sqkizoo disse:
Seria assim se ele tivesse a tal "capacidade de progressão" com a bola nos pés. O Brahimi só tem essa capacidade quando apanha um defesa anjinho que ainda cai na mesma finta que ele faz quando vai até à linha do fundo. Fora isso a capacidade dele resume-se a passes para trás; correr para a frente 4/5 metros e dar a volta à rotunda e voltar a sair para trás; tentar furar para o meio e perder a bola e por último correr bem essa mesma jogada, e dar um golo do tipo académica.
Ele a 10 não tem uma coisa que os 10 hoje em dia têm, que é capacidade de primeiro toque e de jogar em 2/1 coisa que ele não tem. Por norma e só com o defesa ou o apoio já são o suficientes para ele se embrenhar na bola, no meio onde a quantidade é substancialmente maior e ele não tendo essa capacidade de abrir buracos com o passe e a visão de jogo, não resulta em nada. A não ser com equipas que se abram e defendam mais à frente, no fundo que lhe dêem esse espaço que precisa.
Hoje em dia não basta saber fintar para ser 10... por alguma razão a posição de 10, é completamente diferente de como era há uns anos atrás, até o próprio perfil dos jogadores.
Estou a entender o que dizes, e sim, ele teria que se readaptar novamente a outra posição. Só acho que muitas vezes as pessoas exageram na exultação da cegueira colectiva do Brahimi.
Acredito que isso advém de alguns dos seus defeitos mas também de outros factores. Estar colado na linha sem apoio e sem saber centrar acentuam essa percepção do jogador.
Não considero que o Brahimi tenha falta de primeiro toque ou incapacidade de jogar em 2/1. Novamente acredito que isso é uma ideia cimentada por algumas más recepções de passes de 40m em que ele foi um bocado displicente e pelo facto de andar a jogar com laterais que não sabem centrar.
Ainda no último jogo o Brahimi fez um último passe para o Herrera de quem tem alguma capacidade para largar a bola nos momentos oportunos. Era um contra-ataque e era mais fácil, eu sei. Mas com um bom treinador e com os movimentos mais oleados entre ele os médios e os avançados não vejo o porquê do Brahimi não poder ser o jogador que à entrada da área ou remata, ou pica por cima dos centrais ou faz um 2/1 com o PL.
E sim, mesmo no meio, se ele progredir com a bola nos pés desapoiado para "a boca do lobo" vai perder a bola. Mas isso é verdade com o Brahimi e é verdade com todos. O momento em que um jogador pressente que há espaço e toma essa decisão (ou não) é aquilo que define os bons dos maus. E sinceramente acho que ele é mais lúcido do que as pessoas imaginam.
Agora também considero contra-producente ter um meio campo que nunca tenta uma progressão interior e lateraliza muito cedo. Ou então deixa essa tarefa para um jogador com graves limitações técnicas como o Herrera. Esses riscos têm que ser tomados por alguém.
E se há coisa em que o Brahimi não é mau é a segurar a posse. Mesmo no meio todos nós já o vimos a sair com a bola nos pés de situações em que estava rodeado de adversários por todos os lados. E nem é bem no drible tipo 1x1 que ele se distingue. É nessa capacidade de se desembaraçar da pressão, coisa que, com franqueza, é mais de médio interior do que extremo.
Eu não estou aqui a ser nenhum visionário. O Brahimi É de escola um médio interior. Mas assim como a adaptação do Josué ou do Quintero(!) à linha esta é mais uma tentativa infeliz.
Se há defeito que eu talvez lhe coloque é não ser propriamente um "pulmão" e ter que melhorar a sua técnica de desarme. Mas no resto acho que as pessoas estão a fazer dele um "burrinho" (perdoe-me a expressão) que ele não é.