Selecção AA

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,546
13,798
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Pedro Brandão disse:
Para acabar de vez com esta discussão. Melhor de todos os tempos para mim.... Maradona e seguido do discípulo Gianfranco Zola ;)
A questão aqui discutida no último dia após o Portugal-Lituânia não é quem é o melhor de todos os tempos mas sim melhores marcadores de todos os tempos a nível de seleções. O melhor de todos os tempos é uma falácia porque ao contrário do Atletismo e outras modalidades cronometradas não se pode "medir" o melhor - jogaram em épocas muito variadas e alguns têm idade para ser avôs ou bisavós de alguns do presente. Podia dizer quem me marcou mais mas para quê? Infelizmente para mim, a idade, a maioria não víu esse ou esses e não pode ver porque os vídeos/filmes da época são muito poucos e fracos.
Sobre a questão dos golos de Ronaldo ou Messi a nível de seleção os links que o @sirmister colocou aqui arrasam o outro com um knock out fulminante mas ele continua a insistir com um autismo profundo.
Se Messi tem virtualidades em muitos pormenores que o colocam acima de Ronaldo? Claro que sim. Como Ronaldo tem outros que o colocam num patamar superior a Messi. Nunca mais iremos ter uma década e meia de 2 portentos do futebol mundial como estes citados. São quase 15 anos (Messi um pouco menos porque é mais novo e em princípio vai durar mais uns anos que Cristiano) em que assistimos a episódios fabulosos dos dois. Aqui posso afirmar que não há memória na história do futebol que dois génios da bola tenham durado tanto tempo a brilhar todos os anos de forma intensa.
A história daqui a 20, 30 anos fará justiça aos dois não os separando em valor mas os aglutinando num esplendor tremendo.
Quanto a CR como sou português só espero que consiga os 110 golos ao nível de seleção, creio que ele próprio é o "troféu" que mais deseja na vida agora. Tudo o resto, exceto ser campeão mundo de seleções, já ganhou e sejamos sinceros (ou seja eu na minha opinião) está na curva descendente da carreira (o que é normal) e se o futebol fosse Andebol ou Basquetebol poderia andar no apogeu ainda mais 3,4,5 anos mas não é - entrar e sair e voltar a entrar não faz parte das regras do futebol - pelo menos para já.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,268
24,117
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
John Wick disse:
Não concordo muito com isso.

Portugal tem ali em 2004 os que restavam da geração de ouro, mais Ronaldo e mais os jogadores do FC Porto campeão europeu.

Em 2006, essa geração do FC Porto campeão europeu continua no topo das suas capacidades, Scolari até se deu ao luxo de deixar de fora o melhor jogador do campeonato português na altura, Ricardo Quaresma.

Em 2008, Portugal continua com uma belíssima selecção com a introdução de jogadores como João Moutinho, Raul Meireles, Bruno Alves, Bosingwa, Quaresma na flor da idade, um Nani no Manchester United a muito bom nível, um Deco no topo das suas capacidades, etc.

Em 2010, começamos a perder alguma qualidade ofensiva, Deco no Fluminense na recta final da carreira, Nani de fora por lesão, Moutinho preterido por Queiroz, aqui talvez seja onde começam os problemas de Portugal, que começa a ter problemas em determinadas posições e a ter uma lista de convocáveis mais curta.

É este período de 4 anos, até 2014, que acho mais crítico, Portugal chega ao Mundial do Brasil com uma selecção envelhecida e a precisar de renovação.

A partir de 2014, Portugal volta a ter uma geração de jogadores muito boa, com o leque de seleccionáveis a aumentar de forma exponencial em número e qualidade até aos dias de hoje. Actualmente, Portugal é indiscutivelmente uma selecção com muito mais qualidade e muito mais opções que a selecção da Argentina.
Com todo o respeito Bruno Alves, Raul Meireles e Bosingwa não jantam à mesma mesa que  Di Maria,Aguero, Higuain, Mascherano, jogadores que nessa altura estavam no seu auge.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
38,022
26,145
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
a lituânia jogou ontem assim porque a equipa toda apostou no "outro" da placard.

