Sérgio Conceição - Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

5.07

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.07 Performance da Época
Miguel Barbosa

Miguel Barbosa

Tribuna
7 Outubro 2017
2,861
3,541
O que me preocupa não é o ataque. É mesmo a defesa. Porque como disseste e bem : Ataques ganham jogos, defesas ganham campeonatos.
A mim preocupa-me tudo, na verdade. As estatísticas são o que são, são utilizadas como quisermos.

Mas se eu for um bocadinho ao pormenor (até porque tenho mais do que fazer, o clube tem/ou deveria ter um/mais que um data analyst), percebo isto:

74 golos dá uma média de 2,17 golos por jogo
40 golos em casa o que dá uma média 2,35 golos por jogo.

Até aqui "tudo bem" mas isto resulta em: 13 vitórias, 3 empates e 1 derrota.

Como é que marcamos mais 10 golos em casa e os nossos rivais ganham mais/ou igual pontos em casa do que nós?

Basta retirarmos os jogos em que correm bem e os golos vão "chovendo" e as estatísticas ficam completamente alteradas:

Ganhamos 4-0 ao BSAD, 5-1 ao Farense e precisamos de ganhar 4-3 ao Tondela (em casa LOL). Só aqui, em 3 jogos, temos 32 % dos golos marcados em casa.

Isto significa que nos restam 27 golos / pelos 14 jogos restantes. O que dá uma média de 1,92 de golos por jogo para uma equipa que sofre 0,94 golos por jogo EM CASA? Parece-me arriscado dizer que atacamos bem.

Passamos de 2,35 para 1,92.

E fazendo o mesmo exercício para o Sporting eles ficam com uma média de 1,93 mas sofrem 0,56 golos por jogo.

O Porto não sofreu golos em 46% dos jogos em casa e fora. O Sporting não sofreu golos em 56% dos jogos em casa e em 65% dos jogos fora!

Para uma equipa destas tão desorganizada e que defende tão mal, para ficarmos ao mesmo nível de eficácia do Sporting precisariamos de marcar, no geral, 3,23 golos por jogo consistentemente.

Volto a repetir: Estatísticas são utilizadas como bem quisermos mas são números que não mentem.
 
Última edição:

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,377
40,207
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Mas falta-te uma parte aí: Os problemas defensivo que nunca foram corrigidos em 4 anos e que agora estão mais expostos.

Por exemplo, quantos contra-ataques perigosos sofremos no ano passado na sequência de cantos a nosso favor? Tudo porque tínhamos uma equipa mal posicionada e uma transição defensiva que não lembrava ao diabo. Isto não é um problema individual mas sim colectivo e de trabalho do treinador. Este e outros problemas (como o que viu na Madeira no golo do Maritimo) existem desde o início e mantêm-se bem vivos. Claro que quando tens jogadores como o Militão, o Danilo, o Telles ou o Ricardo Pereira a coisa acaba por ficar mais disfarçada pela qualidade individual dos mesmo que permite muitas vezes fazer a diferença. Quando deixas de ter um tampão como o Danilo, um craque como o Militão e passas de Ricardo e Telles para Manafá e Zaidu todos os teus problemas de "sistema" ficam mais expostos.
Ou seja, a quebra de qualidade individual dos jogadores vem expor as fragilidades e os problemas do treinador e do seu trabalho - que infelizmente, na minha opinião, são muitas!
Estão mais expostos porque tens jogadores piores. O treinador é o mesmo, os princípios básicos do jogo são os mesmos. A equipa está órfã de um grande 6. Já aqui o disse. Parecendo que não, um jogador com essas características dá um equilíbrio à equipa que ela agora não tem.
 

Miguel Barbosa

Tribuna
7 Outubro 2017
2,861
3,541
Estão mais expostos porque tens jogadores piores. O treinador é o mesmo, os princípios básicos do jogo são os mesmos. A equipa está órfã de um grande 6. Já aqui o disse. Parecendo que não, um jogador com essas características dá um equilíbrio à equipa que ela agora não tem.
Mas não andaram aqui a dizer que no primeiro ano só tinhamos sido campeões porque o SO entrou na equipa e o Danilo saiu?
 
  • Like
Reações: Gilvanildo12

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,377
40,207
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Não é misturar assuntos. Essas estatísticas que nos mostraste era com o intuito de nos fazeres ver que, afinal, não estamos mal em termos de golos sofridos, sim senhor, mas dando a ideia que a performance nestes 4 anos, afinal, não é assim tão má quanto os histéricos apregoam.

Portanto, usaste as estatísticas para mostrar que a performance não é assim tão má, certo? Mas a performance duma equipa também se mede em títulos. Para seres completamente justo devias mostrar essas estatísticas juntamente com os títulos, número de pontos, rácio financeiro entre compras e vendas, etc, etc.

Olhando para o global do que foi feito nestes 4 anos, se juntares tudo, vês que não é uma performance assim tão espetacular como nos querem enfiar nos olhos. Era mais esse o meu ponto. E acrescento que era bem possível fazer muito melhor. Os rivais, nestes 4 anos, não têm estado nada avassaladores até.

Mas é só a minha opinião. Nada contra quem pensa o oposto.
Mas mesmo que meças os 4 anos em títulos, estamos melhores que qualquer um dos nossos rivais. Agora, se era possível fazer melhor? Claro que sim. Mau era se achássemos que não.

Rácio financeiro entre compras e vendas não tem nada a ver com o assunto. Até porque senão também tínhamos de dizer que o Sérgio já meteu no clube mais de 200 milhões, que os campeonatos em que perdemos fomos roubados de uma maneira que nem tem qualificação e outras tretas que tais que nada tem a ver com a discussão.

Por isso, resumindo, se não estamos tão mal como os histéricos querem fazer crer também é verdade que é possível melhorar.
 
  • Like
Reações: Dexter2020

magico_10

Arquibancada
26 Maio 2014
107
32
Tocas-te no cerne da questão. O DECRÉSCIMO DE QUALIDADE DO PLANTEL ANO APÓS ANO. Isto é a principal questão.
Ou será que sistematicamente ficam de fora do 11 melhores jogadores dos que jogam pode ser o grande problema ?

E quando entram apenas jogam uns minutos ? E entram condicionados pois sabem que se errarem um passe em zona proibida vao para a bancada ?
 
  • Like
Reações: Tails

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,377
40,207
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Será?

Compara aí os plantéis, jogador a jogador.

E se houve esse decréscimo de qualidade, de quem é a responsabilidade? Exclusiva de uma parte ou conjunta?

Além disso, os adversários não estão melhor preparados para jogar contra nós? A mensagem do SC passa da mesma forma para os jogadores? A intensidade é a mesma? De todos os jogadores, o longo dos jogos e aí longo da época?
Não me vou dar a esse trabalho. Está à vista de todos. Só quem não quiser ver.

De quem é a responsabilidade? Não sei. Minha não é com toda a certeza.

Ainda te respondi a isso num post atrás. Não acho que as equipas estejam apenas mais preparadas para jogar contra nós, mas sim numa maneira em geral. Penso que a competitividade da liga está a aumentar.
 

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,377
40,207
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Isso é mais do que óbvio, principalmente na defesa.

O problema é que o nosso treinador gosta muito de se escudar nisso para justificar os maus resultados/más exibições.
Não tem feito mais nada para além de se queixar publicamente, o que para além de ser muito feio, acaba por desvalorizar e desmotivar os nossos jogadores.

Os problemas defensivos são por demais evidentes e o nosso treinador não tem capacidade para se reinventar e ajustar aos jogadores que tem.
Tem as suas ideias pré-definidas e acabou por aí. Não sabe mais, nem parece minimamente interessado em saber.

A continuar assim, quando sair do nosso clube, a sua carreira de treinador de clubes no futebol de topo vai acabar. Não me acredito que venha a ter a oportunidade de lutar por títulos regularmente, e tenho dúvidas que sequer chegue a treinar mais do que uma época na Liga dos Campeões.

Acredito que dava um bom selecionador, pois é bom nas competições curtas, a eliminar, pois prepara bem a equipa para esses momentos. Principalmente num papel de underdog. Era bem capaz de fazer coisas engraçadas com Portugal.
Qualquer treinador tem o seu modelo de jogo e prefere ir com ele até ao fim, e "morrer" com as suas ideias, do que mudar. E se vires bem, os treinadores com maior sucesso seguem essa velha máxima.

Os "recados" que ele manda, é para dentro. É para ver se alguém na estrutura ganha vergonha na cara e se mexe. Se é a melhor maneira de o fazer? É questionável..

Quanto ao ambiente de grupo, não podia ser melhor. Nisso não há com que nos preocuparmos. Antes do Sérgio dizer em público o que quer que tenha a ver com o grupo, já o grupo sabe que ele o vai dizer.

Quanto a seleccionador, também acredito que pudesse fazer umas coisinhas.
 

Ruben1893

"Prometo dar a vida pelo Futebol Clube do Porto"
24 Julho 2019
89,774
192,748
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
O Sérgio tem que voltar ao que fizemos durante grande parte do campeonato passado
Perdemos o campeonato passado com as brincadeiras iniciais

Chegamos à sexta jornada a 6 pontos do líder e com 9 golos sofridos; registos vergonhosos
No resto do campeonato(28 jogos), não perdemos, marcamos 60 golos e sofremos 20; números mais aceitáveis

Depois também dava jeito o redes fazer uma defesa, levamos 2 golos sofridos nos últimos 2 remates em direção à baliza em 180 minutos de futebol
 

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,377
40,207
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
A mim preocupa-me tudo, na verdade. As estatísticas são o que são, são utilizadas como quisermos.

Mas se eu for um bocadinho ao pormenor (até porque tenho mais do que fazer, o clube tem/ou deveria ter um/mais que um data analyst), percebo isto:

74 golos dá uma média de 2,17 golos por jogo
40 golos em casa o que dá uma média 2,35 golos por jogo.

Até aqui "tudo bem" mas isto resulta em: 13 vitórias, 3 empates e 1 derrota.

Como é que marcamos mais 10 golos em casa e os nossos rivais ganham mais/ou igual pontos em casa do que nós?

Basta retirarmos os jogos em que correm bem e os golos vão "chovendo" e as estatísticas ficam completamente alteradas:

Ganhamos 4-0 ao BSAD, 5-1 ao Farense e precisamos de ganhar 4-3 ao Tondela (em casa LOL). Só aqui, em 3 jogos, temos 32 % dos golos marcados em casa.

Isto significa que nos restam 27 golos / pelos 14 jogos restantes. O que dá uma média de 1,92 de golos por jogo para uma equipa que sofre 0,94 golos por jogo EM CASA? Parece-me arriscado dizer que atacamos bem.

Passamos de 2,35 para 1,92.

E fazendo o mesmo exercício para o Sporting eles ficam com uma média de 1,93 mas sofrem 0,56 golos por jogo.

O Porto não sofreu golos em 46% dos jogos em casa e fora. O Sporting não sofreu golos em 56% dos jogos em casa e em 65% dos jogos fora!

Para uma equipa destas tão desorganizada e que defende tão mal, para ficarmos ao mesmo nível de eficácia do Sporting precisariamos de marcar, no geral, 3,23 golos por jogo consistentemente.

Volto a repetir: Estatísticas são utilizadas como bem quisermos mas são números que não mentem.
Mas essas contas todas tem de ser feitas em todas as equipas do mundo e em todos os campeonatos do mundo. Por isso, não é por aí.
 

