Sérgio Conceição - Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

5.09

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.09 Performance da Época

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,208
9,489
Conquistas
7
44
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
portu disse:
Magnus? És tu?
Num registo menos jocoso, dou-te os parabéns.
Quem me dera conseguir dormir/deixar de ver.
A mim, ver o Porto estes dias gera-me um estado tal de ansiedade/frustração, que mais depressa me tira o sono.
Que miséria de futebol. Já é demais, sinceramente.
não sou nem sei de quem falas :D

acordei de manhã e a primeira coisa que fui fazer foi pegar no telemóvel para ver o resultado
 

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
PortoSempre disse:
Eu também sou critico do futebol que praticamos neste momento mas o plantel que qualquer um dos 3 tinha comparado com o que o Sérgio tem, nem há comparação possível.

Os 3 tiveram ou 2 deles pelo menos, tiveram nomes como Danilo, alex sandro, otamendi, mangala, fernando, moutinho, james, jackson, hulk... Incomparável uma coisa com a outra
O FC Porto fez um investimento de quase 70M€ esta época, o maior investimento da sua história e tem o plantel mais bem pago da sua história. Tem também o plantel mais forte, mais equilibrado e com mais soluções da Liga Portuguesa. Além do investimento de quase 70M€, o FC Porto tem também uma das melhores gerações de jovens formados no clube da sua história.

Os lampiões andam a jogar com 3 miúdos na defesa, 1 no meio-campo e o Taarabt. Indiscutivelmente, o FC Porto tem o melhor plantel em Portugal.

Se isso podia ser desculpa no 1º ano de Sérgio Conceição, não pode mais servir de desculpa num ano em que o treinador pôde reformular o plantel a seu belo prazer e ter à disposição, ao mesmo tempo, uma geração de miúdos campeões europeus.
 

Targaryen

Tribuna
27 Fevereiro 2018
3,737
4,730
PortoSempre disse:
Eu também sou critico do futebol que praticamos neste momento mas o plantel que qualquer um dos 3 tinha comparado com o que o Sérgio tem, nem há comparação possível.

Os 3 tiveram ou 2 deles pelo menos, tiveram nomes como Danilo, alex sandro, otamendi, mangala, fernando, moutinho, james, jackson, hulk... Incomparável uma coisa com a outra
A questão não é o plantel mas o tipo de jogadores que se quer. Quem faz de Maregas e quejandos imprescindíveis e despreza jogadores com talento é porque quer que a equipa jogue exactamente como joga. Para não falar das contratações pedidas.
 

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,525
17,089
33
Vila Das Aves
PortoSempre disse:
Eu também sou critico do futebol que praticamos neste momento mas o plantel que qualquer um dos 3 tinha comparado com o que o Sérgio tem, nem há comparação possível.

Os 3 tiveram ou 2 deles pelo menos, tiveram nomes como Danilo, alex sandro, otamendi, mangala, fernando, moutinho, james, jackson, hulk... Incomparável uma coisa com a outra
Para além dos planteis, os contextos são completamente diferentes.
 

EmilioSantero

Bancada lateral
22 Março 2019
709
507
John Wick disse:
O FC Porto fez um investimento de quase 70M€ esta época, o maior investimento da sua história e tem o plantel mais bem pago da sua história. Tem também o plantel mais forte, mais equilibrado e com mais soluções da Liga Portuguesa. Além do investimento de quase 70M€, o FC Porto tem também uma das melhores gerações de jovens formados no clube da sua história.

Os lampiões andam a jogar com 3 miúdos na defesa, 1 no meio-campo e o Taarabt. Indiscutivelmente, o FC Porto tem o melhor plantel em Portugal.

