MotoGP, Moto2 e Moto3

joao

Tribuna
9 Março 2012
2,937
7,094
Conquistas
8
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Supertaça 19/20
Bem que corrida...

Sempre venceu o favorito Dovizioso, embora eu tenha apostado no Pol. Com aquela cabeça não vai ser fácil ganhar.


Na 1ª corrida muito bem o Miguel, acredito que se não tivesse acontecido aquele acidente horrível ia ter uma chance de pódio. Estava muito rápido, mas são coisas que acontecem. E que grande sorte do Maverick e do Rossi!

Na 2ª corrida o Miguel já não estava tão forte, ainda assim vinha para lutar pelo pódio, até pela queda do Rins. Infelizmente para ele, mais uma vez, foi mandado para fora da corrida por um companheiro (não tenho a certeza, mas foi o que me pareceu da única imagem que mostraram), pela 3ª vez desde o ano passado (Zarco, Binder e Pol). O que é que se passa? Que reação de merda foi aquela do Pol?

Quanto ao Miguel, estava furioso na box e com razão. A verdade é que nunca vi uma coisa destas, se calhar para o bem do Miguel era melhor começar a falar sobre isto.

Enfim, venha a próxima e deixo aqui as imagens da queda do Miguel para quem quiser avaliar - as da outra queda já estão aqui no tópico:

 
Última edição:
  • Like
Reações: Colombian Dragon

Colombian Dragon

Superior
31 Julho 2015
80
116
Bem que corrida...

Sempre venceu o favorito Dovizioso, embora eu tenha apostado no Pol. Com aquela cabeça não vai ser fácil ganhar.


Na 1ª corrida muito bem o Miguel, acredito que se não tivesse acontecido aquele acidente horrível ia ter uma chance de pódio. Estava muito rápido, mas são coisas que acontecem, e que grande sorte do Maverick e do Rossi.

Na 2ª corrida o Miguel já não estava tão forte, ainda assim vinha para lutar pelo pódio até pela queda do Rins. Infelizmente para ele, mais uma vez, foi mandado para fora da corrida por um companheiro (não tenho a certeza, mas foi o que me pareceu da única imagem que mostraram), pela 3ª vez desde o ano passado (Zarco, Binder e Pol). O que é que se passa? Que reação de merda foi aquela do Pol?

Quanto ao Miguel, estava furioso na box e com razão. A verdade é que nunca vi uma coisa destas, se calhar para o bem do Miguel era melhor começar a falar sobre isto.

Enfim, venha a próxima e deixo aqui as imagens da queda do Miguel para quem quiser avaliar - as da outra queda já estão aqui no tópico:

Que corrida, realmente! Nem sei o que dizer...
Miguel ia a caminho do pódio na primeira corrida. Foi uma frustração aquele acidente, para além de assustador. Aqueles destroços tocavam no Rossi ou no Viñales e matavam-nos. A moto do Morbidelli não teve qualquer tipo de travão porque o acidente dá-se ainda antes da travagem para a curva e por isso a moto quando bate nas proteções vai facilmente a 300 km/h e os destroços invadem a pista a mais de 200, seguramente. Seria morte pela certa...

Na segunda corrida, o Miguel já não estava tão confortável, mas ficaria em 4° quase de certeza.

Quanto ao acidente, não consigo ter certezas ainda. O Miguel já deu declarações e diz que, quando um piloto abre nas curvas (e o Pol estava com dificuldades e a abrir em várias curvas já havia alguns minutos), tem que dar o espaço ao piloto que vem a fazer a curva na trajetória normal. Percebo a argumentação mas fico na dúvida se o Pol abriu assim tanto que justificasse deixar o Miguel passar sem tentar reacelerar e manter a posição... É esperar para ver o que diz o Pol e ver se aparecem novas imagens do acidente porque assim é difícil de concluir o que quer que seja.

Quanto ao Dovizioso, era expectável que tentasse o tudo por tudo e assim foi. O Pol está claramente instável emocionalmente por não ter ainda conseguido ganhar e isso nota-se nas reações exageradas off-track e nos erros em pista. De resto, Maverick a ser Maverick, Quartararo a mostrar algum nervosismo e a ceder à pressão e Binder novamente com uma muito boa performance.

