Autor Tópico: Politica Americana  (Lida 81095 vezes)

Offline MiguelDeco

• Tribuna Presidencial
  • Membro do Mês Dezembro/2018
Re: Politica Americana
31/Jan/17, 17:25 • #45083
Miguel, o fenómeno é global é mais que de "extrema-direita", existe um descredito avançado das elites politicas.
As coisas não são triggers directos, são graduais, e gradualmente as elites politicas têm perdido crédito ao ponto de descalabro mesmo. O neoliberalismo tem sido a agenda quase em todo o lado, os conceitos de esquerda ou direita perderam contexto, o que está em questão são os modelos económicos, à "esquerda" sobram os temas sociais de costumes porque o modelo económico as elites têm blindado a um ponto que quase não permitem alternativas...
O que vivemos hoje é um modelo de sociedade, onde tudo é permitido em termos económicos, dos mais escabrosos off-shores, a violentas desregulações no mercado de trabalho, à desvalorização galopante do valor do trabalho, à TOTAL e COMPLETA promiscuidade entre Banca - Politica - Corporate!
Este é o problema! Também nos USA! A noção de grande parte do povo que existe uma imagem evidente de total promiscuidade e corrupção nas esferas do poder e como é evidente quem está no poder mais colado a isso fica, não acredito de forma nenhuma que não entendas isso.
Os USA têm imensos problemas Miguel, imensos, é uma sociedade sem referencias, que tem dificuldade em encontrar algo que os una mas encontra como muita facilidade o que os desune, tem gravíssimos problemas raciais, gravíssimos problemas de crime, de imigração ilegal, gravíssimos problemas dum desenfrachisement e abandono de quem não compra o bilhete para "O novo brilhante mundo diverso" mas que de diverso não tem nada, porque se a tua diversidade for de discordar com a narrativa vigente vais ser perseguido em toda a linha.
E têm problemas económicos também, o culto da personalidade que fazem ao Obama é uma maquina oleada com objectivos de background bem visíveis, mas o que os democratas deviam explicar é porque razão perderam o RustBelt, uma área profundamente trabalhadora e industrial, são burros e engoliram propaganda? Mas não eram burros quando eram estados democratas?
É isto que te estou a tentar dizer, existe nas sociedades ocidentais, que é a que está em causa...uma seria noção de que as elites politicas traíram o povo, deixaram a politica ser tomada pela finança e saíram todos a ganhar.
Os USA é um país enorme, com problemas muito diferentes entre zonas, não é uma analise simples, mas no fundo o que te estou a dizer desde o inicio é que tanto é pouco inteligente e seguidista acreditar na agenda de trump como engolir a patranha dos democratas e de grande parte dos media.
Existem gravíssimos problemas nas sociedades ocidentais, para os quais as elites não têm resposta, e para os quais a esmagadora maioria das pessoas não quer olhar de frente porque pode estragar a perfeita pintura que querem fazer das suas convicções, e enquanto for assim, continuaremos nisto.
Eu tenho uma opinião muito pessoal...que é esta, a Europa é o padrão, e quando a Europa é o monte de asneiras e corrupção que é hoje, o equilíbrio fundamental que a Europa oferece e solidifica desaparece e determinado drive enfraquece...e a Europa está como está pelas razoes que nos USA também existe tanta divisão, lideranças medíocres, elites politicas vendidas à finança e corrupção à louca.
Os USA têm problemas ainda mais profundos em termos sociais mas também económicos, e espera pela pancada, deixa o Trump apertar mais a China e vais ver como a China expõe o lindo estado da economia dos USA.
Miguel isto é difícil de conversar por aqui...o tema é interessante...mas é dificil...
A pergunta fundamental...o Trump vai resolver alguma coisa? Acredito que vai resolver algumas coisas, outras não, e outras vai piorar e muito...e estas ultimas são aquelas que Eu acho onde deve haver grande foco que Eu já referi, os direitos de varias minorias transversais a varias raças como os direitos LGBT, das Mulheres e do Ambiente!
Eu acho sinceramente que as democracias estão no punho dos grandes interesses e Trump é só mais um e ele resume-se a uma coisa só...agradar aos "amigos" e os amigos são o High-Corporate e a High-Finance...agora, nao foi o Trump que inventou isto, os USA subsidiam Israel com biliões há muitos anos, a admin Obama continuou com os subsídios.
Nos últimos anos vive-se assim aparentemente é o novo design for living, os media a bombardearem emoções, a tentarem colocar as pessoas ao abismo dos nervos 24x7, total emoção e outrage, levantamento social que estão a fazer isto e aquilo às liberdades e à vitima du jour...quando os media são privados na sua maioria e cada um com dono e agenda do dono...é tudo um teatro de alta manipulação que aparentemente leva muita gente a perder a cabeça (não te estou a incluir, sinceramente).
No fundo não olho para o que se passa como bons e vilões, olho para o que se passa como o fruto inevitável de sociedades profundamente doentes, divididas sem referencias, sem nada que as una de real, onde cultura e educação estão corrompidas, politica tomada de assalto, as famílias cada vez mais desestruturadas, o crime galopante, a finança desregulada e em rédea solta, onde a realidade é completamente toldada por fake news, fake information, fake media, fake politicians, fake faces, fake frases, fake facts, fake men, etc.fake, fake, fake...
E pelo meio disto, continuo a ouvir a canção dos heróis e dos vilões...épá, não é para mim. As sociedades estão terrivelmente doentes a quem querem vender uma qq nova banha da cobra que cura tudo porque por magia vamos todos dar a mão como um anuncio da coca-cola, não vamos Miguel! É a economia que resolve problemas! Isso quer dizer que é a sustentabilidade, ou seja mais gente a pagar impostos e menos gente a viver deles, este equilíbrio terrivel que foi posto em causa com este capitalismo selvagem é que desequilibra tudo, e é na economia que se vai resolver os problemas, e na economia aparentemente ha pouco envolvimento, mas é isso que vai resolver problemas.
As sociedades terem noção do que conseguem sustentar, do que conseguem fazer, do que devem EXIGIR (sim sou dos que acha que desde bancários a políticos nesta Portugal e Europa deviam estar na cadeia e são muitos)...
Agora o que temos? Uma Europa de rastos, descaracterizada, sem capacidade de liderança nenhuma, sem credito para exigir seja o que for e um mundo ocidental completamente fora de orbita porque não consegue resolver os seus problemas quanto mais os dos outros...na minha opinião pessoal tudo fruto desta globalização que propiciou que a politica deixasse de contar e so contasse a finança, quando na realidade devia ser diferente, o lucro não pode tudo, tem que haver limites, os off-shores têm que ser proibidos, não se pode ter palhaços a liderar a Europa que nos seus países deram cobertura a fugas ao fisco brutais, muito menos empresas mundiais megalómanas que são exemplos de deslocalização do trabalho para sweat-shops enquanto declaram lucros como se fossem uma PME pq o verdadeiro lucro está num Luxemburgo ou numa Suiça...ainda há pouco to disse...Obama em 2008 o que fez? Toma lá o cheque. Siga, e eles a seguir estavam todos a dar prémios. É isto.
O Mundo está pelas costuras e pelos vistos há quem ache que o foco é outro que não a economia...ok, enquanto assim for o teatro continua pq as elites nunca vao deixar de financiar o teatro, não há UM media que não pertença a um grupo económico com uma agenda própria. UM!
As sociedades so terão mudanças quando tiverem capacidade de exigir mudanças na economia e na forma como a politica, a banca, as empresas são vigiadas.
O mundo está na retrete e não está porque o Trump ganhou, já la estava...o Trump é um sintoma deste mundo estar ne retrete. A politica e a historia são ciclos, que muitas vezes se repetem.
Nota: Espero não estar a dizer-te nada que entendas como algum "insulto" a ti, se assim for diz-me que calo-me.

