Política nacional

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,846
5,989
45
Lisboa
O comunismo do arco-íris, que fofo. Podem matar milhões à fome, obliterar nações inteiras, mas ei... a culpa não é do comunismo. Nunca é. É dos cabrões dos humanos que deturpam os seus ideais.
O capitalismo tb não.... nunca matou milhões à fome, obliterou nações inteiras, mas ei... a culpa não é do capitalismo...É dos cabrões dos humanos que teimam em querer ser mais do que mão de obra.
 
Última edição:

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,746
18,809
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
O capitalismo tb não.... nunca matou milhões à fome, obliterou nações inteiras, mas ei... a culpa não é do capitalismo...É dos cabrões dos humanos que teimam em querer ser mais do que mão de obra.
O problema é que são menos mão de obra num sistema capitalista (que está longe de ser perfeito), do que num sistema comunista, onde não tens nenhuma hipótese de subir na vida através do teu trabalho/estudos.
O capitalismo nunca matou tanta gente como na USRR e como na China de Mao.
(Dezenas ou até centenas de milhões de mortos).

Mas isto não é uma discussão capitalismo vs comunismo.
 
Última edição:

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,746
18,809
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Não me querendo meter na discussão absolutamente anacrónica, é melhor releres a História para reveres a origem dos gulags.
Os campos de trabalhos forçado da União Soviética foram idealizados e criados por Lenin.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,846
5,989
45
Lisboa
O problema é que são menos mão de obra num sistema capitalista (que está longe de ser perfeito), do que num sistema comunista, onde não tens nenhuma hipótese de subir na vida através do teu trabalho/estudos.
O capitalismo nunca matou tanta gente como na USRR e como na China de Mao.
Claro que não.
Mas "Não matou tanta gente como..." também não me parece propriamente a melhor caracterização de um sistema económico ou político.
A questão aqui é que nem tu nem eu sabemos quantas pessoas matou o capitalismo, mas não foi propriamente um passeio no parque...
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
O problema é que são menos mão de obra num sistema capitalista (que está longe de ser perfeito), do que num sistema comunista, onde não tens nenhuma hipótese de subir na vida através do teu trabalho/estudos.
O capitalismo nunca matou tanta gente como na USRR e como na China de Mao.

Mas isto não é uma discussão capitalismo vs comunismo.
Nao, é uma discussão Phillip vs realidade.
 
  • Like
Reações: Ripas e bertobrb

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,746
18,809
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Claro que não.
Mas "Não matou tanta gente como..." também não me parece propriamente a melhor caracterização de um sistema económico ou político.
A questão aqui é que nem tu nem eu sabemos quantas pessoas matou o capitalismo, mas não foi propriamente um passeio no parque...
Claro que não, nem estou a defender o capitalismo, que tem obviamente que ser regulado, e bem regulado.
 
  • Like
Reações: Czarli9

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,846
5,989
45
Lisboa
Os campos de trabalhos forçado da União Soviética foram idealizados e criados por Lenin.
Não, não foram. Os predecessores dos gulags foram criados nos tempos do Império Russo, com outra designação.
Até o fdp do Stalin e o Trotsky estiveram em "pré-gulags".
 
  • Like
Reações: Czarli9

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,846
5,989
45
Lisboa
Claro que não, nem estou a defender o capitalismo, que tem obviamente que ser regulado, e bem regulado.
Mas a questão é o anacronismo da discussão. Se se pode colar as ações dos fdp dos soviéticos aos partidos de esquerda actuais, porque é que não se pode colar por exemplo a escravatura aos partidos que apoiam o capitalismo?
 

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,746
18,809
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Não, não foram. Os predecessores dos gulags foram criados nos tempos do Império Russo, com outra designação.
Até o fdp do Stalin e o Trotsky estiveram em "pré-gulags".
Mas o sistema que emprisionou/torturou/matou mais de 10 milhões de pessoas durante a União Soviética foi criado por Lenine. No tempo do imperador não ias preso por 50 anos por “conspirar contra o estado”.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,358
40,162
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Bem dizia que a extrema esquerda agora odeia os donos dos restaurantes... tudo bandidagem, é uma boa oportunidade para fechar esses negócios da bandidagem, vai ficar tudo bem 🌈 com os trabalhadores quando os restaurantes fecharem e os bandidos capitalistas ficarem sem os seus negócios.
 
  • Like
Reações: WaywardPines

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,746
18,809
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Mas a questão é o anacronismo da discussão. Se se pode colar o que aquilo que os fdp dos soviéticos fizeram na altura aos partidos de esquerda de esquerda actuais, porque é que não se pode colar por exemplo a escravatura aos partidos que apoiam o capitalismo?
Não sei se é essa a questão. Não existe em portugal nenhum partido capitalista português que celebra ditadores assassinos.
Talvez a IL seja o partido que defende uma forma mais crua do capitalismo.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,846
5,989
45
Lisboa
Mas o sistema que emprisiou/torturou/matou mais de 10 milhões de pessoas durante a União Soviética foi criado por Lenine. No tempo do imperador não ias preso por 50 anos por “conspirar contra o estado”.
Eu só estava a comentar o facto de se considerar que o Lenin tinha sido o criador dos gulags. Mas olha que no tempo do império podias ser condenado a isso e muito mais.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,846
5,989
45
Lisboa
Não sei se é essa a questão. Não existe em portugal nenhum partido capitalista português que celebra ditadores assassinos.
Talvez a IL seja o partido que defende uma forma mais crua do capitalismo.
Mas por exemplo ninguém considera presidentes dos EUA ditadores assassinos, no entanto o sistema económico que preconizaram durante décadas foi responsável por milhões de mortes e vidas condenadas à escravatura. E já houve partidos portugueses democráticos a receber ou desculpabilizar ditaduras como a África do Sul ou a Arábia Saudita.

Claro que a posição do PCP em relação a isto é uma idiotice. Agora tb acho idiota tentar colar isso às verdadeiras convicções políticas de quem vota neles ou, pior ainda, no bloco.
 
Última edição:

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,746
18,809
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Mas por exemplo ninguém considera presidentes dos EUA ditadores assassinos, no entanto o sistema económico que preconizaram durante décadas foi responsável por milhões de mortes e vidas condenadas à escravatura. E já houve partidos portugueses democráticos a receber ou desculpabilizar ditaduras como a África do Sul ou a Arábia Saudita.
O que queres dizer com “responsável”?
Eu ponho Hitler, Estaline, Mao, Kim Jong’s e pessoas do género nessa categoria, que literalmente assasinavam pessoas como gado. Penso que tem que haver uma distinção.
 

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,746
18,809
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Eu só estava a comentar o facto de se considerar que o Lenin tinha sido o criador dos gulags. Mas olha que no tempo do império podias ser condenado a isso e muito mais.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,846
5,989
45
Lisboa
O que queres dizer com “responsável”?
Eu ponho Hitler, Estaline, Mao, Kim Jong’s e pessoas do género nessa categoria, que literalmente assasinavam pessoas como gado. Penso que tem que haver uma distinção.
Pessoas como gado? A escravatura era o quê?
 
  • Like
Reações: Czarli9

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,276
2,409
Mas por exemplo ninguém considera presidentes dos EUA ditadores assassinos, no entanto o sistema económico que preconizaram durante décadas foi responsável por milhões de mortes e vidas condenadas à escravatura.
Porque somos um Estado vassalo dos EUA.
 
  • Like
Reações: Czarli9

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,746
18,809
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Pessoas como gado? A escravatura era o quê?
Okay, não tinha entendido que estavas a falar da escravatura literalmente.
Isso foi um problema que aconteceu por todo o mundo, e não acho que a causa seja o capitalismo. A escravatura existe já antes de existirem sistemas economico-sociais modernos.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,846
5,989
45
Lisboa
Mas isso em nada contradiz o que eu disse. Nem o Lenin foi o inventor dos gulags nem antes da revolução os dissidentes políticos eram tratados melhor do que depois.
Se me disseres que nos tempos da União Soviética os condenados foram elevados a números incomparáveis, estou 100% de acordo. Agora, os métodos antes e depois da revolução eram exatamente os mesmos e com a mesma finalidade.
 
  • Like
Reações: Czarli9