Eu também gostava de ver uma discussão mais profunda sobre possiveis soluções para o clube. Mas é dificil encontrar um forum para o fazer coerentemente.
A meu ver, há áreas da gestão do clube que tem de ser melhoradas. Tentanto ter uma visão fria das coisas, a estabilização do clube tem de passar por uma redução de custos operacionais (duas áreas devem ser alvo de especial atenção - custos com pessoal e FSE).
A contratação e venda de activos deve obdecer a critérios objectivos.
Na contratação, aspectos como potencial desportivo, de valorização financeira, vencimento e personalidade do atleta devem ser centrais. Um mix entre a estrutura permanente do clube - scouting e administração desportiva/financeira - estrutura não permanente - equipa técnica - e estrutura externa - agentes que permitam chegar aos alvos com rapidez - devem agir em sintonia na identificação e contratação dos atletas.
Na venda e renovação dos contratos dos jogadores, um papel muito mais central da estrutura permanente - desportiva e financeira - com intervenção regular em menor dimensão e importancia da estrutura não permanente. ex. o treinador pode indicar quais os jogadores nucleares e que quer manter, a direcção deve ser sensivel a isso, mas a meu ver isso deve pesar relativamente pouco na tomada de decisão.
FSE é mais complicado de concretizar. o que idealizo é que no acessório à actividade desportiva, deve haver sempre a tentativa de ser o mais poupado possivel. a gestão dos recursos financeiros escassos do clube deve ser extremamente cuidadosa.
Quanto ao elevado passivo, renegociar o passivo tanto remunerado como não remunerado. Conseguir condições para, em aliança com receitas extraordinárias decorrentes da alienação de atletas e premios champions abater o mais rapido possivel o passivo remunerado. Quanto ao não remunerado, gerir dentro do possivel, com uma trajetoria descendente para niveis mais aceitaveis.
Garantir, nesta fase, a maior quantidade possivel de receitas. Naming do estádio, do centro de estágios, do pavilhão. Melhoria dos canais de merchandising.
A médio prazo, apostar na melhoria continua da infra estrutura do clube - centro de estagios e academia.
Não conheço os quadros não desportivos do clube, mas certamente que uma avaliação da possibilidade de fazer uma renovação destes.
Fomentar alianças com clubes que nos podem ser próximos, por forma a aumentar o poder nas decisões tomadas pela Liga. Ser incisivo na denuncia dos esquemas que o Benfica mantém com clubes que não nos são favoráveis.
Ser extremamente incisivo na critica do favorecimento ao nosso adversario. Criar formas de influenciar a opinião publica corrente contra a corrupção promovida por LFV. Não percebo como é que aqueles avençados andam de canal em canal sem que exista uma contra estrategia para essa doutrinação encapotada q o benfica promove.
Bom, assim de rajada,
@nuno queiros , pontos que me parecem relevantes.