vai ser pelo menos até ser campeão no final da próxima época. Depois logo se vê!Vamos ter de mamar com isto até lá para outubro não é ?

vai ser pelo menos até ser campeão no final da próxima época. Depois logo se vê!Vamos ter de mamar com isto até lá para outubro não é ?
Dou-lhe até outubro. Depois, ir ás compras para o novo treinador, que não vai ter jogadores para jogar como quer. lindovai ser pelo menos até ser campeão no final da próxima época. Depois logo se vê!![]()
Sim mas o Amorim foi hiper competitivo contra equipas topo inglesas no sporting.Começo a estar um pouco farto das comparações com o Amorim, é sempre a mesma moeda de 5 cêntimos para girar a manivela.
Dizer que é “o mesmo treinador e o mesmo modelo” não chega para validar uma comparação direta. O Ruben Amorim num clube português não tem nada a ver com o Ruben Amorim num colosso europeu como o Manchester United, num campeonato ultra competitivo.
Tal como o Anselmi do Cruz Azul não é mesmo no FC Porto.
Dizer que no FC Porto o problema são os erros individuais também é uma meia-verdade.
Claro que há erros. E vão sempre existir.
O problema é quando esses erros são sistemáticos, repetem-se nos mesmos setores, da mesma forma, em jogos diferentes e com jogadores diferentes.
Ou seja:
O PP perde bolas, sim — mas porquê que ele está sempre isolado em zonas de risco? Falha alguma coisa nesse momento? Existe possiblidade de ter mais apoios que o ajudem tendo em conta que é um jogador que sempre teve dificuldades em decidir?
O Eustáquio pressiona à queima e é batido — mas onde estão as coberturas? Não existe outro jogador que consiga desempenhar melhor o papel? Ou não poderá o modelo alterar o que pede na posição de líbero?
Os centrais não fazem um passe vertical — mas porquê que eles são obrigados a serem os primeiros construtores com 3 adversários por perto?
Erro individual acontece. Mas no FC Porto de Anselmi, o erro individual acontece várias vezes no mesmo lugar, da mesma forma — e sem correção.
E quando isso acontece, a culpa já não é só do jogador. É do treinador que mantém o sistema exposto.
Um modelo pode funcionar em Portugal e não resultar noutros contextos.
Mas estás a usá-la ao contrário.
É que ele não está a conseguir funcionar... aqui.
No entanto o modelo é um ponto de partida, pode ser alterado para se adaptar ao que enfrenta, pelo menos no United vemos essa adaptação como mencionas, aqui, não a conseguimos ver dentro de campo.
O que vemos
Não resulta em organização ofensiva
Não resulta em construção limpa contra blocos baixos
Não resulta em pressão coordenada
Não resulta em transição defensiva
O risco do treinador certo
Sim, risco há sempre.
Mas também há sinais.
E o que se exige ao fim de três meses é que um treinador já tenha mostrado algo.
O Anselmi não herdou um plantel ideal. Mas teve semanas limpas para treinar e ainda assim… a equipa piorou.
Com o tempo, não se tornou mais sólida. Tornou-se mais vulnerável, mais repetitiva, mais presa ao erro.
Portanto, sim: o risco de mudar existe.
Mas o risco de continuar sem ver evolução, sem ver comportamento coletivo… é maior.
Porque no FC Porto, o modelo pode não ser perfeito — mas tem de competir. Tem de responder. E tem de mostrar mais do que frases de fé.
E manter o treinador apenas por “não haver certezas” é o mesmo que guiar às cegas numa estrada que já te deu sinal de curva perigosa.
Aqui não se trata de encontrar o próximo Guardiola.
Ora aí está um exemplo chapado.Claro que tem. A Roma só melhora porque o Ranieri é um bom treinador.
Claro. Mas sem passar a ser uma jogatana, aquela mudança táctica resultou bem. Ou seja, com o atual plantel não faz sentido recorrer à tática do Anselmí. Aliás, tenho dúvidas relativamente à tática, independentemente dos jogadores.Se calhar até pode vir a funcionar mas é preciso jogadores diferentes que consigam ocupar os espaços corretos a meio campo.
O argumento dos “trade-offs” é real…Sim mas o Amorim foi hiper competitivo contra equipas topo inglesas no sporting.
