Super Dragões

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
34,392
16,493
Ainda me lembro a primeira vez que fui às Antas, uma miúdo sem consciência de nada ainda, e só perguntava ao meu pai quem é que estava a tocar a trompete até que ele já cansado de me ouvir me disse uma coisa que me ficou para sempre... "Somos todos nós, adeptos do Porto"

Raramente vi o meu pai emocionado ao longo da vida, as poucas vezes que vi ou foram nas Antas ou com feitos do nosso clube.

Quem me dera voltar atrás no tempo.
Saudades das Antas

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
2,587
4,929
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Também foi com o meu pai que comecei a ir ao estádio das Antas.
Em dia de jogo, o meu pai ia de manhã para as Antas, de carro, e estacionava quase à porta do estádio.
Voltava para casa de autocarro. Também era de autocarro que íamos para o jogo à tarde - o autocarro 78, daqueles de dois andares. No fim do jogo, o carro estava à porta.
Só anos depois é que percebi que fazia isso porque no fim do jogo eu ia estar muito cansado e ele queria que eu tivesse o carro à porta.
Para entrar no estádio, ele pegava-me ao colo e passava-me por cima dos torniquetes, como fazia toda a gente.
Tenho uma ideia muito vaga do golo do Ademir, no ano (1978) em que quebrámos 19 anos de jejum, mas lembro-me bem do FC Porto - Barreirense do ano seguinte (1979), o jogo do bicampeonato. Lembro-me de estar lá, mas não vi um minuto do jogo, era tão pequeno que não via nada.
" - Ó pai, foi golo?"
Também me lembro do último jogo que vi com o meu pai. Final da Taça de Portugal de 1983.
Foi já no tempo do Pinto da Costa. Grande polémica porque a Final desse ano ia ser no Estádio das Antas. Mas a Final acabou por ser FC Porto - Benfica. O Benfica recusou-se a jogar no Porto, Pinto da Costa recusou outra localização. O jogo só se realizou em Agosto e acabou por ser nas Antas. Infelizmente, perdemos com um golo do Carlos Manuel.
O meu pai disse-me que não íamos, porque os bilhetes eram muito caros - os mais baratos custavam 750 escudos no pião, mesmo ao nível do relvado. Eram muito caros - 750 escudos eram quase 4 euros!
Devo tê-lo chateado muito, porque acabámos por ir. Mas como perdemos ele ficou furioso e disse que nunca mais ia ao futebol. E nunca mais foi.
Que histórias incríveis. Eu por ser consideravelmente mais novo não passei por muitas dessas peripécias. És um sortudo.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
27,152
18,694
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Sortudo é o @Devenish que já está reformado. A mim, ainda me faltam 13 anos.
Mas eu reformei-me com 55 anos cedo demais mas era assim aonde trabalhava.
Como estão a falar das Antas recordo-me que o 1º jogo que ví lá com 11 anos creio foi o último jogo de Hernãni creio que em 1965, mais um ano a jogar (e Matateu em Portugal depois foi para o Canadá aonde jogou até aos 50 anos) e com estes dois tínhamos sido campeões em 1966.

Filipe Mendes

Bancada central
24 Janeiro 2024
2,390
5,990
Chama-lhe novos preços...o pessoal se tem €€ para ir gastar no carocho da esquina, então também tem para pagar mais pelo bilhete da bola.

Parece-me é que os que faltam na bancada são os "Ultras Madureira".
Uma grande fatia saiu por birra ou porque não está disposta a pagar o justo. Mas também não duvido que para alguns se tenha tornado mais difícil.

