Sérgio Conceição - Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

5.11

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.11 Performance da Época

ALEX RQ7

Bancada lateral
4 Junho 2019
780
796
Mais um exibição sem os mínimos exigidos a uma equipa da nossa dimensão.

Se quando vemos uma equipa a jogar melhor do que aquilo que os seus jogadores valem, o mérito é do treinador, quando acontece o contrário e os jogadores parecem piores do que aquilo que são na realidade (a qualidade do plantel pode ter baixado, mas os jogadores do Porto não são todos maus, como nesta altura parecem ser), a culpa tem de ser do treinador.

Equipa sem dinâmica, completamente estática com bola, quase sem opções de passe em progressão, só temos linhas de passe para o lado e para trás, a alternativa a isto é bater bola na frente. A transição defensiva é ela também horrível.

A única coisa que nos vai segurando é a boa pressão alta que nos permite recuperar bolas em zonas subidas e criar algumas oportunidades (que são constantemente desperdiçadas).

A equipa precisava de alterações, mas que ganhamos em ter Zaidu em vez de Jorge Sanchez ou André Franco em vez de Francisco Conceição? São ambos fáceis de substituir, como é Gruijic, Navarro, Nico, Toni Martinez, etc.

Mas depois tocar em jogadores consagrados como Taremi ou Pepê é que já é mais difícil. Haveria a mesma paciência por parte do treinador com Namaso e Gonçalo Borges como tem havido com os Taremi e Pepê? Fariam eles pior do que aquilo que tem feito esta dupla? Não sabemos, nem nunca ficaremos a saber.

A conversa das vacas fit, também já não cola. SC fez um trabalho extraordinário na primeira época de Porto, seguido de outras épocas em que alternou bons trabalhos (título no ano do covid) com outros muito bons (ano de Vitinha e Luiz Diaz) e outros maus (ano que perdeu 7 pontos de avanço, a última época e atual com um futebol horrível).

Durante os primeiros anos, até tinha razão de ser esse argumento, atualmente não tem nenhum. O Porto tem um plantel avaliado em 289 milhões de euros e está a 6 pontos de uma equipa com um plantel que vale menos 9 milhões (sporting 280 milhões).

Pior do que isso é não conseguirmos ser dominadores contra equipas com orçamentos de 10/15 ou 20 milhões, como é o caso do Estoril.
 
Última edição:

Ruben1893

"Clube aparenta ser um quintal"
24 Julho 2019
88,972
190,346
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Sérgio Conceição
  • Fernando "Bibota" Gomes
Fica o desafio para quem quiser. Com a certeza antecipada que nao ha desculpas de tempo porque isto demora uns miseros minutos e basta fazer copy paste e mudar as notas.
Vou assim, sem refletir muito sobre o assunto

Diogo Costa: 8 (10)
Claudio Ramos: 4 (mas na função dele é pra aí um 7, belo redes para suplente)
Samuel Portugal: 0, nunca vi jogar

Joao Mario: 6 (8)
Jorge Sanchez: 4
Wendell : 5.5
Zaidu: 3

Pepe : 7.5(perde meio ponto por causa das lesões)
Fabio Cardoso : 4
David Carmo : 5 (7 porque duvido que alguma vez chegue ao nível do Pepe atual)
Marcano : 5

Alan Varela : 6 (9)
Eustaquio : 5.5 (melhor que o Nico hoje, menos potencial)
Nico : 5 (7)
Grujic : 4 (mas podia ser mais se jogasse)
Romario Baro : 3
Franco: 4
Ivan Jaime : 6 (8)

Pepê : 6 (por este ano andava pra aí no 3)
Chico Conceiçao : 4 (7, mas pode chegar mais alto)
G. Borges : 3 (6 porque tem valências físicas e técnicas muito boas)
Galeno : 6
Veron: 3 (?)

Taremi : 6 (mesmo texto do Pepê)
Evanilson : 7 (9)
Toni Martinez : 4
Fran Navarro: 4
Danny Namaso: 4 (?)

Treinador: 8 mas este ano tem sido um 4, não tem ajudado muito a equipa
O plantel é +/-, nada de muito especial, e com malta jovem a assumir responsabilidades altas
Acho que a posição que mais me preocupava(laterais) tem surpreendido e a que temos mais nível, no papel, que é nas alas tem sido um autêntico circo
 
Última edição:
  • Like
Reações: Hischier

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
6,940
9,670
Gostava muito que o pessoal fizesse esse exercicio. Ainda por cima é rapido, nao tira muito tempo a ninguem.

Assim dava para perceber o que cada um acha realmente de cada jogador (que qualidade e potencial lhe reconhece).

