Como viveram a final de Viena?

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,193
7
45
Trofa
Eu também tinha 9 anos, e aquando do golo do Madjer um primo que estava ao meu lado deu-me uma cotovelada no  olho que se este fosse de vidro concerteza tinha partido! Mas nao me importei, foi um momento unico, e depois com o segundo golo e o final do jogo... nunca mais esquecerei!
 

Vito77

Bancada central
16 Março 2012
1,164
1,048
Eu era um pouco mais velho...Já tinha 10...;)
Bem que dia inesquecível, pela vitória do NGC, mas também por um episódio mais triste.
Mas vamos por partes, eu vi o jogo no café do meu tio, que estava completamente cheio, sentado no colo de um amigo. Ora o tecto era em madeira, e só tinha prá aí dois metros e pouco de altura...Escusado será dizer que foi nesse mesmo tecto dei as duas cabeçadas mais saborosas da minha vida.
No final foi a loucura total, com toda a gente aos abraços, e fomos todos festejar para junto da escola primária da minha terra, onde se lançaram  foguetes e tudo, até que um desses foguetes ao ser lançado não rebentou e caiu, um amigo foi pegar nele para o lançar novamente, e ele acabou por lhe rebentar na mão....O que se passou a seguir já devem imaginar, e é algo que nunca esquecerei!
Alguns anos mais tarde, alguém contou o sucedido ao NGP, e esse amigo acabou por ir trabalhar no NGC durante alguns anos, como porteiro.
PS: Na altura andava na 4ª classe e a minha mochila era do....Bayern München! A minha mãe nunca me explicou porquê. ;)
 

Lipinho Lipe

Bancada central
31 Agosto 2012
1,028
41
Maia
Na sala, com a familia sentada atras e eu sentado no tapete bem em frente a tv. Lembro-me de o meu pai me dar um bocadinho de champanhe quando festejamos a vitoria. Esse champanhe foi como uma bençao ;)

*edit
esqueci-me dizer que tinha 7 anos
 
T

Topo Norte

Guest
Tinha 11 anos e foi um misto de alegria e tristeza.

Estava doente e tambem estava proibido pelos medicos de sair de casa.

Vi o jogo sentado na cama e lembro-me que, num dos golos, o prato da comida foi pelo ar.

No fim do jogo a alegria era tanta, que a minha mae quase que se esquecia que eu não podia sair - por mim já ia longe...

Recordo-me de, num misto de sentimentos, estar a janela do meu quarto a ver as pessoas a festejar.

Tal como alguns aqui escreveram, lembro-me de ver pessoas de outros clubes a festejar com os portistas.

 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Aquele golo do Madjer fez-me chorar de alegria. Para dizer a verdade, na altura não acreditava que fosse possível marcar sequer um golo aos alemães. Praticamente nem vi o golo do Juary porque ainda estava a festejar o 1º golo pela casa fora...
 

Ferjo

Tribuna
18 Julho 2006
4,890
31
Perth Australia
Ferjo disse:
bump!

Faz hoje 26 anos!

Recordacoes do jogo, Sousa a 9, o desvio de Jaime Magalhaes apos lancamento lateral a dar golo aos bavaros, a mitica 2 Parte, a jogada de Futre o calcanhar de Madjer, a malga da sopa partida apos o segundo golo, o esta sozinho minha gente de Oscar Coelho, o deixem-me tambem gritar golo de Antonio Pedro, a colocacao das faixas azuis nos minutos finais, a mao direita de Mlynarczyk a mandar todos os jogadores subirem, o festejo do Sousa apos o apito final, o Juary a rezar de joelhos, o Joao Pinto a ser o Capitao mais detestado de todas as finais, o argelino unico a conseguir roubar por poucos segundos. A entrevista ao Gomes e L. Pereira de canadianas, o ir as Antas (e vir) de madrugada a pe' desde Cedofeita 'a espera da equipa e das "orelhas" mais conhecidas do Mundo!

O jogo Porto - Elvas no Domingo seguinte (6-0) ............. tudo, mas tudo recordacoes de Viena! :)
Mais um bump, 27 anos no dia 27 de Maio.
Este ano desportivo nao temos muito para onde festejar, alias ficamos mesmo sem uma tradicao, fomos a Viena este ano e pela primeira vez ficamos de maos vazias, nem por defrontar o Sevilha nos Quartos...
 

Jim

Bancada lateral
24 Julho 2006
683
112
Depois de ver o nosso CAPITÃO a chorar no jogo de andebol no sábado, percebi porque não largou a taça..... injusto para os restantes elementos do plantel??? Claro que sim..... mas justo para um HOMEM que sente o PORTO como qualquer um de nós!!!!!

Obrigado heróis desta bela e inesquecível epopeia.....27 de Maio é um dos muitos dias gravados a ouro na nossa memória!!!!
 
G

GTM

Guest
Lembro-me bem do João Pinto que não largava a taça e o saudoso Zé Beto, foi dos poucos que tentou tirar-lhe a taça!
 
