Como viveram a final de Viena?

X

xFiz_a_tropa_com_o_Baía

Guest
A minha experiência da final de Viena não foi nada épica, principalmente comparada com a experiência do Andrade.

Eu tinha 17 anos e vi o jogo em casa com o meu irmão e a minha mãe. Lembro-me de muitos colegas de liceu lampiões terem dito à tarde que o Porto ia levar uma tareia do Bayern.

Nessa altura a Figueira da Foz estava completamente depauperada de portistas. Era mais fácil encontrar um leproso na Figueira do que um portista. (disse isso ao Vitor Baía quando o conheci na tropa).

Pouco antes do golo do Juary, a minha mãe (sapiente como só as mães minhotas o são - as minhas desculpas para as restantes mães por esse país fora - mas não percebia um chavo de futebol) disse \"vai ser golo\". E foi!

Durante anos era o único portista na minha turma, sentia-me isolado e sempre alvo de chacota e gozo de lampiões e lagartos (principalmente de lampiões), mas no dia seguinte nunca senti tanto orgulho em ser portista.

As jornadas épicas contra o Shaktar Donetsk (golo do Walsh, o pai de quadrigémeos), o chapéu na neblina do Vermelhinho contra o Aberdeen, a derrota injusta contra a Juventus, a vitória contra o Ajax, a vitória com sabor amargo contra o Barcelona, a eliminação do Dinamo de Kiev, todas essas vitórias tiveram como corolário a conquista da Taça dos Campeões em Viena.

PS: Não incluí a vitória por 1-0 em Milão porque na altura ainda vivia aqui no Canadá, país que tem tanto apreço por futebol como um tibetano tem pela história da expansão territorial chinesa.
 
  • Like
Reações: jorgebest

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
> Gaspar Santos Comentou:

> > JORGE ARAUJO Comentou:

> Boas companheiros,por acaso alguém tem o video da jogada do Futre junto á linha,que finta varios adversários e a bola sai junto ao poste?OBR.
-----------------------------------------------------------------------------------------

http://www.youtube.com/watch?v=maIhgeztnN8

.................................................

Passados quase 20 anos, mas ainda da arrepios.
 
X

xFiz_a_tropa_com_o_Baía

Guest
O braço longo do Joaquim de Oliveira não chega a todo lado:

http://www.youtube.com/watch?v=EzWv_rLzUeU

E já agora, há mais sites que só o youbtube. Há também este, recheado de jogadas de futebol:

http://www.dailymotion.com/relevance/search/futre/video/xvgvt_madjerla-fierte-des-nahdistes
 
F

fcporto87

Guest
Voltando ao tópico, no dia da final de Viena eu estava com uma constipação no meu sofázinho em frente à tv, e como percebia \"muito\" de futebol nessa altura disse para a minha mãe antes do jogo que iamos ganhar 2-1 e acertei.....essa minha frase veio porque minutos antes da final a rtp deu um resumo do Dynamo Kyev-FCP (só soube disso mais tarde) e eu com 8 ou aninhos só me lembro de ouvir o comentador dizer que o FCP tinha ganho por 2-1 e na minha ignorância pensei que o jogo que ia dar a seguir (FCP - Bayern) era uma repetição, pode parecer estranho, mas foi muito tranquilamente que vivi a final de Viena, ainda não sabia da importância do que se estava a passar em directo, claro que se aquela final fosse hoje eu \"morria\" com um avc ou uma paragem cardiaca depois do golo do Juary.....
 
B

bruno ribeiro

Guest
Tinha eu na altura 4 anos - já sócio do FC Porto - e vi o jogo em casa acompanhado do meu pai e do meu avô (todos sócios com lugar anual no Dragão, uma tradição de família que pretendo manter por muitos e longos anos) e do pouco que me recordo, e do que me contam, assisti ao jogo devidamente equipado e no final, enquanto os adultos abriam o champagne, corri pela casa com uma bandeira maior do que eu. Escusado será dizer que apesar de saber que o Porto tinha ganho, não fazia a mínima ideia do que significava aquela vitória.
 
F

fcporto87

Guest
> Velasquez Comentou:

> http://www.youtube.com/watch?v=fRtTD2-H98Q

----------------------------

Tenho essa flash-interview assim como o jogo todo e os resumos em VHS, é a cassete mais preciosa que tenho em casa...
 

Paulo S.

