Sérgio Conceição - Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

5.09

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.09 Performance da Época
J

JAEP

Guest
Constituição disse:
Nesse jogo, também deves ter visto que Gonçalo Paciência falhou 2 golos feitos, completamente isolado perante Patricio !!

Também deves ter visto que na ultima jornada em Guimarães, SC fartou-se de berrar com Gonçalo Paciência,porque não conseguia segurar um passe, fazer um remate á baliza e andou praticamente a passo o jogo todo.

Ai, se fosse um Aboubakar ou um Marega a jogar assim....mas como é da formação perdoa-se tudo aos meninos !
Se fosse Marega ou Aboubakar a jogar assim náo lhes acontecia nada. Como aconteceu pelo menos uma dezena de vezes. Tiveste piada agora.

Ainda há pouco tempo tiveste o jogo desastroso de Marega em Braga, queres maior exemplo que esse jogo?
O Abou enfim, a forma dele antes de se lesionar era laméntavel.

Mas disses-te bem, quando se é da formação o tratamento é MUITO diferente. Mas muito mesmo, mas não dessa maneira. Boa tentativa. 
 

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
5,865
4,149
JAEP disse:
Não é um mito.
Herrera tem quase o dobro dos jogos de Oliver e mesmo assim têm menos assistências que ele. Isso diz muito.
Ainda por cima Oliver joga numa posição muito recuada para a qualidade que têm. Herrera pelo contrário sabe progredir com a bola, essa é a diferença entre um box to box e um 8/10 capaz de criar.
O herrera nao pode fazer os passes e ir meter a bola la dentro, estamos a falar de criar situaçoes chave atraves do passe para finalizaçao. Agora se o avançado falha nao é culpa do oliver ou do herrera.
Eu acho que o oliver nunca vai ser um 8, primeiro porque defensivamente comete o pior erro que um 8 pode cometer, faz pressao quando deve fazer contençao e vice versa, ou seja, tem dificuldades em entender o que a equipa precisa naquele momento (nao acho nada que é um jogador sem intensidade como muitos dizem, acho o oposto ate, mas tem esse problema que falei). Um numero 8 que nao sabe equilibrar a equipa nunca pode ser um 8. Acho que um Oliver a 10 ia beneficiar e muito o Oliver porque o ia libertar. O problema é que falta-lhe remate e eu neste momento prefiro o herrera seja a 8 seja na posiçao mais adiantada do meio campo. Tá dificil para o rapaz, eu gosto bastante dele apesar de nao parecer aqui no forum porque acabo por lhe malhar muitas vezes porque no topico dele fazem dele aquilo que nao é. Tem talento para ser o que muitos dizem que ele é, mas está bem longe de o ser. E acho que a moral dele está debilitada, infelizmente (fruto deste ultimo encosto por parte do SC).
 
N

Noventa e Nove

Guest
Constituição disse:
Nesse jogo, também deves ter visto que Gonçalo Paciência falhou 2 golos feitos, completamente isolado perante Patricio !!

Também deves ter visto que na ultima jornada em Guimarães, SC fartou-se de berrar com Gonçalo Paciência,porque não conseguia segurar um passe, fazer um remate á baliza e andou praticamente a passo o jogo todo.

Ai, se fosse um Aboubakar ou um Marega a jogar assim....mas como é da formação perdoa-se tudo aos meninos !
Eu já disse isto uma vez e repito: teres o nick que tens é uma falta de respeito.
 

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
15,044
9,266
Constituição disse:
Nesse jogo, também deves ter visto que Gonçalo Paciência falhou 2 golos feitos, completamente isolado perante Patricio !!

Também deves ter visto que na ultima jornada em Guimarães, SC fartou-se de berrar com Gonçalo Paciência,porque não conseguia segurar um passe, fazer um remate á baliza e andou praticamente a passo o jogo todo.

Ai, se fosse um Aboubakar ou um Marega a jogar assim....mas como é da formação perdoa-se tudo aos meninos !
Nem é preciso perdoar que eles não jogam...mas não foi o Gonçalo que andou a falhar frente ao Liverpool e Juventus...e atenção que nem sou apreciador do Gonçalo.
 

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
5,602
6,719
Maressi disse:
Concordo nisso que falas dos cavalos no ataque
Discordo completamente quando falas em herrera e oliver.
Se fizeres questao passeia pelo who scored, ve passes, dribles, Key passes, remates etc etc
https://www.whoscored.com/Players/103476/Show/H%C3%A9ctor-Herrera
https://www.whoscored.com/Players/113708/Show/%C3%93liver-Torres
O pessoal vive o mito do herrera pés de chumbo
Cuidado com sites que fazem só análise de dados estatísticos para avaliar performances, bem como o facto desses dados serem recolhidos de forma independente e não oficial.

