Actualidade nacional

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
17,527
4,872
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
miguel disse:
O investimento tem que ser adequado para que exista limpeza das florestas e controlarem a vegetação existente no território. Depois é os recursos humanos e meios disponíveis. Nesta altura já deveria existir mais precaução, ainda por cima tendo em conta que tínhamos alerta de tempo super quente.

Onde andam os helicópteros que íamos comprar? Deixou de ser prioridade é é isto que crítico.

Agora concordo que ninguém adivinha que iríamos ter trovoadas secas, pois por norma o nosso país não tem isso. Amanhã já se prevê o mesmo para o Alentejo.

Depois com isto todas as pessoas também entram em loucura e acabam por não se protegerem.
Com os recursos que temos podiamos evitar a grande maioria dos fogos, basta crer e ter vontade. Aqui as trovoadas nada afectaram, porque, muito provavelmente, foi fogo posto. Isso das trovoadas são desculpas, o ano passado na madeira foram as trovoadas? o vento? E em Arouca?

O que é preciso é vontade de acabar com tachos, de meter gente competente onde se deve e fazer uma grande reforma nos bombeiros e na protecção civil que é uma anedota.


Sabes que era engraçado? Ser proibida a venda de terrenos ou madeiras das areas incendiadas durante 30 anos.... Ou então um corpo profissional de bombeiro com o mesmo orçamento para o ano, mesmo com incendios revebiam o mesmo.Ias ver que os incendios iam diminuir imenso.
 

Luis Miguel Lamelas

Arquibancada
11 Maio 2017
344
425
43
Ermesinde
Regod disse:
Isto não seria importante, se de facto existisse uma estratégia de prevenção. Ou ordenação de território....


MAs como estamos na república das bananas....
É um facto, mas estas verbas se fossem gastas com critério e rigor, sobraria dinheiro para aplicar nisso mesmo, prevenção e ordenamento do território, que acredito que fosse uma pequena parte destas centenas de milhões de euros.
As coisas que pouco ou nada custam, são as que ninguém fala.
O dinheiro que é desperdiçado todos os anos nos combates a incêndios, dava para formar uma equipa de elite regional para intervir em situações desta gravidade.
Já para não falar que fazer leis muito mais punitivas para quem não cuida das suas matas, colocando em risco as dos "vizinhos", não tem custos.
 

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,511
3
30
Porto
A política florestal está muito para além dos incêndios. Os incêndios são apenas a faceta mais visível e destruidora dessa falta de política. Desde o empobrecimento dos solos até à erosão provocada pelo eucalipto que seca tudo à volta.

Falaram do exército e com razão. Mas o exército deve ter um papel activo não no combate mas sim na prevenção. Desde limpeza a fiscalização activa e punitiva para os donos das parcelas de terreno. Deveria de existir um regime de limpeza de matos muito mais eficiente. Donos de parcelas de terreno florestal teria obrigatoriamente de efectuar a limpeza se tiver as condições económicas para tal sob pena de ser expropriado. Multas não resultam para colocar as pessoas a mexer. Quem não tivesse capacidade financeira para a limpeza esta seria feita por brigadas do exercito, pessoal do RSI, reclusos, etc (com uma remuneração suplementar) e o proprietário teria de ceder uma percentagem futura de proveitos realizados pelo terreno, seja em bens ou pela venda do mesmo.

Os meios aéreos poderiam ter proveniência da Força aérea sendo complementados por alguns meios contratados para existir um efectivo com número suficiente para estar espalhado pelo país.
 