E assim, por arrasto, evitavam-se alguns bate bocas e "conflitos" opinativos sobre a valia dos jogadores.

Dizer-se (concorde-se ou nao - e eu nao concordo) que o plantel é muito bom, é muito curto. Se o pessoal tem coragem para uma afirmaçao tao ousada, tambem a vai ter para pontuar a qualidade que reconhece individualmente a cada jogar que depois os leva a considerar este plantel muito bom.

Fica o desafio para quem quiser. Com a certeza antecipada que nao ha desculpas de tempo porque isto demora uns miseros minutos e basta fazer copy paste e mudar as notas.
O desafio a fazer é comparar com as soluções dos outros dois candidatos ao título.

Podes ter um plantel em que dás nota 8 a todos, se os outros tiverem 10 pouco te vale.

Ou também podes dar nota 5 a vários jogadores teus e depois tens que dar uma nota aos Esgaio's ou Bragança's desta vida...

P.S: e ainda se pode dar notas aos treinadores dos grandes..o que cada um faz (ou não faz) com a matéria prima/soluções que tem à disposição e o quão trabalhada (ou não) cada equipa está, o que apresenta em campo, etc etc etc.
 
  • Like
Reações: hawkeyes

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
8,336
4,272
Eu reconheço alguns méritos ao SC e gostava que ele evoluísse em determinados aspectos que o impede de ser melhor treinador porque se o fizesse até gostava que ele ficasse mais tempo aqui.

Dito isto ainda ontem no final do jogo veio outra vez que a questão das "vacas magras". Eu gostava de saber a opinião dele porque razão por exemplo o Braga que tem um orçamento inferior consegue ter um plantel mais equilibrado e jogador melhor futebol, assim como é que ele justifica que equipas como o Arouca ou Estoril com orçamentos muito inferiores conseguiram empatar e ganhar no Dragão.

Isto do orçamento não cola e ele certamente sabe disso e só serve para atirar areia para os olhos dos adeptos.

Agora que me digam que o Porto tem um orçamento estupidamente caro para a qualidade do plantel, aí sim já estou de acordo.Mas se o tem, SC não está isento de culpas,muito pelo contrário porque ele foi um dos responsáveis pela construção deste plantel.

Portanto espero que abandone esse argumento porque isso é fazer dos adeptos seres não pensantes.
 

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
17,964
15,516
O tema é interessante e ja que nunca vi este desafio no forum e para nao estar a criar um topico (se calhar era melhor..), o pessoal podia dar aqui uma nota de 0-10 (ou 1-10 va...) sobre os nossos jogadores. Eventualmente podia-se tambem colocar entre parêntese (se necessario se for um jovem a quem se reconhece potencial) a nota que achamos que pode vir a valer. Para "facilitar" o trabalho, nao meto jogadores da equipa B.

Diogo Costa: 8 (10)
Claudio Ramos: 4
Samuel Portugal: 4

Joao Mario: 5 (7)
Jorge Sanchez: 4
Wendell : 5
Zaidu: 4

Pepe : 7
Fabio Cardoso : 5
David Carmo : 5 (8)
Marcano : 5

Alan Varela : 6 (9)
Eustaquio : 5
Nico : 3 (6)
Grujic : 4
Romario Baro : 4 (8)
Ivan Jaime : 6 (8)

Pepê : 7 (8)
Chico Conceiçao : 4 (7)
G. Borges : 2 (6)
Galeno : 6

Taremi : 7
Evanilson : 7 (8)
Toni Martinez : 4
Fran Navarro 3
Danny Namaso 5 (7)
Parece um desafio bem interessante.
Eu diria:

Diogo Costa: 9 (10) - Para mim já é um dos melhores do Mundo.
Claudio Ramos: 6 - No pouco que joga cumpre sempre. É um GR bem seguro e por isso tem que ter nota positiva.
Samuel Portugal: X - Para mim não tem nota porque nunca o vi jogar no Porto.

Joao Mario: 6 (8) - Tem boas características e se continuar a evoluir e corrigir os problemas que tem pode ser um caso sério.
Jorge Sanchez: 5 - Pelo que já mostrou penso que merece nota positiva.
Wendell : 5 - Este ano tem estado bem melhor e por isso dou uma nota positiva (ali bem no meio)
Zaidu: 3 - Continuo a achar que é muito fraquinho.