Esse site tem coisas interessantes de reter, nomeadamente estatísticas situacionais e posicionais, mas os números que recolhe não são oficiais e estão diversas vezes errados (especialmente na parte que é mais subjetiva dentro da análise de prestações individuais ou mesmo tipos de passe).

Várias vezes vi jogos em que os ratings não coincidiam minimamente com a prestação individual dos jogadores, porque todo o algoritmo foi criado para colocar a equipa que vence com a melhor cotação, independentemente de como foi o jogo.

As próprias qualidades dos jogadores são criadas de acordo com os seus dados estatísticos, o que é um erro na minha opinião, e que revela a necessidade de um olhar humano a supervisionar o algoritmo.
 

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
32
Porto
Ginjeet disse:
Cuidado com sites que fazem só análise de dados estatísticos para avaliar performances, bem como o facto desses dados serem recolhidos de forma independente e não oficial.

Esse site tem coisas interessantes de reter, nomeadamente estatísticas situacionais e posicionais, mas os números que recolhe não são oficiais e estão diversas vezes errados (especialmente na parte que é mais subjetiva dentro da análise de prestações individuais ou mesmo tipos de passe).

Várias vezes vi jogos em que os ratings não coincidiam minimamente com a prestação individual dos jogadores, porque todo o algoritmo foi criado para colocar a equipa que vence com a melhor cotação, independentemente de como foi o jogo.

As próprias qualidades dos jogadores são criadas de acordo com os seus dados estatísticos, o que é um erro na minha opinião, e que revela a necessidade de um olhar humano a supervisionar o algoritmo.
Mas isso é a natureza de qualquer dado estatístico. Não precisas de um olhar humano a supervisionar o algoritmo, precisas é de dar contexto aos dados estatísticos, não vale a pena analisares os dados estatísticos de um jogo de futebol se não vires o jogo e hoje em dia está muito na moda as pessoas verem os jogos pelo livescore e acharem que podem falar sobre o jogo como se o tivessem visto.
 

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
32
Porto
Vejo que se tem discutido por aqui a questão dos jogadores formados no clube. Em primeiro lugar gostaria de dizer aos adeptos do FC Porto que gostariam de ver mais jovens da formação a serem aposta na equipa principal (nos quais eu me englobo), para tirarem o cavalinho da chuva, isto porque a grande maioria dos nossos adeptos não têm nem querem ter este tipo de cultura. Não querem saber minimamente que gastemos milhões em Fernandos Andrades, Hernanis, Waris Ewertons, entre tantos outros, quando poderíamos apostar em jovens jogadores formados no clube, sem custos adicionais e que certamente não fariam pior. Por mais estranho que possa parecer, o adepto do FC Porto exige que os jovens, para chegarem à equipa principal, tenham todos que ter potencial para serem craques de topo mundial, se és um avançado e chegas aos 20 anos à equipa principal e não consegues marcar mais de 15 golos não tens qualidade para ser titular e és logo colocado de parte (hoje em dia um Domingos Paciência nunca teria aceitação por parte dos adeptos), mas se és um brasileiro, de 26 anos, tens uma alcunha xpto e marcas 15 golos, és um excelente avançado e já não és questionado como serias se fosses um miúdo em evolução à procura da sua afirmação. O Fábio Silva é um dos projectos de ponta de lança, mais interessantes dos últimos 20 anos no futebol português, mas se por acaso tiver a sorte de chegar à equipa principal aos 19 anos e só marcar 15 golos na sua primeira época, vai começar a ser questionado e colocado de parte.
Além disto, também não há cultura para entender que apostar na formação, não é só apostar em jovens com potencial para serem topo europeu, apostar na formação também pode implicar apostar em jogadores com um potencial inferior, mas capazes de serem bons suplentes, boas alternativas aos titulares, agregadores de balneário, etc. Vão-me dizer que Vieirinha, Paulo Machado, Bruno Gama, Hélder Barbosa, Ukra, etc., eram assim tão maus que não pudessem integrar a equipa principal do FC Porto? Ou os Leandros Limas, Samis, Djalmas, Hernanis, Andrades, etc., são assim tão melhores?

