#Andebol Seleção Nacional

afpdias

Tribuna
22 Outubro 2015
3,251
1,148
Pombal disse:
O André Gomes só hoje faz 21 anos.

Quem acompanha a modalidade, e os anos em que ele já joga ao mais alto nivel, parece que ja tinha 25.
E muito completo quer a defender quer a atacar.
 

Draco Atlantis

Bancada lateral
2 Agosto 2015
771
8
Grande Mundial, muito acima das expectativas.
Após os anos em andávamos no Grupo C, junto com alguns países, como por exemplo a França, altura em que os “Países de Leste” não davam hipóteses a ninguém e os únicos que aspiravam a contrariar este domínio eram os escandinavos.
A federação nacional da altura começou um programa de base logo a partir do desporto escolar.
Mais ou menos ao mesmo tempo, “aterra” em Portugal Aleksander Donner.
Paralelamente, ocorrem duas (r)evoluções.
Nos seniores, primeiro e no ABC, Aleksander Donner provoca uma (r)evolução no campeonato nacional de seniores.
A evolução da formação ao nível das selecções nacionais continua, paralelamente, a sua (r)evolução.
Estas linhas paralelas cruzaram-se e geraram a “Página de Ouro” do andebol nacional.
Campeões Europeus Jovens em 1994, ABC a “alguns pormenores” de ganhar a Liga dos Campeões nesse mesmo ano, etc.
Afinal, era uma “bolha” que terminou com a organização do Campeonato do Mundo Sénior no nosso País em 2003.
Muito bom trabalho a partir de certo ponto, as estruturas de base provaram ser fracas.
Lógico que a “bolha” não rebentou de um dia para outro e ainda beneficiamos desse trabalho por mais uns anos até se extinguir.
Grandes resultados nas selecções jovens, jogadores que evoluíram muito, mas pouquíssimos atingiram patamares internacionais ao nível de clubes.
Eis que surge o Campeonato Europeu de sub-20 de 2010.
Nova Geração de Ouro (Gilberto Duarte, João Ferraz e Rui Silva – apenas com 17 anos – à cabeça, mas ainda composta com Pedro Portela, António Areia, Hugo Rosário, Ricardo Pesqueira , nosso à altura, agora “o grande bronco que é”, Pedro Seabra Marques e Belone Moreira.
Resultado: Vice-campeões da Europa frente a uma Dinamarca com uma grande geração também (entre eles o Homem-Golo Magnus Bramming).
Ganharam o direito ao Campeonato do Mundo sub-21, onde tiveram uma prestação bem abaixo do que se esperava após a prestação no Europeu.
Muito longe da nossa Medalha de Bronze de 1995.
Só agora estivemos perto de ultrapassar este feito, temos ainda a hipótese de o igualar hoje ao início da tarde.
Quanto à geração de 1990, quase todos evoluíram muito bem, são regulares da actual selecção nacional sénior, alguns titulares indiscutíveis, alguns a jogar no estrangeiro, também em gigantes europeus, quase todos a jogar a alto nível europeu ao nível de clubes.
Esta geração parece não ter um número tão elevado do mesmo potencial, mas os que têm podem até vir a superar os de 1990, desde que a evolução seguinte seja a mais correcta.
Quanto ao jogo, perdemos um pouco por isso mesmo.
A Croácia tem um número maior de valores individuais de top.
Os nossos melhores jogadores acabaram o jogo arrasados após este longo trajecto do Mundial após uma longa e competitiva época.
Hoje, por exemplo, Luís Frade jogou os 60 minutos todos, Jenilson Monteiro 58:40, Leonel Fernandes 57:43, Diogo Silva 54:38, André Gomes, a ser defendido muitas vezes por 3 no ataque, a defender os “panzers”, durante 47:28.
O GR Diogo Valério jogou 57:10, mas a posição é específica.
Só para se ter a noção da pouca profundidade do banco, a Croácia só teve 2 jogadores a jogar mais de 50 minutos (o GR Ivan Ereš e o PD Fran Mileta, só não jogaram 2 jogadores, dos nosso 4 não tiram o “fato de treino”).
O terceiro mais utilizado no jogo e MVP do jogo (Ivan Martinovi?), só jogou 46:34, o quarto só jogou 38:03.
