Autor Tópico: Actualidade nacional  (Lida 76107 vezes)

Offline rolling

• Arquibancada
  • *
Re: Actualidade Nacional
18/Jun/17, 10:46 • #81075

https://www.ipma.pt/pt/educativa/fenomenos.meteo/index.jsp?page=dea.trov.xml

Aqui não refere as "trovoadas secas"
"A PJ, em perfeita articulação com a GNR, conseguiu determinar a origem do incêndio e tudo aponta muito claramente para que sejam causas naturais. Inclusivamente encontrámos a árvore que foi atingida por um raio”, disse Almeida Rodrigues. "Conseguimos determinar que a origem do incêndio foi provocada por trovoadas secas”

Se encontraram a árvore é provável. Mas lembro-me de durante esta semana ter comentado com alguém que iam estar 39(?) graus na sexta e me terem respondido: No fim de semana vai piorar e dizem que vem trovoada.

disclaimer: não sou a favor deste governo mas acredito nesta versão por parecer lógica
« Última modificação: 18/Jun/17, 10:47 por rolling »

Offline Regod

• Tribuna Presidencial
18/Jun/17, 10:49 • #95030
"A PJ, em perfeita articulação com a GNR, conseguiu determinar a origem do incêndio e tudo aponta muito claramente para que sejam causas naturais. Inclusivamente encontrámos a árvore que foi atingida por um raio”, disse Almeida Rodrigues. "Conseguimos determinar que a origem do incêndio foi provocada por trovoadas secas”

Se encontraram a árvore é provável. Mas lembro-me de durante esta semana ter comentado com alguém que iam estar 39(?) graus na sexta e me terem respondido: No fim de semana vai piorar e dizem que vem trovoada.

disclaimer: não sou a favor deste governo mas acredito nesta versão por parecer lógica
Haverá certezas que foi a unica causa? Eu disse o que disse, por causa do que se ouvia pelos responsáveis que estavam no terreno. Sendo assim uma trovoada, a prevenção só facilitaria o combate.

já vai em 57/59 mortes e a subir....

Offline quintero

• Tribuna
Re: Actualidade nacional
18/Jun/17, 10:54 • #82053
todos os anos ha incendioss...deviamos seer melhores na prevenção...quaase deviamos ter um ministerio dos fogos...

Offline rolling

• Arquibancada
  • *
18/Jun/17, 10:55 • #62045
Haverá certezas que foi a unica causa? Eu disse o que disse, por causa do que se ouvia pelos responsáveis que estavam no terreno. Sendo assim uma trovoada, a prevenção só facilitaria o combate.

já vai em 57/59 mortes e a subir....
Sim, eu em tudo o resto que foi dito para trás concordo a 100%: envolvimento do exército, meios aéreos nas mãos da força aérea para acabar com conflitos de interesses, restabelecimento de uma rede de guardas florestais, etc.
Estes pontos até tinham a vantagem de aumentar os nossos gastos em "Defesa" para cumprirmos os critérios da NATO (que salvo erro não cumprimos).

Só chamei a atenção para o pormenor que nesta situação podia ser injusto estar a atirar responsabilidades para alguns destes fatores.

Quanto À expansão do incêndio estas coisas são incontroláveis: no ano passado naquele incêndio enorme da A1 lembro-se de alguém me ter dito que só não parou e apagou o incêndio (de tão pequeno era) porque não podia parar na autoestrada e ir a pé até lá, pelo que ligou para número dos incêndios a avisar. Estas coisas num dia de calor tornam-se incontroláveis muito rapidamente.

Offline jozé

• Arquibancada
  • *
18/Jun/17, 12:30 • #83075
A prevenção não será o melhor remédio: limpeza de matas, patrulha todo o ano para vigiar o estado das matas e vigilância em períodos delicados, planear os acessos a todo o tipo de espaços habitados para que a circulação possa ser mais facilitada, criação em todas as unidades mínimas administrativas de tanques de água para que possam servir os bombeiros em caso de necessidade. Isto pressupõe planeamento e mais planeamento.

Offline tripeiro_de_gema

• Tribuna Presidencial
18/Jun/17, 12:34 • #53051
E mesmo nestes casos a TVI24 não deixa de demonstrar o seu lixo de jornalismo, um polícia a dizer várias vezes ao jornalista para se afastar do perímetro onde 3 pessoas perderam a vida, incluindo uma criança, mas este mesmo jornalista alegava insistentemente estar fora do perímetro delimitado. O operador de câmera fez vários zooms de viaturas carbonizadas onde alegadamente estaria ainda o corpo de um familiar que o repórter estava "muito profissionalmente" a entrevistar. Ouviu-se a frase: "dentro de uma das viaturas estará ainda o corpo do genro deste familiar que estávamos a escutar". Nem aqui o jornalista consegui perceber a lama que estava a pisar... E que tal mais respeito pelas famílias? Mas a TVI24 nunca teve noção dos limites que é possível transpor.
« Última modificação: 18/Jun/17, 12:48 por tripeiro_de_gema »

Offline K92

• Tribuna
18/Jun/17, 12:50 • #48082
Poucas palavras para descrever o sucedido.
Um país em choque!

