Vítor Baía - Ex Vice Presidente e Administrador da SAD

Tiago Silva

Bancada central
26 Maio 2014
1,954
7,260
Quem pede gratidão só tem que perceber uma coisa: não precisam de apelar à gratidão se estiverem a apresentar resultados. Resultados esses que se podem manifestar de diversas formas, não apenas se a bola bate no poste e entra ou sai.
O endividamento galopante do clube é muito preocupante.
Estamos a pisar gelo cada vez mais fino.

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,362
38,834
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
O endividamento galopante do clube é muito preocupante.
Estamos a pisar gelo cada vez mais fino.
Cada vez mais vou vendo/temendo a entrada de um investidor como uma inevitabilidade (já começaram a testar as águas em Braga e Guimarães...). Será isso ou várias épocas de desinvestimento e contenção com as devidas consequências desportivas.

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Cada vez mais vou vendo/temendo a entrada de um investidor como uma inevitabilidade (já começaram a testar as águas em Braga e Guimarães...). Será isso ou várias épocas de desinvestimento e contenção com as devidas consequências desportivas.
Essa é a única saída que eu vejo para este buraco onde nos encontramos.
A questão é saber que tipo de investidor e qual a capacidade que teremos para escolher um.
Boa parte das experiencias falhadas com investidores em Portugal (assim à cabeça recordo logo Beira Mar e Olhanense) são clubes que estavam com a corda na garganta e formaram SADs com investidores maioritários estrangeiros precisamente para desapertar o nó, logo não tiveram muito tempo para procurar um investidor, com critério.

Nós, cada época que passa, creio que teremos mais dificuldades. Mas com PdC não vejo grandes possibilidades de um investidor estrangeiro maioritário (não vejo nenhum portugues nem com capital nem com loucura suficiente para comprar a maioria de uma SAD desportiva), se bem que sabemos que no futebol o que hoje é verdade...

A questão fundamental para mim, e que no fundo decidirá em quem vou votar, será essa: qual a opinião sobre a venda de parte da SAD?

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
10,011
11,121
Essa é a única saída que eu vejo para este buraco onde nos encontramos.
A questão é saber que tipo de investidor e qual a capacidade que teremos para escolher um.
Boa parte das experiencias falhadas com investidores em Portugal (assim à cabeça recordo logo Beira Mar e Olhanense) são clubes que estavam com a corda na garganta e formaram SADs com investidores maioritários estrangeiros precisamente para desapertar o nó, logo não tiveram muito tempo para procurar um investidor, com critério.

Nós, cada época que passa, creio que teremos mais dificuldades. Mas com PdC não vejo grandes possibilidades de um investidor estrangeiro maioritário (não vejo nenhum portugues nem com capital nem com loucura suficiente para comprar a maioria de uma SAD desportiva), se bem que sabemos que no futebol o que hoje é verdade...

A questão fundamental para mim, e que no fundo decidirá em quem vou votar, será essa: qual a opinião sobre a venda de parte da SAD?
Mas qual o problema de alienar parte da SAD? Muitos "parolos" que por aqui andam julgam que o nosso clube vale ouro ... Temos tido anos e anos de uma péssima gestão ... Temos um clube e uma SAD falida ... Em termos de mercado vale ZERO ...

Mais do que a venda de uma parte da SAD ... interessa-me perceber que tipo de projecto esse investidor pode apresentar ...

Uma venda a alguém tipo Textor, onde o nosso clube estivesse no topo da pirâmide era para mim o ideal ... Agora com Lyon e Crystal Palace não seria atractivo ... Mas ter alguém donos de vários clubes satélites a alimentar o Porto ...

Mais do que alguém que chegue aqui com dinheiro para injectar na SAD, quero alguém que consiga arrecadar mais receitas e além do mais que consiga contratar activos para o clube e valorizar financeiramente e desportivamente o NGC ... Nomeadamente contratação de jogadores ...

De uma coisa tenho eu a certeza ... Ninguém vai querer comprar participaçãop de uma SAD falida e manter os mesmos administradores que faliram a SAD ...

Calabote

30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
A crítica feita a PC por vezes leva a foristas a perguntar se o mesmo não merece mais respeito!

Eu faço a seguinte pergunta, PC tem respeitado os sócios e adeptos nos últimos 10/12 anos ?
A maioria dos sócios votaram dele, são os sócios que mandam no clube, portanto sim , PdC tem respeitado os sócios, caso contrário estes não votariam nele.
Temos de aceitar isso.

A questão não tem nada a ver com gratidão nem respeito.

Eu não tenho uma palavra aqui nem em nenhum lado contra PdC. Mas não concordo com muitas das medidas da sua gestão.

Eu não suporto o Otávio Machado p.e. Mas, sendo verdade a história que conta de como foi substituído pelo Mourinho, obviamente que foi deselegante.
Eu não admito que alguém que fez o que o filho dele fez com o Doriva volte a trabalhar com o Porto. Mas voltou.
Eu não concordo que se dê um dragão de ouro ao AVB. Mas ele deu.
Eu não concordo por exemplo que o Moncho tenha saído sem uma homenagem.
Nem vou falar de decisões que pode ser discutidas, que são subjetivas, como saber se o jogador x presta ou não. Óbvio, e eu passo muito tempo no Algarve e vi muitos jogos dele, que o Nakajima nunca na vida ia dar jogador. Mas nós pagámos 12M por metade do passe, mais as comissões mais os extras.

A questão sobre PdC sair ou não é só uma: Não há alternativa. Nenhuma. Zero.
Ou votavas no Rio, ou no outro que não recordo o nome, estavas mais fodido que as gajas da casa da Mãe Kika...

Onde estão os putativos candidatos, o que pensam, quais são as ideias?
É agora a altura de falar: atacar a corrupção do regime. atacar a passividade da SAD perante o jogo do Gil. analisar este RC e dizer o que poderia ter sido feito diferente. Procurar apoios. Assumirem-se.

Respeito por PdC é avançar e dizer: Obrigado, fez um excelente trabalho, desgastou-se muito nos ultimos anos a combater a corrupção do regime. Agora, estou eu aqui, obrigado.

Vês alguém fazer isto? Eu não. Só vejo gente a apoiar PdC. E é fácil perceber porquê...

Calabote

30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
Mas qual o problema de alienar parte da SAD? Muitos "parolos" que por aqui andam julgam que o nosso clube vale ouro ... Temos tido anos e anos de uma péssima gestão ... Temos um clube e uma SAD falida ... Em termos de mercado vale ZERO ...

Mais do que a venda de uma parte da SAD ... interessa-me perceber que tipo de projecto esse investidor pode apresentar ...

Uma venda a alguém tipo Textor, onde o nosso clube estivesse no topo da pirâmide era para mim o ideal ... Agora com Lyon e Crystal Palace não seria atractivo ... Mas ter alguém donos de vários clubes satélites a alimentar o Porto ...

Mais do que alguém que chegue aqui com dinheiro para injectar na SAD, quero alguém que consiga arrecadar mais receitas e além do mais que consiga contratar activos para o clube e valorizar financeiramente e desportivamente o NGC ... Nomeadamente contratação de jogadores ...

De uma coisa tenho eu a certeza ... Ninguém vai querer comprar participaçãop de uma SAD falida e manter os mesmos administradores que faliram a SAD ...
Exacto. E quanto maior a dívida, maior será a dificuldade em negociar com um investidor. Negoceias melhor se não estiveres à rasca.
Mas lá está...quem é o Textor? Quais as suas intenções, qual a sua credibilidade? Que provas tem dadas?
Estás lixado, não tenhas dúvidas.

