Para quando um centro de Formação no FC Porto?

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
34,639
25,154
Conquistas
1
porquê? Acho que deve ser prática em imensos clubes. Normalmente quando se convida um miúdo a integrar uma equipa não se vai obrigar os pais a pagar mensalidade.
Mas estamos a falar de escalões que o FC Porto não tem?
 

Mirif

Tribuna
9 Outubro 2006
4,725
1,621
Até num clube de aldeia se pagam mensalidades quanto mais numa Dragon Force, geração benfica ou núcleos sportinguistas...
Também tenho essa noção, pelo menos no futebol. Isto agora é um negócio e o estado que deveria comparticipar estes clubes parece-me que não o faz de acordo com os valores actuais. Deveria haver maior aposta no desporto por parte do estado e não será isso que acontece.
 
  • Like
Reações: Moreira

nsf

Tribuna
7 Julho 2017
3,972
2,271
Conquistas
4
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
Falaram na Constituição e nos Dragon Force. É bom relembrar ou informar quem não sabe que na Constituição e outros locais portugueses onde anda a Dragon Force as crianças pagam para jogar e não pagam pouco atenção, sei o que estou a dizer porque conheço um menino que agora anda no ténis (e aí ainda é pior a pagar) que andou no Dragon Force e a avó (minha namorada) pagava bom dinheiro para ele lá andar.
Agora imaginem um Maradona (sinónimo de criança pobre) esse nunca irá para uma Constituiição desta vida e um dia como é bom vão buscá-lo ao clube onde jogava sem pagar. A Dragon Force é um negócio meus amigos por muito que custe a dizer.
Bota negócio nisso... mas atenção, nem tudo é mau.... desde que se tenha bons treinadores, instalações o sucesso é garantido... aqui em Aveiro funcionava bem..... a pandemia destruiu tudo, infelizmente. Eles estavam criar um equipa de escolares que limpavam tudo por onde passavam.... às escolas do Benfica e Sporting em Aveiro nem cheiravam....
 

nsf

Tribuna
7 Julho 2017
3,972
2,271
Conquistas
4
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
Também tenho essa noção, pelo menos no futebol. Isto agora é um negócio e o estado que deveria comparticipar estes clubes parece-me que não o faz de acordo com os valores actuais. Deveria haver maior aposta no desporto por parte do estado e não será isso que acontece.
Futebol e modalidades é tudo pago.... agora se tiver condições a nível de treinador e instalações é uma coisa.... o pior é quando não tem....
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,932
12,487
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
O desporto escolar acabou na década de 70 após o 25 de Abril. Parece que eu sou um saudoso do Estado Novo mas não é o caso, havia aquilo chamado Mocidade Portuguesa que acabou nos tempos do marcelismo mas continuou a haver desporto escolar. Década após década o investimento do Estado no desporto escolar foi decaíndo e se olharmos para diversos Países europeus e principalmente EUA tudo começa por aí. Os Clubes tinham hábitos de observar os jovens no chamado agora 1º ciclo (antes escola primária) e 2º ciclo e recrutavam muitos jovens lá. Por praticar desporto num clube desde que fossem aceites nunca se pagou nada com exceção do hóquei em patins e ténis (embora houvesse exceções como o caso de um tenista bom portuense da Foz mas que era pobre e que o Lawn Tennis Clube da Foz subsidiou digamos e chegou até provas internacionais de renome - não recordo o nome dele agora). Falando do FCP até à década de 70 e mesmo 80 os jogadores candidatos a jogarem nas equipas de iniciados, juvenis e mesmo juniores faziam testes e eram aceites ou não, eram os tempos de Baeta, Feliciano e outros. E quem era aceite o Clube pagava os transportes e um subsídio para outras despesas, foi o caso de tantos como Fernando Gomes, João Pinto, Jaime Magalhães e tantos outros. Os chamados infantis começaram a aparecer na década de 80 creio e até se disputaram 4 campeonatos nacionais, depois essa prova acabou. Para praticar desporto, com as exceções referidas acima e mais algumas talvez, não se pagava para praticar. Após o início do século XXI começaram as chamadas "Academias" com nomes diversos conforme os Clubes que se tornou um negócio nunca ruinoso para os clubes porque o que os pais dos meninos ou meninas pagam dá para as despesas e creio que dá lucro. "Quero o meu filho a jogar na Dragon Force - FCP" pagas e não bufas mesmo que a dita criança tenha jeito para bailarino ou músico e não para futebolista, andebolista, basquetebolista ou outra modalidade se pagares a mensalidade que não é pequena entras, se não tiveres dinheiro (e muita gente não tem) ou não praticas desporto ou só praticas nas escolas. Isto é um problema complexo porque quem tem 1º que promover e subsidiar o desporto é o Estado e não o faz. Falando por exemplo de atletismo e canoagem, modalidades que não temos mas já tivemos, a extrema maioria dos atletas que se tornaram campeões europeus, mundiais e medalhados olímpicos nunca começaram nos clubes grandes - quando chegam a ter notoriedade aparece o Sporting e o Benfica a contratar para tirarem dividendos promocionais de dizerem depois que tiveram medalhados olimpicos, europeus e mundiais, mas nunca formaram nenhum - quando os vão buscar já eles têm títulos relevantes. Basta consultar a lista de clubes de remo e atletismo para verificarmos onde se formam e quando foram para lá iniciar-se não pagavam. Pagar para praticar desporto entre os 6 anos e os 14 anos é uma vergonha.
 
