Fábio Vieira

Fábio Vieira 10

Fábio Vieira

4.49

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

4.49 Performance da Época
Jogos
42
Golos
5
Assistências
6
Amarelos
8
Vermelhos
0

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,369
51,742
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
...
Quando digo que ele não defendia, não estou a ir ao extremo Quintero, de ficar parado e desposicionado em situação sem bola. Falo obviamente daquele que é o trabalho extra, que por exemplo é exigido ao Otávio, e que tem consequências naquilo que ele depois deve fazer ofensivamente. Ou seja, se ao Otávio não fosse exigido cobrir toda a lateral direita no apoio ao lateral, e depois equilibrar o ataque no centro, bem como combinar no flanco direito, se calhar tinhas um jogador que tinha mais disponibilidade física e posicional para fazer aquilo que um extremo/10 deve fazer: assistências, golos, últimos passes. Mas como faz tudo o resto, e é importante nisso que faz, perde-se a preponderância ofensiva do jogador, que tem míseros 10 golos desde que SC chegou ao Porto. O Fábio é bom na posição de 10, atrás do avançado, no centro. Se for para fazer o que o Otávio faz, perder-se-ão essas caraterísticas e será mais um banal. Fazendo uma hipérbole que exemplifique isto, não pões o Fábio a central porque sabes que ele não será uma mais-valia nessa posição. Então porquê exigir que seja um ala híbrido com tarefas excessivamente defensivas?
Mas esse lugar de 10 atrás do PL que não tem que defender, quando é que viste isso no FCP? Havia disso no FCP do Jesualdo? era o Lucho esse jogador? havia esse 10 no FCP do AVB? era o Bellu que dividia o lugar com o Guarin?

Alias quem são esses jogadores que jogam assim e em que equipas?

No FCP o James jogava a partir da direita com grande liberdade, o Lucho por vezes ocupava muito a direita, quando se diz que o Fabio tem que jogar em 433 é ver o trabalho que se pedia ao Lucho.

Este jogo do kelvin até é muito interessante em termos de posicionamento do Lucho e do James.

Nas equipas tem que haver quem defenda não há milagres as nossas posições nas alas do meio campo têm grande liberdade de movimentos, mas tem algumas responsabilidades, mas novamente quando tinhamos o Fernando Merieles e o Lucho mesmo com o Fernando o Lucho e o Meireles eram mouros de trabalho, os jogadores tem que trabalhar.

Sobre o Fabio como disse o Mehi e eu já tinha dito atrás, começo a ter receio que ele não dê mesmo nada, se ele interioriza que é mesmo o craque e a vitima que não é colocado na posição devia jogar, e que lhe pedem para correr, pode perder-se e é facil entrar nesse mundo porque está muito exposto a isso.

O final deste video, o que o gajo diz, estou mesmo a ver isto com muito jogador que ouve as sofias..

Jorge_Bruno

Lugar Anual
7 Maio 2016
25,787
25,958
Conquistas
8
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Mas esse lugar de 10 atrás do PL que não tem que defender, quando é que viste isso no FCP? Havia disso no FCP do Jesualdo? era o Lucho esse jogador? havia esse 10 no FCP do AVB? era o Bellu que dividia o lugar com o Guarin?

No FCP o James jogava a partir da direita com grande liberdade, o Lucho por vezes ocupava muito a direita, quando se diz que o Fabio tem que jogar em 433 é ver o trabalho que se pedia ao Lucho.

Este jogo do kelvin até é muito interessante em termos de posicionamento do Lucho e do James.

Nas equipas tem que haver quem defenda não há milagres as nossas posições nas alas do meio campo têm grande liberdade de movimentos, mas tem algumas responsabilidades, mas novamente quando tinhamos o Fernando Merieles e o Lucho mesmo com o Fernando o Lucho e o Meireles eram mouros de trabalho, os jogadores tem que trabalhar.

Sobre o Fabio como disse o Mehi e eu já tinha dito atrás, começo a ter receio que ele não dê mesmo nada, se ele interioriza que é mesmo o craque e a vitima que não é colocado na posição devia jogar, e que lhe pedem para correr, pode perder-se e é facil entrar nesse mundo porque está muito exposto a isso.

O final deste video, o que o gajo diz, estou mesmo a ver isto com muito jogador que ouve as sofias..

Essa história do Bernardo conheço eu bem e pelo próprio, não ficou porque sabia que ia passar muito tempo no banco e tinha oportunidades de jogar e ganhar mais, fez ele mal? Pelo contrário... O Benfica é que devia ter sido esperto e não o ter vendido na altura, bastava o empréstimo.

• Like
Reações: JPedroto87

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
27,766
49,454
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
O Fábio Vieira é um jogador de inegável talento e bastante promissor, mas tem de saber jogar mais com ou sem bola em prol do coletivo, senão seja com Sérgio Conceição ou com outro treinador terá imensas dificuldades em impor-se no onze inicial, por exemplo Ryan Gauld ou Miguel Crespo também são médios ofensivos, no entanto conseguem dar às suas equipas outra amplitude de jogo.

• Like
Reações: caco1s e Rhaegar

caxas72

Arquibancada
21 Junho 2017
332
695
Epa, esta crítica fácil ao Fábio Vieira é um bom álibi para defender o Sérgio Conceição e a sua vertigem de colocar os jogadores de pendente claramente ofensivo a desdobrarem se em compensações e correrias defensivas desenfreadas . O Porto joga mais de 90% dos jogos contra equipas em bloco baixo , passando a maior parte do tempo no meio campo contrário.. querem m fazer acreditar que um jogador que tem um PLUS muito grande no ultimo terço do terreno, na condução de bola , capacidade de passe e até meia distância seja preterido de poder jogar regularmente , ou ser utilizado por não ter uma capacidade táctica defensiva incrível ? É isto que discutimos ? Um jogador de pendor ofensivo , ter de fazer dobras ou recuperações posicionais contra o Moreirense ou tondela ?
Isto são desculpas para sacudir a água do capote do treinador ..
E recordar o jogo c o Moreirense em que é substituído antes do intervalo ( atitude vergonhosa do nosso treinador ) pq não fez o acompanhamento do lateral contrário . Vi o Boavista este ano a marcar nos o segundo golo no dragão e o Otávio a fazer a mesmíssima coisa ..

Não confundir o FcPorto c o Sc Fc. Pf

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
13,928
16,215
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Epa, esta crítica fácil ao Fábio Vieira é um bom álibi para defender o Sérgio Conceição e a sua vertigem de colocar os jogadores de pendente claramente ofensivo a desdobrarem se em compensações e correrias defensivas desenfreadas . O Porto joga mais de 90% dos jogos contra equipas em bloco baixo , passando a maior parte do tempo no meio campo contrário.. querem m fazer acreditar que um jogador que tem um PLUS muito grande no ultimo terço do terreno, na condução de bola , capacidade de passe e até meia distância seja preterido de poder jogar regularmente , ou ser utilizado por não ter uma capacidade táctica defensiva incrível ? É isto que discutimos ? Um jogador de pendor ofensivo , ter de fazer dobras ou recuperações posicionais contra o Moreirense ou tondela ?
E recordar o jogo c o Moreirense em que é substituído antes do intervalo ( atitude vergonhosa do nosso treinador ) pq não fez o acompanhamento do lateral contrário . Vi o Boavista este ano a marcar nos o segundo golo no dragão e o Otávio a fazer a mesmíssima coisa ..

O Fábio foi titular em 3 jogos quase consecutivos.

É o único jogador que tem desculpas antes, durante e após o jogo. Sabes o que acontece a quem nunca tem culpa de nada e que é só o Mundo a conspirar contra ele?

caxas72

Arquibancada
21 Junho 2017
332
695
O Fábio foi titular em 3 jogos quase consecutivos.

É o único jogador que tem desculpas antes, durante e após o jogo. Sabes o que acontece a quem nunca tem culpa de nada e que é só o Mundo a conspirar contra ele?
Wow! Vamos entrar por um caminho perigoso. Eu posso elencar uma lista até grande de jogadores do nosso clube que são titulares não uma, nem duas , nem três vezes seguidas , bem mais do que essas com más prestações e que continuam a jogar e não levam reprimendas verbais em
Campo , não levam c substituições bem cedo no jogo e não são assunto de bocas nas conferências de imprensa .. vamos mesmo entrar por ai? Continuo a achar um caminho muito perigoso

• Like
Reações: Vinha e Regod

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
13,928
16,215
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Wow! Vamos entrar por um caminho perigoso. Eu posso elencar uma lista até grande de jogadores do nosso clube que são titulares não uma, nem duas , nem três vezes seguidas , bem mais do que essas com más prestações e que continuam a jogar e não levam reprimendas verbais em
Campo , não levam c substituições bem cedo no jogo e não são assunto de bocas nas conferências de imprensa .. vamos mesmo entrar por ai? Continuo a achar um caminho muito perigoso
Mas eu não quero saber se a pila do Fábio Vieira é maior do que a do Zé, do Manel ou do Joaquim.

