Shoya Nakajima

Nakajima 10

Nakajima

0.00

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

0.00 Performance da Época
Jogos
0
Golos
0
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0
D

Dragon_92

Guest
" A palavra fobia tem a sua origem no grego Phobos, que significa “medo” ou “terror”. A Fobia é uma perturbação psicológica que provoca sintomas físicos, causada pelo medo sentido em determinada experiência ou exposição. Dizemos que estamos perante um estado fóbico ou de pânico quando a ansiedade sentida é excessiva em relação ao perigo real que determinada situação representa. Os medos são IRRACIONAIS e limitam imenso a vida das pessoas. Estes “pequenos” medos têm um grande impacto na vida de quem sofre. Se estas Fobias não forem tratadas a tempo, há tendência para agravar e a vida torna-se cada vez mais condicionada. "

"iRRACIONAL - que não possui raciocínio"

É assim tão transcendente aquilo que escrevi? Para alguém que lê de má fé, como parece ser o caso, sim mas não é verdadeiramente.

Mas agora até aqui existem os policias do decoro da escrita pública e do politicamente correto.

Figura intangível vos ajude
Se te justificas com base em "irracional"... Todos temos momentos de irracionalidade na vida.

Por exemplo, quando o Herrera marcou na Luz, eu festejei a ponto de quase cair da janela abaixo. Lógico que estou a ter um comportamento irracional, movido por uma explosão de alegria.

Isto para dizer que os comportamentos irracionais podem ter várias origens - alegria, tristeza, medo, etc.

O que não consigo perceber é em que medida esses comportamentos definem a razoabilidade de uma pessoa, como escreveste. Se conseguires explicar, agradeço.

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,111
16,062
Conquistas
12
27
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Fui militar e para mim o espírito de corpo está acima de tudo. Mas... há jogadores a quem tem de ser permitido certas coisas porque no fim acaba por compensar.
As histórias de traição e afins não as conheço, portanto dou-lhe o beneficio da dúvida. A serem verdade, mudo completamente a minha opinião.

Para mim o Quaresma sempre foi um Rodman (não sei se seguias NBA nos anos 90, senão vê o documentário The Last Dance, episodio 3).
É um Mustang, não dá para domar. É tentar por-te em cima dele (salvo seja) e aproveitar enquanto dura.
Sim, não digo o contrário. Há casos em que deve ser assim. Mas daí a considerá-lo um jogador à Porto, não consigo.
A história da traição foi o que constou na altura, mas nunca se chegou a confirmar. Se forem verdade, é gravíssimo, mesmo a nível de personalidade.
Não sigo NBA, mas acredito que seja assim. Se compensar desportivamente, é preferível dar esse espaço ao jogador.

RGalego

Figura Intangível nos ajude!
12 Março 2012
14,087
17,240
Conquistas
6
35
Braga
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
Se te justificas com base em "irracional"... Todos temos momentos de irracionalidade na vida.

Por exemplo, quando o Herrera marcou na Luz, eu festejei a ponto de quase cair da janela abaixo. Lógico que estou a ter um comportamento irracional, movido por uma explosão de alegria.

Isto para dizer que os comportamentos irracionais podem ter várias origens - alegria, tristeza, medo, etc.

O que não consigo perceber é em que medida esses comportamentos definem a razoabilidade de uma pessoa, como escreveste. Se conseguires explicar, agradeço.
O que se passou contigo foi ato momentâneo despoletado por um factor imprevisível que originou um repentino momento de alegria que te fez reagir exacerbadamente e cair da janela.

O que se passa com a fobia do Nakajima é um padrão comportamental ao longo do tempo. Essa fobia não determina caracteres nem personalidades apenas a especificidade no comportamento de uma pessoa deparada com o ambiente que provoca a irracionalidade.

• Like
Reações: Dragon_92
D

Dragon_92

Guest
O que se passou contigo foi ato momentâneo despoletado por um factor imprevisível que originou um repentino momento de alegria que te fez reagir exacerbadamente e cair da janela.