  • Like
Reações: Moreira

moutinho

Arquibancada
28 Junho 2019
498
626
Mas estamos a falar de escalões que o FC Porto não tem?
Nas equipas do FC Porto ninguém paga pq só se joga lá se se for chamado. O Dragon Force têm várias equipas, nas de competição que jogam nos campeonatos distritais, acho que ninguém paga porque é uma equipa feita com a seleção dos melhores miúdos que já estejam no dragon force ou sejam convidados a outras equipas, nas outras equipas da dragon force paga tudo
 

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
34,639
25,154
Conquistas
1
Nas equipas do FC Porto ninguém paga pq só se joga lá se se for chamado. O Dragon Force têm várias equipas, nas de competição que jogam nos campeonatos distritais, acho que ninguém paga porque é uma equipa feita com a seleção dos melhores miúdos que já estejam no dragon force ou sejam convidados a outras equipas, nas outras equipas da dragon force paga tudo
É um negócio privado... eles devem poder gerir aquilo conforme querem.

Para além disso, na escola nós também gostávamos sempre de ganhar quando jogávamos no recreio... e para isso nem nos importávamos de ficar um pouco de fora para jogar o melhor jogador...

Agora... se os pais pagam... e depois jogam os que não pagam... pode gerar mal estar
 

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
Em todo o lado se paga...

O meu filho joga basquete no FC Gaia e pago 33€ por mês, antes da pandemia treinava 2 vezes no pavilhão das Pedras (CM Gaia) e ao sábado no pavilhão do Gaia, toma sempre banho em casa.

A minha filha joga voleibol na AR Canidelo, treinava 3 vezes por semana entre o pavilhão da Escola Secundária Inês de Castro e o novo pavilhão Carlos Resende, toma banho se quiser na escola ou no pavilhão e pago 20€.

Cada clube tem a sua realidade, mas já há muitos anos que nada é de borla.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
18,648
10,647
O Fc do Porto tem de voltar a ser o grande alforbe do Norte, tem de ser aquele clube que os miúdos querem representar em Portugal e os pais reconhecem qualidade tecnica, pedagógica, desportiva, médica e logística para deixar os filhos evoluir.
Não pode acontecer o miudo querer o clube e os pais acharem que o clube não tem condiçoes nem projeto como já aconteceu.
Para mim esta é a grande questão de uma Academia. É ter capacidade de atrair os jovens e os pais com excelentes condições. Se não as tivermos, se não forem atrativas, preferem outro lado.
 
  • Like
Reações: Moreira

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
De salientar que mesmo sem a Academia, somos o clube com mais atletas na seleção que irá disputar o próximo europeu de sub-21.
E se analisarmos todas as seleções presentes, e fazendo fé no que vem hoje na comunicação social, à nossa frente só o Ajax.

Tomando como verdadeiras todas as criticas que aqui se fala sobre as condições de trabalho dos nossos profissionais da formação, mais mérito terão nesta situação.

Parabéns a toda a estrutura da formação.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
18,648
10,647
A minha ideia é... quanto é que tens de investir para teres uma academia? Quanto tempo demoras a construí-la? Quanto tempo demora a ter rentabilidade?

Uns dizem que tens de investir 30 milhões, outros 300 milhões...

Falas em efeitos daqui a 10 anos... mas efeitos é o quê? É teres um onze inicial só da formação?

Eu não vejo uma causa efeito tão linear como vocês vêm... entre investir em infra-estruturas e relevância da formação nos 11s competitivos

Acho que os 11s competitivos é mais uma questão de bom scouting do que ter bons recreios e muitos relvados todos no mesmo sítio...

E depois o que se faz com o Olival? O que se faz con a constituição?

Ganhamos à Youth League e quantos estão a ser aposta na A? Quando vão ser aposta na A?

Queres uma academia para lavar dinheiro com putos para o Wolves?
O Olival não é nosso... Quando terminar o contrato, a camara de Gaia que faça o que quiser...

Depois o Olival não tem grandes custos de aluguer. É algo que nos faz ganhar tempo e dinheiro. O problema não é tanto de custos, é mais logístico.