Nossos melhores jogadores hoje:
1) Diogo Silva, 9 golos em 11 remates (um dos falhados foi nos minutos finais, em fase de desespero para rematar depressa para evitar a derrota).
Muitas assistências a libertar Jenilson Monteiro, situações 1x0, em que o PD não mereceu, muitas vezes, a qualidade da assistência.
5 golos dos nossos 9 na primeira parte.
Foi quem impediu que o jogo ficasse logo decidido na primeira parte e deu alguma esperança para a segunda parte (resultado ao intervalo 9-12).
Menos decisivo na segunda parte, ainda marcou mais 4 golos.
Claramente o nosso MVP.
Este desempenho tão bom nas selecções jovens parece ainda não ter paralelo ao nível das competições nacionais.
Daí, se calhar, este empréstimo para o RK Celje.
Se souber evoluir, temos um bombardeiro LE para uns bons anos até que um tubarão o “saque”.
2) Leonel Fernandes.
Primeira parte, um remate, não marcou.
Aos 39 minutos, com 15-17, decide “abrir o livro”.
Marca 3 golos seguidos, o resultado “vira” para 18-17, com um timeout croata pelo meio.
Mais 3 golos até ao final, não permite mais nenhuma defesa ao grande GR Ivan Ereš, tanto que o treinador croata acabou por o substituir perto do fim.
Total: 6 golos em sete remates, todos diferentes (os dos golos), com um “muito mauzinho” com uma “rosca” pelo meio das pernas do GR.
Trouxe a selecção para a discussão do jogo uma vez, impediu por mais uma vez que o jogo terminasse logo ali.
A jogar assim (surpreendeu-me pela positiva, teve grande evolução com o Magnus, mas nunca o vi a jogar a este nível tão top), Branquinho, põe-te atento.
3) Diogo Valério
Nem de perto, nem de longe, tão decisivo como no jogo contra a campeã europeia Eslovénia.
A defesa também não ajudou, sobretudo a jogar 3-3, pois foi muito permeável ao jogo individual dos croatas.
Mesmo assim, meia dúzia de grandes defesas.
4) Luís Frade, ao seu nível habitual, grande, enorme pivô (de péssimas escolhas profissionais, mas…).
Não foi melhor porque faltou um substituto, para descansar e porque foi fácil para a defesa croata fixar-se em o defender fosse a que custo fosse.
5) André Gomes, muito igual ao que já disse sobre o Luís Frade, menor desempenho pela posição que ocupa e pelo peso menor que tem.
Massacrado pela defesa, inclusivamente no ar, tanto que ocasionou um vermelho para um croata, que, afinal foi convertido em azul, mas que era vermelho, era.
Na defesa, no nosso lado esquerdo, era o único para se opor aos “panzers” (Leonel tinha a missão de defender um PD de eleição - Fran Mileta -, faltou-lhe ali um Miguel Martins e, no centro, um Aléxis a ajudar o Frade).
Desilusão:
Jenilson Monteiro:
2 golos em 5 situações 1x0.
Grandes assistências do Diogo Silva, a maior parte delas desperdiçadas por teimar em querer fazer “bonitos”.
Marcou das 2 vezes em que rematou de uma forma simples.
Grandes desilusões:
Gonçalo Vieira:
Grande potencial.
Enorme época pelo Águas Santas, jogo gigantesco contra nós na final da Taça de Portugal.
Péssima escolha para mudança de clube esta época (ainda podia ser pior, mas…).
Jogo muito fraco em que só atacou.
Como se já não bastasse, entrou em jogo fora da zona permitida, no final do jogo.
Já poucas esperanças havia, mas com a exclusão provocada por este erro, acabou com todas.
Rúben Ribeiro:
Nunca foi muito forte fisicamente, mas só jogou à defesa (por troca com Gonçalo Vieira).
Demasiado permeável como primeiro defesa na táctica da defesa avançada.
Se não “disparar” em mais este empréstimo ao Avanca, está na hora de “cortar os laços”.
Quanto aos restantes, pouco há a falar, pois pouco jogaram e o que jogaram foi completamente irrelevante.
 

afpdias

Tribuna
22 Outubro 2015
3,251
1,148
Draco Atlantis disse:
Grande Mundial, muito acima das expectativas.
Após os anos em andávamos no Grupo C, junto com alguns países, como por exemplo a França, altura em que os “Países de Leste” não davam hipóteses a ninguém e os únicos que aspiravam a contrariar este domínio eram os escandinavos.
A federação nacional da altura começou um programa de base logo a partir do desporto escolar.
Mais ou menos ao mesmo tempo, “aterra” em Portugal Aleksander Donner.
Paralelamente, ocorrem duas (r)evoluções.
Nos seniores, primeiro e no ABC, Aleksander Donner provoca uma (r)evolução no campeonato nacional de seniores.
A evolução da formação ao nível das selecções nacionais continua, paralelamente, a sua (r)evolução.
Estas linhas paralelas cruzaram-se e geraram a “Página de Ouro” do andebol nacional.
Campeões Europeus Jovens em 1994, ABC a “alguns pormenores” de ganhar a Liga dos Campeões nesse mesmo ano, etc.
Afinal, era uma “bolha” que terminou com a organização do Campeonato do Mundo Sénior no nosso País em 2003.
Muito bom trabalho a partir de certo ponto, as estruturas de base provaram ser fracas.
Lógico que a “bolha” não rebentou de um dia para outro e ainda beneficiamos desse trabalho por mais uns anos até se extinguir.
Grandes resultados nas selecções jovens, jogadores que evoluíram muito, mas pouquíssimos atingiram patamares internacionais ao nível de clubes.
Eis que surge o Campeonato Europeu de sub-20 de 2010.
Nova Geração de Ouro (Gilberto Duarte, João Ferraz e Rui Silva – apenas com 17 anos – à cabeça, mas ainda composta com Pedro Portela, António Areia, Hugo Rosário, Ricardo Pesqueira , nosso à altura, agora “o grande bronco que é”, Pedro Seabra Marques e Belone Moreira.
Resultado: Vice-campeões da Europa frente a uma Dinamarca com uma grande geração também (entre eles o Homem-Golo Magnus Bramming).
Ganharam o direito ao Campeonato do Mundo sub-21, onde tiveram uma prestação bem abaixo do que se esperava após a prestação no Europeu.
Muito longe da nossa Medalha de Bronze de 1995.
Só agora estivemos perto de ultrapassar este feito, temos ainda a hipótese de o igualar hoje ao início da tarde.
Quanto à geração de 1990, quase todos evoluíram muito bem, são regulares da actual selecção nacional sénior, alguns titulares indiscutíveis, alguns a jogar no estrangeiro, também em gigantes europeus, quase todos a jogar a alto nível europeu ao nível de clubes.
Esta geração parece não ter um número tão elevado do mesmo potencial, mas os que têm podem até vir a superar os de 1990, desde que a evolução seguinte seja a mais correcta.
Quanto ao jogo, perdemos um pouco por isso mesmo.
A Croácia tem um número maior de valores individuais de top.
Os nossos melhores jogadores acabaram o jogo arrasados após este longo trajecto do Mundial após uma longa e competitiva época.
Hoje, por exemplo, Luís Frade jogou os 60 minutos todos, Jenilson Monteiro 58:40, Leonel Fernandes 57:43, Diogo Silva 54:38, André Gomes, a ser defendido muitas vezes por 3 no ataque, a defender os “panzers”, durante 47:28.
O GR Diogo Valério jogou 57:10, mas a posição é específica.
Só para se ter a noção da pouca profundidade do banco, a Croácia só teve 2 jogadores a jogar mais de 50 minutos (o GR Ivan Ereš e o PD Fran Mileta, só não jogaram 2 jogadores, dos nosso 4 não tiram o “fato de treino”).
O terceiro mais utilizado no jogo e MVP do jogo (Ivan Martinovi?), só jogou 46:34, o quarto só jogou 38:03.
Nossos melhores jogadores hoje:
1) Diogo Silva, 9 golos em 11 remates (um dos falhados foi nos minutos finais, em fase de desespero para rematar depressa para evitar a derrota).
