Vida em Angola

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
9,672
6,551
Boa tarde caros Foristas,

Venho ao vosso encontro porque me surgiu uma oportunidade profissional para ir para Angola trabalhar, numa função que muito me agrada. Mais concretamente, em Lobito.

No entanto, ouvia / ouço noticias de alguma... insegurança, seja financeira seja pessoal.

Algum forista que esteja em Angola, ou que lá vá com regularidade, que me possa comentar sobre o estado do país?

Obrigado
 

Conceição Santos

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,748
6,876
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
PDuarte disse:
Boa tarde caros Foristas,

Venho ao vosso encontro porque me surgiu uma oportunidade profissional para ir para Angola trabalhar, numa função que muito me agrada. Mais concretamente, em Lobito.

No entanto, ouvia / ouço noticias de alguma... insegurança, seja financeira seja pessoal.

Algum forista que esteja em Angola, ou que lá vá com regularidade, que me possa comentar sobre o estado do país?

Obrigado
Neste momento, já não estou em Angola há cerca de 9 anos. Vais para a cidade mais bonita de Angola.
Vai conhecer as belas praias perto de Benguela (Lobito-Benguela 30 Km), baía azul e caotinha.

Penso que nessa zona não terás problemas. O povo é super carinhoso, nada tem a ver com Luanda.

Um abraço e 1 beijo meu para essa terra (Lobito), onde vivi 21 anos.
 

JDuarte

Arquibancada
17 Julho 2017
282
291
Boas,

Estive em Luanda 1 semana a dar formação e francamente te digo:não repetiria a experiência! No entanto e tal como a forista anterior afirmou o Lobito nada tem que ver com Luanda; direi apenas que África é completamente diferente daquilo a que estamos habituados: para o melhor e para o pior! Vale a pena ir lá: para trabalhar pondera bem antes de decidires: a maior parte do pessoal que ia ( vai) é arrastada por questões meramente financeiras: e nem sempre resulta bem!Em síntese gostei imenso da experiência mas só lá estive 8 dias...para viver/trabalhar teria quer pensar MUITO bem...se quiseres saber mais em concreto estou ao dispor
 

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
9,672
6,551
@Conceição Santos @JDuarte

muito obrigado pelo vosso feedback.

Infelizmente não estou a ter grande sucesso a procurar custos de vida e outro info necessária aquando de considerar uma mudança destas...

Sei que Luanda é caro caro caro...

 

Conceição Santos

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,748
6,876
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
@PDuarte no Lobito a vida é muito mais fácil, segura e mais barata.

Luanda é outro "País", onde, realmente é tudo caríssimo e a segurança é mais débil, apesar de não ser o que se comenta em Portugal. Tenho ainda 2 cunhadas em Luanda, e nunca tiveram qualquer tipo de problema.

Conselhos: NUNCA TE METAS COM A "GAROTA" DE UM MILITAR. Não te metas em negócios obscuros (diamantes, por ex.).

Se tiveres alguns Euros/Dólares mensalmente, para trocar por Kwanzas, nas mulheres da rua (Kinguilas), não no banco, serás rei e senhor. A procura é enorme e pagam muito bem. 100 USD = 51.000 KZ, 100 €  = 56.000 KZ.


Abraço.
 

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
9,672
6,551
Conceição Santos disse:
@PDuarte no Lobito a vida é muito mais fácil, segura e mais barata.

Luanda é outro "País", onde, realmente é tudo caríssimo e a segurança é mais débil, apesar de não ser o que se comenta em Portugal. Tenho ainda 2 cunhadas em Luanda, e nunca tiveram qualquer tipo de problema.

Conselhos: NUNA TE METAS COM A "GAROTA" DE UM MILITAR. Não te metas em negócios obscuros (diamantes, por ex.).

Se tiveres alguns Euros/Dólares mensalmente, para trocar por Kwanzas, nas mulheres da rua (Kinguilas), não no banco, serás rei e senhor. A procura é enorme e pagam muito bem. 100 USD = 51.000 KZ, 100 €  = 56.000 KZ.


Abraço.
No homo, mas tudo isto das garotas dos militares e das kinguilas faz-me... Confusão.

Sei que a Kwanza não vale muito, e o contrato será em dólares americanos.
 

Conceição Santos

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,748
6,876
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
PDuarte disse:
No homo, mas tudo isto das garotas dos militares e das kinguilas faz-me... Confusão.

Sei que a Kwanza não vale muito, e o contrato será em dólares americanos.
Quando falo em garotas de militares refiro-me a altas patentes (generais e afins), de resto podes namorar à vontade.

Quanto às kinguilas, elas andam nas ruas a "abanar" as notas. É o pão nosso de cada dia.

Relativamente a segurança, não sei se aqui está melhor. Muitas vezes ouves cá em Portugal coisas HORRIPILANTES de Mães a matarem filhos e vice-versa, ou matam-se pela simples disputa de um terreno.

Se ainda por cima vais receber em USD, como disse atrás, poderás levar um vida bem folgada.

Pensa bem e decide. Repito que Lobito, NADA TEM A VER COM LUANDA. O povo do Sul ainda é muito submisso e afável.
 

Komodo

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2012
8,179
1,861
Conquistas
2
36
Vila do Conde
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
PDuarte disse:
Boa tarde caros Foristas,

Venho ao vosso encontro porque me surgiu uma oportunidade profissional para ir para Angola trabalhar, numa função que muito me agrada. Mais concretamente, em Lobito.

No entanto, ouvia / ouço noticias de alguma... insegurança, seja financeira seja pessoal.

Algum forista que esteja em Angola, ou que lá vá com regularidade, que me possa comentar sobre o estado do país?

Obrigado
Vivo em Luanda há 8 anos, posso te dar todas as dicas e mais algumas.

Mais ao fim da tarde quando chegar a casa posso te esclarecer o que precisares e quiseres saber.
 

patitu

Bancada central
1 Junho 2007
1,552
275
Viana do Castelo
Komodo disse:
Vivo em Luanda há 8 anos, posso te dar todas as dicas e mais algumas.

Mais ao fim da tarde quando chegar a casa posso te esclarecer o que precisares e quiseres saber.
Vivi em angola 7 anos
Regressei este ano em março e voltarei em outubro, caso precises de algum conselho, dispõe.

Lobito é de facto uma cidade diferente para melhor das restantes do país.

Sem querer pintar o cenário negro, porque não o é, muito cuidado com idas a bancos se fores financeiro, muito cuidado com garotas, angola está a passar um reajustamento financeiro que abrange muito o povo, e o povo sem dinheiro para se sustentar, irá muito provavelmente ajudar ao aparecimento de mais gatunos.

Fui assaltado 4 vezes em Luanda nenhuma delas reagi, e correu bem....
O clima é incrível...

Angola primeiro estranha e depois entranha.

Se de facto tens a oportunidade de ir, vai e se não gostares tens bom remédio é voltar.
Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

patitu

Bancada central
1 Junho 2007
1,552
275
Viana do Castelo
patitu disse:
Vivi em angola 7 anos
Regressei este ano em março e voltarei em outubro, caso precises de algum conselho, dispõe.

Lobito é de facto uma cidade diferente para melhor das restantes do país.

Sem querer pintar o cenário negro, porque não o é, muito cuidado com idas a bancos se fores financeiro, muito cuidado com garotas, angola está a passar um reajustamento financeiro que abrange muito o povo, e o povo sem dinheiro para se sustentar, irá muito provavelmente ajudar ao aparecimento de mais gatunos.

Fui assaltado 4 vezes em Luanda nenhuma delas reagi, e correu bem....
O clima é incrível...

Angola primeiro estranha e depois entranha.

Se de facto tens a oportunidade de ir, vai e se não gostares tens bom remédio é voltar.
Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Se realmente fores, e tiveres um dia em Luanda apita, pois a casa do Porto é muito bem organizada, fazem jantares incríveis em dias de jogos.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Malhanga

Tribuna
27 Novembro 2016
3,967
2,398
PDuarte disse:
Boa tarde caros Foristas,

Venho ao vosso encontro porque me surgiu uma oportunidade profissional para ir para Angola trabalhar, numa função que muito me agrada. Mais concretamente, em Lobito.

No entanto, ouvia / ouço noticias de alguma... insegurança, seja financeira seja pessoal.

Algum forista que esteja em Angola, ou que lá vá com regularidade, que me possa comentar sobre o estado do país?

Obrigado
O Lobito é uma Cidade linda com a sua Restinga  e o povo maravilhoso!

Como em qualquer Palop estarás em casa!!!

Os nossos países irmaos africanos estão a viver uma fase difícil,  mas se te oferecem condições estarás bem e de certeza que serás sempre bem tratado, se fores pessoa de bem como de certeza que és!

Além de que metade do nosso povo é portista!

De passagem vai experimentar os jantares carregados de portismo na nossa Casa do Porto na Maianga em Luanda!

Sobre a segurança até acho que em face das dificuldades,  é  um Pais bem seguro, e se cumprires certas regras não terás problema nenhum!

Se calhar a criminalidade violenta é bem maior na maior parte dos países europeus.
 

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
9,672
6,551
Amigo, diz-me o que achaste da cidade (Lobito) e das "gentes".
Um povo quente, extremamente acolhedor. Tudo é motivo para rir, para festa :)

As pessoas já mais velhas, normalmente as senhoras que vendem na rua a fruta e os legumes, são fontes de conhecimento. Gosto de as ouvir falar, também as pico, e há "duas correntes filosóficas": a de que Angola lutou e conseguiu fugir ao jugo Português (embora seja comentado de forma muito discreta e com meias palavras, também porque adivinham a minha nacionalidade) e a de que quando estava como colónia portuguesa as coisas estavam melhores a nível de infraestruturas.

Grandes casas, lindíssimas, a cair sem manutenção. Na ideia que mais vale ser meu e estar mal vs. arrendar a outro que trate, a primeira parece-me ganhar por longa margem. Uma zona rica em recursos, e nem falo do tradicional diamante e petróleo noutras zonas, mas a qualidade do peixe (a garoupa é algo de fantástico), a qualidade dos legumes, da fruta da época, a fartura que há, é incrível. Permite-me um nível de vida que em Portugal não estou disposto (sou muito poupadinho) e permito-me a almoçar/jantar fora quando quero (tive semanas que era todos os dias) sem ferir o meu orçamento de nenhuma forma. Isto tudo, mesmo vendo os preços a aumentar com regularidade (Dezembro para Fevereiro em supermercado reparei num aumento +-15%).

Transversal ao País, e não só à Restinga onde estou a morar, é o número de miúdos na rua. Imensos, desavergonhados, por vezes maldosos, mas também sempre prontos para tagarelar. Desde os abandonados pelos pais (um dos parentes morre, o outro junta-se com alguém que não os quer e são abandonados), os que os pais os colocam na rua para pedir (infelizmente, a minha perceção da cultura é que pedir é fácil para eles e pedem todos os dias, sempre que te vêm, o que já levou a eu me chatear algumas vezes e infelizmente ser grosseiro em uma ou outra). Povo que se gosta de arranjar, muito; sou o maior maltrapilho do escritório porque vou de polo e calça de ganga (nas minhas viagens a Portugal, há sempre pedidos de polos da Lacoste, Ralph Lauren, roupa de marca que eu não uso e lhes recuso, até porque querem que eu lhes ofereça isso).

São uns lampejos de um País incrível e rico, mal explorado, sem sector secundário criado e primário profissional. País que provoca descargas emocionais diversas, tanto de prazer por usufruir de uma fartura e oferta a preços que em Portugal não encontro (nunca mais compro manga em Portugal...), tanto por pensar nos miúdos e nos motivos pelos quais estão na rua. Feliz por ver algumas iniciativas cá, e sou mais um dos que acha que este país poderá, a curto prazo, ser a joia de África. No que toca á clínica que ocasionalmente frequento então, sem espinhas; entro, consulta, exame (radiografia e ecografia), análise dos exames e medicação em menos de hora e meia com a clínica com gente.
 
  • Like
Reações: pcarvalho

Conceição Santos

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,748
6,876
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
Amigo @PDuarte , fico muito feliz por ti.
Acho que não te induzi em erro quando te descrevi essa maravilhosa cidade. Noutros tempos, chamavam-lhe a sala de visitas de África.

Escrevo-te com lágrimas nos olhos, pois os 21 anos que aí passei (nasci no Sumbe mas fui com 2 anos para o Lobito) são e serão INESQUECÍVEIS.

Um grande abraço e que tudo te continue a correr bem. Dá uns mergulhos por mim nessas belas águas. Eu vivia também na Restinga, do lado do mar.

Já conheceste as maravilhosas praias perto de Benguela ? Caotinha, Baía azul ??? Se não, não percas a oportunidade.

Um grande abraço.
 
Última edição: