Vítor Pereira

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,906
9,420
Agora bateu uma saudade ao andar a ler este topico...

Oh tempo volta atras. Quero voltar a ver uma defesa com Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro...
Um meio campo com Fernando, Moutinho, Lucho/Belluschi/Guarin
Um ataque com Varela/James, Falcao/Jackson, Hulk.

O que ja tivemos...
A única coisa que falta é o AVB, para a época de sonho que tudo foi conquistado e sem derrotas na liga. Épico e inesquecível.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,245
15,278
Vila Nova de Gaia, 1975
O Lucho era quem caia na ala, não era o James. O VP até chegou a explicar essa movimentação da equipa. Por isso é que o nosso jogo pelas alas era um martírio... não havia ninguém capaz de imprimir velocidade e finta. A médio o James já rendia... mas andou bastante tempo lesionado, isso andou... e não foi lá muito decisivo nos últimos mêses... até falhou uma grande oportunidade no Dragão contra o trafica... vá lá que aquela bola do Kélvin entrou.
O James tinha bastante talento, mas se me dessem a escolher jogadores desses dois anos do VP, escolheria primeiro um Jackson, Hulk, Moutinho, Lucho, Alex Sandro e Fernando... só depois pensaria num James, Danilo Luiz (nesses anos ainda andava a aprender a ser lateral) e Mangala.
O James jogava a extremo interior. Não jogava a médio tirando excepcionalmente. Isso e tudo o resto é factual.
 

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
10,603
12,629
O James jogava a extremo interior. Não jogava a médio tirando excepcionalmente. Isso e tudo o resto é factual.
Em ataque o Lucho encostava à direita e o James ia mais para o meio... esse movimento era uma constante...
 

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
10,603
12,629
E?

Vais dizer que o Lucho é que era extremo?
Se em ataque encostava à direita e o James ficava no meio... hum... não vou dizer que o Lucho era extremo, mas concluo que o VP o achava melhor nesse papel que o James... e, pelos vistos, até o Defour...
 

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
10,603
12,629
Tu vias o Porto nessa altura?

Encostar no ataque à direita? Não me digas que também ia à linha cruzar...
Claro que não via... estou aqui a falar, só por falar...
Bem, se o Lucho ia à linha e cruzava... ? Lembro-me de alguns cruzamentos, mas não na linha, mas também, no plantel, só o Varela e o Alex Sandro (com uma taxa de sucesso bem baixa) faziam isso.
Só para ter a certeza que a minha memória não me estava a atraiçoar, fui pesquisar e encontrei este video com os golos e assistências do James em 2012/2013 (o vídeo é de 9 de Maio de 2013, portanto, deve ter a maioria dos golos):
.
Como se pode constatar, de todas as assistências, só uma é um cruzamento da esquerda... mas não é na linha, é à entrada da zona defensiva do adversário... de resto, são tudo movimentos interiores.

Esta equipa do VP jogava muito futebol, mas tinha a pecha dos extremos... e ele bem queria um ou dois em Dezembro/Janeiro... mas teve um Izmailov (lesionado mentalmente) e um Liedson coxo... por isso é que esta equipa não marcava muitos golos, bastava fechar o meio e marcar o Jackson, que no último terço já não conseguiamos fazer nada. Aliás, o Kelvin marca dois em Braga, precisamente por ninguém dar nada por ele (a expectativa inicial já tinha desaparecido... e já estava a ser catalogado como flop), e estarem sempre 2/3 a marcar o Jackson, deixando espaço parao Kelvin.
 
  • Like
Reações: Calabote

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,245
15,278
Vila Nova de Gaia, 1975
Claro que não via... estou aqui a falar, só por falar...
Bem, se o Lucho ia à linha e cruzava... ? Lembro-me de alguns cruzamentos, mas não na linha, mas também, no plantel, só o Varela e o Alex Sandro (com uma taxa de sucesso bem baixa) faziam isso.
Só para ter a certeza que a minha memória não me estava a atraiçoar, fui pesquisar e encontrei este video com os golos e assistências do James em 2012/2013 (o vídeo é de 9 de Maio de 2013, portanto, deve ter a maioria dos golos):
.
Como se pode constatar, de todas as assistências, só uma é um cruzamento da esquerda... mas não é na linha, é à entrada da zona defensiva do adversário... de resto, são tudo movimentos interiores.