• Like
Reações: Dias_21

Sangue Azul

Tribuna Presidencial
24 Agosto 2012
9,910
2,714
Porto
Também foi com o meu pai que comecei a ir ao estádio das Antas.
Em dia de jogo, o meu pai ia de manhã para as Antas, de carro, e estacionava quase à porta do estádio.
Voltava para casa de autocarro. Também era de autocarro que íamos para o jogo à tarde - o autocarro 78, daqueles de dois andares. No fim do jogo, o carro estava à porta.
Só anos depois é que percebi que fazia isso porque no fim do jogo eu ia estar muito cansado e ele queria que eu tivesse o carro à porta.
Para entrar no estádio, ele pegava-me ao colo e passava-me por cima dos torniquetes, como fazia toda a gente.
Tenho uma ideia muito vaga do golo do Ademir, no ano (1978) em que quebrámos 19 anos de jejum, mas lembro-me bem do FC Porto - Barreirense do ano seguinte (1979), o jogo do bicampeonato. Lembro-me de estar lá, mas não vi um minuto do jogo, era tão pequeno que não via nada.
" - Ó pai, foi golo?"
Também me lembro do último jogo que vi com o meu pai. Final da Taça de Portugal de 1983.
Foi já no tempo do Pinto da Costa. Grande polémica porque a Final desse ano ia ser no Estádio das Antas. Mas a Final acabou por ser FC Porto - Benfica. O Benfica recusou-se a jogar no Porto, Pinto da Costa recusou outra localização. O jogo só se realizou em Agosto e acabou por ser nas Antas. Infelizmente, perdemos com um golo do Carlos Manuel.
O meu pai disse-me que não íamos, porque os bilhetes eram muito caros - os mais baratos custavam 750 escudos no pião, mesmo ao nível do relvado. Eram muito caros - 750 escudos eram quase 4 euros!
Devo tê-lo chateado muito, porque acabámos por ir. Mas como perdemos ele ficou furioso e disse que nunca mais ia ao futebol. E nunca mais foi.
Passei a ir sozinho, já tinha 13 anos, e entretanto entrei nos Dragões Azuis.
Lembro -me de uma última vez que me levou às Antas. Um dia da semana pela manhã em Abril de 1986. A minha avó estava a morrer lá em casa e, para eu não passar por aquilo, foi-me lá deixar, com dinheiro para almoçar no complexo das piscinas do Estádio das Antas. Antes, vi o treino da equipa, estive com o Futre e com o Madjer. O Artur Jorge foi o último a sair, já só estava eu, passou por mim e, distinto e distante, disse-me bom dia. À tarde, vagueei por todo o complexo sem nada a acontecer. Nada nem ninguém durante horas.
O meu pai foi buscar-me ao fim da tarde
- Ó pai, a vovó?
- Está a descansar, Mike.
Só mais tarde soube que ela já tinha morrido quando o meu pai me foi levar às Antas.
Durante largos anos, foi o dia mais triste da minha vida.
Eu pertencia ao núcleo das Antas dos Dragões Azuis
Como morava perto ia a pé para o estádio

MightyDragon

Bancada central
10 Maio 2024
2,157
3,610
Conquistas
2
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
Estes senhores estiveram no estádio? 2000 alemões fizeram 10x mais barulho que eles. Ainda querem protocolos e vantagens...

• Haha
Reações: Alex.88

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
17,456
19,898
Muito observado da tua parte, aliás como sempre!

Sugiro sermos ainda mais audazes e irmos buscar as ossadas do Calabote para o pôr na barra do tribunal!
Desenterrar um morto para o constituir arguido num processo crime …
É com este brilhantismo de raciocínio que podemos contar da tua parte, aliás como sempre !
Já o facto de ainda não nos termos constituído assistente num processo em que a Benfica SAD é acusada de corrupção desportiva é do teu agrado.
Aposto que nem percebeste a frase que acabo de escrever …

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
17,456
19,898
Os Super Dragões acabaram . Não foi só neste jogo. Tem sido assim desde o início da época …

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
25,280
85,938
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Desenterrar um morto para o constituir arguido num processo crime …
É com este brilhantismo de raciocínio que podemos contar da tua parte, aliás como sempre !
Já o facto de ainda não nos termos constituído assistente num processo em que a Benfica SAD é acusada de corrupção desportiva é do teu agrado.
Aposto que nem percebeste a frase que acabo de escrever …
Eu gosto mais de futebol. O que se passa no relvado, táticas, transferências e tal... eu sei que é esquisito quem gosta de futebol gostar disso mas nem todos podemos ser fãs de acusações de tribunal e todas essas minudências.

