Tendencias do futebol actual

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
9,996
4,164
Olimpo
RXavier10 disse:
Conheça aqui as medidas defendidas por Van Basten:

1 - Abolir o fora-de-jogo.

2 - Suspensões temporárias em vez do cartão amarelo.

3 - Um shoot-out em vez de penáltis para desempatar jogos. "Cada equipa teria cinco tentativas. O árbitro apita e o jogador corre 25 metros até à baliza e tem oito segundos para finalizar. Seria espetacular para os adeptos e interessante para os jogadores. Nos penáltis tudo acaba num segundo. Num shoot-out há muitas possibilidades, pode-se driblar, rematar, esperar pela reação do guarda-redes. Assemelha-se mais a uma situação de jogo."

4 - Paragem do relógio nos últimos dez minutos.

5 - Só o capitão fala com o árbitro.

6 - Limitação do número de faltas.

7 - Oito contra oito na formação.

8 - Menos jogos.

9 - Mais substituições. "No prolongamento dos jogos devia haver possibilidade de mais uma ou duas substituições, além das três no tempo regulamentar."

10 - Substituições sem parar o jogo.
[/i]

http://www.zerozero.pt/news.php?id=188543
E assim se destruía o futebol... A única ideia interessante seria a paragem do tempo nos últimos 10min.
 

Tribuna
2 Março 2016
2,668
0
112
Eu gostada de ver a paragem de tempo mas em TODO o jogo tal como noutras modalidades.

diminuindo os 90 minutos, claro.

um jogo de 90 minutos acaba por ter sempre um tempo util de jogo muito mais pequeno...então quando uma equipa começa a perder tempo...

era a melhor coisa que podiam fazer, seria uma mudança enorme mas , na minha opinião, para melhor.
 

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
9,709
6
34
Porto
Ideias de bosta. Todas.

Não matem a essência do futebol. A única coisa que podem alterar é mesmo as substituições. De resto o futebol é belo como é , com tudo de bom e de mau que tem :)
 

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
6,793
4,023
RXavier10 disse:
3 - Um shoot-out em vez de penáltis para desempatar jogos. "Cada equipa teria cinco tentativas. O árbitro apita e o jogador corre 25 metros até à baliza e tem oito segundos para finalizar. Seria espetacular para os adeptos e interessante para os jogadores. Nos penáltis tudo acaba num segundo. Num shoot-out há muitas possibilidades, pode-se driblar, rematar, esperar pela reação do guarda-redes. Assemelha-se mais a uma situação de jogo."
https://www.youtube.com/watch?v=4LXiRCCB68E

Seria algo desse género.
 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
9,996
4,164
Olimpo
Isso do shoot-out só iria beneficiar equipas com maior qualidade individual e técnica, equipas como Barça e Real com Messis, Ronaldos, Suarezes, Neymares, etc... seriam quase imbatíveis neste tipo de desempate. Os penaltys são uma forma de desempate mais justa.
 

MISTICAPORTISTA

Tribuna
15 Agosto 2016
2,567
0
Algumas alterações razoaveis.

- A tecnologia das 4 linhas deveria já estar instalada
- Um coisa que se deveria fazer era poder haver um challenge as decisões do arbitro.
- Resolver as incoerencias de jogar com a mão e o fora de jogo!
 

Komodo

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2012
8,183
1,873
Conquistas
2
36
Vila do Conde
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
Agora percebo o porquê do Van Basten em 2012 ter aceite ser o treinador do Bruno de Carvalho. Não bate bem :)

Embora ache que a ideia das substituições no prolongamento é válida.
 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
9,996
4,164
Olimpo
MISTICAPORTISTA disse:
Algumas alterações razoaveis.

- A tecnologia das 4 linhas deveria já estar instalada
- Um coisa que se deveria fazer era poder haver um challenge as decisões do arbitro.
- Resolver as incoerencias de jogar com a mão e o fora de jogo!
Na minha opinião o vídeo árbitro só pode entrar no futebol com a implementação do challenge. Ou seja, as jogadas só eram revistas a pedido da equipa técnica da equipa que se sentiu prejudicada. Cada equipa teria direito a 2 challenge.
 

místicadoPedroto

Bancada central
6 Janeiro 2017
1,057
0
Ora aqui está algo que merece que toda a gente se sente, pense e debata.

Concorde-se ou não com as medidas, urge pensar e melhorar o futebol, discutir as medidas que o possam melhorar é preciso para ontem.

A primeira reacção a muitas das medidas que li do Van Basten são negativas mas é muito positivo que apareça alguém a discutir e abrir o tema.

