Seleção A

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
2,122
2,290
Não ligo muito à seleção, gosto de ver mas não perco o sono. Irrita-me o facto de sermos um bando de compadrios e amizades, e em que o principal é o estatuto e não o que cada um pode acrescentar.

Posto isto, este é, para mim, o melhor 11 que Portugal pode apresentar no Mundial:

Olhar para isto e imaginar um título mundial é, na minha opinião, um devaneio e dos grandes.

Há claramente falta de qualidade em 2 de 3 setores. Apenas o meio-campo é, efetivamente, de classe mundial.
Como é a casa das máquinas, a grande esperança podia estar aí, não fosse termos um inapto a selecionador, claramente incapaz de montar uma equipa digna desse nome.

Na lateral direita, o Cancelo apesar de ser incrivelmente talentoso a atacar, é uma passadeira a defender.
Não há um único central que seja capaz de fazer uma dupla com o Rúben Dias. É praticamente fechar os olhos e escolher um, e seja o que Deus quiser
No ataque, é tudo malta de qualidade mediana a nível mundial. Não há um match-winner.
Há bons valores com capacidade de mexer com o jogo a partir do banco, como o Francisco Conceição ou o Leão, um CR7 lá para dentro no desespero de se tentar marcar, mas de resto...
E isto tudo fruto de escolhas atrás de escolhas, durante anos e anos, de malta que nada acrescenta. Nunca nada foi feito de modo a ser formado um grupo que jogue efetivamente como uma equipa, em que os bons valores emergentes do nosso futebol fossem integrados aos poucos, na preparação para as grandes competições.
E é, muito à custo disto, que tão cedo nunca ganharemos nada, e também por isso que cada vez mais gente não passa puto à seleção.

Para finalizar este meu exercício, convocaria os restantes jogadores:

- GR: Rui Silva e José Sá
- Laterais: Martim e Alberto
- Centrais: Tomás Araújo e António Silva
- Médios: Palhinha, Mateus Fernandes, Matheus Nunes, Pote
- Avançados: CR7, Leão, Conceição, Mora, Ricardo Horta

Teria em conta o Quenda, dependendo de como se apresentar neste final de época.

Bem sei que isto é claramente utópico. A começar pelos nossos dois laterais e pelo Mora.
Tiraste-me as palavras da boca. A única coisa que acrescentaria é que nas alas não estando "mal" estamos a anos luz daquilo que foi durante anos o padrão da seleção nacional (Figos, Futres, Chalanas, CR7s, etc). A esse respeito considero que o único jogador que enche as medidas é um Leão em dia sim. E dado que o Leão é super irregular vamos ter que levar com o Neto e Trincão, nenhum dos quais é super top por muita propaganda que façam.

Pedro Andrade

Bancada central
2 Junho 2017
1,838
2,339
Ainda bem que nao fiquei acordado só para dar hate watch que ia perder o sono e ainda conseguiram empatar
Jogar com Felix e Ramos é mesmo gozar com os portugueses

vampire

Tribuna Presidencial
8 Abril 2012
6,913
2,178
Conquistas
4
42
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Hulk
  • Jorge Costa
Penso que os 26 convocados andara a volta disto:
- Diogo Costa
- Jose Sa
- Rui Silva

- Joao Cancelo
- Matheus Nunes
- Ruben Dias
- Goncalo Inacio
- Antonio Silva
- Renato Veiga
- Nuno Mendes
- Diogo Dalot

- Vitinha
- Joao Neves
- Bruno Fernandes
- Bernardo Silva
- Ruben Neves
- Joao Palhinha
- Pedro Goncalves

- Francisco Conceicao
- Francisco Trincao
- Cristiano Ronaldo
- Goncalo Ramos
- Joao Felix
- Rafael Leao
- Rodrigo Mora
- Pedro Neto
Sim, mais coisa menos coisa será isso. Ainda tenho muitas dúvidas se o mora e o palhinha vão.
Pode sempre haver algum que outsider que sobressaia na reta final das competições.
De qualquer modo com este selecionador as chances de passar dos oitavos é muito residual.