Esta equipa do VP jogava muito futebol, mas tinha a pecha dos extremos... e ele bem queria um ou dois em Dezembro/Janeiro... mas teve um Izmailov (lesionado mentalmente) e um Liedson coxo... por isso é que esta equipa não marcava muitos golos, bastava fechar o meio e marcar o Jackson, que no último terço já não conseguiamos fazer nada. Aliás, o Kelvin marca dois em Braga, precisamente por ninguém dar nada por ele (a expectativa inicial já tinha desaparecido... e já estava a ser catalogado como flop), e estarem sempre 2/3 a marcar o Jackson, deixando espaço parao Kelvin.
Mas um extremo fazer movimentos interiores não o transforma num médio.

O Hulk era o quê? Cruzava muitas vezes? Se fores buscar uma compilação de golos, a maioria não resulta de movimentos interiores?

Além disso, enquanto esteve cá o Hulk, o James ate jogou maioritariamente do lado esquerdo.
 

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
10,603
12,629
Mas um extremo fazer movimentos interiores não o transforma num médio.

O Hulk era o quê? Cruzava muitas vezes? Se fores buscar uma compilação de golos, a maioria não resulta de movimentos interiores?

Além disso, enquanto esteve cá o Hulk, o James ate jogou maioritariamente do lado esquerdo.
Mas em 90% dos golos desse vídeo são movimentos que começam e acabam no centro do terreno... não são diagonais. Isso era o que Hulk fazia, diagonais... mas também procurava ganhar a linha e ultrapassar adversários em drible/finta. Sendo que as mais valias do Hulk eram a velocidade, o forte remate e uma capacidade de finta acima da média, é natural que os treinadores tirassem partido disso e o metessem a fazer diagonais para rematar à baliza... mas são diagonais já bem nos últimos 30 metros do terreno! Não era tanto um extremo de se manter na lateral e sacar um cruzamento longo para a área, como tantas vezes um Capucho, ou um Drulovic faziam, mas era mais de fazer a diagonal para a grande área e cruzar para o centro, quando já se encontrava perto da linha final. E nessas situações, sim, vi-o cruzar bastantes vezes.

Hummm... na primeira época do James, ele mal jogou nos primeiros 6 meses. Na segunda época foi ganhando mais estatuto. O nosso outro extremo nesses anos era o Varela... aliás, o empresário do Iturbe até veio criticar o treinador por não dar oportunidades ao Iturbe e continuar a apostar noutros jogadores que não mostravam rendimento, referindo-se específicamente ao Varela... e em 2011/2012 ele ainda fez muito jogo a extremo na primeira metade da época, mas mais porque o Hulk jogou muitas vezes a avançado, até chegar o Janko... mas sabemos o rendimento da equipa... o Hulk era só um avançado de desenrasque, e com isso perdiamos o nosso melhor extremo. O rendimento do Varela já estava em queda e o James mostrava que não tinha o que era necessário para um extremo... não tinha nem velocidade, nem aceleração, nem drible/finta suficiente (sim, por exemplo, um Deco, que também não era nem muito rápido, nem tinha grande aceleração, conseguia disfarçar com a capacidade de drible/finta que tinha... e tanta vez ele desequilibrava nas alas!!)
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,245
15,278
Vila Nova de Gaia, 1975
Mas em 90% dos golos desse vídeo são movimentos que começam e acabam no centro do terreno... não são diagonais. Isso era o que Hulk fazia, diagonais... mas também procurava ganhar a linha e ultrapassar adversários em drible/finta. Sendo que as mais valias do Hulk eram a velocidade, o forte remate e uma capacidade de finta acima da média, é natural que os treinadores tirassem partido disso e o metessem a fazer diagonais para rematar à baliza... mas são diagonais já bem nos últimos 30 metros do terreno! Não era tanto um extremo de se manter na lateral e sacar um cruzamento longo para a área, como tantas vezes um Capucho, ou um Drulovic faziam, mas era mais de fazer a diagonal para a grande área e cruzar para o centro, quando já se encontrava perto da linha final. E nessas situações, sim, vi-o cruzar bastantes vezes.

Hummm... na primeira época do James, ele mal jogou nos primeiros 6 meses. Na segunda época foi ganhando mais estatuto. O nosso outro extremo nesses anos era o Varela... aliás, o empresário do Iturbe até veio criticar o treinador por não dar oportunidades ao Iturbe e continuar a apostar noutros jogadores que não mostravam rendimento, referindo-se específicamente ao Varela... e em 2011/2012 ele ainda fez muito jogo a extremo na primeira metade da época, mas mais porque o Hulk jogou muitas vezes a avançado, até chegar o Janko... mas sabemos o rendimento da equipa... o Hulk era só um avançado de desenrasque, e com isso perdiamos o nosso melhor extremo. O rendimento do Varela já estava em queda e o James mostrava que não tinha o que era necessário para um extremo... não tinha nem velocidade, nem aceleração, nem drible/finta suficiente (sim, por exemplo, um Deco, que também não era nem muito rápido, nem tinha grande aceleração, conseguia disfarçar com a capacidade de drible/finta que tinha... e tanta vez ele desequilibrava nas alas!!)
Não vamos sair daqui.