Naturalmente que este é um tipo de exercício reflexivo que nunca passou pela cabeça de quem gere o clube, nem tão pouco pela cabeça de muitos adeptos.

O FC Porto, Sporting ou Benfica, são clubes que podiam ter uma gestão muito mais saudável, um misto de aposta na formação e contratação de jogadores chave, o exemplo do Ajax é paradigmático, num campeonato inferior ao nosso, com menos rendimentos e menos orçamento, conseguem formar e ao mesmo tempo contratar meia dúzia de jogadores na ordem dos 10/12 M€ para construírem um plantel sólido. O Ajax, repito, de um campeonato inferior ao nosso e que está na mesma fase da Liga dos Campeões que o FC Porto, vendeu um médio por 75M€ ao Barcelona e está a caminho de vender um central por 60M€, os dois formados no clube.
 

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
32
Porto
O exemplo prático do que falei está no tópico do Osório. Há muita gente que acha que o Diogo Leite devia ser emprestado e o Osório fazer parte do plantel na próxima época. Está tudo dito.

Cultura de formação é algo que este clube dificilmente terá. Aqui os miúdos para serem valorizados precisam de nascer 10 vezes.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,210
23,978
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
WarriorFCP disse:
Vejo que se tem discutido por aqui a questão dos jogadores formados no clube. Em primeiro lugar gostaria de dizer aos adeptos do FC Porto que gostariam de ver mais jovens da formação a serem aposta na equipa principal (nos quais eu me englobo), para tirarem o cavalinho da chuva, isto porque a grande maioria dos nossos adeptos não têm nem querem ter este tipo de cultura. Não querem saber minimamente que gastemos milhões em Fernandos Andrades, Hernanis, Waris Ewertons, entre tantos outros, quando poderíamos apostar em jovens jogadores formados no clube, sem custos adicionais e que certamente não fariam pior. Por mais estranho que possa parecer, o adepto do FC Porto exige que os jovens, para chegarem à equipa principal, tenham todos que ter potencial para serem craques de topo mundial, se és um avançado e chegas aos 20 anos à equipa principal e não consegues marcar mais de 15 golos não tens qualidade para ser titular e és logo colocado de parte (hoje em dia um Domingos Paciência nunca teria aceitação por parte dos adeptos), mas se és um brasileiro, de 26 anos, tens uma alcunha xpto e marcas 15 golos, és um excelente avançado e já não és questionado como serias se fosses um miúdo em evolução à procura da sua afirmação. O Fábio Silva é um dos projectos de ponta de lança, mais interessantes dos últimos 20 anos no futebol português, mas se por acaso tiver a sorte de chegar à equipa principal aos 19 anos e só marcar 15 golos na sua primeira época, vai começar a ser questionado e colocado de parte.
Além disto, também não há cultura para entender que apostar na formação, não é só apostar em jovens com potencial para serem topo europeu, apostar na formação também pode implicar apostar em jogadores com um potencial inferior, mas capazes de serem bons suplentes, boas alternativas aos titulares, agregadores de balneário, etc. Vão-me dizer que Vieirinha, Paulo Machado, Bruno Gama, Hélder Barbosa, Ukra, etc., eram assim tão maus que não pudessem integrar a equipa principal do FC Porto? Ou os Leandros Limas, Samis, Djalmas, Hernanis, Andrades, etc., são assim tão melhores?

Naturalmente que este é um tipo de exercício reflexivo que nunca passou pela cabeça de quem gere o clube, nem tão pouco pela cabeça de muitos adeptos.

O FC Porto, Sporting ou Benfica, são clubes que podiam ter uma gestão muito mais saudável, um misto de aposta na formação e contratação de jogadores chave, o exemplo do Ajax é paradigmático, num campeonato inferior ao nosso, com menos rendimentos e menos orçamento, conseguem formar e ao mesmo tempo contratar meia dúzia de jogadores na ordem dos 10/12 M€ para construírem um plantel sólido. O Ajax, repito, de um campeonato inferior ao nosso e que está na mesma fase da Liga dos Campeões que o FC Porto, vendeu um médio por 75M€ ao Barcelona e está a caminho de vender um central por 60M€, os dois formados no clube.

