Sondagem: Eleições legislativas 10/03/2024 que futuro?

Qual vai ser o teu sentido de voto?

  • Ps

  • Psd

  • Chega

  • Bloco de esquerda

  • Cdu

  • Cds PP

  • Pan

  • Iniciativa liberal

  • Pan

  • Livre

  • Outro

  • Quero esperar pelas propostas dos partidos

  • Em branco

  • Abstenção


Os resultados só são visíveis após a votação.

ManuSantiFCP

A Vencer desde 1893 🔵⚪
8 Fevereiro 2023
5,164
7,977
Como é que eu ainda nem tinha vindo a este tópico e supostamente já tinha votado?

Neste caso apareceu-me que votei no "quero esperar pelas propostas dos partidos".

Aconteceu a mais alguém?

P.S: As eleições são a 10/3.
 
  • Like
Reações: Dragon G

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,237
39,973
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
eu não disse que Aveiro era semelhante a Bragança . Eu disse que tenho um problema semelhante em Aveiro a quem vota em Bragança e não quer votar no PS ou no PSD. Eu não quero votar no PS, no PSD ou no Chega.
O problema não é semelhante em Bragança para o BE ganhar um deputado teria que ter uns 20% dos votos, em Aveiro precisa de uns 5%,

A logica do chega é a mesma do BE, a diferença é que houve menos gente do chega a pensar que votar no chega era deitar o voto ao lixo.. o BE esteve quase a eleger.

Um amigo meu de Braga queria votar na IL mas era um voto no lixo e a votou PSD e a IL acabou por eleger, mas não teria elegido se não houvesse pessoas a mandar os votos para o lixo.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,719
7,699
Esmoriz
O problema não é semelhante em Bragança para o BE ganhar um deputado teria que ter uns 20% dos votos, em Aveiro precisa de uns 5%,

A logica do chega é a mesma do BE, a diferença é que houve menos gente do chega a pensar que votar no chega era deitar o voto ao lixo.. o BE esteve quase a eleger.

Um amigo meu de Braga queria votar na IL mas era um voto no lixo e a votou PSD e a IL acabou por eleger, mas não teria elegido se não houvesse pessoas a mandar os votos para o lixo.
Eu percebo a questão do voto útil mas o BE ainda há duas eleições elegeu dois deputados por Aveiro. Votar BE em Aveiro em 2022 teoricamente não seria um voto inútil. Por acaso foi, porque os votos se concentraram mais no PS do que o habitual. Aliás, o medo do chega está a concentrar mais votos no PS do que era habitual e vai acontecer outra vez em 2024.

Mas no meu caso eu não me estou a referir ao BE.
 
  • Like
Reações: Moreira

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
8,415
6,592
44
Lisboa
não ligo muito aos partidos.... voto consoante as pessoas e as suas ideias...ou seja, já votei em vários partidos....
nestas eleições, pela 1º vez, não sei em quem votar.... pois nenhum candidato me dá confiança...
sei ver as coisas boas que tivemos com o governo que vai sair, como também sei ver as coisas más....
estou curioso com o que vai sair das próximas eleições...
respeito as opiniões/gostos políticos de cada um....
acho que o chega vai subir nestas eleições.... mas não me identifico com o ventura....
os outros, ate ao momento não me "dizem" nada....
 
  • Like
Reações: TennantWho

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,843
5,987
45
Lisboa
Sempre votei em partidos de esquerda.
Desta vez estou altamente indeciso porque a nível pessoal seria muito mais vantajoso ganharem os partidos de direita, mas a minha "pseudo-consciência-social" continua a querer que ganhe a esquerda. Acho que se a IL fosse realmente um partido liberal era neles que votava, mas se poucas dúvidas tinha de que não eram, depois de ouvir elogios ao Milei, da passagem de membros da IL para o Chega, de ler muitos dos seus apoiantes por aqui e nas redes sociais (que de liberal têm zero, só de ouvirem falar em "ideologia de género" até se benzem), nem pensar.

O que acho que vai acontecer: a direita ganha mas só terá maioria com o Chega. O Montenegro não aceita coligar-se, mas também não consegue formar governo. Demite-se do PSD e entra (ou regressa) alguém que aceita coligar-se com o Chega... e o Chega "chega" ao governo.
Isto só não acontece se o Pedro Nuno Santos der a mão ao Montenegro.
 
  • Like
Reações: Tails

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
7,989
12,229
Conquistas
17
  • Taça de Portugal 19/20
Sempre votei em partidos de esquerda.
Desta vez estou altamente indeciso porque a nível pessoal seria muito mais vantajoso ganharem os partidos de direita, mas a minha "pseudo-consciência-social" continua a querer que ganhe a esquerda. Acho que se a IL fosse realmente um partido liberal era neles que votava, mas se poucas dúvidas tinha de que não eram, depois de ouvir elogios ao Milei, da passagem de membros da IL para o Chega, de ler muitos dos seus apoiantes por aqui e nas redes sociais (que de liberal têm zero, só de ouvirem falar em "ideologia de género" até se benzem), nem pensar.

