintomático de uma análise parcial é a ausência de referência ao caso Militão. Um jogador sobre o qual li aqui que era uma contratação desnecessária e que não seria um claro upgrade aos Diogos. 6 meses após a sua chegada foi vendido por 50 milhões de €. Obviamente o treinador nada teve a ver com isso. Foi um acaso.
Depois vem a habitual conversa sobre competências técnicas. Nenhum equipa sem um treinador tecnicamente competente faz em dois anos o seguinte: 2 passagens aos oitavos da liga dos campeões, 1 passagem aos quartos de final da liga dos campeões, 2 meias finais da Taça da Liga e da Taça de Portugal, 2 finais da Taça da Liga e de Portugal, 1 campeonato com 88 pontos e vice campeonato com 85 pontos.
Obviamente cometeu erros. Não é um treinador que gira bem a questão da rotação do plantel e por vezes tem decisões não muito compreensíveis sobre a forma como tolera de forma diferente os erros dos jogadores.
E o principal foi não ter percebido que a Taça da Liga não pode ser uma competição prioritária. Esse erro (que o cometeu duplamente) quase nos custou o campeonato 17/18 e custou nos o campeonato 18/19.
Somados todos os prós e contras continuo a achar que é neste momento a melhor solução para o clube. Obviamente isto não lhe confere crédito ilimitado e só merecerá continuar se este ano for campeão.
O que me parece também evidente é que a SAD após 2 semanas boas de mercado decidiu abrandar a velocidade na resolução dos problemas que ainda afectam o plantel. O porquê de o estarem a fazer é para mim (ou talvez não...)  um enorme mistério.

Não compares o Vítor Pereira ao Sérgio porque aí invalida tudo o que vens dizer a seguir.

O Vítor Pereira deve ter sido um dos treinadores mais criticados injustamente que já tivemos. Ele de tática dava 10-0 ao Sérgio.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Draconem disse:
Também é uma perspetiva válida, mas isso vai sempre depender daquilo que queres. Se queres uma equipa do FC Porto que satisfaça as tuas expetativas por si própria ou se queres simplesmente uma equipa que seja melhor do que os rivais.
As minhas expectativas para o meu clube são bastante básicas: ganhar, de preferência a jogar bem mas se me disseram que o Porto ganha mesmo jogando mal, não vou ficar muito chateado com isso.

Eu comparei os plantéis numa tentativa (falhada pelos vistos) de desvalorizar o facto do Porto ter um plantel inferior ao de outros anos porque, objectivamente, isso pouco ou nada interessa. Os contextos são diferentes de ano para ano: o plantel do VP, por exemplo, era mais forte do que o do SC mas, na minha opinião, até era mais dificil ganhar nesses 2 anos em que ele ganhou do que actualmente face ao nível da concorrência, principalmente o Benfica.

E há muitas formas de defender o SC mas usar a carta do "plantel mais fraco dos últimos anos" não deveria ser uma delas. Nunca teve um plantel fraco, certamente nunca foi mais fraco do que os rivais.
 

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
6,166
10,780
Conquistas
3
  • Madjer
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Estranhamente esse génio da táctica conseguiu num ano não passar a fase de grupos da Liga dos Campeões (com o feito de termos perdido 5 pontos com o APOEL) e no ano seguinte termos sido eliminados por esse colosso chamado Málaga nos oitavos de final da Liga dos Campeões.


LeaveYD disse:
Não compares o Vítor Pereira ao Sérgio porque aí invalida tudo o que vens dizer a seguir.

O Vítor Pereira deve ter sido um dos treinadores mais criticados injustamente que já tivemos. Ele de tática dava 10-0 ao Sérgio.
 

Aspire85

Bancada lateral
26 Maio 2014
856
32
Este sistema não dá para os jogadores que nós temos neste momento

A nível defensivo tá tudo certo

Agora no meio campo não podemos jogar com este dois médios ao mesmo tempo, nem obrigar extremos a fazerem este trabalho defensivo

Na frente é sistema para Marega, quando não o temos é desastre....
 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,008
4,197
Olimpo
Já estou a ver que o Sérgio vai ter de conseguir a proeza de entrar na Champions sem um médio e sem um GR para conseguir ter os seus reforços.
 