Mas zero não vale. Vale muitos milhões em publicidade, presenças na Champions quase garantidas, exceptuando um clube ingles ou alemao (são economias aparte), ou um clube espanhol ou italiano de topo, não há muitos que te garantam estas condições.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
10,011
11,121
Exacto. E quanto maior a dívida, maior será a dificuldade em negociar com um investidor. Negoceias melhor se não estiveres à rasca.
Mas lá está...quem é o Textor? Quais as suas intenções, qual a sua credibilidade? Que provas tem dadas?
Estás lixado, não tenhas dúvidas.

Mas zero não vale. Vale muitos milhões em publicidade, presenças na Champions quase garantidas, exceptuando um clube ingles ou alemao (são economias aparte), ou um clube espanhol ou italiano de topo, não há muitos que te garantam estas condições.
Quantos milhões recebemos em publicidade? Só por curiosidade ...

Eu dei exemplo do textor, mas foi só um exemplo ... Só o considerei pelo ideia de ter um clube brasileiro (Botafogo) que pode servir de municiador de vários jogadores a clube europeus, estando o Porto no topo ... poderia numa primeira fase ir para um clube europeu para ambientação à europa e depois depois de adaptado vir para o Porto ...
Quais as intenções de um empresário? Ganhar dinheiro .... nem quero saber quem é ... interessa saber o que traz de novo ao Porto ... se ele alavancar as receitas do Porto e com isso ganhar o clube e o investidor, qual o problema?

Para mim a solução ideal até nem seria um investidor que tivesse que entrar com capital e adquirir parte da SAD ... A solução ideial para um clube como o nosso na actual situação seria algo semelhante ao que foi feito a uns anos atrás com os fundos ...

Ter alguém que nos ajude a colocar cá jogadores de topo (cedendo % do passe para nós) para nos tirarmos rendimento desportivo e depois serem vendidos e nós retirarmos rendimento desportivo e financeiro.
Como não pode haver partilha de passes entre fundos e clubes ... Eu acho que isso só é possível entrando no capital da SAD ... não sei se haverá outra maneira ...

Concordo contigo, somos um clube apetecível por estarmos quase sempre na montra máxima do futebol europeu ... mas temos de mudar a nossa política radicalmente ... Porque nós deixámos de ser um clube vendedor/comprador com ciclos de 3 anos para cada jogador ... E isso não é apetecível para investidores ...
Mas relativamente ao valor ... temos muito potencial ... mas com as nossas contas e esta SAD a gerir achas que algum investidor iria investir na nossa SAD? Nem em sombras ...

• Like
Reações: Calabote

Calabote

30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
Quantos milhões recebemos em publicidade? Só por curiosidade ...

Eu dei exemplo do textor, mas foi só um exemplo ... Só o considerei pelo ideia de ter um clube brasileiro (Botafogo) que pode servir de municiador de vários jogadores a clube europeus, estando o Porto no topo ... poderia numa primeira fase ir para um clube europeu para ambientação à europa e depois depois de adaptado vir para o Porto ...
Quais as intenções de um empresário? Ganhar dinheiro .... nem quero saber quem é ... interessa saber o que traz de novo ao Porto ... se ele alavancar as receitas do Porto e com isso ganhar o clube e o investidor, qual o problema?

Para mim a solução ideal até nem seria um investidor que tivesse que entrar com capital e adquirir parte da SAD ... A solução ideial para um clube como o nosso na actual situação seria algo semelhante ao que foi feito a uns anos atrás com os fundos ...

Ter alguém que nos ajude a colocar cá jogadores de topo (cedendo % do passe para nós) para nos tirarmos rendimento desportivo e depois serem vendidos e nós retirarmos rendimento desportivo e financeiro.
Como não pode haver partilha de passes entre fundos e clubes ... Eu acho que isso só é possível entrando no capital da SAD ... não sei se haverá outra maneira ...

Concordo contigo, somos um clube apetecível por estarmos quase sempre na montra máxima do futebol europeu ... mas temos de mudar a nossa política radicalmente ... Porque nós deixámos de ser um clube vendedor/comprador com ciclos de 3 anos para cada jogador ... E isso não é apetecível para investidores ...
Mas relativamente ao valor ... temos muito potencial ... mas com as nossas contas e esta SAD a gerir achas que algum investidor iria investir na nossa SAD? Nem em sombras ...
Uma das incognitas do investidoe, e por isso é preciso escolher bem, é essa: querem ganhar dinheiro, mas isso nao significa que queiram ganhar titulos.
Nos clubes mais pequenos pode significar lavar dinheiro, esquemas com apostas, muita coisa.
Um investidor aqui tem de ter como prioridade conquistar titulos e perceber que o dinheiro vem depois e em consequencia disso...o que nao sei se sera facil.

Sobre publicidade; e o naming do estadio??

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
10,011
11,121
Uma das incognitas do investidoe, e por isso é preciso escolher bem, é essa: querem ganhar dinheiro, mas isso nao significa que queiram ganhar titulos.
Nos clubes mais pequenos pode significar lavar dinheiro, esquemas com apostas, muita coisa.
Um investidor aqui tem de ter como prioridade conquistar titulos e perceber que o dinheiro vem depois e em consequencia disso...o que nao sei se sera facil.

Sobre publicidade; e o naming do estadio??
Sinceramente acho que não é difícil encontrar um investidor nesse sentido ... basicamente era o que acontecia com os fundos e acho que não dos demos mal ... A falta de ter dinheiro para contratações era o melhor que teríamos neste momento ... obviamente com transparência e honestidade --
Por exemplo, eu acho que deveríamos ter mais jogadores como Pepê, Eva, Galeno, Otávio em maior número no plantel ... precisávamos pelo menos mais 5-6 jogadores desse nível para termos uma equipa competitiva na Europa ...
Achas que jogadores com a qualidade de Alcaraz, Zaracho, André Trindade, etc ... e muitas outra pérolas seriam desvalorizados aqui?
Quanto muito poderiam não lucrar muito ... É sempre um risco ... mas um Eva, um Pepê compensa eventuais desaires ...
Daí que os tais clubes satelites funcionariam na perfeição ... Podem não pegar ... voltam a proveniencia de origem ...

Não é nada simples ... sobretudo perceber quem escolhe os jogadores que vêm para o NGC ... São pedidos nossos, são do treinador ... Tem que haver uma grande simbiose ...
Perceber que a venda da % da SAD a outro investidor não pode ser feita de animo leve, etc ...

• Like
Reações: Calabote

super82

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
23,056
11,962
É só mais um comilão.
Com uma ligeira diferença. Esse é mais novo mas está aprender rápido como mamar uns milhões do clube

blue77

Bancada lateral
18 Março 2012
645
148
Em Roma sê romano...
Pena ter perdido a vassoura quando foi para a administração.
Mas errado foi alguém pensar que iria fazer a diferença. A sua história financeira, a título pessoal, não faziam antever nada de diferente.

Enviado do meu Redmi Note 9 Pro através do Tapatalk

• Like
Reações: arichard

Dragoness

Bancada central
7 Junho 2017
2,059
3,789
Conquistas
3
  • Deco
  • André Villas-Boas
Como esta que está a decorrer.

blueaice

Tribuna
8 Março 2012
3,218
725
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
que dizer de alguém que passava noites na CMTV a malhar no clube e nos dirigentes ?!!!
que dizer de alguém que enquanto diretor da FPF, teve a coragem de entrevistar Scolari, depois de tudo o que se passou ?

Uma desilusão.

Jared Miller

Bancada central
30 Julho 2007
1,918
840
Foi um grande guarda-redes, mas se não conseguiu gerir a sua fortuna pessoal, vai ter capacidade para liderar um clube de futebol...

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,069
9,041
Com um passivo quase 500% superior às receitas correntes, o desinvestimento não é possível, só iria precipitar incumprimentos e a falta de financiamento.

O único caminho é para cima. Feito com competência, planeamento e rigor, caraterísticas que não abundam na nossa administração.