Eu não sou adepto da selecção portuguesa de futebol mas aqueles que são eu acho que deveriam meter as mãos na cabeça a partir do momento em que a FPF contratou FS para treinador. É um individuo espectacular, que está no futebol como todos deveriam estar e que respeita todas as instituições por igual mas ao mesmo tempo é um treinador muito fraquinho.
O jogo de ontem mostrou por exemplo o que vai ser Portugal com FS. Eu percebo a estratégia do FS. Ele é um treinador profundamente pragmático e resultadista e optou por colocar a equipa a jogar em função das características individuais dos jogadores atacantes.
O problema é que para jogar assim precisava de ter uma selecção defensivamente com muito mais qualidade. Ontem a Servia, que tem muito bons jogadores mas um colectivo muito aquém das suas potencialidades, criou muito perigo nas varias vezes que conseguiu subir lá acima.
Este futebol precisa também que as individualidades do ataque estejam inspiradas para dar tudo certo. Ontem de uma maneira geral até não tiveram e o jogo foi muito sofrível. A equipa não queria ter bola porque queria esperar pela Servia para desferir transições rápidas nos momentos certos mas raramente conseguiu isso.
Mas o pior de tudo ainda é a convocatória e escolha do 11 titular de FS. Quando deveria ter criado uma ruptura e ter começado a chamar jogadores jovens eis que ele actua com uma selecção das mais velhas desta qualificação para o europeu. Não se admite covocar e jogar a titular com jogadores como Bosingwa, Carvalho, Eliseu, Tiago ou Danny. Depois ainda convoca jogadores como Hugo Almeida, Eder ou Bruno Alves.
Mas depois entre jogadores mais jovens alguém acredita que Cedrid, Marafona, Ventura, Vierinha, Tiago Pinto, André Almeida, Danilo, Pizzi, Rui fonte, Cavaleiro, Ukra ou Lucas João vão ser jogadores para se ter em conta no futuro?
Isto quando pode ir pescar jovens como Bernardo Silva (este foi convocado), Rafa, Marcos Lopes, Bruno Fernandes, Gonçalo Guedes, Gonçalo Paciência, Rúben Neves, Bruma ou Tobias Figueiredo.
Não percebo como não se aproveita uma geração de ouro como esta.