Eu entendo isso tudo mas ha um nivel em que a tactica nao comsegue maquilhar todas as deficiências individuais. Again, se fosse possivel o Braga ja teve optimos treinadores e nunca ganhou. Porque a tactica é multi variavel - uma alteração para corrigir um aspecto negativo pode gerar um efeito em cadeia de outros impactos negativos.
Na tua analise também acho que estas a assumir alguns jogos pelo todo. Defendemos muito mal com benfica, estrela e mal com o moreirense. Foi esse o espelho de todos os jogos como Anselmi? Nao tivemos varios jogos em que o adversário criou zero?
Acho que estao a procura de tacticas e modelos perfeitos. As tacticas tem todas pros e contra. O Porto comtra o Moreirense teve mais de 70% de posse. Pode se olhar para os lances de perigo do moreirense e dizer “isto nao funciona” ou pensar q se jogassemos em bloco baixo se calhar o Moreirense tinha 40% de posse de bola e criava nos outro tipo de perigos.
Olha o `barcelona é um bom exemplo - pressao maxima mas “defendem mal”. Mas todas as tacticas tem tradeoffs e a pressao alta tem um carrada de beneficios.
Mas nao ganhamos muito com isto, é legitimo teres certeza que o Anselmi nao resulta. Eu nao as a tenho e está tudo bem.
Pelos vistosVamos ter de mamar com isto até lá para outubro não é ?
Até outubro porquê?Vamos ter de mamar com isto até lá para outubro não é ?
Realmente sem reforços o SC fez um grande trabalho resta é dizer que esse seu primeiro plantel era só muito melhor que este mas o que interessa é o contexto. Qualquer suplente desse ano era titular neste, então o 11 titular nem se fala. E não estou a defender o Anselmi também acho que podia ter feito melhor.Estamos a falar de um treinador que acabou por sair do FC Porto. Se vais por essa lógica absurda, então tens que pedir a cabeça do Anselmi porque fez igual ao SC no mesmo período.
Desculpa, mas que raio de lógica, primeiro porque tem que se ir muito além dos resultados apenas e já tivemos N exemplos de pessoas a darem exemplos do porquê que acham que MA não é o homem certo para o cargo mesmo dando-lhe tempo e que vai muito além dos resultados. Nunca é demais repetir isso. Tanto que basta olhar para muitos dos jogos que acabamos por ganhar e mesmo assim o futebol, as ideias apresentadas eram muito pobres.
Dito isto, estar constantemente a comparar um treinador num sétimo ano, de um período de tempo de resultados, lá está, no sétimo ano com um treinador com 3 meses não faz qualquer sentido porque, senão e segundo essa lógica, porque não vamos pegar os primeiros 3 meses de SC que curiosamente são 3 meses sem qualquer tipo de reforços à frente do FC Porto com os primeiros 3 meses de Anselmi? Que interessa o contexto, não é verdade?
Porque mudaremos de treinador quando tivermos a 6 pontos ou mais dos outros.Até outubro porquê?
Yahhh mais uma razão para eu continuar com os 2 pés atrás podemos contratar bons jogadores e montar un bom plantel nas se não tivermos um bom treinador (pelo menos) não vai haver milagresClaro que tem. A Roma só melhora porque o Ranieri é um bom treinador.
Tomo o AVB como inteligenteNão podemos esquecer que, supostamente, já iremos ter contratações para o modelo deste treinador. Espero que haja a consciência de que as contratações têm que servir para outro treinador caso este falhe. Senão está o caldo entornado e lá se vai a recuperação financeira.
Temos de reforçar, obrigatoriamenteEu não sei que equipa o Palmeiras tem actualmente, se ainda tiver pelo menos meia dúzia de bons jogadores, se não formos ao mundial já com duas ou três contratações top realizadas, nem sei se somos favoritos contra o Palmeiras..
Passar o grupo é uma coisa, inegável, ganhar, depende das dúvidas que coloquei.
É pena só fazermos isso umas 3 , 4 vezes por jogo
Uma super jogada.. fruto de trabalho
Melhor jogada do Eustaquio no jogo todo foi não tocar na bola
Uma super jogada.. fruto de trabalho
Calma, ng acha que jogamos um super futebol. Nao pode ser so negatividade.É pena só fazermos isso umas 3 , 4 vezes por jogo
E faltam ai os sustos na transição defensiva
Isso é " cherry picking "