O que se passa com a fobia do Nakajima é um padrão comportamental ao longo do tempo. Essa fobia não determina caracteres nem personalidades apenas a especificidade no comportamento de uma pessoa deparada com o ambiente que provoca a irracionalidade.
Com essa explicação já compreendo e concordo. (y)

• Like
Reações: RGalego

Portoallez2

Tribuna Presidencial
4 Setembro 2016
16,541
17,865
Ainda bem, é um jogador de muita qualidade que assim que estiver completamente adaptado ao estilo de jogo, ao clube será muito importante..

Última edição:

fonte

Bancada central
17 Maio 2016
1,109
831
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Sim, não digo o contrário. Há casos em que deve ser assim. Mas daí a considerá-lo um jogador à Porto, não consigo.
A história da traição foi o que constou na altura, mas nunca se chegou a confirmar. Se forem verdade, é gravíssimo, mesmo a nível de personalidade.
Não sigo NBA, mas acredito que seja assim. Se compensar desportivamente, é preferível dar esse espaço ao jogador.
Compreendo, mas tal como disse, não faço ideia se é verdade ou não por isso prefiro dar o beneficio da duvida e guardar as memorias dos dribles e das trivelas.
E já agora, recomendo mil milhões de vezes que vejas esse documentário todo mas em particular esse episódio que demonstra na perfeição como é gerir uma equipa de atletas profissionais onde lidas com pessoas de personalidades diferentes.

Só para terminar e para não ser só offtopic: o caso do Nakajima é muito complicado. Não é nada fácil, mesmo enquanto adepto, encontrar o equilíbrio entre saber que é um profissional que tem as suas obrigações, mas ao mesmo tempo um ser humano que está como todos nós a passar por algo inédito.

• Like
Reações: simao977

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,111
16,062
Conquistas
12
27
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Compreendo, mas tal como disse, não faço ideia se é verdade ou não por isso prefiro dar o beneficio da duvida e guardar as memorias dos dribles e das trivelas.
E já agora, recomendo mil milhões de vezes que vejas esse documentário todo mas em particular esse episódio que demonstra na perfeição como é gerir uma equipa de atletas profissionais onde lidas com pessoas de personalidades diferentes.

Só para terminar e para não ser só offtopic: o caso do Nakajima é muito complicado. Não é nada fácil, mesmo enquanto adepto, encontrar o equilíbrio entre saber que é um profissional que tem as suas obrigações, mas ao mesmo tempo um ser humano que está como todos nós a passar por algo inédito.
Já tinha pensado em ver, mas um gajo quando sai do trabalho quer tudo menos estar à frente de um PC. Mas vou seguir o teu conselho, o balneário profissional e a gestão do mesmo é algo que me deixa curioso.

• Like
Reações: fonte

fgomes

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
20,441
42,127
Conquistas
4
Porto
  • Campeão Nacional 19/20
  • Bobby Robson
  • Lucho González
  • Deco
Na mente do Nakajima a decisão que tomou obedeceu a um dos extintos mais vulgares na mente humana, autodefesa, podemos no alto na nossa sabedoria colectiva, porque temos o Google, porque todos sabemos apontar o dedo na vertical e na horizontal, afirmar que ele é uma merda ou... tentar compreender a situação e esperar que tudo volte ao normal, para ele e todos os restantes humanos que tomaram a mesma decisão.

• Like
Reações: pauloans e fonte

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,362
38,834
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
Na mente do Nakajima a decisão que tomou obedeceu a um dos extintos mais vulgares na mente humana, autodefesa, podemos no alto na nossa sabedoria colectiva, porque temos o Google, porque todos sabemos apontar o dedo na vertical e na horizontal, afirmar que ele é uma merda ou... tentar compreender a situação e esperar que tudo volte ao normal, para ele e todos os restantes humanos que tomaram a mesma decisão.
Vou dar um raro cunho pessoal, mas na condição de alguém que apanhou o vírus em fevereiro, ainda antes da OMS declarar a pandemia e os países promoverem o confinamento, logo na reta final de uma gravidez da mulher, que passou 6 semanas sem ter forças para se levantar e que foi forçado a readaptar toda a sua vida profissional e pessoal para aprender a viver com sequelas que ainda hoje a ciência tenta explicar, só posso dizer que não vou censurar nunca esta posição do Nakajima.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,938
6,676
Conquistas
1
  • Junho/18
Partindo do principio que aquilo que o clube quer é voltar a integrar o Nakajima, ou que mesmo que não o queira nenhum outro clube o contratará nestas condições (isto partindo do pressuposto que ele mantém a mesma ideia em relação à pandemia), então a única conclusão a que podemos chegar é que ele só volta quando houver vacina.

Então e no melhor do cenários ele só estará disponivel lá para o fim do ano, isto se o processo de certificação do que anda a ser testado correr bem, ou seja, na melhor das hipóteses é reforço de janeiro da época 2020/21.

• Like
Reações: Calabote e RGalego

fgomes

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
20,441
42,127
Conquistas
4
Porto
  • Campeão Nacional 19/20
  • Bobby Robson
  • Lucho González
  • Deco
Vou dar um raro cunho pessoal, mas na condição de alguém que apanhou o vírus em fevereiro, ainda antes da OMS declarar a pandemia e os países promoverem o confinamento, logo na reta final de uma gravidez da mulher, que passou 6 semanas sem ter forças para se levantar e que foi forçado a readaptar toda a sua vida profissional e pessoal para aprender a viver com sequelas que ainda hoje a ciência tenta explicar, só posso dizer que não vou censurar nunca esta posição do Nakajima.
Espeto que esteja tudo bem, e o que te desejo a ti e família, e tal como tu dizer que tal como tudo o que está a acontecer me obriga diariamente a zelar pela segurança da minha filha mais velha que é considerada doente de risco...

Psicologicamente é extremamente ingrato lidar com algo que não sabemos como lidar e como pais, filhos

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,896
52,837
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
PDC disse o que podia, é logico que ninguem vai contratar um jogador nestas condições, a unica chance é tentar melhorar a situação e esperar que em 2021 isto esteja melhor..

• Like
Reações: Eclipsisboy

Eclipsisboy

UM PASSADO ÍMPAR E UM FUTURO RISONHO! 💙🤍
25 Maio 2014
32,944
49,734
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Posso muitas vezes não estar de acordo com o que escreves, mas espero que a tua esposa se encontre melhor e que recupere a 100% e fique sem sequelas deste maldito virus.🙏

Tó_Madeira_10

Bancada central
31 Maio 2018
1,261
1,579
PDC disse o que podia, é logico que ninguem vai contratar um jogador nestas condições, a unica chance é tentar melhorar a situação e esperar que em 2021 isto esteja melhor..
Hum, até lá continuamos a pagar-lhe o salário, que por sinal não deve ser nada mau, e ficamos privados de uma opção.
É bem visto, até estamos numa situação financeira do caralho para nos darmos a estes luxos, é tudo à grande neste clube.
O caralho do Theodoro que arranje solução para ele, foda-se!
Da mesma forma que o meteu cá, agora que mexa os cordelinhos para enfiar o barrete a algum clube.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,896
52,837
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Hum, até lá continuamos a pagar-lhe o salário, que por sinal não deve ser nada mau, e ficamos privados de uma opção.
É bem visto, até estamos numa situação financeira do caralho para nos darmos a estes luxos, é tudo à grande neste clube.
O caralho do Theodoro que arranje solução para ele, foda-se!
Da mesma forma que o meteu cá, agora que mexa os cordelinhos para enfiar o barrete a algum clube.
Provavelmente não está a receber.

A solução era o Theodoro esquecer os 12M...

• Like
Reações: Tó_Madeira_10

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
Que tudo esteja bem, ou pelo menos muito melhor, agora contigo e com os teus e que possam respirar de alívio. Progressivamente, recuperar-se-á o que se perdeu, vais ver. Já faltou mais. Ânimo!

Última edição:
  • Like
Reações: Moreira e Draconem

njsilva84

Tribuna
10 Junho 2013
3,242
2,576

Claramente não fazes ideia do que é uma fobia. Tal como não farás ideia do que é pânico e ansiedade "a sério".
O medo tem uma base racional, como ter medo de cobras, de alturas, de andar de avião (...) pois parte de um pressuposto lógico, pois podes ser mordido por uma cobra na floresta, podes cair de uma ponte e morrer ou que o avião onde vais, caia.

A fobia é um medo irracional, ou seja, é o medo levado ao extremo de uma coisa que aparentemente não faz sentido. Tenho um amigo que tem fobia de tudo o que é insecto que vôa, tirando moscas e mosquitos, e que é capaz de mandar abaixo uma esplanada para fugir de uma barata, por exemplo, tal como já vi acontecer.
Ele sabe que uma barata ou um "tira-olhos" não lhe vão fazer mal, mas não consegue controlar o instinto de fugir e levar tudo à frente quando se vê perante uma situação semelhante à qual descrevi.
Não é por acaso que existem fobias para as coisas mais estranhas como ao nº13, a "x" cor, e a mil e uma outras coisas. Não é que a pessoa seja maluca, mas há uma parte da mente que o cérebro não consegue controlar e quem tem fobias não é maluco, é bastante humano tê-las.
No dicionário, a definição de irracional é bastante simples de compreender: "que não é dotado de razão ou raciocínio" e/ou "contrário à razão".

Há uns 12/13 anos atrás comecei a ter transtornos de ansiedade derivados de vários factores e como o problema não foi diagnosticado durante muito tempo (vários meses), acabou por ficar um caso sério e desenvolvi várias fobias tais como andar de avião, de comboio, de autocarro (basicamente o medo era de ficar sem oxigénio para respirar "direito") e tinha fobia de locais com muita gente como shoppings e supermercados.
Hoje, depois de estar curado, olho para aquela altura e consigo rir-me de cenas que fiz mas consigo igualmente compreender quem tem fobias ou transtornos de ansiedade. Felizmente ultrapassei um problema que cada vez mais afecta mais gente.

Resumindo, e sem querer dar grandes lições de moral, não convém falar do que se desconhece e é ridículo que se ache que a irracionalidade de um medo que não se explica (fobia), se compare com atitudes de euforia (a tal quase-queda quando festejaste o golo) que nada tem a ver com irracionalidade mas mais com a falta de noção de espaço, coordenação e equilíbrio. Não comparar a falta de intencionalidade com irracionalidade, pois a segunda tem uma base que vem "do fundo" da mente, ao contrário da intencionalidade que envolve outros factores.

Isto tudo para dizer que se o Nakajima desenvolveu uma fobia ao vírus ou à situação que se vive, não se pode culpar o homem, ninguém cria as próprias fobias só porque sim, elas é que nascem ou se desenvolvem através de vários factores, muitas vezes relacionadas com traumas do passado.
É uma situação complicada, ninguém tem culpa e será certamente um caso de resolução difícil.
O facto do homem vir de uma cultura totalmente oposta à nossa pode dificultar a melhoria do seu problema de saúde.
Que o NGC consiga arranjar bons psicoterapeutas e/ou bons psiquiatras ou psicólogos para tentar recuperar o homem ou então a solução passará por vendê-lo, coisa difícil, embora não impossível.

Última edição:

matias

Bancada central
4 Setembro 2015
1,577
752
E continuamos a pagar ordenado ou podemos ter fobia a isso?

Que exemplo fica para os colegas? E se algum apresentar outro qualquer problema vamos ser igualmente benevolentes? E se algum quiser forçar a saída e começar a alegar alguma fobia?

Eu percebo a situação, mas o Nakajima tem todas as condições para se auto-isolar mantendo os treinos e a competição. Lembremo-nos que vários dos nossos jogadores manifestaram a sua oposição ao regresso à competição (Soares e Danilo que me lembre assim de cabeça). E no entanto, voltaram, treinaram e jogaram.

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,362
38,834
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
Posso muitas vezes não estar de acordo com o que escreves, mas espero que a tua esposa se encontre melhor e que recupere a 100% e fique sem sequelas deste maldito virus.🙏
Não sei se me expressei mal mas felizmente não afetou a minha esposa, nem a bebé, no meio do azar tive a sorte de só eu ter sido contaminado.

Eclipsisboy

UM PASSADO ÍMPAR E UM FUTURO RISONHO! 💙🤍
25 Maio 2014
32,944
49,734
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Não sei se me expressei mal mas felizmente não afetou a minha esposa, nem a bebé, no meio do azar tive a sorte de só eu ter sido contaminado.
Ah, melhor ainda, melhor ainda então. Graças a Deus.

Mas recuperas-te e não tiveste sequelas? 🙏