E lá levaram algum :)

Pode ser verdade como pode não ser.
 

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,836
5,056
Treinador de Bancada disse:
Com todo o respeito Bruno Alves, Raul Meireles e Bosingwa não jantam à mesma mesa que  Di Maria,Aguero, Higuain, Mascherano, jogadores que nessa altura estavam no seu auge.

O Auge do Raul Meireles foi ser o melhor jogador do ano no Liverpool e fundamental no Chelsea campeão europeu no ano a seguir (falhou a final por cartões se não me falha a memória).

O Auge do Meireles está ao nível do auge do Di Maria (senão acima), também lhe junto as temporadas que fez por nós e jogos pela selecção.

O Di Maria que sendo muito, muito talentoso, teve bons períodos e um ou dois jogos de maior qualidade no Real mas nunca foi nem perto da qualidade do Mascherano ou da longevidade que tem tido o Higuain num nível razoavelmente bom.

São posições diferentes, estilos de jogador diferentes, mas a Carreira do Raul até que foi muito muito boa.

Never Forget:

https://www.youtube.com/watch?v=YEPF3jqQ5-Y
 

Marulanda

Tribuna
28 Agosto 2019
2,565
2,022
Conquistas
1
  • Deco
Com todos os jogadores disponiveis Portugal nunca teve um leque de opçoes como agora. Nem sequer la perto.
A unica mancha é que agora ja nao ha centrais à farta (se bem que alem de Pepe ha varios centrais jovens que podem - ou nao - virem a ser bons)... mas de resto nao ha comparaçao possivel com o passado.
 

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
9,846
5,165
Conquistas
24
32
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk
John Wick disse:
Em 2010, começamos a perder alguma qualidade ofensiva, Deco no Fluminense na recta final da carreira, Nani de fora por lesão, Moutinho preterido por Queiroz, aqui talvez seja onde começam os problemas de Portugal, que começa a ter problemas em determinadas posições e a ter uma lista de convocáveis mais curta.
O Nani não foi dispensado por lesão. Ele é que andou à porrada com o Simão já em estágio na África do Sul e por isso foi mandado embora. Depois foi o Deco que ficou de fora com mais uma narrativa falaciosa de lesões para justificar problemas de disciplina no balneário. Esse mundial foi um nojo. A meu ver ainda mais nojento que o de 2014 embora tenhamos chegado mais longe.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Marulanda disse:
Com todos os jogadores disponiveis Portugal nunca teve um leque de opçoes como agora. Nem sequer la perto.
A unica mancha é que agora ja nao ha centrais à farta (se bem que alem de Pepe ha varios centrais jovens que podem - ou nao - virem a ser bons)... mas de resto nao ha comparaçao possivel com o passado.
Entendo o contexto em que dizes isso hoje temos mais opções que 23 apenas mas há um porém,por exemplo em 2006 nós tinhamos enormes jogadores em termos de 11 para mim era melhor,ter um Ricardo Carvalho,Luis Figo,Rui Costa,CR7 e um Decoindividualmente hoje não temos um quinteto desse nível embora tenhamos mais opões.
 

