Vincent Aboubakar

Aboubakar 9

Aboubakar

0.00

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

0.00 Performance da Época
Jogos
0
Golos
0
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0

Conceição Santos

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,706
6,803
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
@Esquerdinha, esta é para ti.


Aboubakar, herói renascido





Nem Salah, nem Mané, nem Haller. Líder dos marcadores é o antigo avançado do FC Porto, com 4 golos nos primeiros 2 jogos dos Camarões na competição. Ponta de lança de 29 anos já ultrapassou os registos de muitos dos ‘reis’ de edições anteriores do Campeonato Africano de Nações
 

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
6,088
10,418
Conquistas
3
  • Madjer
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
E no entanto o Besiktas também o deixou sair a custo zero para o Al Nasr. Pode acontecer que os departamentos médicos de Besiktas e Porto sejam constituídos por incompetentes. Ou então pode acontecer que o Aboubakar sabendo das suas limitações esteja agora a jogar num campeonato ultraperiférico, com um ritmo de jogo muito mais lento e fazendo muito menos jogos do que faria quer em Portugal, quer na Turquia.

Engraçado que o acabado ainda tem um valor de mercado de 10M€ no Transfermarkt...
 

FCP1000

Bancada central
21 Junho 2021
1,591
1,240
@Esquerdinha, esta é para ti.


Aboubakar, herói renascido





Nem Salah, nem Mané, nem Haller. Líder dos marcadores é o antigo avançado do FC Porto, com 4 golos nos primeiros 2 jogos dos Camarões na competição. Ponta de lança de 29 anos já ultrapassou os registos de muitos dos ‘reis’ de edições anteriores do Campeonato Africano de Nações
Às vezes a realidade fode a cabeça a muita inteligência....

Com que então o homem estava acabado para o futebol, mancava das pernas e não tinha joelhos.....
 

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,184
9,330
Conquistas
7
44
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
joia de África

era daqueles jogadores que tinha a imprevisibilidade e magia do futebol africano, gostei muito de o ver com as nossas cores e nunca esquecerei aquela dupla mortífera que fez com Marega na champions

sinto que foi mais um, entre muitos, processo mal gerido
 

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
63,723
105,956
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
joia de África

era daqueles jogadores que tinha a imprevisibilidade e magia do futebol africano, gostei muito de o ver com as nossas cores e nunca esquecerei aquela dupla mortífera que fez com Marega na champions

sinto que foi mais um, entre muitos, processo mal gerido
Eu gostava bastante dele, mas eram visíveis as suas dificuldades na última época que fez.

Não podemos agora à luz dos golos da CAN alterar essa imagem. Assim como a mesma não altera o que de bom cá fez.
Um bom avançado, forte e imprevisível, quando em boa forma era goleador, mas era um jogador que precisava de "carinho" e de se "entusiasmar".

Como um colega disse, está a jogar numa liga com um ritmo muito mais baixo, provavelmente o menor volume de jogos e de ritmo permite que o Aboubakar faça melhor gestão da sua condição física e limitações.
 

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
6,255
4,657
Conquistas
4
39
Nelas
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
O que me chateia é que quando aqui apareceram dois ou três "intelectuais" deste fórum a dizer que Aboubakar, jogador do FC Porto, estava acabado para o futebol ninguém se insurgiu. Ainda que pudesse corresponder à realidade, o que se vem provando não acontecer, mandaria o bom-senso que se remetessem ao silêncio.
 
  • Like
Reações: Pavão

vitor_silva

Tribuna
9 Agosto 2006
4,715
3,046
39
Porto, Portugal
Para fazer o papel que cabe actualmente ao Toni, o Bouba tinha condição física mais que suficiente.

A saída dele foi (mais) um negócio muito mal explicado.
O bouba tinha um dos salarios mais altos do plantel (renovou em fim de contrato). saiu pro besiktas onde era idolatrado, e deixaram-no sair tambem
Substituir um jogador com lesoes cronicas no topo da carreira e salario elevado por um jovem com possibilidades de agarrar o lugar a qualquer momento
Nao sei onde está a duvida
 

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,267
13,614
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
joia de África

era daqueles jogadores que tinha a imprevisibilidade e magia do futebol africano, gostei muito de o ver com as nossas cores e nunca esquecerei aquela dupla mortífera que fez com Marega na champions

sinto que foi mais um, entre muitos, processo mal gerido
Curiosa essa rua impressão. Fez-me lembrar de um miudo da formação que no circulo mais próximo era assim tratado, "A Jóia de África". Ainda hoje tenho o recorte de jornal da sua estreia, contra o Estrela da Amadora creio.
 
  • Haha
Reações: Pavão

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
6,926
9,603
Para fazer o papel que cabe actualmente ao Toni, o Bouba tinha condição física mais que suficiente.

A saída dele foi (mais) um negócio muito mal explicado.
Aparentemente condição física tinha/tem.

Mas não nos podemos dar ao luxo de ter um suplente com um salário desses, como se vê pelo SO e Corona.

Já temos Marchesin e Grujic nessa situação.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,278
15,368
Vila Nova de Gaia, 1975
Aparentemente condição física tinha/tem.

Mas não nos podemos dar ao luxo de ter um suplente com um salário desses, como se vê pelo SO e Corona.

Já temos Marchesin e Grujic nessa situação.
A condição física é/era limitada.

Não era, seguramente, tão má como se tentou vender por aqui para justificar a sua tão parca utilização...
 

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
6,088
10,418
Conquistas
3
  • Madjer
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Estar a jogar na Arábia Saudita não é estar terminado para o futebol de alto nível? Ou entretanto o campeonato saudita é um campeonato de exigência comparável a um campeonato europeu? Não me parece que tenha que retirar uma vírgula ao que disse anteriormente. O Aboubakar saiu consecutivamente de dois clubes, Porto e Besiktas, escudado em problemas físicos que são públicos e conhecidos. O Aboubakar não faz 40 jogos oficiais num ano desde a época 2017/2018.
E é uma pena, porque era um jogador com um potencial incrível e um dos meus avançados preferidos na última década no nosso clube.
Se o Aboubakar voltar a um campeonato de nível competitivo razoável e fizer mais que 30 jogos numa época cá estarei para me retratar.

O que me chateia é que quando aqui apareceram dois ou três "intelectuais" deste fórum a dizer que Aboubakar, jogador do FC Porto, estava acabado para o futebol ninguém se insurgiu. Ainda que pudesse corresponder à realidade, o que se vem provando não acontecer, mandaria o bom-senso que se remetessem ao silêncio.
 

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,184
9,330
Conquistas
7
44
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
O bouba tinha um dos salarios mais altos do plantel (renovou em fim de contrato). saiu pro besiktas onde era idolatrado, e deixaram-no sair tambem
Substituir um jogador com lesoes cronicas no topo da carreira e salario elevado por um jovem com possibilidades de agarrar o lugar a qualquer momento
Nao sei onde está a duvida
a compra dele já tinha na altura sido condicionada, não compramos tudo ao Lorient porque ele tinha algumas questões num joelho, mas mesmo assim era o segundo melhor marcador do campeonato atrás do Ibra

tenho saudades dos jogadores de África que entusiasmavam de ver jogar

aquela seleção maluca que a Nigéria teve com Okocha, Amunike, Kanu, Taribo West e outros, George Weah, Drogba, Eto'o... o futebol africano tinha sempre uma certa alegria a infantilidade a jogar à bola com jogadores que pareciam miúdos na rua... era bom de ver
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,278
15,368
Vila Nova de Gaia, 1975
Estar a jogar na Arábia Saudita não é estar terminado para o futebol de alto nível? Ou entretanto o campeonato saudita é um campeonato de exigência comparável a um campeonato europeu? Não me parece que tenha que retirar uma vírgula ao que disse anteriormente. O Aboubakar saiu consecutivamente de dois clubes, Porto e Besiktas, escudado em problemas físicos que são públicos e conhecidos. O Aboubakar não faz 40 jogos oficiais num ano desde a época 2017/2018.
E é uma pena, porque era um jogador com um potencial incrível e um dos meus avançados preferidos na última década no nosso clube.
Se o Aboubakar voltar a um campeonato de nível competitivo razoável e fizer mais que 30 jogos numa época cá estarei para me retratar.
O Abou fez cerca de 2400 minutos na Turquia. Tinha feito cá menos de 300.

Há uma grande diferença entre ter limitações físicas (que as tinha, até quando veio para cá) e estar inapto para o futebol.
 

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
6,088
10,418
Conquistas
3
  • Madjer
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Quando veio para cá fez resgatado pelo Sérgio Conceição fez numa época 43 jogos (máximo da carreira). E nesse ano foi decisivo e era indiscutível para o treinador. Desde a lesão nunca mais conseguiu passar os 30 jogos por época. E o ano passado mesmo tendo feito um ano interessante em termos de números rescindiu contrato e foi jogar para o campeonato da Arábia saudita. Eu não digo que ele não possa jogar futebol. O que acho e os últimos anos assim o demonstram é que infelizmente já não tem capacidade física para jogar numa equipa com a nossa grandeza e nível de exigência.


O Abou fez cerca de 2400 minutos na Turquia. Tinha feito cá menos de 300.

Há uma grande diferença entre ter limitações físicas (que as tinha, até quando veio para cá) e estar inapto para o futebol.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,278
15,368
Vila Nova de Gaia, 1975
Quando veio para cá fez resgatado pelo Sérgio Conceição fez numa época 43 jogos (máximo da carreira). E nesse ano foi decisivo e era indiscutível para o treinador. Desde a lesão nunca mais conseguiu passar os 30 jogos por época. E o ano passado mesmo tendo feito um ano interessante em termos de números rescindiu contrato e foi jogar para o campeonato da Arábia saudita. Eu não digo que ele não possa jogar futebol. O que acho e os últimos anos assim o demonstram é que infelizmente já não tem capacidade física para jogar numa equipa com a nossa grandeza e nível de exigência.
O que foi defendido aqui foi que ele já não estava capaz para o futebol de alta competição o que não corresponde à verdade.

Agora, é evidente que tinha limitações físicas e que um treinador como o SC não era, nessas circunstâncias, o ideal para ele (quer pelo que a tática utilizada exige em termos físicos aos seus avançados, quer pela personalidade red line, antes quebrar do que torcer, de utilização de todos até ao limite, que casa muito mal com uma utilização doseada de um jogador).
 

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,267
13,614
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Não digo que não, mas tentou-se passar a ideia de que estava completamente acabado para o futebol quando isso não é verdade.
Há coisas que não sabemos nem nunca vamos vir a saber. O Aboubakar ser isto ou aquilo cada um come o que quer. Da minha parte, fico feliz por ele fisicamente se ter conseguido segurar para ganhar o dele, o que merecia caso não tivesse aqueles azares. De resto, acredito que continuará a aparecer neste nível em competições de seleções, mas a nível de clubes nunca mais chegará perto do nível onde já esteve.
 
  • Like
Reações: DeZ