Bancada central
23 Maio 2007
1,010
0
Sta Maria da Feira, 1971
Bom, eu tinha 15 anos ... e que saudades!!
Assisti ao jogo em casa, com a minha familia. A minha mãe fez um assado como só ela sabia fazer, e entre o inicio do jogo e o prato vir prá mesa lá fui com o meu pai \"aquecendo os motores\" com um cálice de Porto. Lembro-me perfeitamente do inicio do jantar, mas com o decorrer do jogo, só me vêem à memória as emoções. A primeira parte e a \"injustiça\" do golo deles. O intervalo e a tristeza mal disfarçada de falharmos mais uma final europeia. A segunda parte e a alegria desconcertante, incontrolável, estupida até.
Foi um dos momentos familiares que jamais esquecerei.
E depois? Depois foi andar até às tantas nas ruas da vila, com amigos, vizinhos, portistas, sportinguistas e mesmo benfiquistas. Mantenho algumas dessas amizades e ainda hoje é comum relembrar essa gloriosa noite. E é com incontrolável prazer que digo aos das outras cores, que essa NOITE, essa ALEGRIA, esse ORGULHO, que jamais esquecerão, se deve ao meu clube. O FUTEBOL CLUBE DO PORTO.
Que saudades...
FCPORTO, sempre FCPORTO
 
L

luis casals

Guest
Foi um sofrimento incrivel.Não queria passar por outra derrota como aconteceu na taça das taças.Foi a minha maior alegria e estes anos que passaram vejam o que crescemos.
 
O

O do Douro

Guest
Tinha 13 anos...
Como o nickname indica passei a minha infância em Oliveira do Douro, mas aos 10 anos de idade já Portista convicto! vim estudar para Lisboa, para os Pupilos do Éxercito, num colégio interno com 650 alunos (10 aos 21 anos), éramos para aí 8 portistas...
Depois de ter visto na tv os 4ºs de final e a estrondosa defesa do Mlynarzick perto do final do jogo contra o Brondby, o relato da 1ª mão das meias-finais contra n altura o todo poderoso Dynamo de Kiev (os jogos em casa não eram transmitidos em directo pela TV) lá chegou o dia da Final contra o tb todo poderosos Bayern...
Às 4ª feiras de tarde tínhamos ordem de soltura e fui convidado por um grande amigo meu na altura (lagarto) para ir jantar a casa dele, depois de termos passado a tarde a jogar à bola, lá chegou a hora do jogo...
1ª parte, começa o jogo e golo dos germans... chega o intervalo e toda a fé do mundo ainda estava dentro do meu coração... o Porto começa-se a soltar e dá-se aquela jogada extraordinária do Futre (ai se tivesse sido golo)... mas o momento mais mágico de sempre do futebol para mim vir-se-ia a consumar poucos minutos depois, o calcanhar do Madjer (se o \"animal\" falha-se o golo acho que tinha entrado pela TV a dentro para lhe morder a canela) e GOLO!!! Que genialidade, um momento que simbolizou o soltar das amarras do FCPorto com Pinto da Costa ao leme, naquele instante Pedroto e Morais (Basileia) tinham dado um salto no túmulo (a vitória tb era deles)!! A equipa tão solta e confiante dá a estocada final e depois... é ver o meu conterrâneo João Pinto agarrado à mais bela Taça do Mundo, como se do primeiro brinquedo fosse, lindo!!!
Gelsenkirchen ou Sevilha (estive lá) ao pé do feito do Prater é uma brincadeira de míudos...

Para rematar, um dia ainda hei-de ter dinheiro para encomendar uma estátua a um excelente escultor que de facto imortalize o fantástico momento de futebol protagonizado por Rabah Madger e propor em assembleia geral de sócios que seja colocada na alameda do Dragão!! Inesquecível!!!

Bem hajas FCP, pelas emoções que me tens proporcionado!!!!!
 

Jim

Bancada lateral
24 Julho 2006
679
86
Viena foi Há 22 anos!!!

Obrigado a todos os heróis dessa magnífica jornada.
 

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,355
873
Tinha 6 anos mas lembro-me como se fosse hoje, eu e o meu pai de joelhos na sala, a festejar, depois de ver aquele calcanhar abençoado por Alá e aquela entrada mais rápida que o vento, OBRIGADO A TODOS que proporcionaram À NAÇÃO PORTISTA esta alegria, foi a RENDIÇÃO da europa, lembrar também Zé Beto, Teles Roxo que já não estando entre nós estarão certamente hoje também a festejar.
PELO PORTO SEMPRE, ATÉ DEPOIS DA MORTE, UM AMOR ETERNO.
FORÇA GRANDE PORTO.
 

Jim

Bancada lateral
24 Julho 2006
679
86
> Bruno 99 Comentou:

> Tinha 6 anos mas lembro-me como se fosse hoje, eu e o meu pai de joelhos na sala, a festejar, depois de ver aquele calcanhar abençoado por Alá e aquela entrada mais rápida que o vento, OBRIGADO A TODOS que proporcionaram À NAÇÃO PORTISTA esta alegria, foi a RENDIÇÃO da europa, lembrar também Zé Beto, Teles Roxo que já não estando entre nós estarão certamente hoje também a festejar.
PELO PORTO SEMPRE, ATÉ DEPOIS DA MORTE, UM AMOR ETERNO.
FORÇA GRANDE PORTO.
______________________________________________

E comemoraste com Pedras Negras?