Gosto muito da ideia do challenge que alguns colegas de fórum falaram, urge também acabar com a nuvem que paira sobre mãos na bola e foras de jogo, o jogo tem de se tornar limpo.
A abolição do fora de jogo é algo que por agora não consigo ter opinião formada. Mas percebo a explicação de Van Basten, iria mudar o jogo, isso de facto iria.
É imperial também acabar com o anti-jogo, simulações de lesão e perdas de tempo tem de ser punidas de forma severa, se não passarem impunes acabam. A exclusão temporária parece óbvia e consensual sobretudo quanto às simulações.
Nunca tinha pensado, nem tinha conhecimento do tal shootout, por isso não consigo ter opinião formada.
Vi o vídeo colocado por um colega do fórum da major soccer league e num primeiro momento tenho sérias reticências quanto ao mesmo.
Acho que se podiam pensar e mudar algumas coisas quanto aos prolongamentos de jogos, que por norma se tornam penosos para todos, quanto aos penaltys a coisa merece debate e tempo para reflectir.
O video-arbitro para ontem.

Bem, aqui está algo que merece atenção.
 

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,573
1,533
Expulsoes temporarias aquando dos cartoes amarelos, acho bem.

Ja agora, todos concordamos que um agarrao ou uma entrada que coloca em causa a integridade de um jogador sao coisas completamente diferentes. No entanto, a maior parte das vezes, sao ambas resolvidas com o mesmo cartao...
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
É o problema destas ex-grandes estrelas do futebol. Não conseguem suportar o desaparecimento do mediatismo outrora efervescente e acabam por lançar estas atordoadas como fez agora o Van Basten. Espero no entanto que tenham sido apenas os seus 5 minutos de fama pós-mediatismo.
 

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,129
4,997
Se querem acabar com alguma regra, acabem com a regra ridícula de qualquer contacto dentro da pequena área sobre o guarda-redes ser motivo para falta.

O guarda-redes por si só já está em vantagem em relação aos restantes jogadores porque pode ir com as mãos onde os outros só podem ir com a cabeça. E depois deixa de haver aquelas faltas ridículas em que são os guarda-redes que se atiram para cima dos atacantes, que por vezes até estão quietos, mas como é dentro da pequena área é logo falta.
 

biancazzurro

Tribuna
14 Março 2017
3,001
0
Simulações têm de ser severamente punidas. Tem de se acabar com a palhaçada das simulações e dos piscineiros.
Que se treinam desde a formação.

Mãos na bola, bola na mão, ninguém entende e é uma palhaçada que se avoluma ano após ano.

Vídeo-árbitro, toda a tecnologia possível, para ontem.
 

gnh

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2016
7,398
1,092
Conquistas
5
  • Deco
  • Hulk
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
Uma das coisas que, para mim, tira algum "encanto" ao futebol atual, é o desaparecimento do "10".
Sempre gostei das equipas que atuavam com um médio declaradamente ofensivo, habilidoso, com jeito para as bolas paradas. (não é ao acaso que um dos meus jogadores favoritos de sempre é o Deco)
Normalmente estes jogadores são fracos fisicamente, mas compensam com qualidade de passe, remate, equilibrio e finta. Davam espetáculo, que é o que os adeptos querem ver. Mas hoje em dia não dá. Num jogo cada vez mais físico, onde o que conta é a força, velocidade e ser "clínico" na finalização, ou se adaptam a jogar na ala, fazendo incursões para o centro, ou então encostam.

Um caso engraçado é o de Quintero. Tenho a certeza que Quintero daria um bom jogador há uns anos atrás, quando se podia dar ao luxo de ter um jogador no meio campo que apenas se interessasse por atacar.
David Silva e muitos outros adaptaram-se, mas não é a mesma coisa.

Mais alguém sente falta do "10"? lol
 

ratobiblioteca

Bancada lateral
29 Maio 2015
571
417
Uma tendência que eu abomino?!

A entrada das equipas todas juntas!!! Que bonito era a entrada do FC Porto, sozinho com as bandeiras, os cachecois... E também era engraçado a entrada da equipa adversária sozinha...
 

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
7,192
4,334
Conquistas
15
  • José Maria Pedroto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
ratobiblioteca disse:
Uma tendência que eu abomino?!