Mas se vibras com isso, se te causa erotismo e entusiasmo é praticar.

Tens de aparecer mais no estádio e menos no fórum "direito hoje".

• Like
Reações: Dragaoinvicto

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
7,897
13,352
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Só os Dragões Azuis é que apoiavam, o resto do estádio estava todo calado.
Lembro-me de um jogo contra o Sparta Praga nas Antas onde no final o treinador dos checos disse que ficou fascinado com o público por ser tão civilizado e comparou as Antas a uma ópera. O ambiente nos jogos grandes era excelente, mas nos restantes era o trompete e uns gajos a bater palmas.

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
17,456
19,898
Eu gosto mais de futebol. O que se passa no relvado, táticas, transferências e tal... eu sei que é esquisito quem gosta de futebol gostar disso mas nem todos podemos ser fãs de acusações de tribunal e todas essas minudências.

Mas se vibras com isso, se te causa erotismo e entusiasmo é praticar.

Tens de aparecer mais no estádio e menos no fórum "direito hoje".
Eu não vibro com isso . Só disse que esperava que esta coisa de ser implacável também se iria aplicar a terceiros que prejudicaram o nosso clube.

• Like
Reações: Eclipsisboy

Eclipsisboy

UM PASSADO ÍMPAR E UM FUTURO RISONHO! 💙🤍
25 Maio 2014
33,103
50,217
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
O povo é bom para encher nos jogos grandes e tirar fotos para o insta
Jogos como ontem está frio e chuva. Já viste o que era apanhar uma constipação no estádio?
A claque mais representativa do clube está morta. Aquilo de Super Dragões só resta o nome mesmo. Foi confrangedor e tem sido confrangedor ver e (não) ouvir aquele aglomerado de moscas mortas a cantar. Penso que a expulsão do Nando e da Nanda é o último prego no caixão.

Passará o pequeno coletivo a ser a única claque do nosso enorme clube. De resto cabe aos restantes aprender a apoiar a equipa. Para já só assobiadelas!

Eclipsisboy

UM PASSADO ÍMPAR E UM FUTURO RISONHO! 💙🤍
25 Maio 2014
33,103
50,217
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Já se sabia que vinha aí um mundo novo, com a eleição desta direção. Era uma questão de tempo.
Óbvio. É nada contra, desde que a equipa continue a sentir o apoio tanto em casa como fora.. é tranquilo. Em Inglaterra não há claques e não é por isso que as equipas não deixam de ser apoiadas.

Tem é de haver um reeducar da generalidade dos adeptos para que percebam que cinema e ópera é uma coisa é futebol é outra.

Chino

Tribuna Presidencial
23 Julho 2022
10,167
21,585
Conquistas
1
  • Bobby Robson
A claque mais representativa do clube está morta. Aquilo de Super Dragões só resta o nome mesmo. Foi confrangedor e tem sido confrangedor ver e (não) ouvir aquele aglomerado de moscas mortas a cantar. Penso que a expulsão do Nando e da Nanda é o último prego no caixão.

Passará o pequeno coletivo a ser a única claque do nosso enorme clube. De resto cabe aos restantes aprender a apoiar a equipa. Para já só assobiadelas!
O Colectivo que aproveite o momento e aprenda a crescer também. São um tipo de claque diferente, mais familiar que casual\ultra, mas podem e devem assumir a batuta no apoio. Os SD vão fazer falta nos aways difíceis (Luz e Alvalade, sobretudo) mas é o que é.

Chino

Tribuna Presidencial
23 Julho 2022
10,167
21,585
Conquistas
1
  • Bobby Robson
Acho curioso os SD ainda não se terem manifestado publicamente em relação à notificação de expulsão do macaco.