Tauromaquia - sondagem

És a favor do fim das atividades tauromáquicas em Portugal ?

  • Sim, sou a FAVOR do fim de todas as atividades tauromáquicas.

    Votos: 216 71.3%
  • Apenas sou a favor do fim da lide a cavalo

    Votos: 37 12.2%
  • Não, sou CONTRA o fim de todas as atividades tauromáquicas

    Votos: 50 16.5%

  • Total de eleitores
    303

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,011
4,924
O que achas que os animais comem? Sabias que a maioria da soja produzida no mundo, uma das produções mais desgastantes no planeta, vai diretamente para alimentar os animais que são consumidos pelo ser humano?
A partir do momento em que comer carne não é necessário para uma vida saudável, não passa de um capricho. Um capricho profundamente marcado na nossa cultura, mas um capricho. De certa forma, a tourada também está, ou esteve profundamente marcada na nossa cultura, por isso para mim, não aceito ''cultura'' como um argumento.
Eu como carne, já debati esta questão a fundo comigo próprio e não consigo arranjar justificação moral para comer carne. A única maneira de comer carne ir ao encontro da moralidade de um indivíduo é se esse indivíduo não tiver consideração nenhuma por nenhum direito de animais. Eu como tenho empatia, até sou especialmente sensível ao sofrimento alheio, até de alguns insetos vê lá tu, não consigo pensar da mesma forma, por isso escolho viver conscientemente com a minha dissonância, e tentar melhorar as minhas escolhas no futuro cada vez mais.
Não sei se me estou a fazer entendido...

O problema do excesso de consumo de carne é recente. Há 50 anos em Portugal só a classe média-alta para cima comia carne (bifes e essas coisas finas) regularmente, os outros em dias de festa ou nem isso. Com a melhoria das condições financeiras das famílias e o progresso que foi feito a nível agrícola a carne tornou-se mais fácil de adquirir e como era um símbolo de poder, foi fortemente explorada por vários estratos comerciais da sociedade...

Em Portugal come-se o porco todo porque sempre houve a necessidade de aproveitar tudo, principalmente entre os mais pobres. A fome é negra!

O consumo excessivo de carne tornou-se num negócio, e esse é o grande problema. Se fores ao McDonalds estás a alimentar esse negócio e a produção de soja que falaste, estás a alimentar o abuso, a exploração e a transformação de animais em números e mercadoria, tal como os operários das fábricas que matam, cortam e embalam esses produtos que vão directamente para as cadeias de supermercados, para um enorme lucro para os bolsos de alguns.

Se comprares 1 bife de vez em quando ao agricultor da tua terra ou ao talho do bairro, estás a fazer uma coisa totalmente diferente (principalmente se conheceres as condições de vida que esses animais tiveram). E isto vai para o bolso de quem necessita e estás a alimentar o negócio de forma sustentável.

Se tens problema em comer carne, não comas. Se te sentes mal, não o faças. Mas sê consciente e não comas produtos (vegan) produzidos em continentes (ou países) diferentes onde a exploração de meios, pessoas e espaços é igual.

Agora não compares o incomparável. Tourada não é cultura e não é por comeres um bife de uma vaca que andou a crescer livre pelos campos, a comer erva e de forma natura, sem hormonas e injeções que faz de ti um "toureiro" nem apoiar o sofrimento do animal.

O que faz de ti um "toureiro" é pegar num animal, fazê-lo sofrer e dizer que é arte e cultura, fazeres disso um evento público, chamares pessoas para assistir e bater palmas e depois dizer que adoras o animal e por causa disso que o fazes sofrer e só devido a ti é que ele existe. E no meio disto, vais enchendo o bolso de dinheiro público...
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
É um excelente argumento que tenho mais facilidade em aceitar.
Mas não deixa de ser atribuído um ''direito'' a um animal numa circunstânca e não noutra. Aqui a preocupação é pelo bem estar do animal, mas numa situação o bem estar é considerado em detrimento do prazer que o ser humano extrai do sofrimento do animal, e do outro não.
Podes dizer que há quem tenha cuidado na escolha da carne, mas os matadouros continuam a ser perfeitamente legais e continuam a produzir tonaledas de carne e a causar sofrimento a milhões de animais.
Mas tens razão que no final das contas, o sofrimento total diminui se acabarem as touradas, o que é bom, mas não deixa de haver a tal dissonância nas leis e no seu fim.