Vamos lá ver, o contrato com a câmara é de 50 anos, é longo... Mas assim como assim, 19 anos já lá vão. Como isto passa...

O ideal seria começar numa academia mais perto do centro Porto, algo que ainda demora uns 2 anos pelo menos. Depois, tendo já o terreno reservado, ir expandido conforme projecto já feito e conforme fossemos tendo mais dinheiro para tal. Desta forma, poupamos no investimento e poder-se-ia usar o Olival para ganhar tempo e apenas mudar o futebol professional para a "academia" quando o contrato com o Olival terminasse. Ou porventura alguns anos antes caso houvesse oportunidade e disponibilidade ambas as partes.
 
  • Like
Reações: Villas

mitla

Bancada central
19 Abril 2013
2,462
2,368
Conquistas
6
  • Domingos
  • Kostadinov
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
O pessoal centra muito a discussão da academia na formação do futebol, que será sempre a principal modalidade do clube mas é preciso não esquecer que o nosso clube não é apenas feito de futebol e as outras modalidades também precisam de melhores condições, que no momento atual se resumem ao dragão caixa
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,333
20,765
Gaia
A minha ideia é... quanto é que tens de investir para teres uma academia? Quanto tempo demoras a construí-la? Quanto tempo demora a ter rentabilidade?

Uns dizem que tens de investir 30 milhões, outros 300 milhões...

Falas em efeitos daqui a 10 anos... mas efeitos é o quê? É teres um onze inicial só da formação?

Eu não vejo uma causa efeito tão linear como vocês vêm... entre investir em infra-estruturas e relevância da formação nos 11s competitivos

Acho que os 11s competitivos é mais uma questão de bom scouting do que ter bons recreios e muitos relvados todos no mesmo sítio...

E depois o que se faz com o Olival? O que se faz con a constituição?

Ganhamos à Youth League e quantos estão a ser aposta na A? Quando vão ser aposta na A?

Queres uma academia para lavar dinheiro com putos para o Wolves?
Andas distraído, há relatos de Pais que levam os filhos num só dia vão à Constituição, Olival e ao Progresso.
Pais que são atraídos pelas condições logisticas do braga e do trafica, nem todos Pais estao dispostos a fazer 250 Km todos os dias como os manos Esteves.
Miúdos que num só ano treinam em 3 ou 4 instalaçoes diferentes num raio de 20Km.

O Chelsea desde que criou a nova Academia conseguiu dinamizar estagios e vender estagios a equipas, a dinamizar Cursos de formação, Seminarios de Medicina Desportiva, Protocolos com federações Africanas e atraír talento afrciano e sul americano.

Assim quem se admira de nós só atrairmos africanos e sul americanos tipo Marius, Ebuck, Quinones, Carlos gabriel, Danubio, etc.
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
14,298
25,739
Andas distraído, há relatos de Pais que levam os filhos num só dia vão à Constituição, Olival e ao Progresso.
Pais que são atraídos pelas condições logisticas do braga e do trafica, nem todos Pais estao dispostos a fazer 250 Km todos os dias como os manos Esteves.
Miúdos que num só ano treinam em 3 ou 4 instalaçoes diferentes num raio de 20Km.

O Chelsea desde que criou a nova Academia conseguiu dinamizar estagios e vender estagios a equipas, a dinamizar Cursos de formação, Seminarios de Medicina Desportiva, Protocolos com federações Africanas e atraír talento afrciano e sul americano.

Assim quem se admira de nós só atrairmos africanos e sul americanos tipo Marius, Ebuck, Quinones, Carlos gabriel, Danubio, etc.
As pessoas não têm noção que isso que dizes no primeiro parágrafo acontece... Não tem mesmo.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,333
20,765
Gaia

MONDragão

Tribuna
2 Junho 2016
3,381
3,514
Minho
o sbording já arranjou financiamento da CML e do Estado para a sua cidade desportiva. Continuam a mamar forte e feio.
Só nós temos que arranjar financiamento no estrangeiro e os projetos têm empecilhos e obstaculos nas camaras. Já os escroques de lisboa basta querer.

A CML lá deverá oferecer MAIS uns terrenos e uma isenção de taxas, depois os outros é que são beneficiados pelo poder local.......eo IPDJ do sr. mirtilo lá vai colaborar não fosse o projeto na "capital do imério".
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
18,648
10,647
o sbording já arranjou financiamento da CML e do Estado para a sua cidade desportiva. Continuam a mamar forte e feio.
Só nós temos que arranjar financiamento no estrangeiro e os projetos têm empecilhos e obstaculos nas camaras. Já os escroques de lisboa basta querer.

Esse projecto de cidade desportiva tem pouco... é uma envolvente urbanística.