Política Nacional

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,155
53,284
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Mesmo que o Paulo Portas se tivesse mantido, a queda do CDS seria inevitável. Desde de Paulo Portas que nunca se viu um CDS tão obcecado em situar-se ao centro, até serem apelidados de "centristas", então que o lugar do CDS é claramente à direita do PSD, o lugar do CDS é dentro da direita moderada. O CDS fugiu da democracia-cristã para se tornar um autêntico cata-vento, por algum motivo o Chicão falou de um "CDS sexy".
Iria cair porque estava no poder seria natural.

O problema não é ser mais a direita ou mais ao centro, e perder a identidade popular, nao anda no terreno não tem votos é simples.

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,960
7,051
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
O Chicão é um garoto e precisava de uma boa lição.
Ele sabe que não vai ganhar ao Nuno Melo. Nunca depois de toda esta polémica e depois de tantas personalidades notáveis do partido estarem oficialmente contra ele.

No fundo o que ele tá a tentar fazer é foder o Nuno Melo e o CDS. Quer as legislativas já no início do ano para ser ele a escolher os candidatos a deputado em cada círculo eleitoral. Incluindo seguramente ele próprio como cabeça de lista por Lisboa.
Depois o Nuno Melo mesmo que lhe ganhe as Primárias não tem ninguém que o represente no Parlamento... Vai ficar a liderar um CDS cheio de garotada no Parlamento (cheio, entenda-se, devem ser uns 3 ou 4 deputados)

Por isso é que o Rangel queria as legislativas em Fevereiro. Para dar tempo de se perceber quem será o vencedor no PSD, de forma a que o vencedor possa escolher os candidatos a deputados.
Também não entendo porque Nuno Melo e Paulo Rangel não se candidataram mais cedo, porque fazer oposição dá muito trabalho é isso?
É que não é lá muito inteligente marcar eleições internas a poucos meses das autárquicas, porque é necessário fazer as listas, preparar a campanha, além disso é preciso garantir estabilidade interna e depois surgirem candidatos a PM do nada a poucos das eleições, sem fazer trabalho parlamentar ou oposição(o que é um enorme handicap em relação a outros candidatos) só pode resultar num desastre eleitoral óbvio, desta forma o Costa tem todas as condições para alcançar a maioria absoluta.

O Chicão não é o único "garoto" no meio desta história toda. O único que tem razões de queixa no meio disto é o Adolfo Mesquita Nunes, este apresentou a sua candidatura após as presidenciais(na melhor altura), só não se avançou para eleições, porque não o conselho do partido votou em maioria contra a realização de um novo congresso.

Última edição:

AntonioMachado

Bancada central
11 Outubro 2019
2,070
3,133
Quando eles apresentaram as candidaturas, no PSD e no CDS, não estava prevista uma crise política e a marcação de novas eleições. Em princípio, seriam em 2023, o que iria dar-lhes tempo suficiente para construirem uma oposição.
Correu-lhes mal.

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,960
7,051
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Quando eles apresentaram as candidaturas, no PSD e no CDS, não estava prevista uma crise política e a marcação de novas eleições. Em princípio, seriam em 2023, o que iria dar-lhes tempo suficiente para construirem uma oposição.
Correu-lhes mal.
Se o bom senso imperasse, as eleições internas seriam adiadas após a realização das legislativas, sem fazer muito barulho.
No entanto na candidatura Paulo Rangel, eu acho que aí houve oportunismo.

AntonioMachado

Bancada central
11 Outubro 2019
2,070
3,133
Se o bom senso imperasse, as eleições internas seriam adiadas após a realização das legislativas, sem fazer muito barulho.
No caso da candidatura Paulo Rangel, eu acho que aí houve oportunismo.
Mas se fossem adiadas, eles não iam para o poleiro, pelo menos para já. E o que eles querem é precisamente isso.

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,960
7,051
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Mas se fossem adiadas, eles não iam para o poleiro, pelo menos para já. E o que eles querem é precisamente isso.
Pois querem poleiro, mas não querem fazer trabalho de bancada, mas um candidato a PM começa na oposição. E depois as pessoas vão votar em gajos que surgiram do nada, ninguém conhece o perfil dos candidatos, vão eleições sem eleitores saber os seus posicionamentos, as suas ideias, as suas personalidades, geram incertezas nos próprios partidos e mesmo assim acham-se em condições para se apresentarem a eleições e desafiar o governo, enfim.
É isto que chamam alternativa credível e responsável ao actual governo? Votar em Rangel ou Melo é um tiro no escuro e eu pessoalmente quando voto não costumo apostar. Estão arranjar maneira do PS ter maioria absoluta.

Última edição:

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Quem enterrou definitivamente o CDS foi a ridícula da Assunção Cristas ...

Enviado do meu SM-A105FN através do Tapatalk
Quem enterrou o CDS foi o passar do tempo, a evolução.
O confronto das ideias deles com a realidade do podia dar nisto.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
22,844
31,072
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
No entanto na candidatura Paulo Rangel, eu acho que aí houve oportunismo.
Quando estes candidatos se apresentaram a eleições não havia Legislativas. Agora há.
Vão fazer as Legislativas, as Direções atuais escolhem quem vai para o Parlamento em cada distrital. Depois perdem e ficam os novos líderes sem assento parlamentar e sem ninguém que os represente...
Não pode ser, nem oposição conseguem fazer depois.

No caso do PSD eu não tenho a certeza que o Rangel ganhe ao Rio. E se por causa das datas for o Rio a escolher os candidatos dos círculos eleitorais, então aí é que o Rangel não ganha mesmo.

