Yacine Brahimi

Gonçaloo

Tribuna
10 Março 2012
4,032
0
miguel disse:
Os fundos sempre foram uma realidade no mundo do futebol, no mundo das empresas e noutros ramos empresariais. Podemos sempre pedir 67 milhões ao BES como fizeram os lampiões.

Se queremos equipas fortissimas temos que nos sujeitar a isto...Todos fazem o mesmo.
Claro, não estou a discordar.
Apenas assinalar que as operações com fundos são bastante complexas. Tenho a certeza que os nossos interesses* estão assegurados.

* Esses interesses podem é não ser condizentes com uma boa sustentabilidade financeira (não se esqueçam que o Presidente prometeu uma revolução desportiva, ai está ela. Resta saber os custos a médio/longo prazo - mas isso são contas de outro rosário).
 

ssm

Bancada central
6 Maio 2007
2,088
0
o problema não são os fundos no futebol, problema, e grave, é o poder e o que tudo isso implica na gerência dos clubes que esses fundos representam. e, claro, os maus gestores do mundo da bola. pena que quando alguém der fé que o rei vai nu já não haja remédio para acudir ao doente. siga para bingo porque alguém pagará a conta, a bem, ou a mal.
 

rui-da-vespa

Arquibancada
25 Maio 2014
123
206
Temos de olhar para o estado da economia e perceber quais são os meios de financiamento de que os clubes dispõem.

A banca está como todos sabemos e os fundos são a alternativa possível.

É discutível se serão a melhor opção, mas sem esta ajuda não tínhamos o jogador.

Assim sendo, acho que o negócio que fizemos, além de ser o  possível, foi bom.
 

madeirafcp

Tribuna Presidencial
20 Maio 2012
8,978
10,291
Volto a dizer, se não fosse assim o Brahimi custava cerca de 10M e o Granada ficava com uma percentagem numa futura venda...
 

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
30,710
10,556
Gonçaloo disse:
Claro, não estou a discordar.
Apenas assinalar que as operações com fundos são bastante complexas. Tenho a certeza que os nossos interesses* estão assegurados.

* Esses interesses podem é não ser condizentes com uma boa sustentabilidade financeira (não se esqueçam que o Presidente prometeu uma revolução desportiva, ai está ela. Resta saber os custos a médio/longo prazo - mas isso são contas de outro rosário).
Problema é que quando existe um bolo grande, todos gostam de comer a sua fatia...É o mundo do negócio e temos que nos adaptar ao mercado existente...As regras não são nossas, mas sim do mercado.
 

tdiniz

Tribuna
19 Junho 2013
3,237
28
Vila Nova de Famalicao
80% é assustador, mas se olharmos ao facto de podermos recomprar essa percentagem-não sabemos o valor mas também não será nada de transcendental, acho eu- e a hipótese de receber mais no negócio Mangala, e o sucesso desportivo que se espera dele, acho positivo.
 

hitman

Tribuna
18 Junho 2007
4,451
1,180
Conquistas
5
40
Oliveira de Azemeis
  • Lucho González
  • Pinto da Costa
  • Alfredo Quintana
  • Taça de Portugal 19/20
HugoReb disse:
O valor de recompra será aquele que estiver estipulado contratualmente... e nem sequer tem de ser um valor fixo. Pode muito bem ser dependente da valorização do jogador. Existirá sempre a salvaguarda do fundo em não perder o dinheiro investido - ou seja não deve haver divisão de risco, o Porto terá sempre de recomprar por um mínimo/indemnizar o fundo em caso de o jogador desvalorizar e sair por um valor inferior. No caso de haver uma valorização o tecto a pagar nem sequer tem de estar estipulado, pode muito bem ser uma percentagem indexada à valorização na altura da recompra.

A questão aqui é que a política tem sido a de contratar para obter valorização desportiva no imediato, colocando em segundo plano a valorização económica no futuro. E as contas até são simples - a banca não está receptiva a novos empréstimos, o poderio financeiro do nosso clube não é suficiente, esta é uma forma de receber jogadores, que de outra forma não seria possível. É preciso ver estes negócios como uma forma de empréstimo em que a garantia imediata é uma percentagem do passe do jogador, com a certeza de ter de devolver o valor ao fundo a médio prazo, com a possibilidade de pagar um juro indexado à valorização que o jogador possa vir a ter.

Se concordo ou não com este tipo de negócios? É como tudo, se utilizados na medida certa (sem exageros e para os negócios certos), de forma controlada e com um plano estruturado para o um desenvolvimento futuro quer seja ele a valorização ou a desvalorização do activo... tudo bem. Agora claramente que quando utilizados indevidamente e em excesso podem vir a trazer muitos dissabores - estamos a impor um limite ao potencial económico de uma futura venda sem garantir uma real distribuição do risco. É uma paralela de financiamento, que infelizmente temos de recorrer, dada a conjuntura actual.

Cumps
Antes demais bom post Hugo, ainda assim não consigo fazer a mesma leitura. O facto de achares que não haverá divisão de risco, ficando este apenas para o Porto, lembra as famosas PP´s. Tenho sérias dúvidas que possa ser assim tão linear. O melhor é mesmo esperar.
 

MADJER73

Bancada central
2 Dezembro 2013
1,352
0
Ricardo Pereira disse:
Fundos = dão com uma mão, tiram com as duas .... Mas com as nossas dificuldades económicas serão a única forma de trazer qualidade para cá.
Existe outra que é apostar na formação e em dar a esta formação oportunidades efetivas na equipa principal!

Ainda para mais com esta nova geração com jogadores de extrema qualidade como aqueles que agora

estão a brilhar no europeu sub-19!! Mas isto não interessa á nossa $AD das comichões!!

O que eles querem é estas trocas e baldrocas onde quem perde é sempre o NGC!!
 

madeirafcp

Tribuna Presidencial
20 Maio 2012
8,978
10,291
E insistem... Se não fosse assim Brahimi não vinha para o FC Porto. Ou metem isto na cabeça ou então não vale a pena...
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,324
11,634
madeirafcp disse:
E insistem... Se não fosse assim Brahimi não vinha para o FC Porto. Ou metem isto na cabeça ou então não vale a pena...
Se calhar a questão nem é bem esta.

Eu acredito perfeitamente que, apesar das condições financeiras do clube não serem as melhores, podemos dar 6,5M€ por um jogador como Brahimi...

Aqui a questão tem muito que ver com Mangala. O FC Porto precisa de realizar mais dinheiro com o Mangala e pelo contrário o Doyen quer continuar a trabalhar connosco, porque a parceria é proveitosa. Assim ambos lucram. A questão é precisamente esta - parece-me que é o NGC que permite que o Doyen entre no passe do Brahimi. E apesar de tudo, mesmo perdendo uma percentagem do passe, o fundo continuará a ter um grande lucro com Mangala....
 

madeirafcp

Tribuna Presidencial
20 Maio 2012
8,978
10,291
Daikan disse:
Se calhar a questão nem é bem esta.

Eu acredito perfeitamente que, apesar das condições financeiras do clube não serem as melhores, podemos dar 6,5M€ por um jogador como Brahimi...

Aqui a questão tem muito que ver com Mangala. O FC Porto precisa de realizar mais dinheiro com o Mangala e pelo contrário o Doyen quer continuar a trabalhar connosco, porque a parceria é proveitosa. Assim ambos lucram. A questão é precisamente esta - parece-me que é o NGC que permite que o Doyen entre no passe do Brahimi. E apesar de tudo, o fundo continuará a ter um grande lucro com Mangala....
Se fosse o FC Porto a avançar sozinho para o negócio, opreço de Brahimi ia para os 8.5 a 10M mais uma percentagem numa futura venda. Assim com a parceria da Doyen o dinheiro caiu logo na conta do Granada, coisa que sozinhos não conseguiamos, dai o preço ter vindo para os 6.5M
 

Drag72

Tribuna
9 Março 2012
3,100
63
51
Lisboa
Acho que temos aqui vários pontos importantes neste negócio da venda dos 80% á Doyen Sports por 5M€.

1 - A acreditar no que se fala que a DS tem negócios no Granada e foi por isso que o Brahimi "só" custou 6,5M€ pela totalidade do passe em vez dos 8-10M€ mais uma percentagem de uma futura venda para o Granada só posso dizer que foi excelente negócio para o Porto mas que obviamente que ninguém dá nada a ninguém por isso a DS iria ganhar algo em troca.

2 - Pelos vistos o negócio Brahimi pelos 6,5M€ está directamente ligado ao negócio Mangala para o City a acreditar no que vem escrito no "otribunaldodragao".

3 - Alienámos 80% do passe do Brahimi á DS por 5M€, e a justificação é que isso tem a ver com a recompra de uma % do passe do Mangala á DS quanto não sei, seria excelente se fossem os 33% mas duvido, o que quer dizer que no imediato vamos ter mais dinheiro disponível na conta bancária.
Se ganharmos 28M€ no negócio Mangala já é muito bom se for acima desses valores será excelente.

4 - O fundo nunca vai perder dinheiro porque vai ter sempre a garantia do Porto mesmo que o jogador não valorize o esperado quanto a isso não tenho grandes dúvidas, a recompra do passe do Brahimi nunca poderá ser pelo dobro devido ao negócio Mangala mas sim por mais.

Resumindo no imediato com esta "venda" de 80% do passe do Brahimi á DS desbloqueamos o negócio Mangala para o City e recebemos mais dinheiro no imediato com a dita venda, no geral dentro do possível é um bom negócio para quem está mal de finanças e não esquecer que o Brahimi por 6,5M€ foi um excelente valor só possível pela parceria com a DS, não gosto de fundos mas também entendo que são um mal necessário para quem não é rico.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Daikan disse:
Se calhar a questão nem é bem esta.

Eu acredito perfeitamente que, apesar das condições financeiras do clube não serem as melhores, podemos dar 6,5M€ por um jogador como Brahimi...

Aqui a questão tem muito que ver com Mangala. O FC Porto precisa de realizar mais dinheiro com o Mangala e pelo contrário o Doyen quer continuar a trabalhar connosco, porque a parceria é proveitosa. Assim ambos lucram. A questão é precisamente esta - parece-me que é o NGC que permite que o Doyen entre no passe do Brahimi. E apesar de tudo, mesmo perdendo uma percentagem do passe, o fundo continuará a ter um grande lucro com Mangala....
Precisamente.
 

v2579m

Bancada central
14 Dezembro 2013
1,764
0
Porto
miguel disse:
Sem o apoio da Doyen não tinhamos cá o Brahimi pelos valores negociados...Nenhum grande em Portugal tem crédito para trazer sozinho jogadores de outros níveis mais elevados.
Ora nem mais...
 
S

Santana

Guest
Tenho vindo a defender desde o inicio que o NGC para vender o Mangala teria como contrapartida acordado a colaboração da Doyen para negócios futuros, algo que se está finalmente a comprovar.

Sobre o negócio em si, concretamente ainda não podemos ter grandes certezas sobre proveitos ou perdas para o NGC, agora parece me evidente que se se confirmar que vamos receber algo como 28M da venda do Mangala em vez dos devidos 23M, o NGC acordou com a Doyen que o Brahimi seria a compensação para os ganhos "cedidos" ao NGC proveniente da venda do Mangala.

Assim, executando o modelo que falei acima, é um dois em um, ou seja, o NGC no presente ganha a liquidez que tanto precisa e garante um reforço desportivo a baixo custo, e isto sim é que é importante destacar para todos os adeptos entenderem!!!

E ainda salvaguardou-se um recompra do passe vendido, mas aqui, claro que qualquer recompra implica um altíssimo investimento que duvido que o façamos, mas acontecer é bom sinal, é sinal que o jogador rende e muito desportivamente.
Claro que como adepto detesto que só tenhamos 20% do jogador, mas tentando perceber que para a máquina funcionar, as coisas são bem mais complexas e vão bem mais além do que é domínio publico, compreendo que situações destas acontecem, mas como adepto alerto para que se façam os negócios sempre com o futuro de NGC salvaguardo em primeiro lugar, para não cairmos no erro dos ORCS que pagaram agora a fatura do pouco poder que tinham sobre alguns dos seus ativos.

Isto leva-me agora á discussão sobre fundos em si, e acho que era algo muito pertinente que merecia um tópico próprio ( existe algum? ).
Tentando não me alongar, eu acho que a médio/longo prazo o futebol vai ficar completamente sufocado com o poder dos fundos.
Se os fundos significassem simplesmente parceria financeiras então muito bem... mas infelizmente os fundos têm um poder "sombra" enorme junto dos clubes que têm ativos seus, e mais grave acima de tudo, enquanto os fundos forem fechados e não se saber quem são os seus investidores então podemos dar asas á imaginação do quão "sujos" podem ser os negóciow que envolvem fundos, e não me quero alongar mais para não entrar em nenhum jogo que possam tirar insinuações que não quero de todo fazer. Mas para bom entendedor meia palavra basta...
 

dragao1616

Bancada central
5 Março 2007
1,605
318
Conquistas
3
  • Maio/17
  • Junho/17
  • Julho/18
Não vale a pena stressar muito com isto , só os mais distraídos é que acham que o Porto alguma vez neste contexto tinha capacidade para comprar este jogador ( e outros que tem comprado ...)

Não me vou alongar muito sobre isto porque este fórum anda com muita visibilidade ...
Apenas umas ideias gerais ...

Alguém acha que tinha mesmo custado 6,5M ? Anjinhos ! O preço já aqui foi posto á muito tempo. Em cheio.
Porquê está diferença ? Lembram-se do (Moutinho/Calimeros) ? Fico por aqui .

Os direitos de compra e recompra do Porto estão todos salvaguardados.

Os fundos ( estou farto de dizer isto) não tem risco nestes negócios . Se correr bem divide-se pelas % de cada um , se correr mal o clube tem de recomprar por valores pré definidos . Neste negócios e em outros.

Em todo o caso acho que foi um bom negócio para o Porto e temos 100% dos direitos desportivos de um craque.
 

Gonçaloo

Tribuna
10 Março 2012
4,032
0
Daikan disse:
Eu acredito perfeitamente que, apesar das condições financeiras do clube não serem as melhores, podemos dar 6,5M€ por um jogador como Brahimi...

Aqui a questão tem muito que ver com Mangala. O FC Porto precisa de realizar mais dinheiro com o Mangala e pelo contrário o Doyen quer continuar a trabalhar connosco, porque a parceria é proveitosa. Assim ambos lucram. A questão é precisamente esta - parece-me que é o NGC que permite que o Doyen entre no passe do Brahimi. E apesar de tudo, mesmo perdendo uma percentagem do passe, o fundo continuará a ter um grande lucro com Mangala....
Tenho sérias dúvidas que tenhamos 6.5M nos nossos cofres para gastar num jogador.
Tenho sérias dúvidas que alguma compra acima dos 2M possa neste momento ser feita sem recurso a fundos.
Tenho sérias dúvidas que sem esta parceria o jogador viesse cá parar (pelo menos por estes valores).