Subscrevo. O André silva é o exemplo paradigmático. Não é um mega craque como o Falcão, ou Jackson, mas na minha óptica é melhor que os nossos 3 avançados. Ainda hoje há quem se glorifique pelos falhanços dele aqui no forum, e quando jogava e era titular no nosso clube, parecia que ia a exame semana sim, semana não. O Rúben Neves é outro caso, muita gente não sabia o potencial que tinha nas mãos e achava bem a sua condição de suplente utilizado, quando na minha óptica poderia ser complementar do Danilo e já era bastante superior ao André andré. Foi desvalorizado cá pelo mesmo treinador que o comprou e vai dar a comer as mais valias que deveriam ser nossas ao seu padrinho, e ao fundo chinês que ele representa.

Os putos da formação não têm qualquer tipo de tolerância ou estatuto superior por parte de quem dirige, por parte de quem treina e por parte de quem é adepto/sócio. Na minha maneira deveriam de ter, quer pelas razões economicistas, serão sempre uma fonte enorme de mais valias, pelas razões intangíveis porque terão sempre um sentimento de pertença ao clube que só em casos muito pontuais poderá ser replicado por um jogador contratado, quer pela mensagem que passam para os talentos emergentes que o clube é formador e lhes pode dar um presente e um futuro.

Não gosto deles nem um bocadinho, mas se há coisa que o Benfica nos come de cebolada, além das falcatruas fora de campo e o proteccionismo dos media e justiça do país, é de terem percebido que a formação era o futuro antes do barco deles começar a afundar. Nós a meu ver ainda não percebemos, somos escravos dos resultados imediatos (que não vamos ser injustos são uma prioridade) sem semear para depois colher. A meu ver o futuro ideal passaria pela verba do orçamento gasta na formação crescer, ter melhores técnicos, ter um centro de formação à altura da dimensão do clube e como tu disseste e bem no mínimo, os lugares de role players serem ocupados pela elite da formação. Gastar o dinheiro de contratações criteriosamente com jogadores diferenciados que complementem o que já temos na equipa principal e na elite da formação. Usar a Taça da Liga para experimentar os putos sem medo, se perdermos que se lixe, seria um bom filtro inicial para aquilatar se têm estaleca.

A meu ver temos cerca de 8 jogadores na formação que terão forçosamente de fazer parte da equipa principal a curto prazo. Os 3 Diogos, o Fábio silva, o Romário Baró num futuro mais próximo e  o Fábio Vieira  o Tomás Esteves e o Francisco Conceição mais a 2/3 anos. Será que a SAD/treinador pensam o mesmo?

Dou por mim a pensar se o Frankie de Jong ou o De Ligt fossem portugueses da nossa formação teriam tantos minutos nas pernas e este valor futebolístico/de mercado? Apostaria todas as minhas fichas que não, por terem que partir pedra para lhe darem as hipóteses de desabrocharem.
 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,005
4,186
Olimpo
Tb sejamos honestos nos últimos 4 ou 5 anos quais foram os jogadores de qualidade da formação que não chegaram à equipa A? André Silva, Ruben Neves e Diogo Dalot chegaram porque tinham qualidade ficou a faltar só o Rui Pedro... o problema foi vende-los logo, temos uma boa fornada de jogadores que está aí a vir, vejamos o que se irá fazer com ela.
 
J

JAEP

Guest
WarriorFCP disse:
O exemplo prático do que falei está no tópico do Osório. Há muita gente que acha que o Diogo Leite devia ser emprestado e o Osório fazer parte do plantel na próxima época. Está tudo dito.

Cultura de formação é algo que este clube dificilmente terá. Aqui os miúdos para serem valorizados precisam de nascer 10 vezes.
Nunca mais me esqueço que a maior dos adeptos queriam emprestar André Silva. Valeu-lhe a final da taça em que ele marcou 2 golos ao Braga e teve direito a uma pré-época. Se não aonde ele estaria...
Fomos campeões da 2º liga e de facto quantos jogadores aproveitamos dessa equipa? Aproveitar para nós, não para os outros... Têm que haver continuidade quando se aposta nos jogadores, essa é das coisas mais óbvias na formação. O pior erro que se pode fazer é apostar, e depois não dar continuidade.

O outro exercicio que as pessoas deviam fazer constantemente, além dos muitos que tu já referiste é infelimente começar a pensar nos Leites ou nos Queirós, etc etc etc, como eles fossem Brasileiros / Argentinos / Colombianos etc etc etc e tivessem a jogar nesses respectivos campeonatos, e perguntar a si mesmos, o quê que o FC Porto faria se pudesse? E vão chegar logo à conclusão que FC Porto iria andar louco atrás deles... Tanto a SAD como os próprios adeptos iriam salivar por estes jogadores.
 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,005
4,186
Olimpo
WarriorFCP disse:
mas se és um brasileiro, de 26 anos, tens uma alcunha xpto e marcas 15 golos, és um excelente avançado e já não és questionado como serias se fosses um miúdo em evolução à procura da sua afirmação.
Uma bela inverdade... basta ir ao tópico do "Tiquinho".
 