Pepe : 7 - Infelizmente o tempo passa por todos e a idade começa-se a notar.
Fabio Cardoso : 5 - É um jogador que para 3 ou 4 central serve perfeitamente. Cumpre...
David Carmo : 5.5 (8) - Tem tudo para ser um central ainda melhor. Acho que tem estado a bom nível, embora continue a falhar em lances inexplicáveis.
Marcano : 4 - Como central acho fraquinho e com a idade e lesões acho que nem sequer joga mais.

Alan Varela : 7 (9) - Apesar de tudo tem sido regular. Acho que renderia muito mais a jogar sozinho. Infelizmente com o SC não me parece que isso venha a acontecer.
Eustaquio : 5.5 - Jogador regular e com atitude. Num Porto forte seria um bom suplente. Não me parece que tenha o necessário para ser titular absoluto.
Nico : 5 (8) - Infelizmente nao consegui mostrar o que pode dar ainda. Também convém jogar onde mais pode render. Ainda acredito que isso possa acontecer, mas nesta fase olha para o treinador sempre que erra e isso costuma não ser bom sinal.
Grujic : 4 - Como quase não joga não pode ter nota positiva, mas a verdade é que podia ser bem mais util à equipa.
Romario Baro : 4 (6.5) - Continuo a achar que, apesar do pouco que tem mostrado, tem qualidade para ser um jogador valioso para o clube.
Franco: 4 - Acho que tem qualidade, mas não para jogar num grande
Ivan Jaime : 6 (8) - Não posso dar mais do que 6 porque pouco jogou aqui, mas o pouco que mostrou faz-me pensar que se o SC não inventar (o que costuma acontecer bastante) tem tudo para ser titular nesta equipa e ser uma estrela num futuro próximo.

Pepê : 5.5 - não consigo dar mais do que 5. Continuo a achar que, na maior parte do tempo, é um jogador inconsequente.
Chico Conceiçao : 5 (8) - Tem tudo para ser craque e tem-se mostrado em bom plano. Para já nota 5...
G. Borges : 4 (7) - Precisa de jogar muito para poder crescer. Nesta fase ainda não tem pedal, mas acredito que tenha um futuro bem risonho.
Galeno : 5.5 - Quando se lembra parte tudo. No resto do tempo é um jogador banal. Para ser titular do Porto devia ser preciso muito mais.
Veron: 3 - Sinceramente nem sequer consigo avaliar bem. Parece bom tecnicamente mas não há muito por onde avaliar.

Taremi : 7 - É um jogador muito inteligente e trabalhador. Os seus números mostram isso! Infelizmente devia ter sido vendido e a sua cabeça já nao está aqui.
Evanilson : 7 (9) - O nosso melhor avançado. As lesões fizeram-no perder praticamente uma época inteira mas acredito muito neste jogador.
Toni Martinez : 4 - Não tem qualidade para este nível. Um suplente que pode dar jeito, desde que nao seja a jogar descaído para as linhas como o SC gosta de fazer.
Fran Navarro: 4 - Ainda não mostrou nada que justificasse a contratação.
Danny Namaso: 5 (7/8) - Tem tudo para ser um avançado de grande qualidade. Podia e devia jogar muito mais nesta equipa, mas temos o SC a treinar por isso...
 
  • Like
Reações: Hischier

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,365
38,846
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
Eu reconheço alguns méritos ao SC e gostava que ele evoluísse em determinados aspectos que o impede de ser melhor treinador porque se o fizesse até gostava que ele ficasse mais tempo aqui.

Dito isto ainda ontem no final do jogo veio outra vez que a questão das "vacas magras". Eu gostava de saber a opinião dele porque razão por exemplo o Braga que tem um orçamento inferior consegue ter um plantel mais equilibrado e jogador melhor futebol, assim como é que ele justifica que equipas como o Arouca ou Estoril com orçamentos muito inferiores conseguiram empatar e ganhar no Dragão.

Isto do orçamento não cola e ele certamente sabe disso e só serve para atirar areia para os olhos dos adeptos.

Agora que me digam que o Porto tem um orçamento estupidamente caro para a qualidade do plantel, aí sim já estou de acordo.Mas se o tem, SC não está isento de culpas,muito pelo contrário porque ele foi um dos responsáveis pela construção deste plantel.

Portanto espero que abandone esse argumento porque isso é fazer dos adeptos seres não pensantes.
Essas declarações fazem sentido num contexto de Champions, que foi o que aconteceu. Aí o mérito é reconhecido, logo, a crítica tem que ser reconhecida na mesma proporção quando as vitelinhas magras nos tiram pontos no Campeonato.

O fosso entre um Arouca e um Estoril em relação ao FC Porto é maior do que o fosso entre o FC Porto e o Barcelona e o Bayern.
 