Se isso podia ser desculpa no 1º ano de Sérgio Conceição, não pode mais servir de desculpa num ano em que o treinador pôde reformular o plantel a seu belo prazer e ter à disposição, ao mesmo tempo, uma geração de miúdos campeões europeus.
Perdemos 7/8 jogadores titulares da época passada. Fazer um investimento de 70 milhões foi mais uma necessidade do que propriamente o SC a escolher o plantel a seu belo prazer. Entraram muitos jogadores com esses 70 milhões, e não 2 grandes artistas diferenciadores de 35 milhões cada um. A concorrência do mercado é feroz e de certeza que alguns dos que entraram eram 2as 3as ou 4as escolhas da lista de reforços.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,498
15,783
Vila Nova de Gaia, 1975
EmilioSantero disse:
Perdemos 7/8 jogadores titulares da época passada. Fazer um investimento de 70 milhões foi mais uma necessidade do que propriamente o SC a escolher o plantel a seu belo prazer. Entraram muitos jogadores com esses 70 milhões, e não 2 grandes artistas diferenciadores de 35 milhões cada um. A concorrência do mercado é feroz e de certeza que alguns dos que entraram eram 2as 3as ou 4as escolhas da lista de reforços.
E?

Não foi sempre assim na nossa história?
 

PortoSempre

Arquibancada
6 Janeiro 2013
252
185
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
John Wick disse:
O FC Porto fez um investimento de quase 70M€ esta época, o maior investimento da sua história e tem o plantel mais bem pago da sua história. Tem também o plantel mais forte, mais equilibrado e com mais soluções da Liga Portuguesa. Além do investimento de quase 70M€, o FC Porto tem também uma das melhores gerações de jovens formados no clube da sua história.

Os lampiões andam a jogar com 3 miúdos na defesa, 1 no meio-campo e o Taarabt. Indiscutivelmente, o FC Porto tem o melhor plantel em Portugal.

Se isso podia ser desculpa no 1º ano de Sérgio Conceição, não pode mais servir de desculpa num ano em que o treinador pôde reformular o plantel a seu belo prazer e ter à disposição, ao mesmo tempo, uma geração de miúdos campeões europeus.
Não tou a desculpar e tamos a falar de duas coisas diferentes. O colega disse mais ou menos isto “se algum dos 3 tivesse 10 minutos deste futebol, levavam logo com um coro de assobios” e eu respondi com a diferença dos planteis entre eles, isto é factual, como é factual que os mouros tem mto pior plantel do que tinham no primeiro ano do chiclas por exemplo.

A realidade atual é que pagamos mais hoje por jogadores mais fracos, é facto, basta comparar, não é desculpa, nem justificação para o futebol atual.
 

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
EmilioSantero disse:
Perdemos 7/8 jogadores titulares da época passada. Fazer um investimento de 70 milhões foi mais uma necessidade do que propriamente o SC a escolher o plantel a seu belo prazer. Entraram muitos jogadores com esses 70 milhões, e não 2 grandes artistas diferenciadores de 35 milhões cada um. A concorrência do mercado é feroz e de certeza que alguns dos que entraram eram 2as 3as ou 4as escolhas da lista de reforços.
7/8 titulares? Perdemos o Felipe, o Militão, o Herrera e o Brahimi. O Militão já sabíamos que ia sair desde Janeiro do ano passado, o Brahimi e o Herrera já sabíamos que iam sair porque só tinham mais um ano de contrato, situação essa que foi o treinador que escolheu porque preferiu que ficassem e acabassem contrato a serem vendidos na época anterior.

Não é a primeira vez que acontece, nem será a última.

O Casillas é uma situação especial.

O Pepe já cá estava desde Janeiro. Contratamos o Marchesin, o Marcano que já cá tinha estado, o Uribe, o Loum já cá estava e tinha sido pelo treinador, o Nakajima, o Luis Diaz, o Zé Luís que o treinador já tinha pedido na época anterior e o Saravia que custou 5,5M€ e não conta para nada.

Então e agora já ninguém presta e o plantel não vale nada? Como é isso?

