Se o bom senso imperasse, as eleições internas seriam adiadas após a realização das legislativas, sem fazer muito barulho.
No entanto na candidatura Paulo Rangel, eu acho que aí houve oportunismo.
Quando estes candidatos se apresentaram a eleições não havia Legislativas. Agora há.
Vão fazer as Legislativas, as Direções atuais escolhem quem vai para o Parlamento em cada distrital. Depois perdem e ficam os novos líderes sem assento parlamentar e sem ninguém que os represente...
Não pode ser, nem oposição conseguem fazer depois.
No caso do PSD eu não tenho a certeza que o Rangel ganhe ao Rio. E se por causa das datas for o Rio a escolher os candidatos dos círculos eleitorais, então aí é que o Rangel não ganha mesmo.
Em relação ao CDS é um bocado mais grave que isso. O próprio Chicão já percebeu que não vai ganhar ao Nuno Melo, tem meio mundo contra ele. Se consegue adiar o congresso interno, vai escolher as listas e vai para o Parlamento com a malta dele que não será minimamente representativa do que Nuno Melo quererá para o partido. Depois da saída de Pires de Lima, agora leio o Portas dizer que o Chicão está há dois anos a tentar arrumar com a Cecília Meireles do Parlamento... Mas isto cabe na cabeça de alguém? Acho que dá para ter uma ideia sobre o tipo de gente que o CDS vai colocar no Parlamento se o Chicão levar a dele avante... a Cecília Meireles é provavelmente a melhor deputada do CDS desde há muitos anos a esta parte.
Não consigo colocar as duas situações como sendo idênticas. Por exemplo o Rangel é um político que tem tido uma posição sempre relevante no PSD. Lembro-me de ter conseguido ganhar as Europeias para o PSD em 2009, em pleno tempo de maioria absoluta de Sócrates em Portugal. Na altura foi um feito com algum relevo.
Já o Chicão parece-me que sabe que tem os dias contados e que agora está só a dar tudo para garantir um assento parlamentar para os próximos 4 anos. Depois o Nuno Melo ganha as eleições e alguém acredita que o Chicão vai acatar o que o outro lhe mandar fazer?
Os próprios partidos é que perdem com isto...