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
17,527
4,872
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Luis Miguel Lamelas disse:
É um facto, mas estas verbas se fossem gastas com critério e rigor, sobraria dinheiro para aplicar nisso mesmo, prevenção e ordenamento do território, que acredito que fosse uma pequena parte destas centenas de milhões de euros.
As coisas que pouco ou nada custam, são as que ninguém fala.
O dinheiro que é desperdiçado todos os anos nos combates a incêndios, dava para formar uma equipa de elite regional para intervir em situações desta gravidade.
Já para não falar que fazer leis muito mais punitivas para quem não cuida das suas matas, colocando em risco as dos "vizinhos", não tem custos.
Eu acho é que se parte do principio errado. Primeiro devia estar a vigia, manutenção e prevenção. Só depois é que se devia pensar no combate.  Mas Portugal tem um grave problema de ordenamento de território, simplesmente não existe, depois o resto vai tudo por lá baixo. Porque o que interessa aos governos, é agradar aos lóbys e ao eleitorado, o resto não interessa porque não ganham nada com isso.

Aqui, todos escrevemos excelentes medidas que evitariam tragédias desta magnitude e reduziria o número de incêndios. Todos os anos, se reparar-mos, arranjam desculpas novas. Agora foram as "trovoadas secas", que penso que são trovoadas que ocorrem com tempo seco, no ano passado foram as temperaturas, no ano anterior foi o calvário, para o ano o que será?

https://www.ipma.pt/pt/educativa/fenomenos.meteo/index.jsp?page=dea.trov.xml

Aqui não refere as "trovoadas secas"
 

gow4hs

Bancada lateral
20 Agosto 2016
821
9
Muito triste por estas familias, poucos comentários se podem fazer nestas horas
 

Luis Miguel Lamelas

Arquibancada
11 Maio 2017
344
425
43
Ermesinde
Regod disse:
Eu acho é que se parte do principio errado. Primeiro devia estar a vigia, manutenção e prevenção. Só depois é que se devia pensar no combate.  Mas Portugal tem um grave problema de ordenamento de território, simplesmente não existe, depois o resto vai tudo por lá baixo. Porque o que interessa aos governos, é agradar aos lóbys e ao eleitorado, o resto não interessa porque não ganham nada com isso.

Aqui, todos escrevemos excelentes medidas que evitariam tragédias desta magnitude e reduziria o número de incêndios. Todos os anos, se reparar-mos, arranjam desculpas novas. Agora foram as "trovoadas secas", que penso que são trovoadas que ocorrem com tempo seco, no ano passado foram as temperaturas, no ano anterior foi o calvário, para o ano o que será?

https://www.ipma.pt/pt/educativa/fenomenos.meteo/index.jsp?page=dea.trov.xml

Aqui não refere as "trovoadas secas"
Totalmente de acordo!
Em Portugal estamos habituados a "colocar as trancas à porta depois de ser assaltada". Neste caso, porque há interesse económico dos ditos lobbys.
 

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,511
3
30
Porto
Se vocês soubessem o quão complicado chega ser por vezes fazer uma iniciativa de plantação de árvores...isto para dar um exemplo de como ninguém liga nenhum à floresta
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,590
25,424
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Muito complicado. Um dia trágico para o nosso País. Esta é uma das áreas diretas do meu trabalho. É uma vergonha como isto acontece ano após ano. Mas infelizmente, e enquanto não existirem mudanças, nomeadamente uma revogação do D.L 124/06 e a aplicação de um D.L que efetivamente luta contra este cancro nunca iremos a lugar algum. SE bem que neste caso, e pelo que se lê, maior parte das mortes aconteceram dentro de carros, e sucedendo isso é muito complicado de antecipar.
 

juliolopes

Tribuna
29 Julho 2015
3,545
368
Conquistas
2
Porto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • José Maria Pedroto
Inacreditavel esta tragédia, acordei bem disposto, ligo o computador e vejo esta noticia e fico incrédulo.

Não me lembro de uma tragédia assim em Portugal relativamente a incendios.

Não sei se alguem aqui do forum é daquela zona ou tem amigos e familiares de lá, se forem ou tiverem, espero do fundo do coração que esteja tudo bem com eles.

Muito triste. Um domingo negro para todos nós.