• Like
Reações: panenka

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
15,496
9,440
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Tiraste-me as palavras da boca. A única coisa que acrescentaria é que nas alas não estando "mal" estamos a anos luz daquilo que foi durante anos o padrão da seleção nacional (Figos, Futres, Chalanas, CR7s, etc). A esse respeito considero que o único jogador que enche as medidas é um Leão em dia sim. E dado que o Leão é super irregular vamos ter que levar com o Neto e Trincão, nenhum dos quais é super top por muita propaganda que façam.
O que te falta em extremos, podes compensar no meio-campo. Um Bruno Fernandes em grande momento consegue sempre fazer a diferença, ele tem um grande remate, sabe tabelar e cria desequilíbrios. O Leão num dia sim tem capacidade para partir tudo também. O seleccionador quase certamente vai optar por Lord Bernardo, um jogador claramente em fase descendente nesta fase.
O maior problema para mim é falta de um 9 goleador na frente, por isso que o Chalupas acaba também por ser a opção principal. O Ramos não é propriamente um goleador e infelizmente o Diogo Jota já não está entre nós.

Última edição:

jorgebest

Tribuna Presidencial
2 Junho 2020
7,501
8,593
Portugal tem uma das melhores equipas deste mundial e um meio-campo de luxo, que provavelmente só se compara mesmo à selecção espanhola, mais que suficiente para ser um dos favoritos e chegar à final. O problema é que esta selecção não é uma equipa, mas um conjunto de individualidades com um seleccionador tacticamente limitado e também tecnicamente deixa muito a desejar. Convocatórias fechadas e com pouco critério, em que parece que os jogadores são convocados mais pelo nome, estatuto e passado. Parece que a selecção voltou à era Paulol Bento.
Alguém acha normal que Martim Fernandes não seja chamado e em vez disso Toino Silva, que já perdeu a sua titularidade no Toupeirense, ainda continua a ser chamado? Para não ter que recordar que a última vez que Toino foi titular foi no jogo frente à Geórgia no Euro 2024 e foi o desastre que foi.
Tiras o Vitinha e o Nuno Mendes e ficas com uma seleção mediana, ao nível duma Dinamarca ou Bélgica.. Falam mal do Brasil mas quem nos dera ter um Vinícius ou até um Raphinha nas alas, não temos quem estique o jogo ou crie desiquilibrios no 1x1. Jota faz muita falta a esta seleção porque tinha caracteristícas pouco habituais no jogador Português. Vivemos da inspiração dum CR7 de 40 anos e das arrancadas dum Pedro Neto. É isto que vai ser Campeão do Mundo?..

• Like
Reações: castrius

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
25,295
34,776
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
- Diogo Costa
- Jose Sa
- Rui Silva

- Joao Cancelo
- Matheus Nunes
- Ruben Dias
- Goncalo Inacio
- Antonio Silva
- Renato Veiga
- Nuno Mendes
- Diogo Dalot

- Vitinha
- Joao Neves
- Bruno Fernandes
- Bernardo Silva
- Ruben Neves
- Joao Palhinha
- Pedro Goncalves

- Francisco Conceicao
- Francisco Trincao
- Cristiano Ronaldo
- Goncalo Ramos
- Joao Felix
- Rafael Leao
- Rodrigo Mora
- Pedro Neto
O Ruca está sempre a falar do Nelson Semedo. Estará na convocatória, 100% certo.

• Like
Reações: panenka

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
25,295
34,776
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
O mais provável é convocar os dois, o Toino tem sido sempre convocado independentemente do seu estado de forma e tempo de jogo. É o critério "rigoroso" do seleccionador.
Não acho.
Só vai convocar 1 e será o 4o central.
Dias, Veiga e Inácio são os 3 primeiros.
Por mim mais valia chamar o puto dos sub21 que joga em Itália ou até mesmo contar com o Palhinha para central...

