FC Porto
1
FC Arouca
1
Sep 03, 2023 at 06:00 PM
Estado
Não está aberto para novas respostas.

fcportos90

Lugar Anual
30 Julho 2020
23,761
20,264
Conquistas
27
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • José Mourinho
  • Paulinho Santos
Uma coisa é certa ..

Se tivesse deixado passar um pênalti claro para nós o Var ia lhe ligar para dizer que havia penalti claro ?

Não.
 
  • Like
Reações: Dexter2020

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,656
15,076
Invicta
www.google.com
FC Porto: protesto do jogo com o Arouca assente em 84 pontos
FC Porto sublinha que não há nenhum regulamento que preveja a utilização do telemóvel como meio de comunicação entre o árbitro e o VAR.

O FC Porto já formalizou o protesto do jogo com o Arouca, que pretende ver repetido, e O JOGO teve acesso às argumentações usadas pelos dragões.

O documento enviado ao Conselho de Justiça confirma o protesto e apresenta respetivas alegações relativas ao jogo com o Arouca. Assente em 84 pontos, ao documento foram ainda anexados meios de prova de vídeo, a comunicação do Conselho de Arbitragem, o relatório do árbitro, o relatório do delegado ao jogo, o Requerimento dirigido ao Conselho de Arbitragem e a resposta do Conselho de Arbitragem, este último já com a data de hoje.

Em resumo, o FC Porto sublinha que não há nenhum regulamento que preveja a utilização do telemóvel como meio de comunicação entre o árbitro e o VAR. "Perante a informação do técnico de que não havia possibilidade de ver as imagens, o Árbitro começou a falar com a equipa de vídeo arbitragem através do telemóvel que lhe havia sido entregue pelo Quarto Árbitro", pode ler-se no ponto 9 do documento, suportando essa informação com o descrito no relatório do Árbitro.

O fundamento do protesto baseia-se num erro de arbitragem que, na opinião do FC Porto, Miguel Nogueira cometeu ao anular a grande penalidade sobre Taremi. Como se pode ver nos pontos que passamos a transcrever.


"18. É na descrita decisão de anulação da marcação de penálti por falta sobre o jogador Taremi, tomada pelo Árbitro ao minuto 94:00 da partida, que radica o erro de arbitragem que funda o presente protesto.
19 Este protesto não assenta no não funcionamento (ou funcionamento deficiente) per se da "tecnologia VAR"
20. Mas antes e só no recurso pelo Árbitro ao sistema VAR para tomar uma decisão de revogação da decisão inicial de marcação da penálti quando tal tecnologia padecia de uma falha que a tornou substancialmente inoperacional no estádio.

21. Não é, por isso, para aqui chamado o disposto no art. 47º, nº. 2, do Regulamento das Competições da LPFP ("A ocorrência de anomalia técnica, o incorreto funcionamento, a inoperacionalidade ou inexistência do sistema de videoárbitro não é fundamento de anulação ou adiamento do jogo"): o protesto baseia-se não na inoperacionalidade do sistema VAR para tomar uma decisão de reversão de uma sua anterior decisão sobre um lance capital do jogo.


22. Um árbitro que anula a marcação de um penálti mediante o apelo a um sistema VAR com deficiências tais que no estádio o transformam numa espécie de AAR (áudio-árbitro), incorre em erro na aplicação das Leis do Jogo.

23. Um erro de tal monta, por implicar a anulação de um penálti, justifica a invalidação da partida.


III Violação da proibição de recurso a um sistema VAR inoperacional para reversão de decisões

25. Em regra, uma decisão tomada pelo Arbitro durante o jogo não pode ser por ele revogada ou alterada.

26. A revogação ou modificação de uma decisão já comunicada pelo Árbitro aos demais intervenientes no jogo só podem ser decididas por esse mesmo Árbitro na sequência de assistência prestada pelo Vídeo-árbitro em casos contados, designadamente de golo/não golo, penálti/não penálti, cartão vermelho direto e má identificação por parte do árbitro aquando de uma advertência ou expulsão de um jogador da equipa que cometeu a infração

27. A questão central no caso é esta:

28. Em geral, à luz das leias do jogo, pode o árbitro contar com a assistência do Vídeo-árbitro para reverter uma decisão anterior - e assim quebrar a regras de irrevogabilidade e inalterabilidade de decisões já tomadas e comunicadas - relativa a momentos-chave do jogo quando o sistema VAR não está plenamente operacional?