Muitas assistências a libertar Jenilson Monteiro, situações 1x0, em que o PD não mereceu, muitas vezes, a qualidade da assistência.
5 golos dos nossos 9 na primeira parte.
Foi quem impediu que o jogo ficasse logo decidido na primeira parte e deu alguma esperança para a segunda parte (resultado ao intervalo 9-12).
Menos decisivo na segunda parte, ainda marcou mais 4 golos.
Claramente o nosso MVP.
Este desempenho tão bom nas selecções jovens parece ainda não ter paralelo ao nível das competições nacionais.
Daí, se calhar, este empréstimo para o RK Celje.
Se souber evoluir, temos um bombardeiro LE para uns bons anos até que um tubarão o “saque”.
2) Leonel Fernandes.
Primeira parte, um remate, não marcou.
Aos 39 minutos, com 15-17, decide “abrir o livro”.
Marca 3 golos seguidos, o resultado “vira” para 18-17, com um timeout croata pelo meio.
Mais 3 golos até ao final, não permite mais nenhuma defesa ao grande GR Ivan Ereš, tanto que o treinador croata acabou por o substituir perto do fim.
Total: 6 golos em sete remates, todos diferentes (os dos golos), com um “muito mauzinho” com uma “rosca” pelo meio das pernas do GR.
Trouxe a selecção para a discussão do jogo uma vez, impediu por mais uma vez que o jogo terminasse logo ali.
A jogar assim (surpreendeu-me pela positiva, teve grande evolução com o Magnus, mas nunca o vi a jogar a este nível tão top), Branquinho, põe-te atento.
3) Diogo Valério
Nem de perto, nem de longe, tão decisivo como no jogo contra a campeã europeia Eslovénia.
A defesa também não ajudou, sobretudo a jogar 3-3, pois foi muito permeável ao jogo individual dos croatas.
Mesmo assim, meia dúzia de grandes defesas.
4) Luís Frade, ao seu nível habitual, grande, enorme pivô (de péssimas escolhas profissionais, mas…).
Não foi melhor porque faltou um substituto, para descansar e porque foi fácil para a defesa croata fixar-se em o defender fosse a que custo fosse.
5) André Gomes, muito igual ao que já disse sobre o Luís Frade, menor desempenho pela posição que ocupa e pelo peso menor que tem.
Massacrado pela defesa, inclusivamente no ar, tanto que ocasionou um vermelho para um croata, que, afinal foi convertido em azul, mas que era vermelho, era.
Na defesa, no nosso lado esquerdo, era o único para se opor aos “panzers” (Leonel tinha a missão de defender um PD de eleição - Fran Mileta -, faltou-lhe ali um Miguel Martins e, no centro, um Aléxis a ajudar o Frade).
Desilusão:
Jenilson Monteiro:
2 golos em 5 situações 1x0.
Grandes assistências do Diogo Silva, a maior parte delas desperdiçadas por teimar em querer fazer “bonitos”.
Marcou das 2 vezes em que rematou de uma forma simples.
Grandes desilusões:
Gonçalo Vieira:
Grande potencial.
Enorme época pelo Águas Santas, jogo gigantesco contra nós na final da Taça de Portugal.
Péssima escolha para mudança de clube esta época (ainda podia ser pior, mas…).
Jogo muito fraco em que só atacou.
Como se já não bastasse, entrou em jogo fora da zona permitida, no final do jogo.
Já poucas esperanças havia, mas com a exclusão provocada por este erro, acabou com todas.
Rúben Ribeiro:
Nunca foi muito forte fisicamente, mas só jogou à defesa (por troca com Gonçalo Vieira).
Demasiado permeável como primeiro defesa na táctica da defesa avançada.
Se não “disparar” em mais este empréstimo ao Avanca, está na hora de “cortar os laços”.
Quanto aos restantes, pouco há a falar, pois pouco jogaram e o que jogaram foi completamente irrelevante.
Bom resumo.
Vi o jogo quase todo e só acho q estás a pecar na análise do GR. Fartou-se de defender. Não me lembro de o ter visto jogar antes, mas se jogar assim no belenenses daqui a dias os vermelhos têm dois grandes GR.
Também me desiludiu o Gonçalo Vieira. Jogo muito pobre, muito pobre mesmo..

