Os sinais já estavam aí desde há muito para quem quisesse ver. Não era preciso deixar de ganhar. Mas como ainda o fazíamos e tirávamos um coelho da cartola de vez em quando, quem ousasse criticar e pôr em causa o ser divino era completamente enxovalhado na praça pública, fóruns e etc. Tirar credibilidade a quem o contestasse era o mais comum e com sucesso. Não era difícil pois as vitórias falavam por ele. Só que um clube de futebol ainda para mais sendo uma SAD e cotado na bolsa é jogado muito mais do que no relvado.
Como em todos os regimes totalitários, ditatoriais e absolutistas onde há quem pense que é dono de algo, manter o povo feliz é o caminho para se perpetuar no poder. Assim, as vitórias mascararam o que de podre aconteceu e ainda acontece naquela SAD. Foram elas que sustentaram este presidente e permitiram que ele pudesse fazer o que lhe apetecesse com a conivência dos sócios, nomeadamente o grupo de adeptos mais reconhecido, mas não só. A eterna, infeliz e obsoleta GIGA gratidão a Pinto da Costa, aliado ao pensamento grotesco de que ele é a única pessoa à face da Terra capaz de gerir o FC Porto, ideias essas de que ele é perfeitamente consciente que estão enraizadas nos adeptos, ajudaram a trazer-nos para o buraco em que estamos. É muito devido a essa subserviência que ele pensa que pode tudo no FC Porto e ninguém pode lhe apontar o dedo porque quem o fizer é ingrato. SURREAL!
Chega-se ao ponto de ouvir adeptos a dizer que desde que esteja acompanhado de outra equipa directiva, mais competente, Pinto da Costa deve ficar no poleiro, e outra também original é que ele poderia ser presidente honorário. Isto é de bradar aos céus! As pessoas não aprendem. É a tal gratidão extrema e sem sentido nenhum. Têm tanto medo de ver um FC Porto sem PdC que se prestam a estas figurinhas e a estas ideias do século XIX! A revolta não cabe em mim. Mas ao mesmo tempo provoca-me uma gargalhada.
Este homem não tem condições para mais nada dentro deste clube pela simples razão de que não põe os interesses do clube à frente de tudo. Acabou o tempo dele!!!!!!!!!!!!!!! Essa ideia de ser exequível a sua permanência no clube é uma utopia porque ele nunca se irá rodear de gente competente. A competência não abunda entre os amigos dele. Quem traz para o clube o Fernando Gomes para gerir a contas do Clube, é de confiança? Uma pessoa que sacode a água do capote culpando outros do fracasso que é da sua responsabilidade, é de confiança? O que este homem fez e disse depois da saída do Lopetegui, é de baixíssimo nível. É reles. É de um autentico rato de esgoto.
Ele fez muito, é verdade! Quem disser que não fez, mente. Mas a que preço? Esta é a grande questão. Pode-se tudo porque ganhou vinte e tal campeonatos, 7 titulos internacionais, mais não sei quantas taças e supertaças, sem falar nos titulos das modalidades? Pôs o Clube nos píncaros, na alta roda, falado e respeitado mundialmente, mas pode tudo porque conseguiu isso?
Pinto da Costa, além de ser um presidente ausente, de nunca dar a cara nem se lhe ouvir praticamente a voz, e de não raras vezes aparecer em público aparentando claras debilidades, pode permitir que o filho tenha receitas por desvios de dinheiros para paraísos fiscais através de intermediação em contratações de jogadores? Onde está a ética disto?
Põe-se o clube em risco em nome de laços familiares?
Privilegia-se os empresários amigos para as negociatas em vez de fazer os negócios correctos para beneficiar o clube e dotar a equipa de futebol do melhor plantel possível?
Gastam-se milhões em negócios ruinosos à conta dessa promiscuidade.
É normal um irmão de um administrador da SAD receber 5 ou 10% de um passe de um jogador como forma de pagamento de nem sei o quê?
Senhores da SAD que se aumentam a bel-prazer quando o clube acumula passivos?
Podemos ter administradores financeiros que hoje dizem A e amanhã B, e que dão mostras cabais de que não sabem o que estão a fazer, o que culmina com um descalabro financeiro sem precedentes?
Jogadores jovens que são vendidos ao desbarato e são mal aproveitados para pagar os crimes e horrível gestão que andam a fazer. Técnicos da formação com valor que saem do clube para cá ficarem os medíocres. Academia prometida há anos e anos e nunca mais arranca. Isto aconteceu e acontece. Não é uma obra de ficção!
Isto é quase como uma chantagem. Ele fez no passado, portanto agora pode tudo. TUDO. E quem disser o contrário é infiltrado e ingrato.
Vamos por um cenário alternativo. Se eu, a dada altura da minha vida, ajudar um amigo, seja com um valor monetário, seja com outro tipo de ajuda qualquer, eticamente posso, no futuro, servir-me disso para cobrar algo desse meu amigo que sei que ele dificilmente pode me dar em troca? Posso pedir ajuda, mas usar esse argumento é leal, ou é traição? É legitimo que "lhe jogue à cara" que o ajudei quando ele mais precisou? Quando há amizade, a ajuda é desinteressada. Vou mais longe, tenho carta branca para o encornar e andar com a mulher dele à vontade em nome da gratidão que ele deve ter por mim? Eu ajudei-o, e não foi pouco, então agora posso tudo. Se tal acontecesse, o meu amigo teria ou não razões para passar a me odiar e até minimizar o que de bom fiz por ele?...
Não posso achar correcto, nem posso admitir tal coisa no meu clube. A gestão deste FC Porto actual é um lamaçal. A qualidade dos jogadores e técnicos que temos mete medo ao susto. Comparar este plantel com o que tinhamos há 10 anos, é de uma pessoa parar para pensar muito bem. A degradação dos activos do clube são motivo de grande preocupação. É só lembrar as equipas de 2003 e 2004 e a de 2011... Quando iremos ter qualidade dessa novamente neste Clube? Quando irá haver condições para tal?
Hoje em dia, há muitos adeptos que antes não admitiam que se pusesse em causa o nome de Pinto da Costa, e são dos mais revoltados.
Pois, mas como antes as vitórias, os campeonatos e os títulos eram o prato do dia, estava tudo bem.
Agora tenham paciência.