Sondagem: Eleições legislativas 10/03/2024 que futuro?

Qual vai ser o teu sentido de voto?

  • Ps

  • Psd

  • Chega

  • Bloco de esquerda

  • Cdu

  • Cds PP

  • Pan

  • Iniciativa liberal

  • Pan

  • Livre

  • Outro

  • Quero esperar pelas propostas dos partidos

  • Em branco

  • Abstenção


Os resultados só são visíveis após a votação.

Nanas

Superior
9 Janeiro 2020
96
164
Serão as próximas eleições legislativas as mais importantes após 25 de abril?
Que credibilidade terá o sistema político após todas estas revelações?
Será um partido eleito com maioria, ou teremos "geringonças" à direita ou esquerda?
Poderemos cair num impasse político como os nuestros hermanos?
Terá o Chega uma oportunidade de ouro nestas eleições, após desgaste dos tradicionais partidos?
Que futuro?
 

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
3,944
5,912
Bragança
Sou obrigado a votar PSD em virtude de viver no Distrito onde vivo. Todo qualquer outro voto seria para o lixo. Se morasse no Distrito do Porto por exemplo o meu sentido de voto seria outro.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,674
7,539
Esmoriz
É a questão do voto útil.

Se o teu voto tem 0% de hipótese de ajudar a eleger um deputado no teu círculo eleitoral, mais vale votar noutro partido. Por exemplo, em Bragança só têm sido eleitos deputados do PS e do PSD, o voto eventual no PAN não ajudaria o PAN a eleger um deputado, mais vale votar num partido maior mais próximo das tuas simpatias.

Voto em Aveiro e tenho um problema semelhante.

Isto irá continuar enquanto não houver um círculo nacional com a soma do resto (ou seja, os votos que sobram e que não elegeram deputados) dos votos por distrito.
 

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
3,944
5,912
Bragança
Bragança só elege 3 deputados. Dois do PS um do PSD ou vice versa. Qualquer voto que não seja nesses dois partidos, não serve para nada, pois dificilmente seria suficiente para eleger um deputado por qualquer outro partido. Não é caso único...Vila Real, Guarda, Portalegre, todo o interior se debate com este problema. Por isso se fala em mudar o sistema eleitoral, em que o que contaria seria o numero total de votos nacional e depois se procederia á nomeação de deputados. Um sistema como é o das Presidenciais.
 

Nanas

Superior
9 Janeiro 2020
96
164
Mas os partidos não recebem um valor por cada voto?
Quantos mais votos tiver mais forte se pode tornar no futuro...
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,674
7,539
Esmoriz
Bragança só elege 3 deputados. Dois do PS um do PSD ou vice versa. Qualquer voto que não seja nesses dois partidos, não serve para nada, pois dificilmente seria suficiente para eleger um deputado por qualquer outro partido. Não é caso único...Vila Real, Guarda, Portalegre, todo o interior se debate com este problema. Por isso se fala em mudar o sistema eleitoral, em que o que contaria seria o numero total de votos nacional e depois se procederia á nomeação de deputados. Um sistema como é o das Presidenciais.
Acho que o sistema é um bocadinho diferente das presidenciais.

Imagina um distrito em que cada deputado é eleito com 40 mil votos.

partido A elege 2 deputados e teve 82 mil votos
partido B elege 1 deputado e teve 45 mil votos
partido C elege zero deputados e teve 38 mil votos

Para esse tal círculo nacional iam contar, 2 mil votos para o partido A, 5 mil votos para o partido B e 38 mil votos para o partido C.
Soma todos os distritos e aplica-se o método de Hondt sobre o total de votos e o número de deputados a eleger por esse círculo nacional.

Edit: isto não é exactamente assim porque o método de Hondt não funciona assim (com cada deputado a ser eleito por 40 mil votos). A ideia era mais mostrar que para o círculo nacional só entram as sobras que não elegeram deputados.
 
Última edição:
  • Like
Reações: Dragon Lonis

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
3,944
5,912
Bragança
Isto é só uma sondagem. Sem querer influenciar, mas influenciando. Hoje metemos mais 343 Milhões de Euros na TAP. Dinheiro do contribuinte. 3,2 mil milhões de euros os tomates. Foi o dobro
 

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
63,797
106,168
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Não há PSD nem CDS-PP nos boletins de voto logo isto tem que ser alterado.
E a parte que diz seu voto será visível publicamente não ajuda a ter sucesso e não é preciso explicar a razão pois não?
Concordo, embora eu não me importe nadinha que vejam os meus sentidos de voto.
 
  • Like
Reações: Moreira

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,998
39,475
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
É a questão do voto útil.

Se o teu voto tem 0% de hipótese de ajudar a eleger um deputado no teu círculo eleitoral, mais vale votar noutro partido. Por exemplo, em Bragança só têm sido eleitos deputados do PS e do PSD, o voto eventual no PAN não ajudaria o PAN a eleger um deputado, mais vale votar num partido maior mais próximo das tuas simpatias.

Voto em Aveiro e tenho um problema semelhante.

Isto irá continuar enquanto não houver um círculo nacional com a soma do resto (ou seja, os votos que sobram e que não elegeram deputados) dos votos por distrito.
Aveiro elege muitos deputados, não é semelhante a Bragança