Edit: Já que falaste de tubarões, que levem o Frade rapidamente..
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
22,626
14,474
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Grande post do @Draco Atlantis , embora discorde de alguns pontos

Não entendi o cartão vermelho que passou a azul. O azul acho que so pode ser dado depois do vermelho, e nunca em separado.

Em relação à PE o Branquinho está atento.. ontem marcou 19 (não ha engano) golos.
 

afpdias

Tribuna
22 Outubro 2015
3,251
1,148
Levámos uma coça do Egipto.. 37-27.

Não há muito a dizer.. Não temos capacidade física para esta quantidade de jogos.. Os jogadores suplentes praticamente não jogam..

Mesmo assim é um grande resultado, dos melhores de sempre.
 

Draco Atlantis

Bancada lateral
2 Agosto 2015
771
8
afpdias disse:
Bom resumo.
Vi o jogo quase todo e só acho q estás a pecar na análise do GR. Fartou-se de defender. Não me lembro de o ter visto jogar antes, mas se jogar assim no belenenses daqui a dias os vermelhos têm dois grandes GR.
Também me desiludiu o Gonçalo Vieira. Jogo muito pobre, muito pobre mesmo..

Edit: Já que falaste de tubarões, que levem o Frade rapidamente..
Resposta inline, a itálico.

Bom resumo.

Obrigado.

Vi o jogo quase todo e só acho q estás a pecar na análise do GR. Fartou-se de defender. Não me lembro de o ter visto jogar antes, mas se jogar assim no belenenses daqui a dias os vermelhos têm dois grandes GR.

Diogo Valério fez 6, 7 grandes defesas.
Não encontrei as estatísticas da percentagem das defesas.
Foi muito menos decisivo do que foi contra a Eslovénia, onde foi estratosférico, com pelo menos 3 defesas ao nível de defesa do ano da Champions, ou de um Mundial sénior.
Na segunda parte, foi traído pela nossa defesa 3-3, que muitos vezes foi mais um passador do que outra coisa.
Nesta fase, que me recorde, fez uma, duas defesas de relevo, mais uma em antecipação, em que antecipa o remate dos 10m e só tem que segurar a bola quando esta chega à baliza.
Sim, infelizmente, o toupeirense tem dois enormes GR (já não bastava o Capdeville) e com enorme margem de progressão.
Diogo Valério mandou o Manuel Gaspar (já com alguma experiência na Champions) inapelavelmente para o banco.

Também me desiludiu o Gonçalo Vieira. Jogo muito pobre, muito pobre mesmo…

Sem qualquer margem de dúvida.
O pior de tudo é que um Gonçalo Vieira ao nível que jogou a época passada podia ter sido o “plus” para a vitória.

Edit: Já que falaste de tubarões, que levem o Frade rapidamente..

Assino já por baixo, o cheque não, mas a contratação desde já.
 

Draco Atlantis

Bancada lateral
2 Agosto 2015
771
8
Pombal disse:
Grande post do @Draco Atlantis , embora discorde de alguns pontos

Não entendi o cartão vermelho que passou a azul. O azul acho que so pode ser dado depois do vermelho, e nunca em separado.

Em relação à PE o Branquinho está atento.. ontem marcou 19 (não ha engano) golos.
Um elogio destes vindo de alguém que é uma referência incontornável deste portal, pelo menos no que respeita às modalidades, até me deixou meio atordoado.

Já com a baba limpa…

Penso também que sim, mas parece-me que os representantes na mesa por parte do IHF revogaram a decisão do árbitro.
Nem sei se têm “poder” para tal, mas foi o que me pareceu ter acontecido.
Agora, aquele braço no pescoço do André Gomes, ainda por cima em pleno salto para o remate…
Para mim, era claramente para vermelho.

Só após ter aqui lido foi pesquisar.
19 golos, mesmo contra uma equipa penso eu que dos campeonatos regionais alemães, é sempre obra, sobretudo para um ponta.
Agora, o Homem é adivinho, pois jogou antes e já sabia que o Leonel ia ter aquele desempenho.
E, sim, percebi a ironia quanto ao PE.
 

Draco Atlantis

Bancada lateral
2 Agosto 2015
771
8
França Campeã após vencer a Croácia por 28-23.
França com duas derrotas na fase de grupos, embora nos dois últimos jogos e que não impediram a passagem para os oitavos onde derrotaram a selecção da casa (Espanha) por 24-23.
As duas derrotas foram com a Suécia (23-27) e com o Egipto (32-37).
O Egipto, por outro lado, teve um percurso de 9 jogos, 8 vitórias e uma derrota (com a França, que os arredou da final).
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
22,626
14,474
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Draco Atlantis disse:
Um elogio destes vindo de alguém que é uma referência incontornável deste portal, pelo menos no que respeita às modalidades, até me deixou meio atordoado.

Já com a baba limpa…

Penso também que sim, mas parece-me que os representantes na mesa por parte do IHF revogaram a decisão do árbitro.
Nem sei se têm “poder” para tal, mas foi o que me pareceu ter acontecido.
Agora, aquele braço no pescoço do André Gomes, ainda por cima em pleno salto para o remate…
Para mim, era claramente para vermelho.

Só após ter aqui lido foi pesquisar.
19 golos, mesmo contra uma equipa penso eu que dos campeonatos regionais alemães, é sempre obra, sobretudo para um ponta.
Agora, o Homem é adivinho, pois jogou antes e já sabia que o Leonel ia ter aquele desempenho.
E, sim, percebi a ironia quanto ao PE.
Referências aqui não ha, so apaixonados pelo clube.

