Política nacional

XaviJr

Lugar Anual
15 Janeiro 2018
3,171
3,862
SEF. Ex-diretora Cristina Gatões chamada para assessora da direção e para reestruturar vistos gold


Mais um dia cá no burgo... Depois questionem-se e questionem quem é que cria os extremistas! Isto é inaceitável... Mas MRS nem está para se chatear. A imagem vale mais que o cargo...
isto tem sido vergonha atrás de vergonha. acho que o Costa nem quer saber, já só quer livrar-se do cargo.
 
  • Like
Reações: N.

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
34,981
15,137
É só gente ridicula e incompetente! Este Eduardo Cabrita nunca mais sai do governo... o que precisa de fazer mais?
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,523
21,422
Gaia
Marcelo caetano advogava uma Primavera marcelista que nunca aplicou se a tivesse aplicado talvez não houvesse o 25 A, mas ele não conseguiu:

- mudar a política ultramarina portuguesa
- mudar "o orgulhosamente sós de Salazar e evitar o desprezo em que eramos tido em conta" nos areópagos internacionais.
-não soube lidar com o movimento comunista internacional
-tirar mais de 90% da População do analfabetismo (os Países Nórdicos já tinam nos anos 70 mais de 80% de licenciados)
-não tirou o País da miséria (embora fizesse algumas reformas envergonhadas)
-continuou a financiar os ricos e empresarios que vivbiam à pala do estado

Finalmente como Portista, não me FODAM, o FC do PORTO começou a ganhar títulos após o 25 de Abril, antes eramos ROUBADOS e 60% das equipas eram à volta de lisboa porque salazar financiava os ditos empresarios da petroquimica, da CUF. os mellos, os Champalimaud, as familias encostadas na zona industrial de lisboa e haviam clubes ficticios à pala do Estado como a CUF, o Barreirense, O montijo, o Oriental, o Amora, o Alhandra, e outros da zona de lisboa porque a Siderurgia, Cimenteiras, Petroquimica e grandes unidades Industriais eram financiafdas na zona de lisboa pelo Salazar.

Tenho todas as razões para dar vivas ao 25 de Abril, e mais uma, a partir dos 8 anos de idade qualquer criança sabia que a tropa era obrigatória e que o ultramar era carne para canhão. Que o digam bons estudantes que cresciam e tentam adiar ou fugiam da tropa por consciência ou por medo da guerra.

Estes delirios dos venturas devem ser DESMASCARADOS, tenho pena que alguns são velhotes que eu passaram pela guerra e agora têm liberdade de falar e defendem doutrinas totalitaristas, sejam comunistas sejam fascistas.
 
  • Like
Reações: bertobrb

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,375
4,625
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Provavelmente vou despertar aqui um ninho de ódios e paixões, mas salvo erro, deve ser a segunda vez que vejo aqui uma referência ao Estado Novo e ao analfabetismo.

Escolaridade nem sempre é sinónimo de Educação, mas se há coisa que a Ditadura fez bem foi ensinar a ler, escrever e a fazer contas. A edificar escolas por esse país fora (em aldeias perdidas desse interior, de Trás-os-Montes às Beiras). Não faltam temas para criticar o EN, mas neste caso em particular a mentira tem que ser denunciada. O EN não contribuiu para o analfabetismo, foi exactamente o oposto.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,523
21,422
Gaia
Provavelmente vou despertar aqui um ninho de ódios e paixões, mas salvo erro, deve ser a segunda vez que vejo aqui uma referência ao Estado Novo e ao analfabetismo.

Escolaridade nem sempre é sinónimo de Educação, mas se há coisa que a Ditadura fez bem foi ensinar a ler, escrever e a fazer contas. A edificar escolas por esse país fora (em aldeias perdidas desse interior, de Trás-os-Montes às Beiras). Não faltam temas para criticar o EN, mas neste caso em particular a mentira tem que ser denunciada. O EN não contribuiu para o analfabetismo, foi exactamente o oposto.
---------------------

Não despertas ódios nem paixões porque isso que escreves não tem reflexo na estatistica, se fores aos dados da ProData, do INE e do Eurostat, aí podes ver que Portugal nos 48 anos de Salazar e M Caetano acumulou atrasos que demoram décadas a reparar. E se não fosse a Europa ..........

Outro dado que os saudosistas falam é que agora também se emigra.
Antigamente a nossa emigração era devido à fome, miséria e à guerra colonial, e os Portugueses chegavam á França, Alemnaha com habilitações ZERO moravam em ilhas e bairros de lata CLANDESTINOS a comer o pão que o Diabo amassou.
Hoje os Portugueses emigram porque querem emprego e melhores salários, mas muitos levam dos melhores cursos superiores da Europa na Engenharia, na Ciencia, na Saúde e medicina, etc e chewgam à Europa e lutam taco a taco por bons lugares. Nem todos mas há muitos e muitos casos de sucesso.

Basta verem no youtube um ciclista ou futebolista a dar entrevistas nos anos 60 e 70nem sabiam articular uma frase, e agora vemos muitos Desportistas em qualquer modalidade que são licenciados.

Se quiseres discutir as diferenças vamos a isso mas com argumentos válidos, porque não tenho tempo para odiar nem ter paixão por regimes ou politicos.
 

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,741
18,803
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Provavelmente vou despertar aqui um ninho de ódios e paixões, mas salvo erro, deve ser a segunda vez que vejo aqui uma referência ao Estado Novo e ao analfabetismo.

Escolaridade nem sempre é sinónimo de Educação, mas se há coisa que a Ditadura fez bem foi ensinar a ler, escrever e a fazer contas. A edificar escolas por esse país fora (em aldeias perdidas desse interior, de Trás-os-Montes às Beiras). Não faltam temas para criticar o EN, mas neste caso em particular a mentira tem que ser denunciada. O EN não contribuiu para o analfabetismo, foi exactamente o oposto.
Pudera, se não soubesses ler, escrever ou fazer contas levavas na boca.
 

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,375
4,625
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Pudera, se não soubesses ler, escrver ou fazer contas levavas na boca.
Eu iniciei a escola básica em 92, numa cidade do Grande Porto, quase 20 anos depois de 74. Apanhei de régua e de sapato e não foi por nenhuma dessas razões. Isso é um não argumento.
 

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,741
18,803
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Eu iniciei a escola básica em 92, numa cidade do Grande Porto, quase 20 anos depois de 74. Apanhei de régua e de sapato e não foi por nenhuma dessas razões. Isso é um não argumento.
Eu tendo 21 anos, frequentei o 2º ano do ensino básico em Canedo de Basto e vi muitos colegas meus a levar estalos no focinho por não acertarem nas contas, e eu só não levava porque a minha mãe avisou a professora. Por esses atrasos não terem acabado com o fim do EN, não significa que não são um reflexo dele.
 

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,375
4,625
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Eu tendo 21 anos, frequentei o 2º ano do ensino básico em Canedo de Basto e vi muitos colegas meus a levar estalos no focinho por não acertarem nas contas, e eu só não levava porque a minha mãe avisou a professora. Por esses atrasos não terem acabado com o fim do EN, não significa que não são um reflexo dele.
@bertobrb, por partes. O meu ponto foi muito simples, afirmar que o EN não contribuiu para o analfabetismo como já vi por aqui escrito. Se quiseres focar a questão na metodologia de ensino e no incentivo de aprendizagem/comportamento à base do cinto e do chinelo, provavelmente estaremos aqui de acordo. A discussão será redundante.
 

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,741
18,803
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
@bertobrb, por partes. O meu ponto foi muito simples, afirmar que o EN não contribuiu para o analfabetismo como já vi por aqui escrito. Se quiseres focar a questão na metodologia de ensino e no incentivo de aprendizagem/comportamento à base do cinto e do chinelo, provavelmente estaremos aqui de acordo. A discussão será redundante.
Não ter contribuído para o alfabetismo é um facto, mas não vejo isso como algo positivo. A educação ficou muito aquém daquilo que devia ter sido.
 

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,375
4,625
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Não ter contribuído para o alfabetismo é um facto, mas não vejo isso como algo positivo. A educação ficou muito aquém daquilo que devia ter sido.
Então?

Que ficou aquém, estou de acordo, sobretudo na última década da Ditadura. Mas não sei até que ponto teria sido possível para muitas famílias da época fazer esse esforço. Dos meus tios do lado materno por exemplo, só o mais novo dos 5 filhos teve a possibilidade de ir além do ensino básico, porque todos os irmão já ganhavam para casa.
 

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,733
6,780
Alguém sabe porque é que os a equipa alemã do Covid foi para um hospital particular?
 

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
3,784
3,359
Então?

Que ficou aquém, estou de acordo, sobretudo na última década da Ditadura. Mas não sei até que ponto teria sido possível para muitas famílias da época fazer esse esforço. Dos meus tios do lado materno por exemplo, só o mais novo dos 5 filhos teve a possibilidade de ir além do ensino básico, porque todos os irmão já ganhavam para casa.
Por essas (das familias nao poderem por os seus a estudar) e por outras que a frase do Marcello de que estavamos a caminho de ser uma Suíça é mesmo muito interessante!! Em quê em reservas de ouro? Ser como velho da aldeia que vive numa casa de madeira mas tem milhares de euros no banco??

Portugal ta como tá em parte por uma ditadura retrógrada do orgulhosamente só que tinha tudo apos a 2a guerra mundial para se tornar uma verdadeira potência europeia, com as colonias e nao termos sido destruídos, mas nao, o mais importante era "derreter" o Humberto Delgado!!
 

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,741
18,803
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Por essas (das familias nao poderem por os seus a estudar) e por outras que a frase do Marcello de que estavamos a caminho de ser uma Suíça é mesmo muito interessante!! Em quê em reservas de ouro? Ser como velho da aldeia que vive numa casa de madeira mas tem milhares de euros no banco??

Portugal ta como tá em parte por uma ditadura retrógrada do orgulhosamente só que tinha tudo apos a 2a guerra mundial para se tornar uma verdadeira potência europeia, com as colonias e nao termos sido destruídos, mas nao, o mais importante era "derreter" o Humberto Delgado!!
Iamos ser um império colonial após a segunda guerra?
 

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,741
18,803
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Então?

Que ficou aquém, estou de acordo, sobretudo na última década da Ditadura. Mas não sei até que ponto teria sido possível para muitas famílias da época fazer esse esforço. Dos meus tios do lado materno por exemplo, só o mais novo dos 5 filhos teve a possibilidade de ir além do ensino básico, porque todos os irmão já ganhavam para casa.
Se não era possível às famílias o Estado devia assegurar que era.