Acho que o Miguel tem que manter a calma porque é novo, está numa equipa com motos (agora sim) muito boas e, se não for este ano, no próximo terá todas as condições para lutar por pódios em todas as corridas.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Última edição:

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
5,609
4,398
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Veja-se a diferença de postura entre o Pol e o Rossi na segunda corrida. Um não parou de reclamar quando foi para as boxes e depois só fez asneiras, o outro escapou por muito pouco a uma potencial tragédia e fez a sua corrida sem asneiras.
 

Paredes5

Tribuna Presidencial
16 Janeiro 2013
10,896
12,891
Conquistas
9
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Deco
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
Como é possível não haver mais nenhuma câmara, imagem, filmagem, o quer que seja, no incidente entre o Miguel e o Pol?

E o Binder, sem saber muito bem como, com bandeira vermelha e quedas dos adversários saca um 4° lugar.
Parece-me óbvio que é o menino querido da KTM - estão-se nas tintas para os atropelos ao MO.

O Hervé também ficou calado desta vez...

Resta espera pelo próximo fim de semana.
 

VarioR

Tribuna
30 Julho 2013
3,997
152
42
Cascais
Como é possível não haver mais nenhuma câmara, imagem, filmagem, o quer que seja, no incidente entre o Miguel e o Pol?

E o Binder, sem saber muito bem como, com bandeira vermelha e quedas dos adversários saca um 4° lugar.
Parece-me óbvio que é o menino querido da KTM - estão-se nas tintas para os atropelos ao MO.

O Hervé também ficou calado desta vez...

Resta espera pelo próximo fim de semana.

Não acho que o binder seja o menino querido, o que tem conquistado é por mérito próprio.

Na minha opinião, essa visão é uma visão de adepto e não de dirigente, é natural que tanto a KTM como a Tech 3 tenham ficado em silêncio, pois tratam-se de pilotos deles, não vão querer arranjar confusão ou dar a entender qq tipo de favorecimentos, é uma questão de gestão de equipa. Se em vez do Pol tivesse sido outro piloto de outra marca não tenho dúvidas que a KTM saía da toca.

O reconhecimento que a KTM tem pelo Miguel é enorme, convém não esquecer o percurso do Miguel:

No Moto 3 foi a KTM que lhe ofereceu uma mota em condições (2015), ficando mesmo um ano à espera para ter o Miguel pois este tinha ainda contrato com a Mahindra (que não o libertou). Antes disto, já em 2012 já a KTM lhe tinha feito uma oferta, que o Miguel recusou por julgar que se ia manter na estrutura da Estrella Galicia Suter Honda, mas no final um menino chamado Alex Marquez "robou-lhe" o lugar (engane-se quem achar que foi por cunha/nome/nacionalidade).

No Moto 2, assim que criaram a equipa na categoria a escolha foi o Miguel.

Após a parceria com a Tech 3 no Moto GP, a escolha foi o Miguel.

Com a saída do Zarco da equipa oficial a escolha foi o Miguel.

Com a saída do Pol da equipa oficial a escolha foi o Miguel.


Continuo a afirmar, o Miguel é melhor que o Binder, é para mim o melhor piloto KTM, e com a evolução que a marca tem tido, o Miguel no próximo ano (na equipa oficial) vai calar muita gente
 

Paredes5

Tribuna Presidencial
16 Janeiro 2013
10,896
12,891
Conquistas
9
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Deco
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
Não acho que o binder seja o menino querido, o que tem conquistado é por mérito próprio.

Na minha opinião, essa visão é uma visão de adepto e não de dirigente, é natural que tanto a KTM como a Tech 3 tenham ficado em silêncio, pois tratam-se de pilotos deles, não vão querer arranjar confusão ou dar a entender qq tipo de favorecimentos, é uma questão de gestão de equipa. Se em vez do Pol tivesse sido outro piloto de outra marca não tenho dúvidas que a KTM saía da toca.

O reconhecimento que a KTM tem pelo Miguel é enorme, convém não esquecer o percurso do Miguel:

No Moto 3 foi a KTM que lhe ofereceu uma mota em condições (2015), ficando mesmo um ano à espera para ter o Miguel pois este tinha ainda contrato com a Mahindra (que não o libertou). Antes disto, já em 2012 já a KTM lhe tinha feito uma oferta, que o Miguel recusou por julgar que se ia manter na estrutura da Estrella Galicia Suter Honda, mas no final um menino chamado Alex Marquez "robou-lhe" o lugar (engane-se quem achar que foi por cunha/nome/nacionalidade).