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
25,295
34,776
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Convocar o Nelson Semedo e deixar o MArtim fora da convocatória que faz as 2 laterais é incompreensível.
«É a última oportunidade para experimentar, é a última convocatória antes do Mundial. Temos dois jogos interessantes, adversários diferentes, adversários da Concacaf. Vamos trabalhar muito, a mudança de horários, a altitude, que um aspeto importante a trabalhar. Temos jogadores que não estão aptos, o Rúben Dias, Ronaldo, Nelson Semedo, mas é um estágio para gestão física e oportunidade. Temos jogadores que nos que podem trazer qualquer coisa diferente. Temos a oportunidade para criar a melhor equipa para o Mundial».

Quando coloca o Semedo ao mesmo nível do Dias, Ronaldo e Bernardo, acho que é evidente que irá convoca-lo...

• Like
Reações: Pedro Teixeira

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
24,568
33,690
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
«É a última oportunidade para experimentar, é a última convocatória antes do Mundial. Temos dois jogos interessantes, adversários diferentes, adversários da Concacaf. Vamos trabalhar muito, a mudança de horários, a altitude, que um aspeto importante a trabalhar. Temos jogadores que não estão aptos, o Rúben Dias, Ronaldo, Nelson Semedo, mas é um estágio para gestão física e oportunidade. Temos jogadores que nos que podem trazer qualquer coisa diferente. Temos a oportunidade para criar a melhor equipa para o Mundial».

Quando coloca o Semedo ao mesmo nível do Dias, Ronaldo e Bernardo, acho que é evidente que irá convoca-lo...
Same old habits.

A dificuldade em colocar o mérito e o rendimento À frente do estatuto já vem do tempo da Belgica.

É um yes man, um gestor de egos. O problema é quando os egos entram em declínio e há uma geração a despontar que necessita de aposta.

8 Fevereiro 2023
20,625
25,933
- Diogo Costa
- Jose Sa
- Rui Silva

- Joao Cancelo
- Matheus Nunes
- Ruben Dias
- Goncalo Inacio
- Antonio Silva
- Renato Veiga
- Nuno Mendes
- Diogo Dalot

- Vitinha
- Joao Neves
- Bruno Fernandes
- Bernardo Silva
- Ruben Neves
- Joao Palhinha
- Pedro Goncalves

- Francisco Conceicao
- Francisco Trincao
- Cristiano Ronaldo
- Goncalo Ramos
- Joao Felix
- Rafael Leao
- Rodrigo Mora
- Pedro Neto
O Mora não me acredito.

• Like
Reações: Moreira

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
15,496
9,440
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Tiras o Vitinha e o Nuno Mendes e ficas com uma seleção mediana, ao nível duma Dinamarca ou Bélgica.. Falam mal do Brasil mas quem nos dera ter um Vinícius ou até um Raphinha nas alas, não temos quem estique o jogo ou crie desiquilibrios no 1x1. Jota faz muita falta a esta seleção porque tinha caracteristícas pouco habituais no jogador Português. Vivemos da inspiração dum CR7 de 40 anos e das arrancadas dum Pedro Neto. É isto que vai ser Campeão do Mundo?..
Que exagero. João Neves é um dos melhores médios defensivos do mundo, Bruno Fernandes continua a ser decisivo e de longe o melhor assistente da PL. Rúben Dias continua a ser um grande central e de longe o melhor defesa do City, Cancelo apesar de ser um buraco a defender, continua sempre impressionante a atacar. Matheus Nunes em grande forma no City. Rafael Leão em dia sim consegue partir tudo. Rúben Neves apesar de estar nas Arábias, ainda demonstra um bom nível de jogo. Tomara a Dinamarca e Bélgica ter os jogadores que Portugal tem.
O Brasil só tem alas, o resto é um vazio colectivo e o futebol não se faz apenas de alas... pronto, o Brasil tem dois centrais de grande nível como o Gabriel do Arsenal e o Marquinhos.

Última edição: