Estive a tentar perceber isto e tive que ir 3 páginas atrás.
Não dou relevo nem significado nenhum a isto porque o digamos fanatismo dos slogans/palavras de ordem existiu desde sempre e a maior parte das vezes as pessoas nem têm consciência do que estão a dizer ou se têm estão-se a marimbar se é politicamente/moralmente correto ou não.
O significado fdp, que qualquer um de nós já o disse algumas vezes, não tem intenção de ofender a mãe do dito/a cujo/a a quem o dirigimos.
Eu nunca usaria cachecóis do "tipo lampião é merda" ou "não sou lampião graças a Deus" e outros piores (como eles usam outros de sinal igual contra nós) por duas razões;
- não gosto.
- e acho de mau tom porque violência gera violência.
E depois queixam-se de agressões diretas ou à falsa fé, pedradas, vidros partidos de automóveis, gente que não tem nada a ver com aquilo envolvida nas situações.
Mas...cada um faz o que quer e sofre ou não as consequências, não vou mudar o mundo. Já tive ilusões que o mundo era mudável 48, 50 anos atrás mas há muito que ví que era uma ilusão.
E não sou pacifista nenhum mas se tiver que insultar alguém faço-o diretamente ao próprio e não a um conjunto amplo de pessoas que militam num clube adversário do meu. Estes insultos de parte a parte só demonstram fraqueza do poderio de cada um, se um deles estiver no "chão" já ninguém insulta.
Quanto aos jogadores nos festejos entrarem por esse campo é mau porque hoje estão ali e amanhã podem estar no outro lado, mas a culpa é de quem dirige os clubes que os deviam alertar para não terem esses comportamentos.
E isto não vai com multas, vai com diretivas muito concretas dos clubes ou estes nada fazendo compete ao Estado fazer leis que impeçam tal.