Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente Honorário

DECO-10

Tribuna Presidencial
24 Julho 2013
6,094
1,772
PdC está a salvaguardar a posição da SAD do Vitória (que se precipitou) culpabilizando os indivíduos isoladamente e não a massa adepta ou o clube.

Temos feito vários negócios com eles os últimos anos e esta foi uma tomada de posição politica.

A verdade é que a nossa luta (futebolisticamente falando) é contra o regime e apesar que devemos usar este episodio para nos dar um pouco de combustível e união, não temos que comprar uma guerra com o vitória que poderia retirar-nos o foco e entregar mais uma put@ domesticada ao regime.

Compreendo as palavras cuidadosas de PdC para com os adeptos do Vitoria.
 

Mary Antas

Tribuna
20 Abril 2018
2,816
4,398
Não precisava de atacar o Vitória para chamar àquelas bestas aquilo que elas são: racistas. E podia perfeitamente dizer isso com a ressalva ao clube e à maioria dos adeptos.
 

drulo

Bancada lateral
9 Junho 2013
528
20
Estamos entregue aos lobos.

Discurso políticamente correcto, quando precisávamos de uma pedrada no charco.

Mas que mais se pode esperar de alguem com 80 e tal anos?

Sinto vergonha do presidente tentar reduzir o tema do racismo.
 

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
2,917
4,807
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
O clube face ao comportamento do Marega atribui-lhe um premio de "Mérito e valores Porto".

O presidente do vitoria entre outras coisas diz que "apenas viu um comportamento provocatório de um profissional que incendiou tudo".

O presidente da SAD tem este discurso que me abstenho de qualificar, contrariando tudo o que seria logico e racional.

The business must go on
 

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
Por acaso concordo com as declarações do presidente.
Quem nunca fez HUHUHU num estádio que atire a primeira pedra...incluindo nós.

Neste caso não devemos ir com tudo, é um tema sensível que pode calhar a todos.

Pessoalmente não sou racista, e no calor dos jogos admito que já fiz o som do macaco. não devia ter feito mas fiz...
 

drulo

Bancada lateral
9 Junho 2013
528
20
nuno queiros disse:
Por acaso concordo com as declarações do presidente.
Quem nunca fez HUHUHU num estádio que atire a primeira pedra...incluindo nós.

Neste caso não devemos ir com tudo, é um tema sensível que pode calhar a todos.

Pessoalmente não sou racista, e no calor dos jogos admito que já fiz o som do macaco. não devia ter feito mas fiz...
fazeres isso significa que tiveste uma atitude racista. Ponto. Não há meio termo. Nao vale a pena andares a dizer "eu ate nao sou racista". Porque és.

Se fizeste essa merda e achas normal, estás a compactuar e promover o  racismo. Podes achar que "toda a gente o faz" para te sentir melhor, mas isso nao é verdade. Felizmente é uma percentagem minoritaria de imbecis que o faz.
 

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
18,055
15,820
Se era para reagir desta forma senhor presidente mais valia ter ficado calado! Enfim...

Pedia-se um Pinto da Costa com a garra e a defesa do clube e dos seus à imagem do que foi no passado. Isto nao é nada!

"Mais do que racismo foi estupidez"? Estamos a brincar só pode...
 

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
18,055
15,820
nuno queiros disse:
Por acaso concordo com as declarações do presidente.
Quem nunca fez HUHUHU num estádio que atire a primeira pedra...incluindo nós.

Neste caso não devemos ir com tudo, é um tema sensível que pode calhar a todos.

Pessoalmente não sou racista, e no calor dos jogos admito que já fiz o som do macaco. não devia ter feito mas fiz...
Olha eu por caso nunca fiz isso e já me passei no Dragao (na altura que tinha lugar anual) com um idiota que passava o jogo inteiro a tratar o Varela por "Preto do Caralho", "barrote queimado" e coisas do género! O mais certo era levar na tromba porque o gajo era maior do que eu mas (felizmente) quando me fartei de ouvir aquele chorrilho de disparates e me decidi manifestar houve muito mais gente que se juntou a mim.

Se achas isto tudo normal e se até tu já fizeste no calor do momento, desculpa ser eu a dizer-te mas entao há aí qualquer coisa de racista!
 

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
drulo disse:
fazeres isso significa que tiveste uma atitude racista. Ponto. Não há meio termo. Nao vale a pena andares a dizer "eu ate nao sou racista". Porque és.

Se fizeste essa merda e achas normal, estás a compactuar e promover o  racismo. Podes achar que "toda a gente o faz" para te sentir melhor, mas isso nao é verdade. Felizmente é uma percentagem minoritaria de imbecis que o faz.
Se há alguém que me conhece, esse alguém sou eu.. se eu sei e sinto que não sou racista não podes tu vir dizer que eu sou.
Tenho amigos pretos, convivo na perfeição com outras raças, estive à pouco tempo a trabalhar pelas Nações Unidas em Africa porque senti que devia dar o meu contributo num dos países mais pobres do mundo...e muito mais havia a dizer sobre este assunto.

A diferença é que eu admito que no calor de um jogo já imitei um macaco, como já insultei a mãe de muito jogador sem sequer conhecer a senhora...uma andorinha não faz a primavera. esse discurso do já chamaste uma vez logo és, comigo não cola, sei quem sou, sei quando erro e não tenho problemas em me retratar se for necessário.
 

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
E digo mais, pela TV dá para perceber que os sons vinham não de centenas mas talvez de milhares de adeptos, não sei se mil, dois mil ou mais...e sinceramente não acredito que sejam todos racistas.

É como nós no Porto, passamos a vida a chamar filhos da put@ uns aos outros e temos a perfeita noção que as mães dos nossos amigos não têm essa profissão.