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,377
40,207
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Ou será que sistematicamente ficam de fora do 11 melhores jogadores dos que jogam pode ser o grande problema ?

E quando entram apenas jogam uns minutos ? E entram condicionados pois sabem que se errarem um passe em zona proibida vao para a bancada ?
Achas mesmo isso? Se sim, está na altura de enviares o teu CV de treinador para os recursos humanos do clube. És um visionário e estas-te a estragar aqui no fórum.

Sim, porque achas que o treinador está a deixar os melhores jogadores de fora e a meter outros só porque sim. Porque não quer meter os melhores. É isso?
 
  • Haha
Reações: Dias_21

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,377
40,207
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Não têm. Têm que ser feitas em Portugal contra equipas portuguesas. Que lógica, as coisas comparam-se com dados que se possam comparar...
O facto das goleadas terem peso nesses números é assim em qualquer equipa do mundo. Se em Inglaterra ganhares um jogo 10-0 e empatares 4 0-0 não tem influencia ?
 

Gilvanildo12

Bancada central
11 Fevereiro 2019
2,383
3,687
Conquistas
4
Amarante
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
  • Taça de Portugal 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
Qualquer treinador tem o seu modelo de jogo e prefere ir com ele até ao fim, e "morrer" com as suas ideias, do que mudar. E se vires bem, os treinadores com maior sucesso seguem essa velha máxima.

Os "recados" que ele manda, é para dentro. É para ver se alguém na estrutura ganha vergonha na cara e se mexe. Se é a melhor maneira de o fazer? É questionável..

Quanto ao ambiente de grupo, não podia ser melhor. Nisso não há com que nos preocuparmos. Antes do Sérgio dizer em público o que quer que tenha a ver com o grupo, já o grupo sabe que ele o vai dizer.

Quanto a seleccionador, também acredito que pudesse fazer umas coisinhas.
Neste caso, não estou a dizer que ele deva mudar a matriz do seu modelo, mas antes ajustá-lo aos jogadores que tem.
Eu não estou à espera que o Sérgio troque para um modelo que priorize a posse de bola, como também ninguém está à espera que o Guardiola passe a jogar na base do contra ataque. Nisso tens razão e eu entendo, cada treinador tem as suas filosofias e um clube quando escolhe determinado treinador já sabe, à partido, com o que vai contar.

Agora, temos visto o Guardiola a fazer ajustes à sua maneira de jogar. O Klopp idem, Mourinho também. Ajustam-se aos plantéis e especificidades de cada competição. É o que os grandes treinadores e os que querem ter sucesso, fazem.

O Conceição, não. E isso está à vista de todos. Falando apenas do processo defensivo, ele sabe que tem piores jogadores, mas não é capaz de fazer alterações e ajustar ao que tem. Ao invés, prefere queixar-se que lhe falta qualidade. E isso é demonstrativo do seu nível como treinador.

Comparativamente aos nossos rivais, porque são esses que importam, vemos de um lado um novato nestas andanças, que tem 3 centrais que nenhum era titular no FCPorto, jogam contra os mesmos adversários que nós (internamente), e não passam metade dos calafrios que nós passamos.
No outro lado, um egocêntrico, um "eu é que sei", um casmurro de 1ª, viu que tem 2 centrais que até têm nome mas que já não andam da perna, e o que faz? Espeta lá com outro, mais novo. Não é que estejam a jogar mais ou melhor, mas ao menos está a tentar ajustar-se.

O Sérgio tem a sorte de ter um grande campeão, um grande atleta, homem e dragão de quase 40 anos a comandar e a capitanear, a correr incessantemente durante 90 minutos, a cortar tudo o que é bola que lhe apareça, porque se tivesse de levar com algum dos centrais que os rivais têm, já tinha sido despedido antes da época passada acabar, pois de certeza que iríamos sofrer bem mais golos.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,988
26,095
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Admiro o humor da malta porque eu estou com uma azia do ca***** e nem me apetece ver os comentários, nem comentar..
Nunca mais acaba o futebol para eu ter sossego..
 