O que acho que vai acontecer: a direita ganha mas só terá maioria com o Chega. O Montenegro não aceita coligar-se, mas também não consegue formar governo. Demite-se do PSD e entra (ou regressa) alguém que aceita coligar-se com o Chega... e o Chega "chega" ao governo.
Isto só não acontece se o Pedro Nuno Santos der a mão ao Montenegro.
O que é que tem a haver pessoas da IL passarem para o Chega? Inclusive se saíram por alguma razão foi, sendo essa razão a facto de a IL não ceder na sua ideologia.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,843
5,987
45
Lisboa
O que é que tem a haver pessoas da IL passarem para o Chega? Inclusive se saíram por alguma razão foi, sendo essa razão a facto de a IL não ceder na sua ideologia.
Sabes bem porquê. Porque na sua maioria quem apoia a IL são ignorantes que só são liberais na economia. E como a IL tinha aquele aspeto novo foram atrás. E continuam lá muitos assim, a maioria.
Basta veres a peixeirada que se lê por aqui quando se fala em identidade de género, direitos LGBT, emigração,.... De muitos apoiantes da IL.

É impensável uma passagem de elementos da IL (se fosse mesmo liberal) para o Chega. Mais do que seria de qualquer um dos restantes partidos, exceto o BE. Até acharia mais natural transferências PCP-Chega do que isso.

E tenho mesmo pena que seja assim, porque não precisamos de mais um PSD e seria um sinal de evolução do País se um partido verdadeiramente Liberal existisse.
 
Última edição:

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
7,989
12,229
Conquistas
17
  • Taça de Portugal 19/20
Sabes bem porquê. Porque na sua maioria quem apoia a IL são ignorantes que só são liberais na economia. E como a IL tinha aquele aspeto novo foram atrás. E continuam lá muitos assim, a maioria.
Basta veres a peixeirada que se lê por aqui quando se fala em identidade de género, direitos LGBT, emigração,.... De muitos apoiantes da IL.

É impensável uma passagem de elementos da IL (se fosse mesmo liberal) para o Chega. Mais do que seria de qualquer um dos restantes partidos, exceto o BE. Até acharia mais natural transferências PCP-Chega do que isso.

E tenho mesmo a pena que seja assim, porque não precisamos de mais um PSD e seria um sinal de evolução do País se um partido verdadeiramente Liberal existisse.
Nenhum partido consegue nem fará um teste ideológico aos seus membros. Opiniões diferentes existem em todos os partidos, o que não pode haver é uma alteração da matriz da identidade do partido, e essa alteração ninguém pode dizer que tenha acontecido na IL.

Acho um pouco absurdo não votar num partido por este poder ou não ter ou ter tido conservadores nas suas fileiras, quando a linha ideológica se manteve inalterada no meio de todas as entradas e saídas. Impensável e alvo de critica seria se uma aproximação da linha ideológica da IL ao Chega, mas não houve.

Pessoas desenquadradas da ideologia do partido existem em todos os partidos e vão sempre continuar a existir. O Rui Rio lutou contra isso e custou-lhe caro, e eu conheço pessoas com cartão de membro do PSD que não votaram nele.

“Porque na sua maioria quem apoia a IL são ignorantes que só são liberais na economia”. Por ignorantes referes-te a conservadores? Acho que isso não é ignorância, mas sim uma diferença de opinião.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,237
39,973
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Eu percebo a questão do voto útil mas o BE ainda há duas eleições elegeu dois deputados por Aveiro. Votar BE em Aveiro em 2022 teoricamente não seria um voto inútil. Por acaso foi, porque os votos se concentraram mais no PS do que o habitual. Aliás, o medo do chega está a concentrar mais votos no PS do que era habitual e vai acontecer outra vez em 2024.

Mas no meu caso eu não me estou a referir ao BE.
A inutilidade do voto é relativa, se estas á espera de outros votarem primeiro, se eles tambem estiverem a espera nunca ninguem vota, o chega elegeu sem nunca ter elegido porque não tiveram a espera.

E não quero dizer com isso que é boa ideia votar num partido da extrema esquerda, é só um caso genérico para os partidos mais pequenos.
 

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
3,956
5,919
Bragança
Sabes bem porquê. Porque na sua maioria quem apoia a IL são ignorantes que só são liberais na economia. E como a IL tinha aquele aspeto novo foram atrás. E continuam lá muitos assim, a maioria.
Basta veres a peixeirada que se lê por aqui quando se fala em identidade de género, direitos LGBT, emigração,.... De muitos apoiantes da IL.

É impensável uma passagem de elementos da IL (se fosse mesmo liberal) para o Chega. Mais do que seria de qualquer um dos restantes partidos, exceto o BE. Até acharia mais natural transferências PCP-Chega do que isso.

E tenho mesmo pena que seja assim, porque não precisamos de mais um PSD e seria um sinal de evolução do País se um partido verdadeiramente Liberal existisse.
Achas que alguém de um Partido não possa achar que em certas matérias outro Partido possa estar próximo de algumas das suas preocupações ?
Pensas que não há gente de esquerda que discorda fundamentalmente com a ideologia de género ? Há gente de esquerda que não aceita casas de banho mistas, que não concorda que alguém que nasceu homem, possa competir em desporto feminino, ainda que mude de sexo. Não apostes um braço, porque ficas sem ele.
A habitação, a saúde, a igualdade, a liberdade, a emigração e imigração, se não são deveriam ser preocupações de cidadãos da esquerda á direita.
Quanto a mudar de partido, quando o Durão Barroso, muda do MRPP (quando estudava) para a ala centro do PSD, demonstra não só através dele, que a tua visão do Mundo pode alterar ao longo da vida.