M

Mike_Walsh

Guest
Tinha 16 anos. Vi o jogo em casa juntamente com os meus irmãos. Só abraços na altura do golo do Madjer.
Tinha posto o relato do jogo a gravar e, como só tinha uma cassete audio de 90 minutos, fui parar a gravação para poupar. Só que logo a seguir o Juary marcou e, enquanto todos se abraçavam, saí disparado em direcção ao quarto para voltar a pôr a gravar, por isso já só apanhei o relato do golo a metade.
No fim do jogo, combinei com um amigo e fui para a Baixa festejar.
No dia seguinte, foi uma festa na escola. Estava no 10.º ano no Garcia e o professor de Português, Manuel João Costa (ainda me lembro do nome!), era um grande portista. Também era meu professor, nesse ano, o saudoso Manuel António Pina.
Depois da escola, fui ao dentista na rua Sá da Bandeira. Mais abaixo, na grande loja da Singer, onde é hoje a Loja Azul, estava a dar nas televisões expostas o jogo todo. Dezenas de pessoas aglomeravam-se nas montras a ver o jogo. Eu comecei a chorar na altura dos golos, olhei para o lado e estava tudo a chorar. Foi dos momentos mais lindos que o FC do Porto me ofereceu até hoje.
Conservo ainda hoje os recortes de todos os jornais do dia seguinte (tirando aqueles que entretanto ofereci ao Museu), a transmissão completa da RTP (os gritos do Miguel Prates e do Ribeiro Cristóvão são inesquecíveis) e o relato completo da Antena 1 - quantas vezes, nos últimos 27 anos, chorei ao ouvir o António Pedro e o Óscar Coelho a relatarem o jogo. Até o David Borges, em estúdio, estava eufórico!
Para quem estiver interessado, o relato completo do jogo na Antena 1 está aqui.
https://soundcloud.com/ricardo-santos-pinto/fc-porto-bayern-de-munique
Quanto à transmissão televisiva, eis a primeira parte: 1987 FC Porto - FC Bayern Munchen 1st half
E a segunda parte: 1987 FC Porto - FC Bayern Munchen 2nd half
E não é que me emocionei outra vez ao escrever isto!
 
  • Like
Reações: Dagerman
F

Flamma

Guest
Todos os relatos da experiência de cada portista vividos nesse dia, para mais quem teve o privilégio de os ver como adulto na mui nobre e sempre invicta cidade do Porto, são para mim um fascínio de ler e ouvir... :)

Eu tinha 3 anos e meio, mas juro que ainda guardo uma memória desse dia, relacionada com o festejo de um dos golos em casa... Memória tão vaga quanto valiosa... Eterna...
 
M

Mike_Walsh

Guest
Flamma disse:
Pfff... Isto é ouro! :))

Obrigado Walsh!
De nada. Note-se que este filme não é o da transmissão em directo pela RTP. Essa foi feita pelo Miguel Prates e pelo Ribeiro Cristóvão.
Esta é uma gravação de uma colecção lançada pelo FC do Porto com todas as finais em que participámos e narradas à posteriori pelo Rui Orlando. Obviamente, não é a mesma coisa.
Curiosamente, eu próprio também já tinha tentado postar no youtube esta mesma gravação, mas foi cancelada poucos minutos depois por causa dos direitos da UEFA.
 
F

Flamma

Guest
O vídeo da transmissão em direto da RTP tenho-o em formato digital. :)

Mas todos os pedacinhos de memória deste momento ímpar são inestimáveis.

Em tempos, quando o acesso ao Portal era restrito, existia uma secção de videoteca com registos valiosíssimos da história do FC Porto, modalidades incluídas.
Infelizmente, a ideia foi entretanto abandonada e a secção apagada. Recordo-me da forte oposição à manutenção da videoteca por membros consagrados como o Velasquez e outros.

Talvez fosse uma boa altura para retomar a ideia...

 
S

SADRUMS

Guest
E porque razão não queriam eles esse espaço? Creio que só traria mais valia ao fórum.

Esta final foi o momento a partir do qual o futebol passou a fazer mais sentido pra mim. Já era portista, claro mas esta final despertou a paixão assoberbada. Também a tenho em digital e umas 2 ou 3x por ano ainda a vejo, tal como com as outras conquistas europeias e mundiais
 

ruifcpsempre

Tribuna Presidencial
25 Março 2012
17,501
8,513
30
Porto
Por favor, contem mais histórias dessas.
Para mim que tenho 20 anos é uma delicia ler essas histórias. :)
 
M

Mike_Walsh

Guest
Para quem estiver interessado, existe um canal no youtube chamado Filhos do Dragão https://www.youtube.com/user/art0of0love
com um acervo audiovisual fantástico sobre o FC do Porto com registos que vão até 1952 (reportagem da inauguração do Estádio das Antas).
 

mariomoreira1974

Arquibancada
24 Fevereiro 2015
204
0
49
Azambuja
28 anos! Estava calor nesse lindo dia de 27 de maio de 1987.
Tinha quase 13 anos e lembro-me como se fosse ontem. Foi mágico, inesquecível, inacreditável!
O nosso FC Porto era campeão europeu e mostrava-se ao mundo. A partir dessa noite nada seria como dantes.
Lembro-me de ver o nosso Presidente em pleno relvado, nos braços dos jogadores, a ser atirado ao ar...numa alegria incontida.

Recordo-me da primeira frase do telejornal desse dia: "Boa noite, a taça é nossa!"
Só não me recordo de quem apresentou esse telejornal.
Alguma memória melhor do que a minha que possa ajudar? Procurei vídeos mas tb não encontrei nada.