Overpay...sabes, nem te vou criticar, eu disse o mesmo relativamente ao Samu e fui entendido incorretamente. Com efeito, a maioria dos jogadores são pagos acima da sua qualidade real.
Mais uma vez, tendo em conta que o critério do mercado é o potencial e não a qualidade, o Francisco valeria 50M se não fosse o negócio ruinoso celebrado pela antiga direcção e pelo antigo treinador.
Já agora, não falemos do Pote como se fosse um jogador banal. Para o campeonato português, é um excelente jogador. Melhor que o Francisco.
E qual é o teu ponto exatamente? Qual és la pergunta?
Sim, é possível achar que vários negócios de transferências de passes de jogadores são overpay, precisamente porque o mercado está a pagar com regularidade qualidade + valor potencial + revenue do atleta.
Acrescentas a isso os vários mercados do futebol emergentes como PIF na Arábia saudita, Brasil (com vários clubes a pagar tanto ao mais que os grandes de Portugal), Turquia, além dos clubes europeus liderados por fundos do médio oriente e percebe-se que a "inflação" neste business está para durar.
Se há riscos num negócio como o do Samu? Sim. Uma sequência de épocas decepcionante ou uma lesão grave. Mas com os dados em análise ao dia de hoje é um investimento de risco moderado e com provável retorno relevante para a SAD.
E para que fique claro, não estou a desprestigiar o Pote ou o Francisco. Apenas a por em balança o "elan" em redor Chico em comparação com um outro jogador de qualidade semelhante, na minha opinião.