Acho que aqui se discute é pelo melhor para o Fábio, e por consequência para o F.C.Porto.

D

Dragon_92

Guest

Isso é o que mais se vê por aqui.

A maioria das críticas não são porque não se gosta do jogador, mas sim para defender o treinador e legitimar as suas opções. O Fábio este ano, como todos os jogadores do plantel, já teve maus jogos, mas também já teve outros bastante positivos, um deles que até foi na Champions... Isso não é lembrado.

Está muito longe de ser um absurdo pedir que lhe sejam dadas mais oportunidades.

• Like
Reações: Vinha e Regod

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,369
51,742
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Essa história do Bernardo conheço eu bem e pelo próprio, não ficou porque sabia que ia passar muito tempo no banco e tinha oportunidades de jogar e ganhar mais, fez ele mal? Pelo contrário... O Benfica é que devia ter sido esperto e não o ter vendido na altura, bastava o empréstimo.
Eu não me referia ao Fabio, mas sim aos gajos que são chamados para treinar na equipa A, e se queixam que não jogam na posição deles, e não fazem os exercício.

É engraçada a expressão da gaja, que devia estar a pensar "mas os gajos da formação são craques têm que jogar na posição deles, e não podem andar em correrias e a fazer muitos exercícios"

LuccaLisboa

Tribuna
5 Agosto 2013
4,332
2,767
Não me dei ao trabalho de ler os argumentos inquinados mais uma vez de associar o jogar ou não do Fábio Vieira às potenciais críticas ou elogios a Sérgio Conceição.

Não há aqui maior crítico ao SC ( tal como o @Ruben1893) no que toca ao decreto #Marega+10, mas alinho muito pela visão e comentários / indirectas de SC ao Fabio Vieira. Portanto crítico o SC quando acho à minha maneira que está errado e poderia fazer melhor, ou elogiar quando estou de acordo , o que é o caso com Fábio Vieira.

Talento enorme no seu pé esquerdo , mas se quer ser alguém a sério no futebol, ao nível de querer ser titular do NGC e sonhar chegar à Seleção, tem de olhar para o " aqui odiado" Bernardo Silva. E porquê? Porque Fábio tem de crescer IMENSO nas missões defensivas, e até nas ofensivas tem de perceber que tem de saber subir com bola e não só ter os tiques de vedeta a lançar os colegas. Até no último jogo da B, a sua sobranceria o fez perder n bolas com passes que julgava fáceis.
Eu quero muito acreditar que tem um empresário a sério e um pai que lhe façam ver que precisa mesmo de mudar o chip porque tem futebol para ser um caso sério.

Hoje vai ser titular contra a Inglaterra e verdade seja dita , Rui Jorge não o vai "queimar " ( lebram-se do jogo do Boavista...) , como duplo pivot...mas sim mais adiantado como qualquer pessoa de bom senso o colocaria visto a sua fraca agressividade.

Vai hoje ter uma prova a superar . Espero que tenha o chip certo.

• Like
Reações: Conceição Santos

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,023
9,006

Respondi a essa pergunta na parte que não citaste do meu último post: o Porto tem usado muito mais 6/8 nos últimos 25 anos do que 10. Ainda assim tiveste Deco no diamante do Mourinho, Diego no diamante de Co, Anderson com o Jesualdo em 4-3-3, James/Beluschi com AVB, Lucho no 4-2-3-1 do PF.

Eu vou dizer isto mais uma, e espero ser a última vez, porque me parece que querem sempre insistir numa falácia para fazer um ponto: o 10 defende. O que não faz é recuar 60 metros no terreno ao sprint para fechar uma linha de meio campo. Grande parte do tempo tens o 10 atrás do avançado a fazer segunda cobertura do próprio avançado nas pressões ao homem quando o adversário está a sair organizado.