No Moto 2, assim que criaram a equipa na categoria a escolha foi o Miguel.

Após a parceria com a Tech 3 no Moto GP, a escolha foi o Miguel.

Com a saída do Zarco da equipa oficial a escolha foi o Miguel.

Com a saída do Pol da equipa oficial a escolha foi o Miguel.


Continuo a afirmar, o Miguel é melhor que o Binder, é para mim o melhor piloto KTM, e com a evolução que a marca tem tido, o Miguel no próximo ano (na equipa oficial) vai calar muita gente
Não tenho problemas em admitir que o Binder também tem o seu mérito na época de estreia no MotoGP, mas na última corrida existiu um alinhamento de astros para obter o P4 - faz parte.

O Miguel sempre que foi parceiro equipa do Binder foi-lhe superior, mas temo que para o ano a KTM favoreça o sul africano. Espero estar enganado.
 

VarioR

Tribuna
30 Julho 2013
3,997
152
42
Cascais
Não tenho problemas em admitir que o Binder também tem o seu mérito na época de estreia no MotoGP, mas na última corrida existiu um alinhamento de astros para obter o P4 - faz parte.

O Miguel sempre que foi parceiro equipa do Binder foi-lhe superior, mas temo que para o ano a KTM favoreça o sul africano. Espero estar enganado.

Sim, foi alinhamento dos astros, em condições normais seria 7º (2ª corrida) ou até 10º ou mais na (1ª corrida) mas lá está, não caiu e isso no final conta, quando perdes o Miguel, o Pol, o Morbideli, o Rins e o Zarco é o que dá

Não me parece que a KTM caia em favorecimentos, até porque não faz sentido na minha opinião.
 

dragoneye

Bancada central
3 Setembro 2012
1,159
449
Conquistas
2
Póvoa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
O MO tem que urgentemente melhorar o sei ponto mais fraco. As qualificações... Partir de trás faz com que fique sujeito a este tipo de coisas.

Relativamente ao acidente, daquilo que dá para ver (como referido pelo @Paredes5, é incompreensível só existir aquelas imagens) parece-me que o Pol erra a travagem e ao corrigir, com travão, ignora tudo o que está à volta (como em Brno).
 
  • Like
Reações: joao

dragoneye

Bancada central
3 Setembro 2012
1,159
449
Conquistas
2
Póvoa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
Por acaso pelo único vídeo que a Moto GP mostrou até acho que é o MO que tem uma grande quota de culpa no acidente. Mas pronto, também sabemos que o Pol é maluco.
Onde viste? Até agora só consegui ver a câmara traseira e dianteira do Pol. No resumo que ci só passou essas e a destruição nas boxes.
 

naraujo

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,894
1,845
Conquistas
5
46
Vila Nova de Gaia
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Lucho González
  • Deco
Por acaso pelo único vídeo que a Moto GP mostrou até acho que é o MO que tem uma grande quota de culpa no acidente. Mas pronto, também sabemos que o Pol é maluco.
Estava na trajetória normal.
Quem sai tem de assegurar que regressa em segurança, algo que o Pol nao fez

Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk
 
  • Like
Reações: Flamma e joao

Juary

Tribuna Presidencial
24 Maio 2013
9,023
2,183
A culpa é do Pol, vê se bem pela expressão do Oliveira, já que ele é bastante ponderado.
Quando o Oliveira conseguir fazer melhores qualificações, pode chegar a um pódio.
Quer dizer ele até já foi 5º, mas veio um binder da KTM, e mandou o ao chão :) ...por isso já nem sei o que é melhor :)
 
  • Like
Reações: joao

naraujo

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,894
1,845
Conquistas
5
46
Vila Nova de Gaia
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Lucho González
  • Deco
Então quem está de frente não vê que na sua dianteira está um obstáculo?

Um bocado estranho esse ponto de vista não?
Pois, neste caso o Pol estava atrás, logo com melhor visão da situação.
Pode argumentar que quando ia a regressar, qd olhou nao tinha lá ninguém, embora a curva era ampla.