Pessoalmente não tenho nada a obstar ao consumo de alimentos de origem animal, no sentido estrito do termo. O consumo de carne acompanha a história da humanidade, acontece em todos os continentes e culturas. Resulta, sobretudo, de uma necessidade humana, de sobrevivência, por mais saboroso que seja um bife grelhado. As questões alimentares são de natureza diferente do que está em causa com a tourada, embora faça sentido discutir o sofrimento animal em qualquer um dos temas. No campo do consumo, a luta será, antes de mais, para integrar e fazer respeitar normas de bem-estar animal na produção desse tipo de alimentos. Parece-me pouco razoável advogar um regime vegetariano universal quando milhões de seres humanos continuam a passar fome, para não ir às exigências económicas de uma alimentação variada em vegetais, frutas, etc. etc. etc. Considero possível e apropriado reduzir o consumo de carne e promover práticas alimentares menos nocivas.

Considero também repulsivo aplaudir uma pessoa que espeta ferros num bicho. Pessoalmente, vejo na tourada uma forma de barbarismo que vai subsistindo em alguns países, muito influenciados pelo legado ibérico. Como actividade económica, como prática cultural... a tourada é imensamente menos importante que o consumo de carne. E tem uma dimensão lúdica e de mero entretenimento em que o acto de cravar ferros num animal é central, transmitindo-se tal coisa na televisão. Vejo alguma morbidez nisto. Não há entusiastas de matadouros nem de formas de crueldade animal na industria alimentar. Nem há qualquer necessidade humana primária em se assistir a uma tourada. São discussões diferentes com áreas de sobreposição.

Sobre a tourada, espero que a prática se perca com as novas gerações e valores.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,990
39,449
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Eu compreendo opiniões dos dois lados
Nunca gostei que se infligisse dor aos touros no entanto gosto e admiro a coragem dos forcados a enfrentar o touro cara a cara...
Deveria existir um meio termo
Lide a pé sem recurso a espetar ferros (também admiro) e a pega ao touro

Em relação ao sofrimento do touro como já referi sou contra, no entanto como colegas também já frisaram muita da carne que comemos os animais muitas vezes são criados em locais miseráveis no entanto como não se vê...

Em bom rigor o touro é criado principescamente comparativamente a muitos que são criados com o único fim de irem para a nossa mesa
 

Stone

Bancada central
29 Maio 2016
1,655
1,979
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
Metam lá alguns cornudos que eu conheço e aí já sou a favor de uma bela tourada mix...

Porque se não, acabam com isto podia-se manter os Gladiadores . O sofrimento é igual...
 

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,808
9,391
Aqui o país está também dividido por muito que queiram uniformizar Portugal como um Todo igual.
O litoral norte não tem qualquer tradição de tauromaquia com a excepção de meia dúzia de praças de touros construídas pelos antigos regimes que não criaram raízes.
Á semelhança com a Galiza que também a tauromaquia foi imposta pelos regimes castelhanos.
 
  • Like
Reações: SafariNasCuecas

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,808
9,391
E o pessoal do norte mesmo que conservador. Não consegue nem perceber muito o conceito. E é naturalmente contra. Mas claro falasse de Portugal sempre como um todo igualitário ao estilo maoísta. Como esta sequer fosse uma questão que interessasse ao dia á dia das gentes do Mondego/Vouga para cima .
Eles conseguiram impor o benfiquismo no Norte. Já as touradas tiveram azar é mais que residual. Também não podem ganhar sempre.
 