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
20,790
35,690
Tenho vista para o Dragão.
Feraz disse:
Estranhamente esse génio da táctica conseguiu num ano não passar a fase de grupos da Liga dos Campeões (com o feito de termos perdido 5 pontos com o APOEL) e no ano seguinte termos sido eliminados por esse colosso chamado Málaga nos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Melhor Málaga da história e que foi eliminado a ferros pelo Dortmund na eliminatória seguinte.
 

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,365
38,849
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
Feraz disse:
Estranhamente esse génio da táctica conseguiu num ano não passar a fase de grupos da Liga dos Campeões (com o feito de termos perdido 5 pontos com o APOEL) e no ano seguinte termos sido eliminados por esse colosso chamado Málaga nos oitavos de final da Liga dos Campeões.
E também conseguiu ser bicampeão com uma derrota em 60 jogos.

Mas percebo que isso não seja motivo de grande destaque. Se tivéssemos vencido o APOEL e o Málaga tinha ido tudo para os Aliados, agora ser bi/tricampeão, não, isso não merece destaque. Afinal de contas o que é um ou dois jogos europeus (que não deixaram de ser mal conseguidos) comparados com o grande objetivo da época.
 
D

Dragon_92

Guest
Ripas disse:
Melhor Málaga da história e que foi eliminado a ferros pelo Dortmund na eliminatória seguinte.
E no 1o ano em que não passámos a fase de grupos andou com jogadores contrariados na 1a parte da época que minaram aquele balneário todo...

Por alguma coisa jogámos bem mais na 2a metade dessa época.
 
D

Dragon_92

Guest
Ripas disse:
Quem sabe se não vem cá para no pós-Conceição ;)
Adorava.

Saudades de ver futebol decente.

Mas até mete pena o plantel que iria apanhar à pala deste incompetente.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,230
39,946
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Quando Jesualdo cá estava queriam que ele saisse, quando VP cá estava queriam que ele saísse, agora o seu valor já é reconhecido por mais adeptos.

Actualmente é o SC... daqui a uns anos.

Neste seculo só em 3 epocas é que tivemos treinadores que os adeptos queriam que cá ficassem...

Edit: Rectificando só que o SC na "vida real" é muito mais consensual que na internet onde não faltam bots do slm.
 

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
20,790
35,690
Tenho vista para o Dragão.
Dragon_92 disse:
Adorava.

Saudades de ver futebol decente.
Não é propriamente um futebol vistoso, mas é seguríssimo, ie, à data que nos treinou, porque não sei se colocou variantes no modelo do seu jogo de lá para cá.
Confesso que não tenho acompanhado muito a carreira dele lá na China.
 

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
6,166
10,780
Conquistas
3
  • Madjer
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Mania de distorcer o que é dito. Eu equiparei o Vítor ao Sérgio na análise. Disse que eram treinadores ao mesmo nível. Mais. Em contextos completamente diferentes. Ou queremos comparar uma situação em que vínhamos de 5 vitórias em campeonatos em 6 anos com a situação actual? Ou até a força e peso do Carnide em 2012 em comparação a hoje? 

Draconem disse:
E também conseguiu ser bicampeão com uma derrota em 60 jogos.

Mas percebo que isso não seja motivo de grande destaque. Se tivéssemos vencido o APOEL e o Málaga tinha ido tudo para os Aliados, agora ser bi/tricampeão, não, isso não merece destaque. Afinal de contas o que é um ou dois jogos europeus (que não deixaram de ser mal conseguidos) comparados com o grande objetivo da época.
 

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
6,166
10,780
Conquistas
3
  • Madjer
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
E imagino que o melhor APOEL da história...

Ripas disse:
Melhor Málaga da história e que foi eliminado a ferros pelo Dortmund na eliminatória seguinte.
 

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
6,166
10,780
Conquistas
3
  • Madjer
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Fácil. Ficas com a tua opinião que é válida. Eu fico com a minha que é tão válida como a tua. E guardas os comentários sobre os do costume...

Ripas disse:
Empatamos, e agora?
Desempatamos numa partida de ténis ou de squash?