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
8,988
9,335
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Isto dos exercícios sobre os jogadores é engraçado. Proponho outro exercício, qual o valor de mercado do 11 do último classificado que veio ganhar ao Dragão?

Pista: Valem um Carmo.

Conclusão, o nosso problema é claramente a qualidade individual dos jogadores e menos de 10/10 para o SC em todos os jogos é blasfémia.
 
  • Like
Reações: TennantWho

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
63,943
106,706
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Na época do AVB não ganhámos nem em Guimarães nem em Alvalade.
em Guimarães até foi a primeira perda de pontos.

Em Alvalade tá calado, foi uma arbitragem patética, marcaram-nos um golo de um gajo vindo de metros de fora de jogo, o Valdez penso.
Depois foi expulso o Maicon por uma falta similar à do Carmo ontem, ainda muito longe da baliza, uns metros mais à frente.
 
  • Like
Reações: Draconem

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,365
38,846
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
em Guimarães até foi a primeira perda de pontos.

Em Alvalade tá calado, foi uma arbitragem patética, marcaram-nos um golo de um gajo vindo de metros de fora de jogo, o Valdez penso.
Depois foi expulso o Maicon por uma falta similar à do Carmo ontem, ainda muito longe da baliza, uns metros mais à frente.
E foram resultados que ironicamente só nos fortaleceram. Era como um empate do Mourinho nos Barreiros ou uma derrota de Jesualdo em Alvalade. Não eram "perdas de pontos", eram tropeções que deixavam claro que nos podíamos levantar sem comprometer a chegada à meta.

Neste momento, e tendo já deixado 5 pontos no fundo da tabela no Dragão, cada perda de pontos deixa a meta mais distante... Bom que haja consciência que arriscamos um atraso de dois dígitos para o Sporting antes do natal. O Sporting. Antes do natal.
 

canadian dragao

Tribuna Presidencial
12 Fevereiro 2007
13,922
6,235
Toronto
Diogo Costa

Joao mario
Pepe
David carmo
?

Varela
Estaquio
Vasco
?

?
Evanilson

Ja que quer encontrar um otavio em qualquer esquina entao joga la o unico que te pode trazer coisas de otavio.o resto que ponha quem quizer
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,526
5,705
Vou assim, sem refletir muito sobre o assunto

Diogo Costa: 8 (10)
Claudio Ramos: 4 (mas na função dele é pra aí um 7, belo redes para suplente)
Samuel Portugal: 0, nunca vi jogar

Joao Mario: 6 (8)
Jorge Sanchez: 4
Wendell : 5.5
Zaidu: 3

Pepe : 7.5(perde meio ponto por causa das lesões)
Fabio Cardoso : 4
David Carmo : 5 (7 porque duvido que alguma vez chegue ao nível do Pepe atual)
Marcano : 5

Alan Varela : 6 (9)
Eustaquio : 5.5 (melhor que o Nico hoje, menos potencial)
Nico : 5 (7)
Grujic : 4 (mas podia ser mais se jogasse)
Romario Baro : 3
Franco: 4
Ivan Jaime : 6 (8)

Pepê : 6 (por este ano andava pra aí no 3)
Chico Conceiçao : 4 (7, mas pode chegar mais alto)
G. Borges : 3 (6 porque tem valências físicas e técnicas muito boas)
Galeno : 6
Veron: 3 (?)

Taremi : 6 (mesmo texto do Pepê)
Evanilson : 7 (9)
Toni Martinez : 4
Fran Navarro: 4
Danny Namaso: 4 (?)

Treinador: 8 mas este ano tem sido um 4, não tem ajudado muito a equipa
O plantel é +/-, nada de muito especial, e com malta jovem a assumir responsabilidades altas
Acho que a posição que mais me preocupava(laterais) tem surpreendido e a que temos mais nível, no papel, que é nas alas tem sido um autêntico circo
O trabalho global de SC no FCP em 7 épocas não é de 8 em 10....nem pensar nisso.
Leva 7 por causa da boa consistência de resultados da CL porque do Domesticamente tem sido inferior ao exigível
 
Última edição:

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,324
11,644
Conciliando o desejável de profundidade e criatividade, do meio campo para a frente só vejo:

33 com:
Varela, Eustaquio e Ivan Jaime
Galeno, Pepê/Chico, Evanilson

42 com:
Varela e Eustaquio
Ivan Jaime e Galeno/Pepê nas alas
Taremi e Evanilson

Eventualmente neste 42 com Pepê ou Galeno mais na frente e entrando um Chico na equação.

Recuperar Ivan Jaime e Galeno fisicamente e o Taremi psicologicamente. Se isto acontecer, vamos subir muito de rendimento.