(...) É um jogador tecnicamente acima da média, mas com tendência a complicar o jogo e a decidir mal. (...)
Estou em completo desacordo com este excerto.
Na minha opinião, a capacidade de decisão e a visão prática e objetiva do jogo, aliadas à excelente qualidade técnica (tanto com a bola no pé quanto no momento de a soltar), são a marca distintiva do Nakajima.
O Nakajima é bem mais jogador do que por aqui o pintam. É um jogador que está inserido numa equipa que funciona nos antípodas da sua zona de conforto. Muito jogo sem bola. Futebol pouco geométrico e combinativo com ela.
Dir-me-ão: um grande jogador tem que ser versátil o suficiente para se adaptar a estilos de jogo diferentes, e eu respondo que se a história não demonstrasse o contrário eu até concordava. A versatilidade não tem sido um fator determinante na distinção dos melhores jogadores da história. Nem é um fator que diferencia os jogadores preferidos do SC.
Há jogadores que figuram no Hall of Fame do desporto sem terem saído da zona de conforto ou pelo que fizeram enquanto estiveram na zona de conforto.
Inseridos num contexto favorável, demonstraram o seu valor e tiveram uma influência decisiva nas conquistas das suas equipas. Conquistas essas que os imortalizaram nos livros/galerias/museus.
O Nakajima não sendo um potencial "Hall of Famer", é um tipo com valor e com muito para oferecer se inserido num contexto que exponencie as suas qualidades.
Num futebol mais apoiado, com colegas próximos com quem possa combinar através de triangulações/tabelinhas/overlaps, dá uma fluidez ao processo ofensivo da equipa como poucos no nosso campeonato. Como nem um Diaz, nem um Corona, nem um Rafa são capazes. E dá fluidez porque decide e executa muito bem.
Se estão à espera que resolva sozinho ou que galgue metros desocupados por companheiros com quem possa combinar, que se dê ao choque e exponha a sua fragilidade física em 1x1 constantes, então compreendo a desilusão.
Mas o Nakajima não é esse jogador, nem precisa de ser esse jogador para ser útil e fazer a diferença à sua maneira. Se inserido numa ideia de jogo que o beneficie e se rodeado por um coletivo que o compreenda, então tem muito para oferecer à equipa.
E peixes fora do aquário como o Nakajima há mais no nosso plantel. Jogadores de qualidade que valem muito mais do que o seu rendimento faz supor.