Última edição:
  • Like
Reações: SafariNasCuecas

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,401
20,999
Gaia
E o pessoal do norte mesmo que conservador. Não consegue nem perceber muito o conceito. E é naturalmente contra. Mas claro falasse de Portugal sempre como um todo igualitário ao estilo maoísta. Como esta sequer fosse uma questão que interessasse ao dia á dia das gentes do Mondego/Vouga para cima .
Eles conseguiram impor o benfiquismo no Norte. Já as touradas tiveram azar é mais que residual. Também não podem ganhar sempre.
---------------------

Há três coisas do Sul, ou melhor das lisbonnas que nunca aderi, nem quero para os meus descendentes. Fado, Tourada e benfiquismo.
Detesto Fado e marialvismo, para mim a musica nacional é a de origem Celta, Folclore do povo
Sou contra Touradas com Touros, as outras venham elas
Luto contra benfiquismo.

Ainda dizem que os conservadores somos nós, foda-se.
 
  • Like
Reações: PortoEternoImortal

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,808
9,391
---------------------

Há três coisas do Sul, ou melhor das lisbonnas que nunca aderi, nem quero para os meus descendentes. Fado, Tourada e benfiquismo.
Detesto Fado e marialvismo, para mim a musica nacional é a de origem Celta, Folclore do povo
Sou contra Touradas com Touros, as outras venham elas
Luto contra benfiquismo.

Ainda dizem que os conservadores somos nós, foda-se.
O folk português que é riquíssimo fica a perder e muito com o monopólio do Fado. E parece que ficou segregado ao pimba.
Mas eu não consigo ser muito sectário com a música acho que é uma expressão artística de partilha onde todos os estilos podem coabitar.
Gosto de fado. Como tenho a consciência que não é um estilo representativo de todo o país.
É algo que foi um pouco imposto para que Portugal tivesse um estilo musical nacional.
 
Última edição:
  • Like
Reações: grandeporto

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,401
20,999
Gaia
O folk português que é riquíssimo fica a perder e muito com o monopólio do Fado. E parece que ficou segregado ao pimba.
Mas eu não consigo ser muito sectário com a música acho que é uma expressão artística de partilha onde todos os estilos podem coabitar.
Gosto de fado. Como tenho a consciência que não é um estilo representativo de todo o país.
É algo que foi um pouco imposto para que Portugal tivesse um estilo musical nacional.
----------------------

A minha mãe gostava de Fado ou melhor de ouvir alguns Fadistas, mas reconhecia que as letras de muitas musicas eram machistas e marialvas.
Embora reconheça talento em alguns Fadistas sou incapaz de ouvir um album ou mais do que 2 ou 3 fados seguidos. Casas de fado também só lá entrei para tentar outras coisas que não era o fado.

Tens razão a nossa musica popular tradicional, o Folclore ou Musica de origem Celta e norte da Europa foi capturada pelos Pimba e senao fosse os capitão Fausto, Diabo na Cruz, Zeca Afonso, Fausto, estaria desaparecida a erudição dessa musica.
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
19,020
18,835
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
---------------------

Há três coisas do Sul, ou melhor das lisbonnas que nunca aderi, nem quero para os meus descendentes. Fado, Tourada e benfiquismo.
Detesto Fado e marialvismo, para mim a musica nacional é a de origem Celta, Folclore do povo
Sou contra Touradas com Touros, as outras venham elas
Luto contra benfiquismo.

Ainda dizem que os conservadores somos nós, foda-se.
Percebo a referência ao Celta mas o fado tem as raízes num povo perdido de si próprio, da sua dimensão e do seu sonho.
Tem raízes numa Portugalidade q se começou a questionar para onde ia depois de passar a ser um país irrelevante no panorama internacional e que largou o seu próprio povo sem elevador social. Um país falhado.

Há uma amargura e uma dor que só um português conseguiria construir.
Não falo do fado Pop q por aí anda q é um produto fast food como outro esterco qualquer, falo do fado na tasca.
 

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
3,944
5,912
Bragança


Sou contra as touradas. Mas não quero "impor" aos outros o meu querer.
Já as lutas de Touros ou Bois, que são comuns, em Trás os Montes, No Barroso em algum Minho e Beiras, já não me oponho, porque são algo que acontece no estado natural dos animais.... se dois Bois se cruzarem no pasto ou lameiro, eles vão lutar
 
  • Haha
Reações: Raba