Outro exemplo, não sou crente e no entanto já me apanhei a dizer muitas vezes "até amanhã se deus quiser"...é uma questão de rotina, ouvi tanta vez a minha avó dizer isso e a minha mãe que me ficou...acredito que o som do macaco no estádio seja uma coisa parecida.
 

ArmindoQuilhoado

Arquibancada
24 Fevereiro 2019
245
123
nuno queiros disse:
Por acaso concordo com as declarações do presidente.
Quem nunca fez HUHUHU num estádio que atire a primeira pedra...incluindo nós.

Neste caso não devemos ir com tudo, é um tema sensível que pode calhar a todos.

Pessoalmente não sou racista, e no calor dos jogos admito que já fiz o som do macaco. não devia ter feito mas fiz...
Ya, acho que nao és racista. Isso soa a um "Não sou maricas, mas as vezes no calor do momento chupo umas gaitas"
 

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
ArmindoQuilhoado disse:
Ya, acho que nao és racista. Isso soa a um "Não sou maricas, mas as vezes no calor do momento chupo umas gaitas"
Por acaso esse argumento não me ocorreu...referi só aqueles que já me aconteceram...mas se não te importas partilha ai com a gente as tuas histórias ;)
 

drulo

Bancada lateral
9 Junho 2013
528
20
nuno queiros disse:
Se há alguém que me conhece, esse alguém sou eu.. se eu sei e sinto que não sou racista não podes tu vir dizer que eu sou.
Tenho amigos pretos, convivo na perfeição com outras raças, estive à pouco tempo a trabalhar pelas Nações Unidas em Africa porque senti que devia dar o meu contributo num dos países mais pobres do mundo...e muito mais havia a dizer sobre este assunto.

A diferença é que eu admito que no calor de um jogo já imitei um macaco, como já insultei a mãe de muito jogador sem sequer conhecer a senhora...uma andorinha não faz a primavera. esse discurso do já chamaste uma vez logo és, comigo não cola, sei quem sou, sei quando erro e não tenho problemas em me retratar se for necessário.
O "tenho amigos pretos" é a desculpa mais usada pelos racistas. E eu nao disse que tu és o culpado pelo racismo, disse que contribuiste para tal...

Continuares com desculpas faceis quebte façam m sentir melhor nao resolve nada.

Colega, é preciso coragem para escrever o que escreveste. Mas pensa bem na mensagem que passaste. Nao podes desvalorizar atitudes destas so porque as fizeste uma vez e te arrependeste.

Se te arrependeste e nao queres voltar a faze-lo, ótimo. Excelente primeiro passo. Mas nao minimizes esta situação so por causa disso.
 

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
AlmadoBoné disse:
O clássico "Eu não sou racista, até tenho amigos pretos" nunca envelhece.
É como ouvires um preto a chamar preto a outro...nunca envelhece e a gente ri-se sempre, parece aquelas anedotas do Rocha que já ouvimos mil vezes.

E como tenho MESMO amigos pretos vou contar-vos um pormenor, sabem como eles diferenciam um racista de um não racista?
O racista trata-os por NEGRO...
 

draco07

Arquibancada
11 Agosto 2017
418
166
nuno queiros disse:
É como ouvires um preto a chamar preto a outro...nunca envelhece e a gente ri-se sempre, parece aquelas anedotas do Rocha que já ouvimos mil vezes.

E como tenho MESMO amigos pretos vou contar-vos um pormenor, sabem como eles diferenciam um racista de um não racista?
O racista trata-os por NEGRO...
Racismo não tem nada a ver com isso. Chamares preto ou negro a um preto é como chamares chinoca a um chinês. Não tem mal nenhum desde que a pessoa não se importe com isso.

Racismo é minorizar/humilhar uma pessoa por ser de outra etnia.
 

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
drulo disse:
O "tenho amigos pretos" é a desculpa mais usada pelos racistas. E eu nao disse que tu és o culpado pelo racismo, disse que contribuiste para tal...

Continuares com desculpas faceis quebte façam m sentir melhor nao resolve nada.

Colega, é preciso coragem para escrever o que escreveste. Mas pensa bem na mensagem que passaste. Nao podes desvalorizar atitudes destas so porque as fizeste uma vez e te arrependeste.

Se te arrependeste e nao queres voltar a faze-lo, ótimo. Excelente primeiro passo. Mas nao minimizes esta situação so por causa disso.
Mas onde é que eu desvalorizei? Acho que ainda sei escrever português...
Limitei-me a concordar com as declarações do presidente. Nem sequer dei a minha opinião sobre o caso.

Mas se me permites dou agora:

O que aconteceu em Guimarães já aconteceu INFELIZMENTE em muito estádios, a diferença foi que desta vez foram mesmo muito gajos ao mesmo tempo e principalmente, o jogador ofendido abandonou o estádio.

Essa atitude de homem que o Marega tomou, teve o dom de acordar a sociedade portuguesa para um assunto que tendia a ficar adormecido.

Se me perguntares qual o castigo que deve ter o Vitória, não te sei responder, o mais certo é levar por tabela grande por ser um clube fora dos 3 grande, típico da justiça portuguesa, forte com os fracos e fraca com os fortes...e nesse caso não concordo.
Como não concordo com a PSP identificar meia dúzia de adeptos que vão servir de bodes expiatórios e pagar por milhares de gajos que imitaram o macaco.

Por mim o castigo perfeito, era haver uma discussão aberta e sem politicas e futebóis ao barulho, e os clubes de uma vez por todas encararem o problema de frente...fazer músicas bonitas ou mostrar tarjas Said No To Racism não chega.