Muita força e todo o meu apoio para as familias que estão a sofrer e a lutar, juntamente com os bombeiros, contra esta tragédia.

Muito bem o presidente Marcelo a estar presente no local. É o representante de todos nós e é imprencindivel a sua presença lá.

Para terminar, mais uma vez muita força para todos os que estão a lutar.

PS-Mal leio a noticia vou a correr para a TV, eram 7 e qualquer coisa da manhã e o unico canal que está a acompanhar a tragédia é o CM. SiC, Rtp, TVI a dar programas idiotas e sem sentido numa altura em que está ocorrer uma das maiores tragédias deste século.

Ridiculos esses 3 canais e muito bem o CM, não os suporto e acho que são um cancro, mas segundos já li na internet foram o unico canal a cobrir incessantemente a tragedia desde que ocorreu. Parabéns pelo trabalho.
 

rolling

Bancada lateral
9 Maio 2016
501
34
Regod disse:
"A PJ, em perfeita articulação com a GNR, conseguiu determinar a origem do incêndio e tudo aponta muito claramente para que sejam causas naturais. Inclusivamente encontrámos a árvore que foi atingida por um raio”, disse Almeida Rodrigues. "Conseguimos determinar que a origem do incêndio foi provocada por trovoadas secas”

Se encontraram a árvore é provável. Mas lembro-me de durante esta semana ter comentado com alguém que iam estar 39(?) graus na sexta e me terem respondido: No fim de semana vai piorar e dizem que vem trovoada.

disclaimer: não sou a favor deste governo mas acredito nesta versão por parecer lógica
 

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
17,527
4,872
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
rolling disse:
"A PJ, em perfeita articulação com a GNR, conseguiu determinar a origem do incêndio e tudo aponta muito claramente para que sejam causas naturais. Inclusivamente encontrámos a árvore que foi atingida por um raio”, disse Almeida Rodrigues. "Conseguimos determinar que a origem do incêndio foi provocada por trovoadas secas”

Se encontraram a árvore é provável. Mas lembro-me de durante esta semana ter comentado com alguém que iam estar 39(?) graus na sexta e me terem respondido: No fim de semana vai piorar e dizem que vem trovoada.

disclaimer: não sou a favor deste governo mas acredito nesta versão por parecer lógica
Haverá certezas que foi a unica causa? Eu disse o que disse, por causa do que se ouvia pelos responsáveis que estavam no terreno. Sendo assim uma trovoada, a prevenção só facilitaria o combate.


já vai em 57/59 mortes e a subir....
 

quintero

Tribuna Presidencial
4 Julho 2013
9,006
4,554
Conquistas
2
  • Sérgio Conceição
  • Hulk
todos os anos ha incendioss...deviamos seer melhores na prevenção...quaase deviamos ter um ministerio dos fogos...
 

rolling

Bancada lateral
9 Maio 2016
501
34
Regod disse:
Haverá certezas que foi a unica causa? Eu disse o que disse, por causa do que se ouvia pelos responsáveis que estavam no terreno. Sendo assim uma trovoada, a prevenção só facilitaria o combate.


já vai em 57/59 mortes e a subir....
Sim, eu em tudo o resto que foi dito para trás concordo a 100%: envolvimento do exército, meios aéreos nas mãos da força aérea para acabar com conflitos de interesses, restabelecimento de uma rede de guardas florestais, etc.
Estes pontos até tinham a vantagem de aumentar os nossos gastos em "Defesa" para cumprirmos os critérios da NATO (que salvo erro não cumprimos).

Só chamei a atenção para o pormenor que nesta situação podia ser injusto estar a atirar responsabilidades para alguns destes fatores.

Quanto À expansão do incêndio estas coisas são incontroláveis: no ano passado naquele incêndio enorme da A1 lembro-se de alguém me ter dito que só não parou e apagou o incêndio (de tão pequeno era) porque não podia parar na autoestrada e ir a pé até lá, pelo que ligou para número dos incêndios a avisar. Estas coisas num dia de calor tornam-se incontroláveis muito rapidamente.
 

jozé

Arquibancada
15 Julho 2015
451
0
A prevenção não será o melhor remédio: limpeza de matas, patrulha todo o ano para vigiar o estado das matas e vigilância em períodos delicados, planear os acessos a todo o tipo de espaços habitados para que a circulação possa ser mais facilitada, criação em todas as unidades mínimas administrativas de tanques de água para que possam servir os bombeiros em caso de necessidade. Isto pressupõe planeamento e mais planeamento.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,979
7,043
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
E mesmo nestes casos a TVI24 não deixa de demonstrar o seu lixo de jornalismo, um polícia a dizer várias vezes ao jornalista para se afastar do perímetro onde 3 pessoas perderam a vida, incluindo uma criança, mas este mesmo jornalista alegava insistentemente estar fora do perímetro delimitado. O operador de câmera fez vários zooms de viaturas carbonizadas onde alegadamente estaria ainda o corpo de um familiar que o repórter estava "muito profissionalmente" a entrevistar. Ouviu-se a frase: "dentro de uma das viaturas estará ainda o corpo do genro deste familiar que estávamos a escutar". Nem aqui o jornalista consegui perceber a lama que estava a pisar... E que tal mais respeito pelas famílias? Mas a TVI24 nunca teve noção dos limites que é possível transpor.
 

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
5,429
3,912
Poucas palavras para descrever o sucedido.
Um país em choque!

Que fazer? Já muito aqui foi escrito e BEM.
Acho que toda a gente tem noção do que pode ser feito, mais ou menos instruído.

Vi aqui descritos vários dos que lucram, penso não ter visto ser referida a indústria do papel.

Um país da nossa dimensão estar entre os maiores produtores de pasta de papel e papel é algo que ao invés de nos orgulhar nos deveria preocupar e muito!!!

A par das questões orçamentais e organizacionais dos Bombeiros, do planeamento e prevenção florestal e de tudo mais que foi aqui bem apontado, deveríamos reconsiderar esta indústria tão gigantesca em Portugal.

Para quando?
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,691
11,299
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Assustador.

Faz-me uma confusão enorme ver gente a construir/comprar casas isoladas em zonas florestais. Eu dormiria aterrorizado todas as noites, no Verão.

Haverá coisas que se podiam ter feito em termos de prevenção, cmo há sempre.

Mas é escusado nesta altura andar já a expiar culpas. Isto foi uma verdadeira tragédia e parece-me que pouco havia a fazer... desta vez foi muito mais uma questão da Natureza a funcionar, comparado com outras situações do género que costumam acontecer quando chega o calor.
 

FCPorto1989

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
12,885
62
Só há 1 hora é que me apercebi da tragédia que isto foi....

Completamente assustador, não consigo nem quero imaginar o pânico e sofrimento do que sucedeu ás vitimas....

Achava que teria sido uma situação em que as pessoas tentaram salvar as suas casas e pertences e que algumas tinham sido apanhadas no meio....agora, mais de 50 e tal pessoas a morrerem no meio do pânico e a, literalmente, assarem dentro de carros enquanto tentam desesperadamente salvar-se???

Isto é mau demais, eu não sou um gajo castastrofista nesta cena do aquecimento global...mas é um facto que está a ocorrer! Alguém que mostre este tipo de m*rdas aos senhores que podem fazer algo sobre este assunto, é isto que se quer? Outra questão....para quando punições severas para quem não limpa a sério toda a mata? Um pau nas costas desse pessoal era o mínimo!!
 

Moxley

Bancada central
1 Novembro 2014
1,847
969
Vi ontem a notícia de que o fogo estava a aproximar-se das casas e hoje acordo com esta notícia. É assustador imaginar o terror por qual as vítimas passaram.