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
5,597
4,376
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
JAEP disse:
Nunca mais me esqueço que a maior dos adeptos queriam emprestar André Silva. Valeu-lhe a final da taça em que ele marcou 2 golos ao Braga e teve direito a uma pré-época. Se não aonde ele estaria...
Fomos campeões da 2º liga e de facto quantos jogadores aproveitamos dessa equipa? Aproveitar para nós, não para os outros... Têm que haver continuidade quando se aposta nos jogadores, essa é das coisas mais óbvias na formação. O pior erro que se pode fazer é apostar, e depois não dar continuidade.

O outro exercicio que as pessoas deviam fazer constantemente, além dos muitos que tu já referiste é infelimente começar a pensar nos Leites ou nos Queirós, etc etc etc, como eles fossem Brasileiros / Argentinos / Colombianos etc etc etc e tivessem a jogar nesses respectivos campeonatos, e perguntar a si mesmos, o quê que o FC Porto faria se pudesse? E vão chegar logo à conclusão que FC Porto iria andar louco atrás deles... Tanto a SAD como os próprios adeptos iriam salivar por estes jogadores.
Por outro lado, vi esses mesmos adeptos a darem uma assobiadela monstra ao Lopetegui por ter escolhido o Bueno para entrar.

Sent from my ANE-LX2 using Tapatalk

 
J

JAEP

Guest
deco macau disse:
Por outro lado, vi esses mesmos adeptos a darem uma assobiadela monstra ao Lopetegui por ter escolhido o Bueno para entrar.

Sent from my ANE-LX2 using Tapatalk
É verdade, e depois disso Lopetegui foi demitido, André Silva andava a brilhar na B e o FC Porto em Janeiro com a necessidade de ir buscar um avançado ignorou completamente mais uma vez o André e foi buscar Marega e Suk e só depois de estes dois falharem estrondosamente (passado 3/4 meses) é que o Peseiro lá se lembrou de dar uma oportunidade a sério nos 5 jogos finais do campeonato em que já não havia muito a ganhar em que ele até jogava bem mas só marcou 1 golo acho eu. Mas já estavam a pedir a cabeça do rapaz, precisa de ser emprestado bla bla bla, até que veio a final da taça e ele marca aqueles 2 golos.

A tolerância é muito diferente para jogadores vindo da formação.

 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,005
4,186
Olimpo
JAEP disse:
A tolerância é muito diferente para jogadores vindo da formação.
Na verdade a tolerância é algo que não existe nos adeptos Portistas, a tolerancia não existe só para com jogadores da formação tb não existe muitas vezes nos jogadores estrangeiros, quem não se lembra da fase em que o Jackson era criticado de alto abaixo, ou do Fernando nos seus primeiros tempos que era apelidado de coxo, ou do caso do Danilo (o lateral) que se dizia que o dinheiro que se gastou era um absurdo e que nao valia nem metade, enfim... podia ficar aqui a tarde toda! A nossa intolerância chegou ao ridículo de querer despedir treinadores bicampeões! Nós somos assim, muito "exigentes"!
 
J

JAEP

Guest
Zeus disse:
Na verdade a tolerância é algo que não existe nos adeptos Portistas, a tolerancia não existe só para com jogadores da formação tb não existe muitas vezes nos jogadores estrangeiros, quem não se lembra da fase em que o Jackson era criticado de alto abaixo, ou do Fernando nos seus primeiros tempos que era aplidado de coxo, ou do caso do Danilo (o lateral) que se dizia que o dinheiro que se gastou era um absurdo e que nao valia nem metade, enfim... podia ficar aqui a tarde toda! A nossa intolerância chegou ao ridículo de querer despedir treinadores bicampeões! Nós somos assim, muito "exigentes"!
Mesmo assim, a tolerância é muito maior para os que vêm de fora. Os exemplo são demasiados.
Problema da mentalidade Portuguesa no que diz respeito ao futebol.
 