Porto

Tribuna
13 Março 2012
4,263
2,633
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Achas mesmo isso? Se sim, está na altura de enviares o teu CV de treinador para os recursos humanos do clube. És um visionário e estas-te a estragar aqui no fórum.

Sim, porque achas que o treinador está a deixar os melhores jogadores de fora e a meter outros só porque sim. Porque não quer meter os melhores. É isso?

A minha teoria é:

Porque tivemos durante muitos anos muitos problemas em marcar golos, porque não temos um avançado bom desde o Jackson. Assim, fomos precisando de meter cada vez mais jogadores ao ataque. Paradoxalmente, os nossos extremos e médios ajudaram neste problema porque cada vez marcam menos golos. Comprou-se mais avançados, mas não necessáriamente melhores, que criou mais problemas, porque havia menos dinheiro para comprar um outro avançado para substituir o anterior. Áreas como o meio campo e mesmo a defesa, foram passando por maus bocados, sem soluções de banco ou jogadores de segunda linha a evoluir e prestes a entrar. Isto criou uma ansiedade brutal na equipa. O futebol tornou-se cada vez mais vertical, e com mais homens na frente. Hoje em dia para um chutão para a frente ou um passe de rotura ou um cruzamento que nem vamos à linha precisamos de muitos homens na frente (e muitas vezes nem finalizamos!) que coloca a construção de jogo nos dois médios centros/defensivos que muitas vezes não têm muitas linhas de passe, e que pressionados, perdem facilmente a bola. Depois disso sofremos muitos golos porque os nossos laterais estão encostados à linha, e não conseguem recuperar. Fica um 2 para 2 ou um 3 para 3, (ou um 3 para 2!!) em que há espaço no meio campo e há espaço nas laterais para explorar. Os médios passam a segunda parte com a lingua de fora. E toda a gente sabe que ultrapassando aquela primeira reação à perda (seja por mérito ou por negligencia dos nossos jogadores) é uma auto estrada até à baliza e é rezar para que o talento individual de um defesa central ou do guarda-redes salve o clube, ou rezar para que o jogador adversário seja nabo, atrapalhe-se ou chute para fora.
Isto acontece muitas vezes, mais do que uma vez por jogo, o que mesmo com jogadores tugão de vez em quando vai dar golo. Neste momento este problema oferece quase um golo por jogo aos nossos adversários.
Este problema é enganador quando jogamos na Champions, porque baixamos as linhas e ficamos mais compactos e temos muito mais atenção à defesa. E contra os nossos rivais directos aqui no tugão porque aplicamos também outros princípios de jogo e a malta fica a pensar que como nesse jogos em particular jogámos bem, ou que fomos iguais ou superiores ao adversário, então nos outros jogos também devemos ser.
Mas não somos, porque são jogos muito diferentes. O NGC neste momento nota-se um enfado gigante e sem ideias a jogar no tugão (retirando 3 clubes) e simultaneamente uma pressão enorme para marcar e fazer as coisas depressa mas sem ideias de principio de jogo.

Há demérito do treinador? Talvez. Mas também há uma herança de demasiados erros cometidos por treinadores anteriores, pela direcção principalmente, pelo director desportivo, scouting, etc.

...Para não falar das sanguessugas.
 

PortistaNando

Tribuna Presidencial
20 Fevereiro 2017
10,419
11,294
Admiro o humor da malta porque eu estou com uma azia do ca***** e nem me apetece ver os comentários, nem comentar..
Nunca mais acaba o futebol para eu ter sossego..
O humor é porque a malta já percebeu que o FCP não passa disto e que vai ser uma época para esquecer.

Enviado do meu MI 6 através do Tapatalk