Concordemos em discordar sobre o que o James foi no NGC, mais extremo ou mais médio...
 

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,078
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
O James no Porto sempre foi extremo... Um extremo que em dinâmica ofensiva jogava como 10, mas não deixava de ser extremo ( em processo defensivo sempre se posicionou no corredor, acompanhando o lateral adversário)
 
  • Like
Reações: Moreira e Dragon_92

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
10,603
12,629
O James no Porto sempre foi extremo... Um extremo que em dinâmica ofensiva jogava como 10, mas não deixava de ser extremo ( em processo defensivo sempre se posicionou no corredor, acompanhando o lateral adversário)
Ou seja... em movimento ofensivo não tinha capacidade de desequilibrio... também pusemos um Hulk a ponta de lança... marcava uns golitos, mas não fez dele um ponta de lança. O Defour também jogou muitas vezes a extremo, mesmo em ataque... e isso não faz dele um extremo. Maicon também nunca na vida será um lateral direito, apesar de ter aparecido na posição bastantes jogos.Voltamos então ao que eu dizia... em termos de soluções ofensivas, o James não contava como extremo... sendo mais um médio ofensivo - até poderia ocupar a posição no esquema inicial de jogo, mas não desempenhava nenhuma das funções principais de um extremo: nem ir à linha cruzar, nem fazer diagonais para remates na área ou cruzamentos atrasados na área. Daí eu não contar com ele como uma das soluções da frente de ataque (referindo-me a avançados, segundos avançados e extremos) das equipas do VP. Tivessem dado um extremo de jeito ao VP em Dezembro/Janeiro, e aquela equipa tinha tudo para ser demolidora no ataque.

O James sempre teve o problema de não ter nem velocidade, nem aceleração, nem finta no um para um, para ser um extremo, nem ter capacidade defensiva para ser um 10 num esquema de 3 médios... o sistema ideal para ele seria sempre um 4-4-2 losango, mas em que os médios exteriores e/ou os laterias consigam desequilibrar nas laterais - por exemplo, no 4-4-2 do Mourinho, o Deco tinha a capacidade de aparecer na esquerda e na direita e criar dequilibrios no 1 para 1, mesmo sem ter grande velocidade, nem aceleração, mas tinha boa capacidade de drible/finta. E até por isso, na equipa do VP, havia essa troca constante de posições entre o Lucho e o James... no movimento defensivo puxar o James para a direita, para estorvar e evitar a subida do lateral adversário, deixando o miolo do terreno para o Lucho, que tinha uma capacidade táctica e defensiva superiores; e em ataque, encostar o Lucho à direita, porque alguém teria de ocupar a posição e dar a solução naquela posição, além de fixar o lateral adversário na sua posição, e assim, libertanto o James para o miolo, tirando partido das suas melhores armas - capacidade de passe e de tabelinhas. Eu lembro-me de muito se falar dessa movimentação na altura, pouco após o retorno do Lucho. É algo que mostra a inteligência do VP em saber tirar o melhor dos jogadores que tinha - claro que só foi possível, porque os jogadores também eram muito inteligentes e evoluídos tácticamente,
 

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,078
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
@Vinha concordo com parte do que dizes mas não é por isso que o James deixa de ser um extremo... é um extremo completamente diferente do tradicional mas é um extremo... agora a dinâmica que o treinador quer que ele dê ou as suas características individuais é que vão ditar os terrenos que ele pisa em campo...

E se bem me recordo, ele variava entre receber a bola na posição 10 atrás do AV ou de receber numa zona completamente aberta no corredor direito e ir para dentro em diagonal, procurando triangulações, passe a rasgar ou mesmo um remate

É uma questão apenas do que entendes ou não por "extremo"
 
  • Like
Reações: Moreira

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
10,603
12,629
@Vinha concordo com parte do que dizes mas não é por isso que o James deixa de ser um extremo... é um extremo completamente diferente do tradicional mas é um extremo... agora a dinâmica que o treinador quer que ele dê ou as suas características individuais é que vão ditar os terrenos que ele pisa em campo...