31. alguém aceitaria que o Árbitro pudesse contar com o apoio da "Equipa de vídeo arbitragem (VMO's) durante todo um jogo, se, logo à partida, se concluísse que a tecnologia VAR estava a funcionar deficientemente no estádio, a um ponto tal que o Árbitro não conseguiria ver as imagens da repetição, ficando impossibilitado de realizar qualquer "on-field review", não consegui ouvir ou ser ouvido pela "VMO's e que para comunicar com esta equipa tivesse de parar a (ou esperar paragem da) partida para fazer uma chamada de telemóvel?

32. Por certo ninguém conhecedor das regras e princípios aplicáveis aos sistema VAR (e possuidor de um módico bom senso) admitira tal aberração.

34. Ora, o que não pode valer para um jogo inteiro também não pode obviamente valer para uma parte dele.

35. De modo que se um árbitro decide recorrer ao sistema VAR quando a sua tecnologia está largamente comprometida e reverte, com base nesse sistema, decisões já tomadas e comunicadas sobre lances capitais da partida, incorre em crassa violação das leis de jogo e portanto em erro de arbitragem.

44. Acresce que o emprego de uma chamada de telemóvel para fazer as vezes do sistema de comunicações entre a equipa de arbitragem do terreno de jogo e a equipa de vídeo arbitragem que se encontre inoperacional não está previsto - e portanto não é permitido - por lei."
Continuo a achar que não há qualquer base legal para a repetição do jogo.

Além disso, o mais certo seria voltarmos a jogar e acabar por perder o pontinho que acabamos por conquistar com uma sorte dos diabos.

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk
 

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
5,140
4,996
E continuam na mesma merda..

E jogar a bola e contratar bons jogadores nao?

Da maneira que estamos a jogar ate podemos voltar a perder pontos no proximo jogo e ai nao ha merdas de telem..
 

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
6,323
4,728
Conquistas
4
39
Nelas
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
Só numa utopia é que ganhavamos o processo. Mas bem longe.
Eu acredito que nos será dada razão. Acho que é óbvio que temos razão. Com esta justiça, não acredito é que no-la seja dada em tempo útil. O ideal mesmo era ser-nos dada razão e não necessitarmos destes dois pontos para sermos campeões.
 
  • Like
Reações: dragao86

Martinez1950

Bancada central
27 Julho 2013
1,697
499
Eu acredito que nos será dada razão. Acho que é óbvio que temos razão. Com esta justiça, não acredito é que no-la seja dada em tempo útil. O ideal mesmo era ser-nos dada razão e não necessitarmos destes dois pontos para sermos campeões.
No fundo, a razão do protesto é que parece que o árbitro reverteu a grande penalidade que marcou, fundamentado em arrependimento dele próprio. Será isso legal?

Quer dizer, arrependeu-se da marcação?!?!?!...parece que no fundo foi isso que aconteceu porque a mudança de decisão não teve suporte de outrem...Estou certo ou estou errado!!!!!!!
 
  • Like
Reações: BestDragon

T-Dragon

Lugar Anual
2 Junho 2016
3,729
6,161
No fundo, a razão do protesto é que parece que o árbitro reverteu a grande penalidade que marcou, fundamentado em arrependimento dele próprio. Será isso legal?

Quer dizer, arrependeu-se da marcação?!?!?!...parece que no fundo foi isso que aconteceu porque a mudança de decisão não teve suporte de outrem...Estou certo ou estou errado!!!!!!!
Tens de estar certo porque se o VAR não funcionava porque se dirigiu ele ao telefone? Quem o chamou?
 

CANC

Arquibancada
3 Junho 2019
250
97
Na mouche. A quem acha que o penalty se devia ter mantido eu só pergunto, se fosse um rival a ganhar assim o que é que iam achar? Eu garanto-vos que ficava fodido e largava de vez a doença que é o futebol.

Há erros e erros. Neste caso houve bom senso em reverter a decisão e assumir uma decisão que era a correta.
Tens razão. Mas o Sporting por exemplo, la de cima do altar…ganhou um jogo com aquele fora de jogo das linhas mal colocadas.. e não protestou o jogo.
Nao é a mesma coisa?
Além que este podia ser um penalty até podia ser falhado.. o lance dele foi golo.
 

J8Rebelo

Tribuna Presidencial
3 Julho 2007
6,817
909
Conquistas
2
Alcochete
  • Alfredo Quintana
  • José Mourinho
Tens razão. Mas o Sporting por exemplo, la de cima do altar…ganhou um jogo com aquele fora de jogo das linhas mal colocadas.. e não protestou o jogo.
Nao é a mesma coisa?
Além que este podia ser um penalty até podia ser falhado.. o lance dele foi golo.
Infelizmente o árbitro pode tomar decisões erradas e infere-se que o erro também faz parte da função, devendo ser punido com a própria avaliação e/ou suspensão de funções, mas não com a repetição do jogo, caso contrário, teriamos todos os jogos repetidos.

Aliás, deviamos ter dado 5 ou 6 em casa ao Arouca, Vir agora pedir uma repetição do jogo só pode ser comédia. A FPF e a liga se nos quiserem dar uma lição, mandam repetir apenas o que restava do jogo até o penalti, ou seja, quando estávamos a perder 1-0. Tenham juizo,alguma vez um jogo foi repetido sem consentimento de todas as partes? Nem por erros de arbitragem, nem por insultos racistas, nem por invasão de estádio, nem por agressões, nem por resultados combinados como foi aquele 60-0 em futsal.

Por fim, se com o estoril, o estádio estava a cair aos bocados ao ponto de até hoje uma bancada estar interditada e mesmo assim não se repetiu nada, acham que é um telemóvel que vai causar isso?

Joguem á bola.
 

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
8,002
12,253
Conquistas
17
  • Taça de Portugal 19/20
Tens razão. Mas o Sporting por exemplo, la de cima do altar…ganhou um jogo com aquele fora de jogo das linhas mal colocadas.. e não protestou o jogo.
Nao é a mesma coisa?
Além que este podia ser um penalty até podia ser falhado.. o lance dele foi golo.
Sim e vamos imaginar que podia ter sido tomada a decisão correta de anular o golo, se bem que através de um meio pouco convencional. Preferias que não o tivessem feito? Preferias que tivesse permanecido o golo ilegal?

Não misturemos as coisas, não está em causa um lance em que fomos beneficiados ou prejudicados e a respetiva defesa. Não, estamos a falar de querer ganhar com um penalty que não existe, que todos sabemos que não existe, mas que não interessa porque queremos é ganhar a todo o custo.

Não, não há nenhum clube no topo de altar ou pedestal nenhum, a não ser na cabeça de muitos dos próprios adeptos (incluindo dos nossos).
 
  • Like
Reações: dragonfever

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,480
14,120
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Nao me lembro de ver tanta atividade por parte da Direção.

Pedir a anulação do jogo a meu ver é ridícula, devíamos sim fazer pressão para perceber porque é que nos outros jogos isto nunca aconteceu.

Agora pedir a anulação de um jogo, porque houve uma alegada infração no protocolo (ainda ninguém conseguiu dizer se pode ou não) num lance onde nós íamos ser beneficiados caso fosse penalti? Acho ridículo.

Eu gosto de ganhar justamente, ok é preciso ver o que aconteceu mas já houve casos onde devíamos ter sido bem mais duros a reagir e não fomos. Pergunto me porque fomos desta vez? Criar distração só.
Entendo 100% o que estás a dizer, mas há um detalhe que não podemos ocultar.
O que o F.C.Porto se está a queixar, não é de nenhum erro de arbitragem, porque aí, é como um jogador que falha em frente á baliza por não saber mais.

Falas em pressão, isto é pressão.

Ps: O ano passado por exemplo assisti a um erro bem mais grave, mas que não teve consequência porque não havia nada a fazer, seguindo as regras, o árbitro simplesmente não quis.
 
  • Like
Reações: BestDragon

Dragão de Viena

Tribuna Presidencial
5 Julho 2021
6,107
7,658
Entendo 100% o que estás a dizer, mas há um detalhe que não podemos ocultar.
O que o F.C.Porto se está a queixar, não é de nenhum erro de arbitragem, porque aí, é como um jogador que falha em frente á baliza por não saber mais.

Falas em pressão, isto é pressão.

Ps: O ano passado por exemplo assisti a um erro bem mais grave, mas que não teve consequência porque não havia nada a fazer, seguindo as regras, o árbitro simplesmente não quis.
Mas na minha opinião é uma pressão errada.

Nunca na vida devíamos pedir a anulação do jogo, não era penalti.

Podemos pedir talvez que o árbitro seja castigado assim como o Var. Podemos perguntar porque é que em outros casos isto não aconteceu. Até faço uma lista.

Penalti sobre Nanu
Expulsão do Taremi por simulação quando era pênalti
Penalti por assinalar ao Guimarães por falta do Benfica sobre André André
Os dois jogos do Benfica contra o Vizela

E por aí fora.
 
  • Like
Reações: Um Portista
Estado
Não está aberto para novas respostas.