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,144
5,014
WarriorFCP disse:
Vejo que se tem discutido por aqui a questão dos jogadores formados no clube. Em primeiro lugar gostaria de dizer aos adeptos do FC Porto que gostariam de ver mais jovens da formação a serem aposta na equipa principal (nos quais eu me englobo), para tirarem o cavalinho da chuva, isto porque a grande maioria dos nossos adeptos não têm nem querem ter este tipo de cultura. Não querem saber minimamente que gastemos milhões em Fernandos Andrades, Hernanis, Waris Ewertons, entre tantos outros, quando poderíamos apostar em jovens jogadores formados no clube, sem custos adicionais e que certamente não fariam pior. Por mais estranho que possa parecer, o adepto do FC Porto exige que os jovens, para chegarem à equipa principal, tenham todos que ter potencial para serem craques de topo mundial, se és um avançado e chegas aos 20 anos à equipa principal e não consegues marcar mais de 15 golos não tens qualidade para ser titular e és logo colocado de parte (hoje em dia um Domingos Paciência nunca teria aceitação por parte dos adeptos), mas se és um brasileiro, de 26 anos, tens uma alcunha xpto e marcas 15 golos, és um excelente avançado e já não és questionado como serias se fosses um miúdo em evolução à procura da sua afirmação. O Fábio Silva é um dos projectos de ponta de lança, mais interessantes dos últimos 20 anos no futebol português, mas se por acaso tiver a sorte de chegar à equipa principal aos 19 anos e só marcar 15 golos na sua primeira época, vai começar a ser questionado e colocado de parte.
Além disto, também não há cultura para entender que apostar na formação, não é só apostar em jovens com potencial para serem topo europeu, apostar na formação também pode implicar apostar em jogadores com um potencial inferior, mas capazes de serem bons suplentes, boas alternativas aos titulares, agregadores de balneário, etc. Vão-me dizer que Vieirinha, Paulo Machado, Bruno Gama, Hélder Barbosa, Ukra, etc., eram assim tão maus que não pudessem integrar a equipa principal do FC Porto? Ou os Leandros Limas, Samis, Djalmas, Hernanis, Andrades, etc., são assim tão melhores?

Naturalmente que este é um tipo de exercício reflexivo que nunca passou pela cabeça de quem gere o clube, nem tão pouco pela cabeça de muitos adeptos.

O FC Porto, Sporting ou Benfica, são clubes que podiam ter uma gestão muito mais saudável, um misto de aposta na formação e contratação de jogadores chave, o exemplo do Ajax é paradigmático, num campeonato inferior ao nosso, com menos rendimentos e menos orçamento, conseguem formar e ao mesmo tempo contratar meia dúzia de jogadores na ordem dos 10/12 M€ para construírem um plantel sólido. O Ajax, repito, de um campeonato inferior ao nosso e que está na mesma fase da Liga dos Campeões que o FC Porto, vendeu um médio por 75M€ ao Barcelona e está a caminho de vender um central por 60M€, os dois formados no clube.
É exactamente isso. Dá impressão que se o miúdo não for capaz de ser um titular que faça a diferença, não está cá a fazer nada. É de uma exigência tal, que para um Fernando Andrade se diz "calma, ainda não deu para mostrar nada", mas um Ivo ou um Tozé são logo queimados após meia dúzia de minutos. Independentemente do seu valor hoje, na altura acho que mereceram mais oportunidades.

Lembro-me de um tal de Tello ou de um Jeffren jogarem num Barcelona que na altura era do melhor que havia. Hoje nenhum deles é de topo, mas na altura acredito que foram bastante úteis. O Arsenal e o United também são bons exemplos disso. Por cá, mandamos embora o Rafa e vamos buscar um jogador para fazer apenas 2 jogos...
 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,005
4,186
Olimpo
JAEP disse:
Mesmo assim, a tolerância é muito maior para os que vêm de fora. Os exemplo são demasiados.
Problema da mentalidade Portuguesa no que diz respeito ao futebol.
A mentalidade portuguesa no futebol é só uma, querer que o seu clube ganhe sempre independentemente se for com estrangeiros ou com jogadores da formação, a tua é diferente disto?
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,210
23,978
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Sem dúvida a tolerância é muito maior para quem vem de fora. Basta ver o caso do Adrian Lopez, um autêntico buraco negro do FCP que ainda é defendido e tem muitos paninhos quentes por parte dos adeptos portistas. Se fosse da formação nem faria metade dos jogos que fez com a camisola do clube. A questão aqui é que há uma inversão do ónus da prova, são os rapazes da formação que têm de provar que merecem o lugar no plantel, ao invés de ser  os role players que vêm de fora que têm de provar o porquê de ganhar o lugar ao invés de um miúdo de elite da formação.