A minha participação aqui é para aprender com quem acrescenta algo, e o teu post acrescentou bastante.


Em relação à Selecção, destacar o que já era previsivel.. o Diogo Silva foi o melhor marcador da competição. Um caso de estudo, este rapaz.
 

jorgcastro

Bancada central
19 Agosto 2016
2,441
3,695
Só para complementar um pouco o excelente resumo do Draco Atlantis sobre o final da década de 90, tenho dúvidas se terá sido uma bolha que rebentou, se terá sido um espinho inicial do que haveria de ser a primeira metade do novo milénio. A geração de 95 é bem capaz de ter sido a melhor de sempre! Para mim, o segundo melhor jogador de andebol, nascido em Portugal ou as carreiras do Ricardo ou do Andorinho são bons exemplos disso! Numa altura em que a liga ASOBAL não era o que é hoje!

Sobre esta geração, confesso, fiquei surpreendido! Mas é muito pouco profunda e acabaria sempre por sofrer pela concentração de minutos! Tem dois foras-de-série (Frade e André) e outro potencial que joga como se fosse (Diogo)! Os pontas fizeram um bom torneio com um mau jogo cada um (Eslovénia, Leonel), servindo como atenuante aquela defesa tão profunda, que sobrecarregava muito o Leonel e prejudicava muito o(s) guarda-redes! Mas, quase 55 minutos por jogo em 5 jogadores de campo é, manifestamente, exagerado! Também não fiquei convencido com o Gonçalo!

Uma palavra para o Frade, de que falaram antes! É um fora-de-série mas fico sempre com a ideia que se movimenta menos do que devia pelo excesso de peso! Por cá, sofre com o Alexis e pouco mais, mas a nível internacional (e tem potencial para isso) tem de se libertar dos excessos!
 

esteiro

Bancada central
17 Março 2012
2,335
365
Os nossos redes, tirando o jogo com a Eslovénia em que o Valério fez um jogão, estiveram do meio para baixo em termos de eficácia comparado com outros no mundial. Acho que gaspar nunca vai ser GR de equipa grande, e valerio tenho muitas duvidas, parece bem longe do nível de capdevile. A nível de remates exterior tem um nível muito baixo.
O Gonçalo ainda è muito intermitente, fez jogos muito bons e jogos mauzinhos. Mas este jogador com regularidade vai ser jogador para ir lá para fora numa equipa boa daqui a 1 par de anos, depende do que fizer no sporting. No aguas a jogar a lateral nunca o favoreceu.
O andré fez um mundial bonzinho, mas esperava mais. O frade é uma maquina, é jogador para grandes equipas. Os pontas tiveram fraquinhos(atendendo ao nível dos  colegas), principalmente o leonel, que esteve péssimo tirando o jogo das meias que teve melhorzito, mas falha muitas bolas( acho que o porto precisa de reforço nesta posição e rodar o miúdo).
O Diogo fez um mundial soberbo,( melhor marcador, 1º nas assistências) mas ainda faz muitas FT, quando melhorar isso vai ser top.
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
22,626
14,474
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
O Diogo Silva marcou, em números redondos, tantos golos neste mundial como em metade da época desportiva.

Caso de estudo
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Os resultados das selecções jovens de andebol são surpreendentes para mim. É que nem se pode falar em acaso porque jã são tantos os bons resultados.

Um mistério para mim como é que a formação do Andebol consegue produzir estes resultados e outros desportos como o Basket parece que pioram de ano para ano (indepedentemente do resultado dos sub 20 este mês).
 

bernardoferreira

Tribuna Presidencial
27 Maio 2018
5,743
823
Celta7 disse:
Os resultados das selecções jovens de andebol são surpreendentes para mim. É que nem se pode falar em acaso porque jã são tantos os bons resultados.

Um mistério para mim como é que a formação do Andebol consegue produzir estes resultados e outros desportos como o Basket parece que pioram de ano para ano (indepedentemente do resultado dos sub 20 este mês).
Não podera ser por causa do andebol escolar? Joguei varios anos e não me lembro de existir basquete sequer. Sempre conheci muito mais gente que jogava andebol do que basquete.
 
P

portu

Guest
grqe6 disse:
Não podera ser por causa do andebol escolar? Joguei varios anos e não me lembro de existir basquete sequer. Sempre conheci muito mais gente que jogava andebol do que basquete.
Acho exatamente o mesmo.
Aliás, é do desporto escolar que vem a minha paixão pela modalidade.