Eu gosto de conversar sobre política, sociologia e eu concordo com quase tudo isto que tu escreveste. Mas nada disto é uma novidade, a génese dos estados unidos foi o que foi e continuará a ser. E como dizia à pouco, eu não sendo um admirador confesso da realidade norte americana, devia estar todo contente por lá estar um trump. Mas não consigo porque o trump não é um idealista utópico do meu lado de pensamento, que também os existe e aliás tu escreveste algumas coisas que não passam disso mesmo, utopias como mandar prender bancários, acabar com as offshores e por aí fora. Todos sabemos que este sistema é mau, mas a questão é , e não é a questão europeia que aqui está em causa, o trump é uma lufada de ar fresco nesse mesmo sistema como querem fazer parecer. É esta a solução para o mau sistema ou é a solução final do mesmo?? Este é o cerne da questão. Conseguirá o trump melhorar o que quer que seja? Eu defendo que não, e aliás, acho a comparação com o obama insultuosa. Obama deixa a economia a crescer, com o desemprego em números históricos e a recuperação de um sistema bancário e bolsista que para os estados unidos é essencial, convém também entender isto, deixa um país numa relativa segurança que os números demonstram sendo que tem alguns problemas como é óbvio, a começar pelo deixar passar as red lines que disse que não deixaria. Mas até aqui isto pode ser visto de duas maneiras, porque se ele naquele momento metesse lá tropas teria sido acusado de andar a meter-se novamente num conflito que aos usa não diz respeito (basta falar em bush para as pessoas terem a noção de quem realmente criou este belíssimo turbilhão em que vivemos). E tem acima de tudo a incapacidade de não ter tido o poder suficiente para reformar o que queria reformar, nem conseguiu mitigar um racismo latente que existiu existe e existirá sempre nos usa. Mas comparar isto com o programa de trump e classificar tudo como a mesma coisa é um insulto. Podemos discordar das políticas, por exemplo e na crise de 2009 eu adorava ter visto o sistema bancário norte americano ruir, mas diz-me sinceramente, achas que isso é plausível? é plausível acabar com a ligação partidos banca, algo que existe desde que existe política e bancos? Não é isto uma utopia em todos os países? Principalmente num país que tem a maior parte da sua riqueza em bolsa? Não seria melhor refletir no que levou aos usa a investir mais no mercado bolsista do que na produção industrial? Quem incentivou isso? Aconselhava a veres o documentário Requiem for the American dream para se entender como se chega a isto. Mas acima de tudo a mesma pergunta, um milionário que fez a fortuna em bolsa é que é o príncipe arauto da boa nova e o defensor do povo?? Alguém com um palmo de testa acredita nisto?