Em relação ao CDS é um bocado mais grave que isso. O próprio Chicão já percebeu que não vai ganhar ao Nuno Melo, tem meio mundo contra ele. Se consegue adiar o congresso interno, vai escolher as listas e vai para o Parlamento com a malta dele que não será minimamente representativa do que Nuno Melo quererá para o partido. Depois da saída de Pires de Lima, agora leio o Portas dizer que o Chicão está há dois anos a tentar arrumar com a Cecília Meireles do Parlamento... Mas isto cabe na cabeça de alguém? Acho que dá para ter uma ideia sobre o tipo de gente que o CDS vai colocar no Parlamento se o Chicão levar a dele avante... a Cecília Meireles é provavelmente a melhor deputada do CDS desde há muitos anos a esta parte.

Não consigo colocar as duas situações como sendo idênticas. Por exemplo o Rangel é um político que tem tido uma posição sempre relevante no PSD. Lembro-me de ter conseguido ganhar as Europeias para o PSD em 2009, em pleno tempo de maioria absoluta de Sócrates em Portugal. Na altura foi um feito com algum relevo.
Já o Chicão parece-me que sabe que tem os dias contados e que agora está só a dar tudo para garantir um assento parlamentar para os próximos 4 anos. Depois o Nuno Melo ganha as eleições e alguém acredita que o Chicão vai acatar o que o outro lhe mandar fazer?

Os próprios partidos é que perdem com isto...

• Like
Reações: AntonioMachado

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,222
9,359
Isto é que não compreendo. Sobretudo quando dentro do partido há/havia tanta gente ilustre e mais capaz ...

Um Nuno Melo ...
Uma Cecilia Meireles ...
Um Pires de Lima ...
Um Mesquita Nunes ...

Todos eles com uma maior capacidade de liderança que o Chicão. O resultado da escolha, está á vista ...

Foda-se!
O Nuno Melo está facilmente no top 5 de gente mais anormal deste país.

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,654
15,076
Invicta
www.google.com
Foda-se!
O Nuno Melo está facilmente no top 5 de gente mais anormal deste país.
Notáveis do partido. Independentemente de tudo, não deixa de o ser, tal como os restantes.

Se com esses, optaram por um miúdo sem qualquer tipo de capacidade para tal, agora só estão a recolher o que semearam ...

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,222
9,359
Notáveis do partido. Independentemente de tudo, não deixa de o ser, tal como os restantes.

Se com esses, optaram por um miúdo sem qualquer tipo de capacidade para tal, agora só estão a recolher o que semearam ...

O facto de alguém com o perfil do Melo ser um "notável" do partido diz muito do próprio partido.

dortmund

Tribuna
10 Março 2012
4,441
7,364
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Jardel
Pois querem poleiro, mas não querem fazer trabalho de bancada, mas um candidato a PM começa na oposição. E depois as pessoas vão votar em gajos que surgiram do nada, ninguém conhece o perfil dos candidatos, vão eleições sem eleitores saber os seus posicionamentos, as suas ideias, as suas personalidades, geram incertezas nos próprios partidos e mesmo assim acham-se em condições para se apresentarem a eleições e desafiar o governo, enfim.
É isto que chamam alternativa credível e responsável ao actual governo? Votar em Rangel ou Melo é um tiro no escuro e eu pessoalmente quando voto não costumo apostar. Estão arranjar maneira do PS ter maioria absoluta.
Engraçado, isto foi o que o costa fez.
Deixou o seguro fazer oposição e depois candidatou-se.
Já o Sócrates foi igual, deixou o ferro fazer oposição e depois candidatou_se.

dortmund

Tribuna
10 Março 2012
4,441
7,364
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Jardel
Uma coisa é certa, é nisso Marques Mendes tem razão, se as eleições forem a 16 de Janeiro, Rio continua no PSD pois é ele que faz as listas.
E é isto que o Costa quer, um burro à espera de uma migalha.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,155
53,284
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Engraçado, isto foi o que o costa fez.
Deixou o seguro fazer oposição e depois candidatou-se.
Já o Sócrates foi igual, deixou o ferro fazer oposição e depois candidatou_se.
E o P. Coelho foi Igual, nunca ninguem deve ter sido eleito estando na oposição tanto tempo quanto já está o Rui Rio.

dortmund

Tribuna
10 Março 2012
4,441
7,364
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Jardel
E o P. Coelho foi Igual, nunca ninguem deve ter sido eleito estando na oposição tanto tempo quanto já está o Rui Rio.
Sim, é verdade.
Mas não é isso que capacita Rio.
Ele próprio já o disse, pode aliar-se ao costa depois das eleições.
Só isso é uma afronta à história do PSD.
Já agora, não tenho problema em assumir, sou militante do PSD e apoio Paulo Rangel.

• Like
Reações: Yggyfcp

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,222
9,359
Sim, é verdade.
Mas não é isso que capacita Rio.
Ele próprio já o disse, pode aliar-se ao costa depois das eleições.
Só isso é uma afronta à história do PSD.
Já agora, não tenho problema em assumir, sou militante do PSD e apoio Paulo Rangel.
Bloco central?

dortmund

Tribuna
10 Março 2012
4,441
7,364
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Jardel
Bloco central?
Não, não sou contra um bloco central, em caso excepcional.
Sou é completamente contra unir-se ao Costa. Depois de ter feito a geringonça para afastar o PSD do governo, esta ideia do Rio devia ser caso para procedimento disciplinar.
Só demonstra que parece um cão debaixo da mesa à espera de uma migalha, neste caso que o Costa o convide para o governo.