Política nacional

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
3,944
5,912
Bragança
Esta comissão "é presidida pelo primeiro-ministro e integrada pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas da Economia e da Transição Digital, da Presidência, das Finanças, do Planeamento e do Ambiente e da Ação climática". Ou seja, António Costa, Pedro Siza Vieira, Mariana Vieira da Silva, João Leão, Nelson Souza e João Matos Fernandes, por esta ordem. E é isto....

 

dortmund

Tribuna
10 Março 2012
3,681
5,413
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Jardel
Ontem cabrita diz que é possível realizar as autárquicas em dois dias.
Hoje Costa diz que é ideia sem sentido.
E amanhã.? Qual será a posição do governo?
 

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,031
4,977
Sei que não é dirigido a mim mas posso tentar responder.

Curiosamente (ou não) uma das soluções para aumentar a produtividade é precisamente a diminuição das horas de trabalho diárias. 8h de trabalho já não se aplica à conjetura atual da sociedade, sobretudo, quando o grande avanço da tecnologia tomou conta de grande parte do mercado de trabalho. Com a tecnologia que dispomos hoje conseguimos produzir em apenas 10h o que antigamente se produzia numa semana. O ideal seria 6h diárias pois assim as pessoas conseguem conciliar mais facilmente a sua vida profissional com a sua vida familiar e privada (boa forma de combater a depressão e apatia). E por outro lado implicaria um aumento de número de trabalhadores. Aumento de número de trabalhadores = mais contribuintes. Mais contribuintes = redução inevitável de carga fiscal. Todos sabemos que uma das principais fontes de rendimento do Estado são os impostos, logo a única forma deste poder aumentar os seus lucros está em obter mais contribuintes.

Curiosamente neste país aplica-se um princípio oposto que é diminuir o número de trabalhadores e aumentar o números de horas de trabalho com vista ao aumento da produtividade dizem eles 😂 Nem é preciso de saber muito de economia para perceber que isto é completamente contraditório para quem quer aumentar produtividade. Em quê que isto contribui para o desemprego? Ou melhor para a falta de emprego? É que se diminuem o número de trabalhadores quem serão aqueles que serão sempre contratados? Os mais experientes claro! Aqueles que já levam 20 ou 30 anos de experiência numa determinada área profissional!
Mas então e os jovens (como eu) que temos diplomas universitários para onde vão trabalhar? Ou prosseguem com mais estudos para ocupar o tempo, ou trabalham nos empregos operários não qualificados (cadeias de fast-food e lojas de roupa) para as quais basta ter o 9º ano de escolaridade ou emigram! Cada vez que somos chamados para entrevistas para a nossa área de formação é só mesmo para manter aparências porque já sabemos que iremos esbarrar na barreira da "experiência". Ou seja a geração com mais diplomas universitários de toda a história é aquela que tem menos aproveitamento no mercado de trabalho. E o pior é que este cenário não se resume só a Portugal. É a geração de "educated but jobless" 😑
Sem dúvida! Na Holanda trabalha-se menos horas porque a maior parte das pessoas prefere trabalhar part-time, não apenas assim têm tempo para os seus projectos pessoais, como para a família e por aí fora. Também se recebe bem, o que permite estas aventuras.

Na tuga os patrões querem trabalhadores do tempo da Revolução Industrial, ou seja trabalhar até não dar mais e com salários ridículos, em condições miseráveis e facilmente despedíveis, não vão eles abrir a boca cá para fora.
 

Deskarelis

Arquibancada
3 Junho 2014
442
149
Acrescento que um dos problemas na nossa economia em termos de produtividade é quão mal o trabalho esta organizado, especialmente em empresas Portuguesas. Existem muitos planos em cima do joelho e muitos egos a manter em cargos de chefia. Falta muitas vezes humildade para ouvir quem trabalha no "terreno" por assim dizer, muitas hierarquias e burocracias desnecessárias, mas há pessoal que fica contente.
Resultado, muitas horas de "trabalho" para aquecer, baixo moral e fraca retenção de talento.
 

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
9,726
6,641
Esta comissão "é presidida pelo primeiro-ministro e integrada pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas da Economia e da Transição Digital, da Presidência, das Finanças, do Planeamento e do Ambiente e da Ação climática". Ou seja, António Costa, Pedro Siza Vieira, Mariana Vieira da Silva, João Leão, Nelson Souza e João Matos Fernandes, por esta ordem. E é isto....

lol xD
à cara podre mesmo xD
 

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
64,009
106,895
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
64,009
106,895
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Resultado, muitas horas de "trabalho" para aquecer, baixo moral e fraca retenção de talento.
Quem trabalha em empresas portuguesas sabe disto, a fraca organização é um dos males que leva à baixa produtividade.
Os executantes raramente estão apenas preocupados em executar, as equipas de coordenação têm sempre trabalho extra porque de cima a coisa já veio mal, então todos têm parte do tempo a ser canibalizada por deficiências organizacionais.
 
  • Like
Reações: Deskarelis

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho

PS: Uma prendinha para o user Vieira Amares.

Enviado do meu SM-T865 através do Tapatalk
 

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
16,664
7,969

PS: Uma prendinha para o user Vieira Amares.

Enviado do meu SM-T865 através do Tapatalk
Que rica prenda que o bot te deu.
Partilhas a joaninha comigo? 🥰
@Vieira_Amares
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,663
65,016
Conquistas
8
  • Dezembro/20

PS: Uma prendinha para o user Vieira Amares.

Enviado do meu SM-T865 através do Tapatalk
Para o privado também coração?
Se assim for, marchamos juntos por isso!

P.S-

Já agora, Microsoft, essa empresa estatal comunista, sediada em Havana, né Felipão?
 
  • Haha
Reações: Edgar Siska

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
34,743
15,009
O negócio das barragens foi viabilizado contra o parecer dos técnicos do APA... agora quero ver como é que os artistas "descalçam" esta.
 

Malhanga

Tribuna
27 Novembro 2016
3,949
2,382
Esta comissão "é presidida pelo primeiro-ministro e integrada pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas da Economia e da Transição Digital, da Presidência, das Finanças, do Planeamento e do Ambiente e da Ação climática". Ou seja, António Costa, Pedro Siza Vieira, Mariana Vieira da Silva, João Leão, Nelson Souza e João Matos Fernandes, por esta ordem. E é isto....

Palhaços....

Todas as luminárias que votam PS têm a cabeça bem enfeitada...

Bem vistas as coisas, fica-lhes bem....
 
  • Like
Reações: wolfheart