Mais, se alguém pagou a crise dos bancos americanos na sua maioria foram os países da europa, nomeadamente os PIGS. Por isso a conversa da europa é diferente (embora não tenham sido os usa que decidiram intervir na líbia por exemplo.), existem de facto líderes fracos na Europa, alguns desastres autênticos quer à direita quer à esquerda mas não é o caso dos USA, não pelo menos no caso obama.

O trump vence por vários factores, alguns deles sociológicos como a desinformação constante e assustadora desta nova geração, vence também com alguma ajuda russa, já admitida pelo mesmo, vence com o desencanto de uma américa que desapareceu e que se ele voltar a criar eu cá estarei para lhe dar o mérito, todavia o mundo onde se podiam fazer carros a gastar 20 litros aos 100 como norma e pagar misérias pelo combustível desapareceu, bem como o mundo onde a china era uma potência fechada (ironia das ironias os usa querem agora fechar-se) também não volta mais. Vence estados que os democratas perderam historicamente depois de uma inversão no tratamento de uma raça em específico, raça esta que toda a gente sabe qual é o pensamento de trump sobre ela. Vence com o voto partidário, porque as pessoas esquecem-se que ele não concorreu como independente. Uma coisa é não ter grande apoio no partido, outra é fazer dele uma mente livre e apartidária que não é, e ironicamente acaba por ganhar com o rigged sistema que ele tanto criticou não tendo a maioria dos votos. Não é à toa que a retórica dos votos ainda não acabou.

Mas esta análise do passado no caso do trump não interessa muito pois o homem é uma pedrada no charco para muito boa gente. O que irá devolver o poder ao povo, a riqueza e a grandeza novamente. Eu não sou o dono da verdade, nem quero ser, dou a minha opinião com base em tudo o que estudei e que julgo que irá acontecer, se o tempo me provar que estava errado cá estarei para o meu ato de contrição. Todavia vamos com quase duas semanas e trump já brilhou ao mais alto nível. Veremos como se aguenta.

Offline slowboy

• Tribuna Presidencial
31/Jan/17, 17:34 • #53043
É cada testamento.

Vocês trabalham na função pública?

Offline MiguelDeco

• Tribuna Presidencial
31/Jan/17, 17:36 • #97033
É cada testamento.