 

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
18,040
15,787
EmilioSantero disse:
Perdemos 7/8 jogadores titulares da época passada. Fazer um investimento de 70 milhões foi mais uma necessidade do que propriamente o SC a escolher o plantel a seu belo prazer. Entraram muitos jogadores com esses 70 milhões, e não 2 grandes artistas diferenciadores de 35 milhões cada um. A concorrência do mercado é feroz e de certeza que alguns dos que entraram eram 2as 3as ou 4as escolhas da lista de reforços.
É óbvio que o que dizes tem, em parte, razao de ser.
Também me parece óbvio que quem diz que em tempos passados tinhamos planteis muito melhores tem toda a razao (basta ter memória).
Ainda assim nao temos um plantel de remendos. Temos jogadores de qualidade e que já deram provas (aqui e noutros clubes) de ter talento e poder dar mais do que aquilo que estao a dar. Na verdade, temos plantel para jogar muito mais do que isto que vamos vendo e temos jogadores para jogar um futebol muito mais atractivo do que aquele que jogamos semana após semana. Temos, com este plantel e com estas opcoes, obrigacao de jogar muito mais e fazer bem melhor figura na Liga Europa (já nem falo da forma como fomos arrumados da champions pelo Krasnodar) e na Liga portuguesa (principalmente quando jogamos quase contra equipas bem piores do que nós).... a verdade é que nao estamos a ser capazes de fazer melhor.
E isso desculpem mas é culpa do treinador.
 

EmilioSantero

Bancada lateral
22 Março 2019
709
507
Fernando Resende disse:
Claro que o Porto nao pode ser gerido com base no estado de espirito dos adeptos, nem é isso que quero (nem eu nem ninguém), mas também nao podemos ter um clube onde o treinador amua com os adeptos e manda-lhes bocas com mais frequencia do que o faz a rivais ou a arbitragens manhosas! A única preocupacao deste treinador no momento (pelo menos é o que quase todas as CI mostram) é com os adeptos que criticam o futebol da sua equipa e dizem mal dele nas redes sociais! É apenas ridiculo.... ainda mais vindo de um senhor que no ano passado deixou de falar de arbitragem, numa fase decisiva da época, porque pura e simplesmente amuou!

Este treinador já nao traz nada de novo. O que trouxe foi na primeira época aquele grito que o clube precisava e aquela paixao pelo emblema que nos fez lutar com todas as forcas para nao deixar os outros camelos ganhar o penta.
Em termos de futebol jogado a miséria é a que está à vista e como me parece óbvio nao vai melhorar (aliás, parece piorar com o passar do tempo)!
Este é o futebol do SC... é isto que vamos ter até ao fim e, por muito que me custe admitir, se nao se der uma espécie de milagre que faca a nossa qualidade futebolistica dar uma volta de 180 graus, vamos voltar a estar nas decisoes (o que em portugal nao é dificil porque só há duas equipas verdadeiramente capazes) mas voltaremos a nao ganhar nada relevante. Claro que enquanto formos ganhando os 3 pontos vamos estando na luta e acreditando mas estamos sempre em risco e a perda de pontos está sempre ali ao virar de qualquer esquina... basta para isso apanhar um Maritimo com um bocadinho mais de sorte ou um Gil Vicente com um bocadinho mais de vontade (e dou estes dois exemplos porque sao reais)!
Temos obrigacao de jogar muito mais... o problema é que, com este treinador, nao acredito minimamente que isso seja possível.
Então mas de que vale querermo-nos fazer ouvidos (razão pela qual aqui estamos e discutimos e criticamos e elogiamos) se não aceitas que ele possa responder? Acho muito bem que ele veja e dê valor ao que os adeptos dizem, por mais que lhe dê fortes indisposições gástricas.
 

EmilioSantero

Bancada lateral
22 Março 2019
709
507
Fernando Resende disse:
É óbvio que o que dizes tem, em parte, razao de ser.
Também me parece óbvio que quem diz que em tempos passados tinhamos planteis muito melhores tem toda a razao (basta ter memória).
Ainda assim nao temos um plantel de remendos. Temos jogadores de qualidade e que já deram provas (aqui e noutros clubes) de ter talento e poder dar mais do que aquilo que estao a dar. Na verdade, temos plantel para jogar muito mais do que isto que vamos vendo e temos jogadores para jogar um futebol muito mais atractivo do que aquele que jogamos semana após semana. Temos, com este plantel e com estas opcoes, obrigacao de jogar muito mais e fazer bem melhor figura na Liga Europa (já nem falo da forma como fomos arrumados da champions pelo Krasnodar) e na Liga portuguesa (principalmente quando jogamos quase contra equipas bem piores do que nós).... a verdade é que nao estamos a ser capazes de fazer melhor.
E isso desculpem mas é culpa do treinador.
Aqui concordo em absoluto. Podíamos e devíamos jogar muito mais, e mesmo em relação ao ano passado acho que o plantel é melhor - e a culpa disto tem de ser essencialmente do treinador. Esta responsabilidade deste investimento fá-lo tremer um pouco acho eu, e por ter medo de falhar ainda se agarra à fórmula táctica que anteriormente resultou apesar dos novos intérpretes. Não estamos a melhorar e acho que temos condições/jogadores para tal.
 

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
PortoSempre disse:
Não tou a desculpar e tamos a falar de duas coisas diferentes. O colega disse mais ou menos isto “se algum dos 3 tivesse 10 minutos deste futebol, levavam logo com um coro de assobios” e eu respondi com a diferença dos planteis entre eles, isto é factual, como é factual que os mouros tem mto pior plantel do que tinham no primeiro ano do chiclas por exemplo.

A realidade atual é que pagamos mais hoje por jogadores mais fracos, é facto, basta comparar, não é desculpa, nem justificação para o futebol atual.
Mas isso é como tudo, uns adaptam-se e sobrevivem, outros morrem. O FC Porto podia ter comprado uma carrada de excelentes jogadores a preços baixos, é só acompanhar o tópico de scouting do DeepBlue entre outros. Falamos aqui do David Neres quando apareceu no São Paulo e estava perfeitamente acessível ao FC Porto, preferimos trazer o Luizão e o Inácio. Falamos no Ziyech quando estava ainda no Heerenveen e podia ter sido contratado por 5/6M€, falamos no Leon Bailey quando estava no Genk e que podia ter sido contratado por 10/11 M€. Falou-se em tantos outros jogadores de qualidade.

A questão é que o FC Porto agora é um clube reactivo e não proactivo, contratas depois de perderes jogadores, a estratégia de ataque ao mercado é através da rede de empresários que se alimenta de favores, não de uma observação exaustiva e pormenorizada de jogadores pelo departamento de scouting que actualmente não passa de um departamento de ficção científica.
 

EmilioSantero

Bancada lateral
22 Março 2019
709
507
John Wick disse:
Mas isso é como tudo, uns adaptam-se e sobrevivem, outros morrem. O FC Porto podia ter comprado uma carrada de excelentes jogadores a preços baixos, é só acompanhar o tópico de scouting do DeepBlue entre outros. Falamos aqui do David Neres quando apareceu no São Paulo e estava perfeitamente acessível ao FC Porto, preferimos trazer o Luizão e o Inácio. Falamos no Ziyech quando estava ainda no Heerenveen e podia ter sido contratado por 5/6M€, falamos no Leon Bailey quando estava no Genk e que podia ter sido contratado por 10/11 M€. Falou-se em tantos outros jogadores de qualidade.

A questão é que o FC Porto agora é um clube reactivo e não proactivo, contratas depois de perderes jogadores, a estratégia de ataque ao mercado é através da rede de empresários que se alimenta de favores, não de uma observação exaustiva e pormenorizada de jogadores pelo departamento de scouting que actualmente não passa de um departamento de ficção científica.
Claro. Nem sei como estão eles todos a dormir, quando "basta só" ir a esse tópico. Não desfazendo das considerações de quem lá escreve.
 

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
18,040
15,787
EmilioSantero disse:
Então mas de que vale querermo-nos fazer ouvidos (razão pela qual aqui estamos e discutimos e criticamos e elogiamos) se não aceitas que ele possa responder? Acho muito bem que ele veja e dê valor ao que os adeptos dizem, por mais que lhe dê fortes indisposições gástricas.
Eu aceito que ele responda.... nao aceito é que ele se preocupe mais com isso do que com outras coisas. Nem aceito que amue e mude o seu comportamento (prejudicando a equipa e o clube) com base nisso e no que isso afecta o seu ego.
Eu aceito que o SC nao goste do que ve e le, agora que amue com isso e aproveite todas as CI para mandar bocas parece-me apenas absurdo e irresponsável.
Eu (e penso que a maioria dos adeptos) aceito que ele responda, ele é que nao aceita que os adeptos critiquem! É a diferenca...
Mas afinal ele só está aqui para ensinar! Ainda estamos por saber o que...

Aquela CI em que dispara para quem o ataca nas redes sociais e depois diz que se está a cagar etc etc é ridicula!
O SC é uma figura publica com perfil aberto nas redes sociais. Se nao está preparado para lidar com isso entao que feche as redes sociais ou que as bloqueia apenas para amigos/familia... simples! Nao venha é para as CI fazer aquela figura triste por causa do que lhe dizem no instagram ou no twitter. Isso tem a ver apenas com a sua gestao de imagem publica e com a forma como isso afecta o seu ego. É algo que tem de ser resolvido por ele... 
O que temos nos a ver com as redes sociais do SC e com aquilo que lhe dizem lá? Nada...
 

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
EmilioSantero disse:
Claro. Nem sei como estão eles todos a dormir, quando "basta só" ir a esse tópico. Não desfazendo das considerações de quem lá escreve.
Acho que não é uma questão de estarem a dormir ou não. Foi uma opção da SAD do FC Porto, o departamento de Scouting passou a ser algo completamente acessório e irrelevante, muitos dos que faziam a diferença neste departamento saíram e foram para outros clubes e agora aquilo é apenas um departamento fantasma. A opção do FC Porto é contratar com base no que os empresários com boas relações com o clube sugerem ou no que os treinadores sugerem. Pelo meio fazem-se uns desvios e enchem-se umas contas bancárias na Suiça, no Panamá, nas Ilhas Caimão, etc.

Tens o exemplo do Marchesin, que por acaso foi uma excelente contratação, mas ninguém no FC Porto conhecia o Marchesin, que só veio porque houve complicações na contratação do Koubek (ainda bem) e o Carlos Padrão sugeriu à SAD o Marchesin, que também não conhecia, mas sobre o qual o Pedro Caixinha numa conversa lhe tinha falado muito bem do jogador.
 

EmilioSantero

Bancada lateral
22 Março 2019
709
507
Fernando Resende disse:
Eu aceito que ele responda.... nao aceito é que ele se preocupe mais com isso do que com outras coisas. Nem aceito que amue e mude o seu comportamento (prejudicando a equipa e o clube) com base nisso e no que isso afecta o seu ego.
Eu aceito que o SC nao goste do que ve e le, agora que amue com isso e aproveite todas as CI para mandar bocas parece-me apenas absurdo e irresponsável.
Eu (e penso que a maioria dos adeptos) aceito que ele responda, ele é que nao aceita que os adeptos critiquem! É a diferenca...
Mas afinal ele só está aqui para ensinar! Ainda estamos por saber o que...

Aquela CI em que dispara para quem o ataca nas redes sociais e depois diz que se está a cagar etc etc é ridicula!
O SC é uma figura publica com perfil aberto nas redes sociais. Se nao está preparado para lidar com isso entao que feche as redes sociais ou que as bloqueia apenas para amigos/familia... simples! Nao venha é para as CI fazer aquela figura triste por causa do que lhe dizem no instagram ou no twitter. Isso tem a ver apenas com a sua gestao de imagem publica e com a forma como isso afecta o seu ego. É algo que tem de ser resolvido por ele... 
O que temos nos a ver com as redes sociais do SC e com aquilo que lhe dizem lá? Nada...
Mas é a forma de ele reagir a algo que ele próprio sabe que há razão. Não prefiro necessariamente um treinador que deixe só para a posteridade os "os adeptos têm o direito de criticar" e estão-se marimbando. Se ele reage assim é porque sabe que há razão no que alguns lhe apontaram nessas redes sociais (no qual não se incluem as ofensas e os desejos de jesus). Se os orgãos de CS o picam depois com isso ele reage mal, pessimamente diga-se, mas interioriza e faz por mudar no dia seguinte.
 

EmilioSantero

Bancada lateral
22 Março 2019
709
507
John Wick disse:
Acho que não é uma questão de estarem a dormir ou não. Foi uma opção da SAD do FC Porto, o departamento de Scouting passou a ser algo completamente acessório e irrelevante, muitos dos que faziam a diferença neste departamento saíram e foram para outros clubes e agora aquilo é apenas um departamento fantasma. A opção do FC Porto é contratar com base no que os empresários com boas relações com o clube sugerem ou no que os treinadores sugerem. Pelo meio fazem-se uns desvios e enchem-se umas contas bancárias na Suiça, no Panamá, nas Ilhas Caimão, etc.

Tens o exemplo do Marchesin, que por acaso foi uma excelente contratação, mas ninguém no FC Porto conhecia o Marchesin, que só veio porque houve complicações na contratação do Koubek (ainda bem) e o Carlos Padrão sugeriu à SAD o Marchesin, que também não conhecia, mas sobre o qual o Pedro Caixinha numa conversa lhe tinha falado muito bem do jogador.
Exacto, o problema é mesmo esse... É neste mar de empresários e seus subsequentes, onde é que se conseguem arranjar jogadores decentes sem serem negociatas obscuras - entenda-se encher contas off-shore, aproveitar interesses para fazer leilão, empréstimos encapotados... Parece que já não sobra margem nenhuma para contratar jogadores de forma certeira (sendo ou não apostas arriscadas) como se conseguia há uns anos. Mas pronto, este era um desabafo só porque contra isto não tenho nada a dizer, não parece haver solução ou escape.
 

PortoSempre

Arquibancada
6 Janeiro 2013
252
185
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
John Wick disse:
Mas isso é como tudo, uns adaptam-se e sobrevivem, outros morrem. O FC Porto podia ter comprado uma carrada de excelentes jogadores a preços baixos, é só acompanhar o tópico de scouting do DeepBlue entre outros. Falamos aqui do David Neres quando apareceu no São Paulo e estava perfeitamente acessível ao FC Porto, preferimos trazer o Luizão e o Inácio. Falamos no Ziyech quando estava ainda no Heerenveen e podia ter sido contratado por 5/6M€, falamos no Leon Bailey quando estava no Genk e que podia ter sido contratado por 10/11 M€. Falou-se em tantos outros jogadores de qualidade.

A questão é que o FC Porto agora é um clube reactivo e não proactivo, contratas depois de perderes jogadores, a estratégia de ataque ao mercado é através da rede de empresários que se alimenta de favores, não de uma observação exaustiva e pormenorizada de jogadores pelo departamento de scouting que actualmente não passa de um departamento de ficção científica.
Concordo plenamente mas aí em particular a culpa é da direção que seguiu esse rumo e não do Sérgio Conceição mesmo que tenha pedido um ou outro jogador aquem do nível desejável, esse caminho já vinha a ser traçado desde o Vitor Pereira.
 

Marulanda

Tribuna
28 Agosto 2019
2,565
2,022
Conquistas
1
  • Deco
John Wick disse:
Se há coisa que não devemos fazer é colocar tudo no mesmo saco e achar que as situações de VP, Lopetegui, PF e Sérgio Conceição são todas iguais, não são.