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,836
5,056
Não esquecer que desde o Baia que não temos um GR de elite na baliza.
o Ricardo apesar daquela vozinha "labreca", era um bom GR, o Rui Patricio transformou-se num bom gr - melhor que o Ricardo.
Nenhum dos dois está no patamar do Vitor ou dos dois monstros da geração anterior ao Vitor que foram o Damas e o Bento.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,268
24,117
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Di Charis disse:
Não esquecer que desde o Baia que não temos um GR de elite na baliza.
o Ricardo apesar daquela vozinha "labreca", era um bom GR, o Rui Patricio transformou-se num bom gr - melhor que o Ricardo.
Nenhum dos dois está no patamar do Vitor ou dos dois monstros da geração anterior ao Vitor que foram o Damas e o Bento.
Eu acho o RP bem melhor que o Bento. O Bento era só show off porque não tinha a altura necessária para ser guarda redes. Era um guarda redes com handicap. É  a mesma coisa que ver o Spud Webb afundar, abres a boca de espanto, mas depois vês que para o Shaq basta levantar os braços.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Di Charis disse:
Não esquecer que desde o Baia que não temos um GR de elite na baliza.
o Ricardo apesar daquela vozinha "labreca", era um bom GR, o Rui Patricio transformou-se num bom gr - melhor que o Ricardo.
Nenhum dos dois está no patamar do Vitor ou dos dois monstros da geração anterior ao Vitor que foram o Damas e o Bento.
O Rui Patrício pós 2016 eu o vejo como um GR de altíssimo nível,ele no Europeu defendeu muito e tem defendido bem em nossa seleção e nos Wolves tem brilhado,não sendo um Baía nem quis dizer isso mas é muito bom não nos podemos queixar.
 

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,836
5,056
Treinador de Bancada disse:
Eu acho o RP bem melhor que o Bento. O Bento era só show off porque não tinha a altura necessária para ser guarda redes. Era um guarda redes com handicap. É  a mesma coisa que ver o Spud Webb afundar, abres a boca de espanto, mas depois vês que para o Shaq basta levantar os braços.
Eu acho que o Damas era o melhor dos dois.

Acho também que o Bento - mesmo sendo para a fotografia - era bom e fazia de tempos a tempos umas defesas fenomenais, se calhar o Patricio é mais sólido como gr - e consequentemente melhor - e aceito no caso do Bento que seja a recordação distante que desvirtua a comparação.

No entanto, como disse, o Patrício evoluiu e muito mas não sei se o consigo colocar num patamar de elite - acho que o Patricio nunca esteve num patamar de ser top 10 de melhores gr do planeta em nenhuma fase da carreira.

 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Sakamoto disse:
Ricardo Pereira a mostrar que tem sido uma injustiça a não-chamada!
Que é melhor que o Nelson Semedo aliás até acho o normal Cedric melhor pelo menos defende,Ricardo Pereira e João Cancelo estão bastante acima dos demais.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,268
24,117
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Eu gosto muito do RP e acho que o Diogo Costa é muito similar a ele, com uma vantagem que eu adoro ver nos redes é um iceman. Sempre frio, em controlo, calmo a passar tranquilidade. Nunca gostei dos guarda redes que faziam defesas impossíveis ao mesmo tempo que pareciam que eram um desastre prestes a acontecer.

O Diogo tem também aquele estilo fotogénico de defender que é a cara chapada do Baía. O FCP tem um caso bicudo para resolver, se e é um enormeeee se Casillas não quiser arrumar as botas, o FCP fica com uma lenda mundial, um enorme redes no seu prime, e um puto cheio de talento na bica para se afirmar.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,268
24,117
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Morais disse:
Que é melhor que o Nelson Semedo aliás até acho o normal Cedric melhor pelo menos defende,Ricardo Pereira e João Cancelo estão bastante acima dos demais.
Concordo. Está com um andamento e intensidade impressionantes fruto da marca Premier, além de que com a maturidade está a dominar os timings de subida, algo que é importantíssimo num lateral. Ele e Cancelo para mim são os 2 melhores. Portugal deve ser a melhor selecção do mundo em laterais direitos. Temos um no City, outro no Barça, outro no United, e outro que em breve deverá estar num colosso pois Leicester é pequeno para ele.
 

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Treinador de Bancada disse:
Com todo o respeito Bruno Alves, Raul Meireles e Bosingwa não jantam à mesma mesa que  Di Maria,Aguero, Higuain, Mascherano, jogadores que nessa altura estavam no seu auge.
Não, é verdade, mas ao mesmo tempo, a Argentina tinha a titulares Zabaleta, Basanta, Biglia, um Demichelis em final de carreira ou um Sérgio Romero. E Portugal além desses também tinha Quaresma no seu "prime", um Nani em ascenção no Manchester United ou um Simão Sabrosa no seu pico no Atlético de Madrid.
 