A entrada das equipas todas juntas!!! Que bonito era a entrada do FC Porto, sozinho com as bandeiras, os cachecois... E também era engraçado a entrada da equipa adversária sozinha...
Por acaso também acho. Havia logo aquele choque para a equipa adversária, e a efusiva recepção à equipa da casa. Hoje em dia, a entrada das equipa em campo é uma coisa morna, sem sal.
Mariquices.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,303
11,532
gnh disse:
Uma das coisas que, para mim, tira algum "encanto" ao futebol atual, é o desaparecimento do "10".
Sempre gostei das equipas que atuavam com um médio declaradamente ofensivo, habilidoso, com jeito para as bolas paradas. (não é ao acaso que um dos meus jogadores favoritos de sempre é o Deco)
Normalmente estes jogadores são fracos fisicamente, mas compensam com qualidade de passe, remate, equilibrio e finta. Davam espetáculo, que é o que os adeptos querem ver. Mas hoje em dia não dá. Num jogo cada vez mais físico, onde o que conta é a força, velocidade e ser "clínico" na finalização, ou se adaptam a jogar na ala, fazendo incursões para o centro, ou então encostam.

Um caso engraçado é o de Quintero. Tenho a certeza que Quintero daria um bom jogador há uns anos atrás, quando se podia dar ao luxo de ter um jogador no meio campo que apenas se interessasse por atacar.
David Silva e muitos outros adaptaram-se, mas não é a mesma coisa.

Mais alguém sente falta do "10"? lol
Sem duvida. Hoje os criativos ou são 8 ou estão encostados na ala. Saudades desses tempos, da parada de génios que acompanhei desde Maradona até Zidane ou Deco (outro que soube adaptar-se bem). Será o último 10 "declarado" o Sneijder?
 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
9,996
4,164
Olimpo
A "moda" dos 3 centrais!

Cada vez mais os treinadores por essa mundo fora começam a usar um esquema tático em que utiliza 3 centrais, será que os treinadores são cada vez mais conservadores, mais cautelosos e menos arrojados? Nada disso, muito pelo contrário! Passo a explicar, quando víamos uma equipa a utilizar 3 centrais pensavamos que essa equipa estava vocacionada mais para a organização defensiva e de certa forma até à uns anos atrás era verdade pois além dos 3 centrais juntavam-se os dois defesas laterais e ainda os médios de cobertura, hoje em dia cada vez se vê menos isto, nos dias de hoje as equipas que utilizam um esquema tático com 3 centrais  assumem um tipo de jogo de posse e ofensivo, os defesas laterais deixam de ser defesas e passam a ser médio alas de todo o terreno, a fazer piscinas de alto a baixo e os médios de cobertura passaram a ser médios de construção. Ora isto expõe as equipas que utilizam um esquema de 3 centrais ao máximo pois em caso de perda de bola com o laterais aka médio alas projectados pode ser fatal, logo, não é qualquer equipa que utiliza este tipo de esquema bem como qualquer treinador, para isto funcionar bem é preciso muito trabalho do treinador e uma cultura táctica dos jogadores muito acima da média. Mas o mais pertinente é tentar perceber o porquê de o esquema de 3 centrais estar mais do que nunca na "moda", na minha opinião deve-se a uma razão muito simples, a subida da qualidade técnica nos defesas centrais, vejamos, o esquema de quase todas as equipas que utilizam apenas 2 centrais e que gostam de ter um futebol de posse e de construir desde trás requere que tenham de ter pelo menos 3 jogadores atrás para potenciar a largura e profundidade dos laterais e aproveitar o movimento dos extremos de fora para dentro para criar linhas de passe entre linhas, mas para isto acontecer têm de sacrificar e de baixar um médio de construção sempre que a equipa tenha a posse de bola e tenha de construir desde trás para não só garantir a cobertura em caso de perda de bola como tb para médio asegurar uma melhor saída de bola, no entanto isto cria como é óbvio um desgaste imenso nos médios. Contudo com a subida da qualidade técnica do centrais fez com que os mesmos consigam ter uma qualidade no passe e saida de bola na primeira fase de construção como de um médio de construção se tratasse. Agora é só somar 1+1, para quê desgastar os médios a terem de baixar constantemente para a linha dos centrais se eu posso pôr lá um central mais posicional que garante as mesmas coisas que um médio? Faz sentido!

Momento de jogo chave para o sucesso deste tipo de esquema tático é claramente a reação à perda de bola/transição defensiva. E digo isto porquê? Porque com dois dos três centrais bem abertos e com os laterais ou médio alas projectados uma perda de bola pode ser muito comprometedora, por isso, primeiramente a reação à perda de bola tem de ser muito forte com os jogadores mais perto do portador da bola a cair em cima do mesmo, não é obrigatório recuperar logo a bola mas sim tentar adiar ao máximo a decisão do portador da bola para que o resto da equipa tenha tempo para fechar e recuperar as posições, conseguindo assim uma transição defensiva tranquila e sem sobressaltos impedindo o contra golpe do adversário.