Política Nacional

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,784
5,324
Conquistas
4
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
Foi o argumento que o N. deu. Usei o mesmo, mas em sentido oposto. Apesar disto, não é um argumento que se afaste muito da realidade.
O liberalismo é um regime político perigoso, que descreveria como viver com a lei da selva, uma espécie de seleção natural... Como humanista, não posso concordar com esta ideia.
O IL é um partido engraçado, até fazem uns cartazes com algum humor. Um ingénuo até pode ir nessa aventura, não é o meu caso.
O liberalismo é um regime político perigoso...

:rolleyes:

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,952
18,409
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Vou tentar fazer uma pequena análise sem tomar partido, digamos que quero ser um árbitro honesto pelo menos vou tentar.
Em 1º lugar assistiu-se a um dos melhores debates parlamentares de sempre senão o melhor e já assistí a muitos.
Costa é um político muito hábil e inteligente e com o seu discurso, pelas imagens que observei, deixou o PCP e o BE num dilema mas não podiam já recuar depois de terem declarado o sentido de voto. Foi um discurso que tocou vários pontos sensíveis que levaram à rejeição dos dois partidos que citei e principalmente no caso do BE e desmontou-os um a um.
Apenas não desmonstou aquilo em que o PS é "Rei" ou seja fazer anúncios/promessas e depois não cumprir. Há muitos exemplos de orçamentos anteriores que prometeu fazer muitas coisas e não as concretizou. Aqui creio está o cerne da questão do voto contra dos dois parceiros (ou ex.).
Outra situação que não foi explorada pelos dois citados foi ter querido negociar apenas em cima do acontecimento mas isso é trivial na política (e não só) portuguesa. Se tivesse negociado 2 meses antes o resultado poderia ter sido outro ou não mas nunca saberemos.
Se o Presidente dissolver o Parlamento, como creio que fará, teremos eleições em Janeiro (e nunca mais tarde) e os portugueses decidirão em quem votarão, não faço prognósticos até porque não decidí em quem votarei, tudo vai depender do que observar nos debates e na campanha. Creio que faço parte daqueles que "nunca têm voto decidido" e são esses que mudam ou não mudam maiorias - os fiéis já podiam ir votar hoje!
Finalmente uma coisa que embora não me tenha intrigado reparei; não fechou as portas a entendimentos futuros à esquerda mas fechou-os à direita. Portanto a direita se quiser ser Governo vai que ter maioria de deputados. Agora se o PS reforça ou não reforça a votação anterior, se o PCP e BE perdem ou não perdem mandatos depende dos eleitores e estamos ainda a quente a discutir isto. Até Janeiro muita coisa pode mudar, principalmente o preço do crude subir mais ou descer e isso parecendo que não faz muita diferença na mente de muitos eleitores. O 25 de Abril não aconteceu naquela altura por acaso, poderia acontecer mais tarde, o problema da crise petrolífera do início da década de 70 acelerou o processo.
E como foi um texto de improviso pode ter gralhas, imprecisões, etc - mas não sou politólogo nem jornalista para isso temos (ou tínhamos) o Miguel Sousa Tavares que debitava muitas vezes barbaridades quer na política ou a escrever de futebol (ex. o jogador hoje era uma merda, duas semanas depois já era bestial) - eu pelo menos sou comedido - como dizia Sócrates (o filósofo e não o "Sr. José Pinto de Sousa") "só sei que nada sei" - vou aprendendo mesmo estando a caminho de acabar o meu ciclo de vida.

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Vou tentar fazer uma pequena análise sem tomar partido, digamos que quero ser um árbitro honesto pelo menos vou tentar.
Em 1º lugar assistiu-se a um dos melhores debates parlamentares de sempre senão o melhor e já assistí a muitos.
Costa é um político muito hábil e inteligente e com o seu discurso, pelas imagens que observei, deixou o PCP e o BE num dilema mas não podiam já recuar depois de terem declarado o sentido de voto. Foi um discurso que tocou vários pontos sensíveis que levaram à rejeição dos dois partidos que citei e principalmente no caso do BE e desmontou-os um a um.
Apenas não desmonstou aquilo em que o PS é "Rei" ou seja fazer anúncios/promessas e depois não cumprir. Há muitos exemplos de orçamentos anteriores que prometeu fazer muitas coisas e não as concretizou. Aqui creio está o cerne da questão do voto contra dos dois parceiros (ou ex.).
Outra situação que não foi explorada pelos dois citados foi ter querido negociar apenas em cima do acontecimento mas isso é trivial na política (e não só) portuguesa. Se tivesse negociado 2 meses antes o resultado poderia ter sido outro ou não mas nunca saberemos.
Se o Presidente dissolver o Parlamento, como creio que fará, teremos eleições em Janeiro (e nunca mais tarde) e os portugueses decidirão em quem votarão, não faço prognósticos até porque não decidí em quem votarei, tudo vai depender do que observar nos debates e na campanha. Creio que faço parte daqueles que "nunca têm voto decidido" e são esses que mudam ou não mudam maiorias - os fiéis já podiam ir votar hoje!
Finalmente uma coisa que embora não me tenha intrigado reparei; não fechou as portas a entendimentos futuros à esquerda mas fechou-os à direita. Portanto a direita se quiser ser Governo vai que ter maioria de deputados. Agora se o PS reforça ou não reforça a votação anterior, se o PCP e BE perdem ou não perdem mandatos depende dos eleitores e estamos ainda a quente a discutir isto. Até Janeiro muita coisa pode mudar, principalmente o preço do crude subir mais ou descer e isso parecendo que não faz muita diferença na mente de muitos eleitores. O 25 de Abril não aconteceu naquela altura por acaso, poderia acontecer mais tarde, o problema da crise petrolífera do início da década de 70 acelerou o processo.
E como foi um texto de improviso pode ter gralhas, imprecisões, etc - mas não sou politólogo nem jornalista para isso temos (ou tínhamos) o Miguel Sousa Tavares que debitava muitas vezes barbaridades quer na política ou a escrever de futebol (ex. o jogador hoje era uma merda, duas semanas depois já era bestial) - eu pelo menos sou comedido - como dizia Sócrates (o filósofo e não o "Sr. José Pinto de Sousa") "só sei que nada sei" - vou aprendendo mesmo estando a caminho de acabar o meu ciclo de vida.
O Costa é um político muito hábil, tenho a mesma leitura que tu.
Entalou todos os outros partidos.

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,535
10,445
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Não podemos desresponsabilizar os eleitores nem colocar reservas aos processos democráticos devido à emergência de um partido com dimensões discriminatórias mais ou menos encapotadas. A direita proporciona várias opções, PSD, IL, CDS-PP, ... haverá outras de menor dimensão. Por muito descontentamento que possa existir, isso não torna ninguém inimputável pelo seu voto. Vota ali porque quer votar ali e não noutro lado. O Chega que cresça, e com esse crescimento aumentará a mobilização da resposta e outros eleitores se apresentarão nas urnas. É um fenómeno apropriado aos nossos tempos, um facto político normal.

• Like
Reações: N.

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,784
5,324
Conquistas
4
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
O Jerónimo tem uma oportunidade única de passar o testemunho ao João Ferreira. Dificilmente terá outra melhor.

O BE tem um desafio mais difícil, mas duvido que a Catarina largue o palco.

ultimate_dr4gon

Tribuna Presidencial
27 Julho 2006
6,015
1,972
É esse o problema, é que tu achas que só existe branco e preto...
Tal como o liberalismo tem falhas o comunismo também as tem...

Não existe nenhum regime que seja perfeito....

eu ate me considero um gajo neutro....eu com os meus 18 anos era rebelde e queria fumar erva votava Bloco de Esquerda mais para a frente comecei a perceber melhor a coisa e votei 2 vezes em Passos Coelho e votava a 3ª e a 4ª
O país está a desabar a olhos vistos em todos os sectores, e os meninos da esquerda assobiam para o lado, continuam obecados com o Governo do Passos!

Se o pais virar à direita e os liberais pegarem em 1 ou 2 pastas, a coisa nao pode ficar pior....

Um dos mais conceituados economistas do MUNDO e professor catedratico na Univ de Harvard é Português....e liberal....seria mau para o país??

O unico extremo em quem eu confio é no Luis Diaz todos os outros eu não confio!

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
13,842
24,273
34
Vila Das Aves
O Chega vai ser o terceiro partido com mais deputados no parlamento.
Terceiro não digo, mas quarto partido talvez..

O melhor resumo desta palhaçada toda, é o Rui Rio estar "com pressa" em ir a eleições, quando no seu próprio partido ainda nem sequer marcou eleições, chama-se a isto sede de poder.

Hoje (mais uma vez), alguns senhores deputados cagaram na cara dos tugas.

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
A política portuguesa é um autêntico circo. Começando no Presidente da república…

mas o principal disto tudo é ver o centralismo de Lisboa quer sejam de esquerda ou direita, a dar tudo, provavelmente até o pacote para se manter no poder e perpetuar os privilégios criminosos que há muitos anos trabalha.

a cena no PSD é confrangedora de ver tal é a dimensão e esforço que colocam para centralizar o poder em Lisboa. O PS e os ‘antigos amigos’ confundem o poder de Lisboa e de Portugal há muitos anos.

Por incrível que pareça as similaridades entre o poder político em Portugal e o poder político no FCPorto, são mais que muitas embora possam professar credos antagónicos….

e eu nem gramo nada o Rui rio ou o seu credo de nascença, imaginem se gostasse da personalidade.