Quanto aos críticos, sabes muito bem que as situações são todas completamente diferentes. O VP não era só alvo de críticas naturais nas redes sociais ou noutros espaços de opinião, o VP era alvo de assobios constantes no Dragão, de insultos e até de ameaças e muitos desses adeptos que na altura insultavam VP são hoje os maiores defensores de Sérgio Conceição porque adoram ter um treinador que dá cabeçadas em adeptos, diz palavrões nas conferências de imprensas, entre outros comportamentos que muitos adoram e acham essenciais num treinador. O Lopetegui era também alvo de assobios constantes, insultos do mais badalhoco que existe quando não metia o Quaresma ou quando o tirava, ou quando não colocou o André Silva para meter o Bueno num jogo em que o FC Porto passou para a frente do campeonato e também sabes muito bem, que muitos desses adeptos são os que hoje idolatram Sérgio Conceição porque acham que sente FC Porto, bate no peito e é raçudo.

Não compares as situações nem faças demagogia barata. O Sérgio Conceição teve durante os últimos 2 anos um apoio incondicional por parte dos adeptos, como VP, Lopetegui ou PF nunca tiveram nem nunca sonharam ter. Muitos adeptos que criticam Sérgio Conceição queriam que o Oliver jogasse muito mais, que fosse peça importante, agora diz-me, quantas vezes foi o Sérgio Conceição assobiado no Dragão porque não meteu o Óliver ou porque o tirava ao intervalo de jogos quando a equipa estava a perder ou a jogar mal? Quantas foram?

Não compares o incomparável, sabes muito bem que a base de adeptos que criticavam VP ou Lopetegui desde o início em que começaram a trabalhar é muito diferente da base de adeptos que crítica Sérgio Conceição, mas que nunca foi para o Estádio assobiar e insultar. Se a franja de adeptos fosse a mesma ias ter situações e ambientes semelhantes no estádio e isso nunca tiveste.
Isso dos adeptos nao terem tido a mesma paciencia com VP e Lope tem varias explicaçoes possiveis.

E contrariamente ao que tu fazes de querer constantemente "apelar" a que façam ao SC aquilo que fizeram aos outros dois, deverias era (alias todos deviamos) fazer um minuto de silencio em memoria da burrice dos adeptos do FCP.

O errado nao é haver agora mais paciencia (no estadio pelo menos porque em forums todos "ladram" facilmente quando estao frustrados, agora como antes, e eu proprio ja cai "n" vezes nessa tentaçao). O errado era o comportamento ridiculo de ha 5/6 anos atras. Mas la esta, ha varias explicaçoes para isso.

Em primeiro lugar com VP o FCP nao vinha de nenhuma crise. O FCP tinha ganho 5 dos ultimos 6 campeonatos e 7 dos ultimos 9.
O adepto estava de barriga cheia. Era barbaramente exigente. O momento alto e emocionante da época eram os oitavos de final da Champions, barreira que tinhamos dificuldade em ultrapassar porque apesar de grandeza interna la fora essa grandeza nao era a mesma. Em Portugal tudo parecia facil (quando o campeonato era "super competitivo" ao ponto de os lampioes terem chegado a fazer 50 pontos) o que criou nos adeptos do FCP uma sensaçao de superiorirdade absoluta e que iamos ganhar mesmo com uma perna às costas.
Alem disso o VP chega a tecnico principal apos uma época de sonho do FCP... deixando os adeptos a sonhar com algo mais no ano seguinte...

Lopetegui chega apos um ano sem sermos campeoes. Nada demais. O adepto ainda tinha aquela bazofia de superioridade absoluta e de que o FCP tem que ganhar por decreto.
Ai ja estavamos a navegar em aguas corrompidas mas ainda nao tinhamos noçao disso... azar do Lope, que curiosamente até foi talvez o primeiro a vir falar em manto protector. Mas os adeptos estavam mais preocupados em ser exigentes. Agradeceu o glorioso.
Entao o adepto comportava-se como adepto. E manda vir se nao ganha. Tipicamente tuga e ainda mais tipicamente portista habituado a ganhar.

