E a 3ª via é o quê? Btw, a 3ª via morreu com o Sócrates. O PNS é o líder mais à esquerda desde o próprio Mário Soares.3a via Clinton/Blair que cedeu a algumas partes do Reaganismo
O PS com políticas neoliberais? Naaaaaaaaaaaah.
E a 3ª via é o quê? Btw, a 3ª via morreu com o Sócrates. O PNS é o líder mais à esquerda desde o próprio Mário Soares.3a via Clinton/Blair que cedeu a algumas partes do Reaganismo
Antes tivesse morrido com o Sócrates e para mim 3a via não é neoliberalismo puro.E a 3ª via é o quê? Btw, a 3ª via morreu com o Sócrates. O PNS é o líder mais à esquerda desde o próprio Mário Soares.
O PS com políticas neoliberais? Naaaaaaaaaaaah.
Arranjei uma notícia do DN de 2020.Achas mesmo que a quantidade de imigrantes que vivem cá há mais de 5anos, que se nacionalizaram e que têm participação eleitoral ativa é representativa?
Outra notícia do Público (Brasil), desta feita do final de 2024.Arranjei uma notícia do DN de 2020.
O número das pessoas que passam a ter a nacionalidade portuguesa tem aumentado consistentemente, mas desde 2018 que ultrapassaram as cem mil por ano (127 950), tendo diminuído ligeiramente em 2019 (121.087). Nos últimos cinco anos - entre 2015 e 2019 -, mais de meio milhão de estrangeiros (533.595) passaram a ter um cartão de identificação português.
Portugal concede nacionalidade a 121 mil estrangeiros. Brasileiros lideram pedidos
Não aparecem indostânicos, presumo que seja muito resídual.Arranjei uma notícia do DN de 2020.
O número das pessoas que passam a ter a nacionalidade portuguesa tem aumentado consistentemente, mas desde 2018 que ultrapassaram as cem mil por ano (127 950), tendo diminuído ligeiramente em 2019 (121.087). Nos últimos cinco anos - entre 2015 e 2019 -, mais de meio milhão de estrangeiros (533.595) passaram a ter um cartão de identificação português.
Portugal concede nacionalidade a 121 mil estrangeiros. Brasileiros lideram pedidos
Há 10 anos eu saí de Portugal e não vejo tanta gente a sair hoje. Há 10 anos o SMN nacional era 480. Hoje é quanto?Achas que a vida para um jovem em portugal é melhor ou pior hoje do que era há 10 anos?
Essa riqueza toda que trazes traduz-se em quê? e a quem?
![]()
Pobres estão mais pobres em Portugal. Governo estuda a criação da Prestação Social Única
Taxa de risco de pobreza subiu pela primeira vez em sete anos. Intensidade da pobreza também sofreu o maior aumento desde 2012. Uma nova Prestação Social Única já está referida no Orçamento do Estadowww.publico.pt
Era a matriz, mas a social democracia está obviamente a ser enterrada da maneira como era conhecida. Não se pode ter tudo, destróis saúde, habitação, educação e segurança mas pelo menos tens riqueza.
Eu ate ja tou com saudades de votar e tu??Depois das palavras do PNS ontem, como vai ser a reunião com o Celinho?
O chega e o PS dizem ao homem que não viabilizam qualquer governo AD
Como ficamos?
o PS não, o PNS.Depois das palavras do PNS ontem, como vai ser a reunião com o Celinho?
O chega e o PS dizem ao homem que não viabilizam qualquer governo AD
Como ficamos?
Estás a dar a esse País. Mas quando lá chegaste tinhas infraestruturas e servicos todos, para os quais não havias nunca contribuído e dos quais certamente usufruiste.Há 10 anos eu saí de Portugal e não vejo tanta gente a sair hoje. Há 10 anos o SMN nacional era 480. Hoje é quanto?
Posso estar enganado, mas acho que é importante não perder a memória em relação a certas coisas.
A riqueza que traz para Portugal é mesma que eu e tantos outros portugueses dão ao país onde estou que não pagou cuidados pré natais, cuidados de primeira infância, ensino primario, secundário (e em alguns casos superior) e chego aqui e começo instantaneamente a trabalhar, produzir e pagar impostos que pagam reformas, pontes, estradas, professores, etc a um país que não investiu um centimo no meu crescimento e na minha formação. Quem se pode sentir espoliado não é o país onde estou mas o estado português.
É uma troca. Muito vantajosa para o país receptor resta acrescentar.Estás a dar a esse País. Mas quando lá chegaste tinhas infraestruturas e servicos todos, para os quais não havias nunca contribuído e dos quais certamente usufruiste.
É uma troca.
É mais natural que o monstro do Chega roube votos à AD do que ao PS (e daqui em diante ainda mais). Aliás, está por provar que tenha havido grande transferência de votos do PS para o Chega. O simplismo normalmente explica mal a realidade. Pode perfeitamente ter havido uma transferência expressiva de votos da AD para o Chega e ter havido uma transferência ainda mais expressiva de votos do PS para a AD. E assim o Chega cresceu à conta da AD mas os votos vindos do PS compensaram essa perda e ainda deram para a AD crescer 3 ou 4%. É muito mais natural que tenha acontecido isto do que uma transferência directa de votos do PS para o Chega em larga escala.Não são situações semelhantes, porque agora tens o monstro do Chega na mesma sala.
Em 2005 o PSD esvaziou e o PS encheu, atualmente tens dois partidos a aproveitar a debandada de eleitores do PS.
Atenção que não estou a dizer que daqui a 4 ou 5 anos seja impossível o PS estar no poder, pode bem estar, mas é mais difícil recuperares eleitorado de dois partidos do que de apenas um, pelo menos na minha opinião claro e posso estar errado.
E quantos desses milhões não serão descendentes de portugueses?Se já forem cidadãos portugueses...
Vi uma notícia há uns dias acerca de um estudo que indicava que existem mais de 1 milhão de cidadãos portugueses nascidos no estrangeiro. Infelizmente, perdi-lhe o rasto.
O Rana, por exemplo, é português, julgo.
Os imigrantes brasileiros, nomeadamente, lá está, são mais parecidos connosco. Também se aplica ao tipo de trabalho que procuram.Se não tiveres um apartamento para arrendar a 15, ou quiseres oferecer condições de trabalho miseráveis que nem outros imigrante aceitam, porque é que tu queres pessoas que não falam a lingua e tem uma cultura diferente quando tens pessoas que falam a mesma língua e próximas culturalmente que querem vir para cá?
E provavelmente alguns que já votaram Lula também.Vou afirmar algo muito provavelmente verdadeiro e que vai soar escandaloso a alguns : há eleitores que votaram no Antonio Costa para lhe darem uma maioria, que no domingo votaram chega. Esta afirmação é provavelmente verdadeira.
Cidadãos estrangeiros residentes só podem votar nas autárquicas, e nas europeias, caso europeus.Repara numa coisa, Miguel. Isso são estrangeiros residentes, ou seja, pessoas que não possuem cidadania portuguesa. Em determinados casos, cidadãos estrangeiros residentes podem votar, mas o número é escasso (como deve ser).
Outra coisa são cidadãos portugueses que nasceram no estrangeiro, isto é, pessoas que imigraram para aqui e adquiriram posteriormente a cidadania portuguesa. Esses dados não contempla essa situação; tinha visto uma notícia que falava em valores acima de 1 milhão.