Vocês trabalham na função pública?

tu trabalhas em quê? para me perguntares onde trabalho tens que me dizer primeiro onde trabalhas..

Offline MiguelDeco

• Tribuna Presidencial

Offline Philipp

• Tribuna Presidencial
31/Jan/17, 17:48 • #65026
http://observador.pt/2017/01/31/a-outra-vez-em-que-os-eua-fecharam-portas-aos-refugiados-recordada-em-fotos-e-historias-de-morte/

os apoiantes de trump já podem dizer, veem não é novidade..

Não foi apenas isso. Depois no final da guerra acolheram muitos criminosos nazis na chamada Operação Paperclip.

Offline MiguelDeco

• Tribuna Presidencial
31/Jan/17, 17:57 • #72068
Não foi apenas isso. Depois no final da guerra acolheram muitos criminosos nazis na chamada Operação Paperclip.

e alguns até deram jeito, como o Wernher von Braun.

Offline Philipp

• Tribuna Presidencial
31/Jan/17, 18:13 • #19053
e alguns até deram jeito, como o Wernher von Braun.

Sim. Mas todos os Países têm rabos de palha. A URSS fez o mesmo.

Offline Philipp

• Tribuna Presidencial

sinal

• Visitante
01/Fev/17, 19:25 • #75083
Concordo com o zelo da moderação do forum, mas não tendo a intenção de querer fazer propaganda e admitindo até correr o risco de usar informação falsa por desconhecimento e não por intenção, podes me só orientar no sentido de me mostrar qual foi o site que citei que está comprovado de produzir noticias falsas? E onde esta isso comprovado?

Está comprovado no link que te coloquei no post. O aviso está feito, cabe a ti escolheres.

Offline Philipp

• Tribuna Presidencial
01/Fev/17, 21:14 • #50065
Trump: "Temos de matar as famílias deles. Quando apanhamos estes terroristas, temos de apanhar as famílias também."

http://www.jn.pt/mundo/interior/norte-americana-de-oito-anos-morta-no-iemen-em-primeiro-ataque-de-trump-5642335.html

Offline juliolopes

• Tribuna
« Última modificação: 02/Fev/17, 00:02 por juliolopes »

Online sirmister

• Tribuna Presidencial
  • Membro do Mês Abril/2019
02/Fev/17, 01:01 • #97060

http://observador.pt/opiniao/para-la-do-muro/

Muito interessantes.

Confesso antipatizar com Trump e ha MUITO tempo, tal como sempre achei q os democratas terem apostado em alguém tao corrupto como Hillary lhes seria fatal...agora...faz-me especial confusão a emocionalidade de parte da população com estes temas...onde estava esta gente quando o premio nobel da paz Obama conseguiu lançar mais de 100.000 bombas no medio-oriente durante o seu tempo? Literalmente mais de 100.000...nem um pio nos media, não...choram com a saída dele.
O Daesh é algo muito complicado mas Obama e Clinton deram.lhes grande ajuda.
O muro...como é q é possível q ninguém diga q o muro ja existe? Ele ja existe!!! O q está a acontecer é a continuação onde ele não existe...como é q ninguém se emocionou antes?
Obama proibiu iraquianos durante seis meses, os sete países são uma lista q Obama tinha sob vigilância de sete países q ele entitulou de "countries of concern"...nunca ninguem se emocionou da mesma forma q nunca ninguem se aborrece com dezenas de países q não permitem entrada de judeus...DEZENAS!
Isto é tudo uma hipocrisia, duma população q se move pela emoção do dia, lamento q Trump possa vir a ser um motor de retrocesso nos direitos lgbt, nos direitos das mulheres, nos direitos das minorias...espero q não mas tenho muitas dúvidas, acho.o um bronco, tipico magnata bronco...agora o multiculturalismo q se apregoa está podre, infestado de crime sem igualdade social, é uma ilusão vendidanas redes sociais...multiculturalusmo e diversidade sem regra nem limites não funciona, nem nos USA como no Irão ou Israel...nao funciona...
Parte da população compra esta retorica, acreditando na espontaneadade de crises, combates e revoluçoes...enquanto Maçons, Bilderbergs e Illuminattis alike decidem na sombra.
Politica e media é o show q nos distrai.
Trump é a total colagem ao poder judaico q manda na bsnca e cirporate na América...sempre tiversm poder agora estão no poder.
Tem uma agenda q em grande parte discordo, mas acrditar q Clinton ou Obama so melhores no geral é andar muito distraido.
Qualquer um deles esta na mão de quem tem o real poder.
Sanders era fora disso um candidato em q Eu concordava com umas coisas e discotdava doutras mas um Homem sério...pois...ate a Clinton o vigarizou.
Os media como sempre foram, são parciais, vao continuar a inflamar as pessoas, ser jornalista é hoje do maus sujo q ha. O q interessa é acicatar os animos...podem acreditar numa coisa, aquele pais esta a enfiar.se num buraco q vai terminar com muito sangue interno.