No 4-4-2 do SC, o lugar do Fábio é como segundo avançado. Pode até eventualmente jogar pela direita como James jogava com VP, mas não tendo um Polvo com o raio de ação alargado a fechar laterais, acabas por ter as correrias do Otávio. O próprio Otávio só perde no seu talento e criatividade nessa missão. Lucho e Meireles fechavam imenso nas alas porque também tinhas extremos "preguiçosos" no tempo de Jesualdo (RQ7, Tarik, Jorginho, Hulk).

Neste meio campo com de duplo pivot, teria sido muito mais útil ir o Fábio e ficar o Vítor, mas isso já é o brilhante planeamento da nossa SAD.

quintero

Tribuna Presidencial
4 Julho 2013
9,504
5,202
Conquistas
2
  • Sérgio Conceição
  • Hulk

" Alias quem são esses jogadores que jogam assim e em que equipas? "

Tadic no Ajax

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
21,028
13,790
Não me dei ao trabalho de ler os argumentos inquinados mais uma vez de associar o jogar ou não do Fábio Vieira às potenciais críticas ou elogios a Sérgio Conceição.

Não há aqui maior crítico ao SC ( tal como o @Ruben1893) no que toca ao decreto #Marega+10, mas alinho muito pela visão e comentários / indirectas de SC ao Fabio Vieira. Portanto crítico o SC quando acho à minha maneira que está errado e poderia fazer melhor, ou elogiar quando estou de acordo , o que é o caso com Fábio Vieira.

Talento enorme no seu pé esquerdo , mas se quer ser alguém a sério no futebol, ao nível de querer ser titular do NGC e sonhar chegar à Seleção, tem de olhar para o " aqui odiado" Bernardo Silva. E porquê? Porque Fábio tem de crescer IMENSO nas missões defensivas, e até nas ofensivas tem de perceber que tem de saber subir com bola e não só ter os tiques de vedeta a lançar os colegas. Até no último jogo da B, a sua sobranceria o fez perder n bolas com passes que julgava fáceis.
Eu quero muito acreditar que tem um empresário a sério e um pai que lhe façam ver que precisa mesmo de mudar o chip porque tem futebol para ser um caso sério.

Hoje vai ser titular contra a Inglaterra e verdade seja dita , Rui Jorge não o vai "queimar " ( lebram-se do jogo do Boavista...) , como duplo pivot...mas sim mais adiantado como qualquer pessoa de bom senso o colocaria visto a sua fraca agressividade.

Vai hoje ter uma prova a superar . Espero que tenha o chip certo.
Espero que tenhas gostado do pino Vieira.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
87,936
211,648
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Não chamaram, mas têm dado a entender. Por favor não critiquem estes miúdos da formação porque só se enterram. Custa muito admitir que o Sérgio Conceição errou com eles?
Mas são jogadores perfeitos que não merecem críticas?

O Fábio merece tantas críticas como qualquer outro do plantel
É um jogador com lacunas no seu jogo mas ainda é um menino, tem muito tempo para aprender

Fazerem dele um prodígio que não consegue fazer nada de mal é o pior que fazem ao jogador

• Like
Reações: moutinho e Mehdi

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
21,028
13,790
Mas são jogadores perfeitos que não merecem críticas?

O Fábio merece tantas críticas como qualquer outro do plantel
É um jogador com lacunas no seu jogo mas ainda é um menino, tem muito tempo para aprender

Fazerem dele um prodígio que não consegue fazer nada de mal é o pior que fazem ao jogador
Eu faço dele é um jogador com pés de prodígio, com mais talento que qualquer um do plantel, e que tá sendo mal aproveitado. Ou é mentira que tá sendo mal aproveitado?

E o Vitinha é outro que 20 milhões é de borla.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
87,936
211,648
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Eu faço dele é um jogador com pés de prodígio, com mais talento que qualquer um do plantel, e que tá sendo mal aproveitado. Ou é mentira que tá sendo mal aproveitado?

E o Vitinha é outro que 20 milhões é de borla.
Mais talento que qualquer um no plantel porquê? Não acho
E está a ser mal aproveitado como suplente, devia de entrar MUITAS mais vezes

Agora para ser titular do Futebol Clube do Porto é preciso muita coisa, não basta ter um pé esquerdo
O Fábio vai lá chegar com trabalho, não é com paninhos quentes e palmadas nas costas a dizer que é o maior