Que fazer? Já muito aqui foi escrito e BEM.
Acho que toda a gente tem noção do que pode ser feito, mais ou menos instruído.

Vi aqui descritos vários dos que lucram, penso não ter visto ser referida a indústria do papel.

Um país da nossa dimensão estar entre os maiores produtores de pasta de papel e papel é algo que ao invés de nos orgulhar nos deveria preocupar e muito!!!

A par das questões orçamentais e organizacionais dos Bombeiros, do planeamento e prevenção florestal e de tudo mais que foi aqui bem apontado, deveríamos reconsiderar esta indústria tão gigantesca em Portugal.

Para quando?

Offline Barrigana

• Tribuna Presidencial
  • Membro do Mês Fevereiro/2018Membro do Mês Dezembro/2017Membro do Mês Setembro/2017
18/Jun/17, 13:53 • #62044
Assustador.

Faz-me uma confusão enorme ver gente a construir/comprar casas isoladas em zonas florestais. Eu dormiria aterrorizado todas as noites, no Verão.

Haverá coisas que se podiam ter feito em termos de prevenção, cmo há sempre.

Mas é escusado nesta altura andar já a expiar culpas. Isto foi uma verdadeira tragédia e parece-me que pouco havia a fazer... desta vez foi muito mais uma questão da Natureza a funcionar, comparado com outras situações do género que costumam acontecer quando chega o calor.

Offline FCPorto1989

• Tribuna Presidencial
18/Jun/17, 15:31 • #15055
Só há 1 hora é que me apercebi da tragédia que isto foi....

Completamente assustador, não consigo nem quero imaginar o pânico e sofrimento do que sucedeu ás vitimas....

Achava que teria sido uma situação em que as pessoas tentaram salvar as suas casas e pertences e que algumas tinham sido apanhadas no meio....agora, mais de 50 e tal pessoas a morrerem no meio do pânico e a, literalmente, assarem dentro de carros enquanto tentam desesperadamente salvar-se???

Isto é mau demais, eu não sou um gajo castastrofista nesta cena do aquecimento global...mas é um facto que está a ocorrer! Alguém que mostre este tipo de m*rdas aos senhores que podem fazer algo sobre este assunto, é isto que se quer? Outra questão....para quando punições severas para quem não limpa a sério toda a mata? Um pau nas costas desse pessoal era o mínimo!!

Offline Moxley

• Bancada lateral
  • **
18/Jun/17, 17:17 • #59078
Vi ontem a notícia de que o fogo estava a aproximar-se das casas e hoje acordo com esta notícia. É assustador imaginar o terror por qual as vítimas passaram.

Offline Komodo

• Tribuna Presidencial
18/Jun/17, 18:02 • #31043
Um fogo florestal matar este numero brutal de pessoas, é chocante!

Dei por mim a pensar na vida... Ir numa auto-estrada, podemos ter em mente que se tivermos um acidente grave podemos morrer. Ir numa auto-estrada e imaginar que vamos morrer com um incêndio florestal é quase surreal.

Mais vitimas que no incêndio residencial de Londres!

Já agora... Uma pena os submarinos não combaterem fogos! A culpa é desses cabrões das luvas!
E quando digo luvas não me refiro às que os bombeiros usam!

Offline FCPorto1989

• Tribuna Presidencial
18/Jun/17, 18:54 • #40078
100 mil euros do AVB para Pedrogão. Tinha feito um post a dizer que a cada like doava 10 euros.

Offline dragaolux

• Tribuna
    • Situação contratual dos jogadores do FC Porto
18/Jun/17, 19:03 • #61080
100 mil euros do AVB para Pedrogão. Tinha feito um post a dizer que a cada like doava 10 euros.

Offline Conceição Santos

• Tribuna
18/Jun/17, 19:26 • #94061
PS-Mal leio a noticia vou a correr para a TV, eram 7 e qualquer coisa da manhã e o unico canal que está a acompanhar a tragédia é o CM. SiC, Rtp, TVI a dar programas idiotas e sem sentido numa altura em que está ocorrer uma das maiores tragédias deste século.

Ridiculos esses 3 canais e muito bem o CM, não os suporto e acho que são um cancro, mas segundos já li na internet foram o unico canal a cobrir incessantemente a tragedia desde que ocorreu. Parabéns pelo trabalho.

É verdade, eu fiquei acordada até de manhã e confirmo, o ÚNICO foi a cmtv, inacreditável, não ?

Offline FCPorto1989

• Tribuna Presidencial
18/Jun/17, 19:56 • #56013
É verdade, eu fiquei acordada até de manhã e confirmo, o ÚNICO foi a cmtv, inacreditável, não ?

Eu não vi a CMTV sobre isto, mas eles nunca perderiam uma coisa destas (para o bem e para o mal)....na página da net deles aparece logo a cara de um dos miudos que morreu (que pouco mais velho será/seria que as minhas sobrinhas)...acho que é evitavel este tipo de publicação por parte da CS.