A mesma coisa feita por alguem com boa imprensa ou com má imprensa faz toda a diferença, nos vimos isso muito bem em PT com o slb e o FCP...

De resto se receberes "ameaças" por email não te admires...
« Última modificação: 02/Fev/17, 01:01 por sirmister »

Online sirmister

• Tribuna Presidencial
  • Membro do Mês Abril/2019
02/Fev/17, 01:13 • #50095
O que te afecta não é o que digo, eu sei, o que te afecta é tu não seres aquilo que tu pensas que és quando te demonstram que aquilo que escreves não bate certo com aquilo que dizes que disseste, e não precisas de ter pena de mim. De resto o meu último post mostrou bem a tua linha de coerência, e comprovou que aquilo que tu dizes passado um tempo esqueces e perante esse esquecimento fazes fugas para a frente (basta ver que em 3 post´s teus não conseguiste referir-te uma vez aquilo que escreveste que não ia acontecer e aconteceu). Como tal pode ser que esta parte da pena te esqueças daqui a uns tempos.

E não tenho que me preocupar com os motivos porque quase a maioria dos americanos votaram em trump. Aliás essa é a minha maior incoerência e que nunca foi explorada por nenhum de vocês curiosamente. Eu não sou propriamente fã dos USA, portanto ter alguém que pode pela primeira vez na história provocar graves danos naquele país, e expor as imensas falácias do sistema capitalista selvagem, seria um motivo de alegria para pessoas como eu. Todavia também não era preciso terem exagerado tanto, um outro dos bush´s e fazia o mesmo sem tanto alarido. Já este será um pouco mais complicado de festejar pois tenho cá para mim que não irá só arrastar os usa com ele. O tempo o dirá..  E ao contrário de ti, e se o homem mudar o rumo da história eu cá estarei, não para dizer que não disse o que afinal disse mas para efectuar o meu ato de contrição.

Tu conseguiste dizer a alarvidade de que eu admiro muito os USA, a tua capacidade para demonstrar se eu sou incoerente ou para teres alguma ideia do que eu penso está bem patente ai não é preciso dizer mais nada...

De resto não passas disso não consegues discutir nada, só consegues insistir no ataque pessoal para tentar descredibilizar a opinião porque não consegues falar sobre os temas, tens um discurso que faz lembrar o pedro guerra, fazes "barulho" falacia do espantalho, enches tudo com textos imensos e no final não dizes nada..

Claro que tu não tens que te preocupar com o "motivo pelo qual quase a maioria dos americanos votaram em trump" mas lá está o que eu disse foi
pensar porque é que metade dos eleitores não quiseram saber se era a clinton ou o trump a serem eleito
mas para ti não ha diferença é a cassete... mas claro preocupaste com o que te apetece, tenta é ter o respeito suficiente para deixar que os outros tambem se preocupem com o que lhes apetece..

E depois o nivel doentio...
Aliás essa é a minha maior incoerência e que nunca foi explorada por nenhum de vocês curiosamente.

Ninguem quer saber.. ninguém tem interesse em que andar a estudar e a procurar as tuas potenciais incoerências. lá está o pedro guerra seria alguem interessante para andares a falar...

Há temas para comentar aqui e é isso que a alguns gostariam de fazer, muitos não vem aqui para não estão para ter que andar sempre a levar contigo...No final é a tal coisa acusas muita gente de racismo mas não ha aqui ninguém mais intolerante do que tu... como se viu ai com o @Miguel Alexandre  que levou logo..

Eu não sinto pena de ti porque tu precisas, sinto porque tu dás pena só isso pelas atitudes que tens, tambem me dá para rir mas se calhar não devia..