Depois veio o NES. Esse talvez tenha sido o mais azarado. Chega ao clube apanhando adeptos fodidos por verem o glorioso tricampeao (e a pressao que isso provoca) e as revelaçoes da prodridao no futebol português so apareceram apos a sua saida. E ele bem sentiu no corpo o poder do glorioso... foram penaltis roubados como eu nunca tinha visto na minha vida.
Mas la esta os adeptos ainda nao tinha entendido a missa apesar de os roubos serem obvios e toda a gente ter noçao de que ali havia gato.
No caso do NES a sua postura passiva perante tanto roubo foi tambem o grande motivo pelo qual foi escorraçado pelos adeptos. Depois, e apos ser gamado como foi, ainda da os parabens aos porcos...
Paradoxalmente foi o mais azarado pelo momento em que chega mas ao mesmo tempo é o unico cuja saida era inevitavel pela sua postura de padre bem comportado (relaçao ao Mendes oblige... nao se pode cascar no glorioso... alem de ser um "somos porto" infiltrado).

Entao chega SC. Com os lampioes tetra.... mas em paralelo, ficamos a saber, oficialmente, que aquilo a que tinhamos andado a assistir nos anos anteriores afinal nao era demencia nem desculpas de maus perdedores mas sim um verdadeiro polvo corrupto que estava a mandar naquela merda toda sem que tivessemos noçao exacta disso.

Obviamente a partir dai os adeptos ficaram "entretidos" com isso e ao mesmo tempo ficaram a perceber com o que é que estavamos a concorrer...
A parte disso a fase inicial foi top. Pré época bem conseguida. Sinais muito animadores, bom futebol, jogadores recuperados pelo clube. Problemas financeiros iam sendo esquecidos apesar de ser obvio que o plantel era curto.
A época começa, ganhamos, jogamos bem, passamos um grupo de Champions equilibrado, somos lideres, estamos nas traças etc etc.
No final acabamos campeoes. E ao mesmo tempo impedimos o penta dos mal cheirosos.
SC ganha naturalmente um grande credito. Por tudo o que isso representa, termos derrotado a mafia vermelha.

Epoca seguinte o futebol ja nao era grande espingarda tirando aqui e ali. Mas mesmo assim o FCP esta em todas. Chega inclusivamente aos quartos da Champions apos ter sido a equipa com mais pontos na fase de grupos.
Chega às finais das taças internas. Perde ingloriamente nos penaltis, FCP style.
Vê o campeonato a ser-lhe sonegado (sim eu sei que perdemos pontos mas isso faz parte do futebol... ja os 4/5 ultimos jogos fora dos lampioes foram uma ode à corrupçao sem vergonha... lema da reconquista oblige...).

E agora é este ano. Onde novamente estamos em todas apesar de obviamente ter havido pelo meio aquele fracasso com o Krasnodar.
Dificil de engolir? Seguramente. Imperdoavel? So para os loucos...
Nao estamos a jogar bem é um facto. Mas ha espaço para melhorar.
Seguramente que esta cabala contra ele nao se justifica. Razoes estéticas para justificar isto tudo é burrice pura.
So contribuem para tentar enterrar mais uma época.
Felizmente até ver os adeptos de estadio ainda nao entraram muito nessa onda.

Mas enfim, resumindo, SC teve a sorte de chegar num momento que coincidiu com o abrir de olhos dos adeptos quanto àquilo que se passava em Portugal. E ao mesmo tempo pode ter-se tornado num exame de consciencia para aqueles que muita merda debitaram ao longo desses anos em que estava tudo feito e controlado à partida.

Ja os outros, ou tiveram o "azar" de os adeptos estarem de barriga cheia e quererem sempre mais aumentando a exigencia para niveis deshumanos, ou entao o clube estava a passar por uma seca de titulos que ja estava a frustrar os adeptos.

SC chega com a essa seca em vigor. Mas com os adeptos a entenderem o que se andava a passar. A frustraçao/raiva em vez de ser passada contra o novo treinador (neste caso SC) acabou por ser passada contra a escumalha vermelha. Alem disso como disse o FCP de SC começou logo a empolgar o que ajudou imenso a integraçao dele.