E se bem me recordo, ele variava entre receber a bola na posição 10 atrás do AV ou de receber numa zona completamente aberta no corredor direito e ir para dentro em diagonal, procurando triangulações, passe a rasgar ou mesmo um remate

É uma questão apenas do que entendes ou não por "extremo"
Ok... talvez seja esse o meu problema.
Para mim um extremo tradicional é mais um Futre, um Quaresma, um Overmars, etc... o Hulk, por exemplo, não se enquadra tanto na definição de extremo tradicional.
Desde que começaram a haver trocas posicionais de extremos, que o conceito de extremo mudou... passou a ser também o jogador que faz diagonais para rematar com o pé interior.
Pode ser que, ao ter crescido ainda a ver e ouvir falar desses extremos tradicionais, que a minha noção de extremo não seja a mais actual. Só a título de exemplo, para mim, um Lisandro ou um Derlei nunca jogaram realmente a extremo no Porto, apesar de na maioria das vezes ocuparem a posição de extremo no papel.
 
  • Like
Reações: Calabote e Drago93

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Ok... talvez seja esse o meu problema.
Para mim um extremo tradicional é mais um Futre, um Quaresma, um Overmars, etc... o Hulk, por exemplo, não se enquadra tanto na definição de extremo tradicional.
Desde que começaram a haver trocas posicionais de extremos, que o conceito de extremo mudou... passou a ser também o jogador que faz diagonais para rematar com o pé interior.
Pode ser que, ao ter crescido ainda a ver e ouvir falar desses extremos tradicionais, que a minha noção de extremo não seja a mais actual. Só a título de exemplo, para mim, um Lisandro ou um Derlei nunca jogaram realmente a extremo no Porto, apesar de na maioria das vezes ocuparem a posição de extremo no papel.
Concordo contigo. James e Hulk não são extremos.
É muito redutor categorizar os jogadores, sobretudo jogadores como estes.
 

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,078
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
Ok... talvez seja esse o meu problema.
Para mim um extremo tradicional é mais um Futre, um Quaresma, um Overmars, etc... o Hulk, por exemplo, não se enquadra tanto na definição de extremo tradicional.
Desde que começaram a haver trocas posicionais de extremos, que o conceito de extremo mudou... passou a ser também o jogador que faz diagonais para rematar com o pé interior.
Pode ser que, ao ter crescido ainda a ver e ouvir falar desses extremos tradicionais, que a minha noção de extremo não seja a mais actual. Só a título de exemplo, para mim, um Lisandro ou um Derlei nunca jogaram realmente a extremo no Porto, apesar de na maioria das vezes ocuparem a posição de extremo no papel.
Sim, no papel jogam como extremos, mas não são extremos puros...
 
  • Like
Reações: Vinha

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,924
39,340
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Concordo contigo. James e Hulk não são extremos.
É muito redutor categorizar os jogadores, sobretudo jogadores como estes.
Os extremos (jogadores que procuravam a linha de fundo para cruzar) como se conheciam até virar o século são uma espécie em vias de extinção, até se distinguia extremo de medio ala.

O Hulk ainda assim pode considerar-se a evolução dessa posição tal como o Salah e jogadores do genero, apesar de não procurarem a linha partem essencialmente da ala e dão largura.

O James era depois da saida do Hulk essencialmente um n10 tal como Lucho, e dividiam as tarefas e as zonas que ocupavam, depois dependia dos jogos, no famoso jogo do golo do Kelvin por exemplo o James ainda apareceu mais atrás do Jackson do que era habitual.
 
  • Like
Reações: Vinha e Calabote

Atsitrop

Bancada central
1 Dezembro 2016
1,006
1,007
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
O Lucho era quem caia na ala, não era o James. O VP até chegou a explicar essa movimentação da equipa. Por isso é que o nosso jogo pelas alas era um martírio... não havia ninguém capaz de imprimir velocidade e finta. A médio o James já rendia... mas andou bastante tempo lesionado, isso andou... e não foi lá muito decisivo nos últimos mêses... até falhou uma grande oportunidade no Dragão contra o trafica... vá lá que aquela bola do Kélvin entrou.
Ainda bem, estava fora-de-jogo lol.

Lembro-me que depois desse jogo vi alguns comentários de benfiquistas a lamentarem-se dessa bola não ter entrado. A mente retorcida destes gajos, quase a não se importarem de perder desde que pudessem chorar-se da arbitragem.
 
  • Haha
Reações: Vinha