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,026
9,422
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
John Wick disse:
Não, é verdade, mas ao mesmo tempo, a Argentina tinha a titulares Zabaleta, Basanta, Biglia, um Demichelis em final de carreira ou um Sérgio Romero. E Portugal além desses também tinha Quaresma no seu "prime", um Nani em ascenção no Manchester United ou um Simão Sabrosa no seu pico no Atlético de Madrid.
Nessa altura a Argentina também tinha Walter Samuel e Zanetti.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Treinador de Bancada disse:
Concordo. Está com um andamento e intensidade impressionantes fruto da marca Premier, além de que com a maturidade está a dominar os timings de subida, algo que é importantíssimo num lateral. Ele e Cancelo para mim são os 2 melhores. Portugal deve ser a melhor selecção do mundo em laterais direitos. Temos um no City, outro no Barça, outro no United, e outro que em breve deverá estar num colosso pois Leicester é pequeno para ele.
De certa forma mas olhando a época e a classificação do Leicester dizer que e um clube pequeno é algo relativo,foi campeão duas ou três épocas atrás e está salve o erro em segundo ou terceiro na liga inglesa,então....
Já do lado esquerdo o Guerreiro tem andado longe do que já mostrou e o Mário Rui o acho um jogador fraco e o RP também pode jogar pela esquerda.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,268
24,117
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
John Wick disse:
Não, é verdade, mas ao mesmo tempo, a Argentina tinha a titulares Zabaleta, Basanta, Biglia, um Demichelis em final de carreira ou um Sérgio Romero. E Portugal além desses também tinha Quaresma no seu "prime", um Nani em ascenção no Manchester United ou um Simão Sabrosa no seu pico no Atlético de Madrid.
O Zabaleta era titular no City e um dos melhores laterais direitos da Premier no seu auge. O Biglia era um melhor, senão o melhor jogador da Lazio. A Argentina dava-se ao luxo  de não convocar o Lisandro Lopez, jogador que na selecção portuguesa era titular de caras. Portugal era Pepe,  Nani, Moutinho e CR7 num nível superior,  Depois a um nível intermédio Bosingwa, Raul Meireles, Coentrão  e Bruno Alves. Depois era um deserto. Como é possível comparar o poder ofensivo das selecções se em 2010 andávamos com Postiga e Hugo almeida na frente de ataque e do outro lado havia Higuain e Aguero?

Nos das de hoje sim, Portugal em talento pode olhar nos olhos qualquer selecção mundial, coisa que só aconteceu na nossa história de 2000 a 2006 com a mistura da geração de ouro, com o FCP de Mourinho e o nascimento da lenda CR7.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Treinador de Bancada disse:
Eu gosto muito do RP e acho que o Diogo Costa é muito similar a ele, com uma vantagem que eu adoro ver nos redes é um iceman. Sempre frio, em controlo, calmo a passar tranquilidade. Nunca gostei dos guarda redes que faziam defesas impossíveis ao mesmo tempo que pareciam que eram um desastre prestes a acontecer.

O Diogo tem também aquele estilo fotogénico de defender que é a cara chapada do Baía. O FCP tem um caso bicudo para resolver, se e é um enormeeee se Casillas não quiser arrumar as botas, o FCP fica com uma lenda mundial, um enorme redes no seu prime, e um puto cheio de talento na bica para se afirmar.
Eui também acredito que o Diogo Costa tenha potencial para ser nosso GR titular e suceder ao RP contudo o presente do Diogo Costa é complicado pois tem uma concorrência muito pesada como o Marchesini e de repente ainda veremos a volta de Casillas isso complica muito seu desenvolvimento e nessa posição jogar é tudo.