No meio disto tudo, quem se lixa é sempre o tuga, num meio dominado pelos espanhóis

Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk
 

nike

Tribuna Presidencial
22 Janeiro 2008
8,427
3,975
Texas, 1983
futebol-cerebral.blogspot.com
Pois, neste caso o Pol estava atrás, logo com melhor visão da situação.
Pode argumentar que quando ia a regressar, qd olhou nao tinha lá ninguém, embora acurva era ampla.

No meio disto tudo, quem se lixa é sempre o tuga, num meio dominado pelis espanhóis

Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk
Eu não gosto do Pol atenção, e acho mesmo que é um tresloucado a guiar e tem muita culpa de outros despistes.

Mas neste caso o espanhol estava atrás? Então não era o MO que vinha atrás?
 

Colombian Dragon

Superior
31 Julho 2015
80
116
Há um outro vídeo (não totalmente nítido) aqui: https://pt.motorcyclesports.net/mot...magens-da-queda-de-miguel-oliveira-na-austria

Por este vídeo é difícil não ficar com a dúvida sobre se o Miguel não tem também culpa. Ainda assim, creio que, pela reação abespinhada do Miguel tanto no próprio dia como nos seguintes e pela reação cautelosa do Pol, a culpa terá sido mais do Pol do que do Miguel. O Miguel explica isso bastante bem nestas declarações dele: “Para ser sincero em toda a minha carreira sempre foi evidente que um piloto quando vê uma oportunidade no interior da curva, deve aproveitá-la. Faz parte, é uma das regras básicas da competição. Se alguém sai largo, aproveitas essa oportunidade. Há alturas em que isto é questionável, no limite ou talvez não, mas para mim, quando saio da linha e regresso depois, olho sempre para ver se alguém está no interior. Porque obviamente que as linhas vão colidir [se não olhar e não estiver atento]. É física, não é preciso ser muito inteligente para entender isso. Neste caso o Pol não olhou e aconteceu o que aconteceu. Mais uma vez, não o quero culpar mas é frustrante quando vejo as imagens e eu estou no interior…mas não há que ficar irritado com isto.” Ou seja, um piloto que sai largo deve ser cauteloso no regresso à pista e dar prioridade a quem lhe ganha o interior da curva.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

VarioR

Tribuna
30 Julho 2013
3,997
152
42
Cascais
Por acaso pelo único vídeo que a Moto GP mostrou até acho que é o MO que tem uma grande quota de culpa no acidente. Mas pronto, também sabemos que o Pol é maluco.

O Miguel não tem culpa nenhuma @nike e não estou a ser tendencioso.

Vamos a factos:

O Pol falha a travagem e sai da trajetória (o Pol não corre sozinho e sabe que tem o Miguel colado a si) e volta à trajetória "sem olhar"*. O sem olhar falamos mais à frente...

O Miguel à entrada da curva vê que o Pol falha a travagem e sai da sua trajetória, por sua vez o Miguel entra em curva pela trajetória normal de corrida e aproveita o erro do Pol, como é visto nas imagens e aqui volto ao "sem olhar"...

O Miguel quando entra em curva está inclinado para a direita e o seu corpo e cabeça está do lado direito da mota pelo que a sua visão para o lado esquerdo é zero, faz a sua trajetória normal de corrida já o Pol para além de ver para a Direita (onde aparece o Miguel) também vê "em frente" e a partir de certo momento para alem do Miguel estar do seu lado direito, está também à sua frente.

As seguintes imagens mostram isso mesmo:




Espero estar a fazer-me entender.

E nem foi lado a lado, o Miguel estava à sua frente na trajetória correta e o Pol atrás vindo da trajetória errada


Resumindo, o Pol viu o Miguel e nem sequer tentou evitar o contacto.


Palavras do Miguel hoje, acho que explicam o que eu tentei explicar:

"Ele disse que não olhou para ver onde eu estava e para mim era impossível olhar para ele naquela altura. Não vou debater isso, se ele diz que não me viu…eu não estou no lugar dele, só posso dizer o que eu vi. A dúvida era se eu tinha caído antes do contacto ou não e se ele caiu por causa disso. Nos dados é evidente que não foi isso que aconteceu. "
 
Última edição: